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Forum Cinema em Cena

Ilha do Medo, de Martin Scorsese


-felipe-
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Com Scorsese, DiCaprio e Michelle Williams, "Ilha do Medo" movimenta movimenta a Berlinale

Mesmo fora de competição, "Ilha do Medo" roubou a cena no primeiro fim de semana do 60o. Festival de Berlim e colocou na sombra um dos possíveis concorrentes ao Urso de Ouro, o filme romeno "If I Want To Wistle, I Wistle", de Florin Serban. A exibição do novo Martin Scorsese em parceria com Leonardo DiCaprio, suspense inspirado no livro "Paciente 67", de Dennis Lehane, atraiu todas as atenções e, novamente em menos de dois dias, fez o auditório do Gran Hyatt, quartel-general do festival, entupir com a presença de jornalistas. Além da dupla Scorsese e DiCaprio vieram a Berlim também Michelle Williams, Mark Ruffalo e Sir Ben Kingsley.

Embora assinado por Scorsese, o filme nasceu de um projeto do produtor Bradley Fischer, que tinha os direitos do romance de Lehane. Com um roteiro adaptado por Laeta Kalogridis, Fischer e seu parceiro Mike Medavoy procuraram Scorsese, que aceitou a direção por conta justamente do impacto que o trabalho da roteirista lhe causou. "Fiquei impressionado com a forma como ela escreveu", disse Scorsese, na entrevista coletiva deste sábado (13). "As cenas iniciais e o fim, com o diálogo entre os três atores, me deixaram muito impressionado."

Ambientada no início dos anos 50, no auge da Guerra Fria, a história acompanha o investigador Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) em uma missão na Ilha do Medo, onde fica o Hospital Ashecliffe, um manicômio judiciário impenetrável. Eles devem investigar o desaparecimento de uma paciente, responsável pela morte dos três filhos por afogamento. Kingsley faz o papel de um dos principais médicos da instituição. E Michelle Williams é a esposa do personagem de DiCaprio. É uma trama em que nem tudo é o que parece.

"Em 1952, eu tinha 10 anos de idade e vivi aquela época, a Guerra Fria, o clima de medo e insegurança", disse Scorsese. "E isso tudo obviamente reverberava nos filmes. Por tudo isso, achei importante mostrar aos atores como referência títulos como 'Laura', 'Fuga do Passado', 'Bigger Than Life', 'Crossfire' e 'There Will Be Light'. Ás vezes, por conta de uma cena; às vezes, por causa do filme inteiro, de como é narrado."

DiCaprio, Mark Ruffalo e Michele Williams disseram ter lido o livro para fazer o filme. "Li o roteiro antes e o livro depois", disse DiCaprio. "Mas acho que a roteirista condensou muito bem a história, já que o livro é cheio de reviravoltas e tramas paralelas." Só Ben Kingsley admitiu que preferiu ficar apenas com o roteiro para se manter focado em seu personagem. "É algo que me deixa menos disperso com relação à composição", disse ele.

Questionado sobre o segredo da relação que mantém com Martin Scorsese há dez anos, DiCaprio disse que cresceu onde o diretor trabalhou a vida inteira. "Além disso, ele tem uma apreciação muito especial pelo cinema e um conhecimento da história desse meio que me ensinaram muito profissionalmente", disse. "Nenhum ator que se preze desperdiçaria qualquer oportunidade de trabalhar com um cineasta como Scorsese."

CACO/CAMPOS2010-02-13 18:31:22
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15/02/2010

Um momento no set de "Ilha do Medo"

shutterisland100222_2_560.jpg

Marty e Leo no set de Ilha do Medo. "O diferencial de Leo é seu rosto extraordinariamente cinematográfico." Marty disse à revista New York. "Ele poderia ter sido um grande ator do cinema mudo porque tanta coisa acontece nos seus olhos, pode-se ler tanta coisa em seu rosto

Nossa Scorse." se e De Caprio tão mesmo numa garnde sintonia
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  • 4 weeks later...
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Crítica: Ilha do Medo

O cineasta das referências se entrega a elas em um filme de extremos

11/03/2010

Surge do meio da neblina, como o carro no começo de Taxi Driver, a balsa que leva o agente federal Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) à Ilha do Medo. Se o autor do livro que serve de base ao filme, Dennis Lehane, já dizia que a sua ideia era homenagear gêneros, dos filmes B aos terrores góticos, na adaptação Martin Scorsese também abraça as múltiplas referências - a começar pela referência a si mesmo.

