Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ilha do Medo, de Martin Scorsese


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members

Tem spoilers pra caramba, então quem não assistiu ainda não leia.

 

 

Que maravilha que é esse filme. De um simples e bom thriller policial, ele se transforma em uma caminhada bizarra pelos corredores daquela mente surtada. A forma que o Scorsa faz essa transição é absurdamente genial, não esconde o jogo pra maximizar o impacto final, pelo contrário, pouco antes da metade ele já começa a derrubar praticamente todas as camadas, fazendo com que a realidade que o personagem criou comece a derreter diante dos nossos olhos, calmamente. O equilibrio vai desmoronando, de uma hora pra outra ele começa a vestir aquelas roupas brancas e parece totalmente enquadrado no local. De uma hora pra outra os surtos de dores de cabeça revelam algo bem mais doentio, bem mais podre escorrendo por aquele cérebro. De uma hora pra outra nos damos conta que aquele cara é doente, e quando isso finalmente acontece, o Scorsa já nos colocou faz tempo dentro daquele mente afetada. E lá dentro é um terror, o Scorsa vai fundo, cria cenas de uma força extrema. É classudo demais isso aqui, a cena em que o DiCaprio fuma um cigarro dentro da sala do diretor, e logo em seguida alucina com a imagem da mulher com os três filhos caídos aos seus pés, mortos, putz, é dos momentos mais fantásticos da filmografia desse cara. A ala C consegue ser mais aterradora do que os boatos sugestionavam, o ninho perfeito pra abrigar aquela loucura descontrolada. E o final é uma coisa linda demais, tanto visualmente quanto na força do impacto da mensagem. Isso aqui ta no nível de qualquer um dos considerados grandes do Scorsa. Por enquanto melhor filme do ano, tranquilamente. Tensor2010-03-18 22:54:05

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 274
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Curioso que o pessoal reclama da previsibilidade do filme (o que eu concordo)' date=' mas isso em nada me atrapalhou. O suspense é tão brilhantemente instaurado que o Scorsese te prende na cena em si e não no mistério.[/quote']

 

Também acho. A construção narrativa do filme é excelente, e mesmo imaginando as coisas que viriam a acontecer eu permaneci num estado de negação (inclusive na cena da "revelação"), de ilusão e apreensão pelo que viria a seguir. Mais ou menos acompanhando as reações do personagem do Dicaprio.

 

E não concordo nem um pouco com quem diz que não seje inspirado na execução. Po, o Martin tava a toda nesse aqui, imo. Cortes secos, trilha, flashbacs... tudo tri vibrante 16 . Quero ir assistir de novo
Beckin2010-03-18 23:01:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

SPOILER

 

Ele tenta ser imprevisível? Ele uma hora lança uma teoria de conspiração tão absurda que só um cara com a cabeça do DiCaprio poderia acreditar.

 

O que ele fez é que poderia deixar alguma dúvida, mas que ele era o 67º do local ficou muito claro com uns 30 ou 40 minutos de filme, e não vejo o Scorsa querendo esconder isso.
Veras2010-04-05 14:55:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

SPOILER

 

Ele tenta ser imprevisível? Ele uma hora lança uma teoria de conspiração tão absurda que só um cara com a cabeça do DiCaprio poderia acreditar.

 

O que ele fez é que poderia deixar alguma dúvida' date=' mas que ele era o 67º do local ficou muito claro com uns 30 ou 40 minutos de filme, e não vejo o Scorsa querendo esconder isso.
[/quote']

 

Que era óbvio não há dúvidas... Mas se o Scorsese não quisesse esconder, sequer teria mostrado o Kingsley com a lousinha, na regra dos 4.

 

Percebi que não gostei do filme no preciso instante em que o DiCaprio está com um revólvinho de plástico nas mãos. Mais sofrível que isso só o Tommy Lee Jones pendurando uma bandeira de ponta-cabeça em Vale das Sombras... 
Veras2010-04-05 14:55:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Curioso que o pessoal reclama da previsibilidade do filme (o que eu concordo)' date=' mas isso em nada me atrapalhou. O suspense é tão brilhantemente instaurado que o Scorsese te prende na cena em si e não no mistério.[/quote']

 

Também acho. A construção narrativa do filme é excelente, e mesmo imaginando as coisas que viriam a acontecer eu permaneci num estado de negação (inclusive na cena da "revelação"), de ilusão e apreensão pelo que viria a seguir. Mais ou menos acompanhando as reações do personagem do Dicaprio.