Como em Taxi Driver, a neblina é um enigma, simboliza um tormento. No caso, descobrimos rapidamente que Teddy está chegando ao presídio psiquiátrico na ilha Shutter, acompanhado do agente Chuck Aule (Mark Ruffalo), não só para investigar o desaparecimento de uma paciente, como também para resolver questões particulares que o assombram desde a morte de sua esposa, Dolores (Michelle Williams).

A partir daí a colagem de referências é tão intensa que Scorsese parece estar jogando pistas falsas para incitar interpretações do espectador. Filme de guerra (seria o hospital uma espécie de campo de concentração?), filme policial (estaria Teddy, como todo detetive de noir, sendo vítima de uma conspiração?) e filme-delírio (o que afinal é real na Shutter Island?) se misturam. Até o título nacional, que sugere um suspense sobrenatural, entra involuntariamente nesse jogo de espelhos.

E aí vai muito da disposição do espectador para entrar na brincadeira. Se você se incomoda com a mania de Lost, por exemplo, de apresentar novos personagens a cada temporada, vai se irritar com a quantidade de gente que, numa razão de 15 em 15 minutos, aparece do nada em Ilha do Medo. Herança dos filmes B, por sua vez, os diálogos variam do genérico ("o cais é o único caminho para entrar e o único para sair") ao hiperexpositivo (conte quantas vezes eles repetem que a Ala C é onde ficam os mais perigosos...).

O que deve agradar os fãs de Scorsese é acompanhar como o cineasta, um assimilador de referências por natureza, usa de seu estoque formal para se adequar às regras do gênero. Se a ideia é confundir o espectador, como nas cenas em que Teddy se encontra com Dolores, ele quebra o eixo de câmera descaradamente para "duplicar" Dolores (o que na mão de qualquer outro seria visto apenas como barbeiragem). Se o objetivo é exagerar na tensão, vamos logo de John Cage e "Music for Marcel Duchamp" na trilha sonora.

Ademais, quem mais abusaria de chicotes (aquelas pans rápidas que vão de um personagem a outro sem corte) de forma tão temerária? Ilha do Medo tem alguns momentos constrangedores (estátua de fauno, sério mesmo?) e outros transcendentais, como os flashbacks do Holocausto - um Holocausto meio barroco, reimaginado sob influência da química do hospício, o que não deixa de ser interessante. Ambos os extremos têm seu apelo. Não trata-se de tentar tirar uma média, mas de acompanhar, com certo prazer, como Scorsese passa do sublime ao desastroso sem se abalar.

No fim, olhando para os trabalhos do diretor na última década, recebidos de forma amistosa pela crítica e pela mídia, não é difícil aferir que Ilha do Medo é o mais ousado, para o bem e para o mal. Será recebido com opiniões polarizadas, mas pelo menos fica o alívio de que, depois do Oscar, o diretor não se acomodou.

Tá em cartaz.
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Bláblábláblábablá... 

 

Na boa, pra que postar uma coisa dessas? Sério, qual o intuito, se o máximo que você pode conseguir, caso esteja certo, é produzir um spoiler pra alguém, quiçá comprometendo legal a experiência de assistir ao filme?

 

Sem brincadeiras, qual a graça ou o mérito nisso?

 

Claro que sempre há a possibildiade de você estar errado (e aí alguém pode dizer que não gostaria de entrar na sessão com quaisquer idéias ou teorias pré-concebidas), mas ainda assim permanece a pergunta: pra quê?

 

Putz.

Veras2010-03-12 23:52:05

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  Bláblábláblá...

 

Na boa' date=' pra que postar uma coisa dessas? Sério, qual o intuito, se o máximo que você pode conseguir, caso esteja certo, é produzir um spoiler pra alguém, quiçá comprometendo legal a experiência de assistir ao filme?

 

Sem brincadeiras, qual a graça ou o mérito nisso?

 

Claro que sempre há a possibildiade de você estar errado (e aí alguém pode dizer que não gostaria de entrar na sessão com quaisquer idéias ou teorias pré-concebidas), mas ainda assim permanece a pergunta: pra quê?

 

Putz.

[/quote']

 

 ????!!!! 09 09 

 

 Jesusmariajosé!! É apenas um comentário do que inferi lendo algumas resenhas! Que patrulhamento é esse? Não existe uma razão "existencial" ou relevante pra eu ter postado isso. E nem preciso!! Aliás, nem pra esse, nem para NENHUM OUTRO que porventura venha a postar aqui no fórum.