 

E não concordo nem um pouco com quem diz que não seje inspirado na execução. Po, o Martin tava a toda nesse aqui, imo. Cortes secos, trilha, flashbacs... tudo tri vibrante 16 . Quero ir assistir de novo

 

Quem diz isso do Scorsese nesse filme só pode estar doido. Aquela cena da Patricia Clarkson com as chamas da fogueira ou a do corredor escuro onde o DiCaprio é obrigado a riscar fósforos pra enxergar é sensacional, uma tensão deliciosa.

 

Cada vez mais que eu penso, mas Shutter Island cresce. Neste momento, coloco entre os cinco melhores do Scorsese e, talvez, como o melhor do ano (provavelmente reverei pra confirmar isso).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

SPOILER

 

Descobrir que no final das contas toda aquela trama investigativa não passava de um teatrinho de louco é divertido pacas.

 

isso foi o mais tosco, simplesmente porque se descobre isso logo de cara. Mesmo falando aí que o Scorsese não tinha a intenção de esconder (o que eu duvido) a coisa perde o sentido de ser a partir do momento que você sabe que é surtação do cara... sei lá, eu fico com a sensação de estar vendo um engodo.

Veras2010-04-05 14:57:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

SPOILER

 

Eu pelo menos não tinha certeza do teatro, pensei que ele podia simplesmente ter ficado esquizofrênico e ter criado imagens, ter criado certas situações que na verdade não aconteceram.

 

Da forma que foi feito eu achei muito bom.
Veras2010-04-05 14:58:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

SPOILER

 

seria melhor se tudo o que ele achava fosse verdade... aí seria foda06

 

nhé. Aquela cena em que ele relembra o que aconteceu no lago é demais.

 

sim, sim, acho demais como filme.

Mas como história... me lembrou Amnésia, Sexto Sentido, Janela Secreta... enfim...

Veras2010-04-05 15:00:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ATENÇÃO: CONTEM SPOILERS

Eu sinceramente não consigo perceber se o Scorsese estiva interessado em esconder a reviravolta final ou não.

Apesar de o filme ficar jogando pistas o tempo todo na cara do expectador, algumas passagens do personagem do Ruffalo parecem apenas querer nos fazer acreditar nas teorias conspiratórias, como quando ele conclui que o Leaddis está no farol ou quando incentiva o Di Caprio a visitar a Ala C e o deixa sozinho lá para se encontrar com o personagem do Jackie Earle Haley.

Apenas no final é que compreendemos o porque do personagem do Ruffalo agir dessa maneira devido à encenação de todos.

Aliás, Ruffalo muito bem ao conseguir passar essa ambiguidade o tempo todo, sem termos certeza se o personagem dele é um amigo, um inimigo ou um ser imaginário...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, uma coisa, vcs não acharam quase todos do filme extremamente teatrais? O Dr. misterioso que toma conta da ilha, o parceiro que parece ter saído de um policial da década de 50, etc. E não falo isso no mau sentido, muito pelo contrário, é totalmente coerente com o filme, e volta e meia é como se deixassem escapar algo desses estereotipos todos, como se saíssem do personagem que interpretam e demonstrassem emoções mais humanas. As atuações aqui tão demais.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei o desenvolvimento desse filme maravilhoso, obra-prima, mas confesso que fiquei decepcionado com o final, não por ser previsível, pois pra mim tudo que estava acontecendo me levava a matar a charada. Ou seja, não acho que o "mistério" seja a chave do filme. O que me incomodou foi o didatismo com que o Scorsese quis esclarecer as coisas. Com a excessão do flashback no lago que é lindo, aquele final me pareceu bem esquemático e "fácil".

valdirsjr2010-03-20 11:20:13
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...