 Eu é que te pergunto: pra quê se preocupar e se espantar com um post besta e inôcuo igual esse meu??! Tem tanta coisa exdrúxula e sem sentido (e mais relevante, com certeza)  postada nesse fórum...

 Não perca seu tempo. 

 
Veras2010-03-12 23:52:40
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Bláblábláblá... 

 

Na boa' date=' pra que postar uma coisa dessas? Sério, qual o intuito, se o máximo que você pode conseguir, caso esteja certo, é produzir um spoiler pra alguém, quiçá comprometendo legal a experiência de assistir ao filme?

 

Sem brincadeiras, qual a graça ou o mérito nisso?

 

Claro que sempre há a possibildiade de você estar errado (e aí alguém pode dizer que não gostaria de entrar na sessão com quaisquer idéias ou teorias pré-concebidas), mas ainda assim permanece a pergunta: pra quê?

 

Putz.

[/quote']

 

Li o post e pensei exatamente a mesma coisa... pra que jogar uma suposição dessas???

Na pior das hipóteses, vai ser pra dps voltar e falar que tava certo e que (consequentemente) arruinou o filme pra todo mundo...

 

se tiver como editar e/ou apagar isso pra que ngm mais leia vai ser melhor...

 

 

 

Veras2010-03-12 23:52:59

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É sempre muito complicado quando a gente fala a e o outro responde b. É óbvio que ninguém precisa de motivação alguma pra postar, qualquer mensagem que seja, a não ser pelo fato dela

própria querer se expressar.

 

Mas não é disso que estou falando. Você não acha que não custava nada sublinhar - a título de alerta mesmo - que o seu post continha possíveis spoilers? Isso que você digitou anteriormente são spoilers em potencial, cara. Que, no caso, podem não se concretizar. Mas que, por outro lado, podem ser reais.

 

Fico espantado por você não perceber isso.

 

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 Não se surpreenda, Gago. Sou um cara muito ignorante.

 

 Ainda assim, pra bem geral da nação CeC (por enquanto representada por você, Gran-Hoff e Aparicio) estou editando o post com alerta de spoiler (heim???! 09 06)

 

 Sou burro, mas sou flexível.    

  

 

 

 
Deadman2010-03-12 17:41:03
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A gente tenta conversar a respeito de uma atitude ou postura

potencialmente danosa, que está claramente incomodando os demais

indivíduos, e você, em vez de sequer discutir decentemente, aparece com

"faço o que me der na telha, pois é permitido" e "processem-me".

 

 

 

 

 

Ok, eu já entendi que estou conversando com uma criança metida a

irônica. Não me surpreendo mais mesmo, pode ter certeza. Sinta-se à vontade para fazer como

quiser - e sentir-se o máximo por isso -, pois não me preocuparei com mais

nada mesmo.

 

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 Alguns comentários:

 

1º- Eu não escrevi "faço o que me der na telha, pois é permitido" ou "processem-me". Não coloque palavras na minha boca, ok?   

 

2º- Mesmo achando absurdo seu comentário e "preocupação" sobre o possível spoiler que escrevi (isso tá tão surreal que tô achando até engraçado... 06) me dispus a editar o post. Ainda assim, você vem aqui e posa de politicamente correto (entenda-se, chato) e infere sobre minha pessoa! É o fim da picada... Gago, vá ver se eu tô na esquina, vai!

 

3º- Retirei meu edit no post original. Se estiver incomondando algum usuário, reitero minha sugestão de que me reportem.      
Deadman2010-03-12 18:00:40
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Pera lá que agora quem tá puto sou eu. Não posei de politicamente correto inferindo isso ou aquilo sobre você. Acontece que quando você se dispôs a modificar seu comentário inicial, o fez depois, quando editou a mensagem de 16:28. No original, você apenas escreveu de modo provocativo que era burro e que eu não deveria me surpreender, o que ensejou aquela minha resposta. Como estava redigindo um post, a página não foi atualizada, fazendo com que eu não visse a versão polida de alguns minutos depois. Portanto, antes de sair falando merda sobre merdas que você fez com o seu post, vá o senhor ver se eu tô na esquina, ok?

 

E eu já gastei tempo demais com essas ironiazinhas de quarta série ("sou burro") e essa posturazinha sou-um-macho-rebelde ("me reportem"). Já li o que não devia e o que não gostaria mesmo, então tchau.

 

Gago2010-03-12 19:04:32

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Depois que a I.B. falou que tinha duas coisas erradas com o personagem do Leo, já entendi o desfecho do filme, sem ler o livro, sem assistí-lo. Embora a crítica (que nem sempre tem razão) esteja dizendo que é mais uma "aula de cinema", cheio de referências e tal, vou vê-lo na expectativa de me envolver com o clima sombrio, nada mais... há muito que um filme não me surpreende.

Esse ano,  alguns me surpreenderam no quesito "vai ser ruim assim lá no inferno", são eles: Lua Nova, Idas e Vindas do Amor, O Amor Acontece,  Armadilha do Amor, etc.18
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Pera lá que agora quem tá puto sou eu. Não posei de politicamente correto inferindo isso ou aquilo sobre você. Acontece que quando você se dispôs a modificar seu comentário inicial' date=' o fez depois, quando editou a mensagem de 16:28. No original, você apenas escreveu de modo provocativo que era burro e que eu não deveria me surpreender, o que ensejou aquela minha resposta. Como estava redigindo um post, a página não foi atualizada, fazendo com que eu não visse a versão polida de alguns minutos depois. Portanto, antes de sair falando merda sobre merdas que você fez com o seu post, vá o senhor ver se eu tô na esquina, ok?

E eu já gastei tempo demais com essas ironiazinhas de quarta série ("sou burro") e essa posturazinha sou-um-macho-rebelde ("me reportem"). Já li o que não devia e o que não gostaria mesmo, então tchau.
[/quote']

 

 

 Que lindinho!! Como é que é? "...agora quem tá puto sou eu". 06 06 Que medâ!!

 

 Outra, não é uma questão de ter uma "posturazinha de sou-um-macho-rebelde" (sic), mas simples opção. Não procure pêlo em ovo. Não invente. Se não concorda, basta usar da ferramenta que o fórum lhe oferece. Mas, se prefere ficar aqui nessa ladainha...   

 

 Ahh, antes que me esqueça: bye

 

 PS: bem que eu avisei pra você não perder seu tempo... 

 

 
Deadman2010-03-12 21:28:54
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Não gostei muito do filme, thriller psicológico não é o forte do Scorsese, já saquei todos os "mistérios" logo de cara, achei que a trilha sonora gerava um suspense que no final não existia, pra que aumentar tanto a música se logo em seguida vai fazer um corte seco? Tb não gostei da edição.

 

Me deu sono.
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Vou pedir desculpas antecipadas, caso necessário, ao Dead.

Mas  só a possibilidade de ter spoiler ou algo parecido já fez várias pessoas não quererem passar aqui nem pra ler a discussão de vocês. E como recebemos reports...

 

Pelo sim ou pelo não, editei completamente o post do Deadman sem ler, pq tenho medo de ler spoiler =~~~~~~

Dead, se você tiver dito algo que quer manter, e não for spoiler, sinta-se a vontade para escrever de novo.

 

Em tempo:

Parem de ofensas, não sejam criancinhas. E não falem spoiler nunca, nunca..! Nem um spoiler só por cima de algo que ouviu falar. (Dead, não estou afirmando que você fez isso, mas whatever).

 

Quero muito ver esse filme... mesmo a Ursa esculhambando. 06.gif

 

 

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Eu queria muito ver esse filme no cinema.... mas a grana tá tão curta ultimamente... queria ver por ser Scorsese, pois o trailer não me empolgou e posso estar enganado, mas acho que existe um spoiler gigantesco no próprio material de divulgação. Thiago Lucio2010-03-13 09:51:40
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O cuidado com spoilers é algo que sempre deve ser tomado... Algumas pessoas esquecem disso... Acham que não tem como haver alguma discussão a respeito de um filme sem falar de coisas qeu são importantes... Acho que uma coisa que ajuda bastante é avisar a existência de SPOILERS no post... Isso seria de grande valia...

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Eu queria muito ver esse filme no cinema.... mas a grana tá tão curta ultimamente... queria ver por ser Scorsese' date=' pois o trailer não me empolgou e posso estar enganado, mas acho que existe um spoiler gigantesco no próprio material de divulgação. [/quote']

 

Thiago, ontem eu vi esse filme e hoje dei uma olhada nos trailer pra ver se encontrava algum spoiler, mas não identifiquei nenhum...

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