Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ilha do Medo, de Martin Scorsese


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Replies 274
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

 

Achei o desenvolvimento desse filme maravilhoso' date=' obra-prima, mas confesso que fiquei decepcionado com o final, não por ser previsível, pois pra mim tudo que estava acontecendo me levava a matar a charada. Ou seja, não acho que o "mistério" seja a chave do filme. O que me incomodou foi o didatismo com que o Scorsese quis esclarecer as coisas. Com a excessão do flashback no lago que é lindo, aquele final me pareceu bem esquemático e "fácil".

[/quote']

Eu acho que é. E esse é o grande problema do filme. No entanto, ignorando isso, o resto é realmente muito bom. Mas o filme é inteiro didático. Parece haver um medo do espectador não compreender o que está se dizendo.

Shutter Island é para qualquer tipo de pessoa e não para um público seleto. Tanto os mais exigentes encontrarão o que gostar ali quanto os menos exigentes se surpreenderão com a estória (muitas pessoas não sacaram nada). Para tal, assista A Tale of Two Sisters, cheio de mensagens sutis, construção de personagens primorosa (muito mais do que parece a olhos menos atentos) e tensão angustiante que acompanha a protagonista.

Mr. Scofield2010-03-20 12:34:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

SPOILER

 

Terminei de ver esse filme com cara de WTF pensando se não foi uma

refilmagem de um filme que eu vi a umas 2 décadas atrás.

 

Esse tema "tudo não passou de um delírio do louquinho" já não foi

refilmado várias vezes no cinema?

 

Dei uma procurada no tópico mas não achei nada, alguém com mais

quilômetros rodados poderia me esclarecer?

Veras2010-04-05 15:02:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Sim, terão SPOLEIRS.

 

Assistido na sexta. Não desvendei nada no início nem no final do filme, então, não achei nada previsível 06 Mas confesso que do final eu esperava algo meio Lost, entende, até a Rachel Solando (a que ele chama de verdadeira) para mim era aquela francesa, mãe da Alex etc 06 Aí meio que me quebrou e no final eu fiquei com um gostinho de Janela Secreta mais bem feito. De qualquer forma, a cena do DiCaprio pegando os filhos no lago, que coisa, não? Impressionante. E todas as atuações do filme estão fodaças, DiCaprio passa dos limites. No geral saiu um filme muito bem feito, com cenas horripilantes e até mesmo lindas, mesmo sendo com cenas de morte e tal. A trilha sonora mete medo também. Ótimo.

 

E, ah! Aquela frase do DiCaprio no final, "viver como um monstro ou morrer como um homem bom?". Foda.

Kate B.2010-03-21 16:57:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei o desenvolvimento desse filme maravilhoso' date=' obra-prima, mas confesso que fiquei decepcionado com o final, não por ser previsível, pois pra mim tudo que estava acontecendo me levava a matar a charada. Ou seja, não acho que o "mistério" seja a chave do filme. O que me incomodou foi o didatismo com que o Scorsese quis esclarecer as coisas. Com a excessão do flashback no lago que é lindo, aquele final me pareceu bem esquemático e "fácil".

[/quote']

 

Somos dois.. pois prum filme q pretende ser de suspense e misterio, a previsibilidade ja fode com tudo. O q mantem a atencao posterior vem somente do prestigio q se tem do diretor, tal qual esmola. Pq se fosse qq outro, pedra nele.. mas como é o Scorcesse (óóóhh!), concede-se gentilmente uma sobrevida à bagaça. Mas claro q esta é apenas minha opiniao, a mesma q achou Avatar uma bosta sem tamanho.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

SPOILER. Então, eu, que acho o clima de suspense/mistério etc, muito bom, mas gostei principalmente da forma que o Scorsa gira todo o seu filme em torno da loucura praticamente explicita do DiCaprio, criando um ambiente surtado, pesado, misturando os delirios dele com a realidade forjada da ilha, achando que ele cria tudo isso genialmente. Eu, que acho que a descoberta antecipada das condições do cara não é apenas indiferente, mas sim essêncial pra aproveitar melhor o mergulho que o Scorsa da dentro da mente poluída dele. Então, segundo esse teu comentário, isso é apenas uma "desculpinha" que eu dou por se tratar de um Scorsese, que se tivesse outro nome de diretor nos crédios, isso seria indiferente?

 

Bah, pensei que tu podia bem mais que isso, Soto.
Veras2010-04-05 15:03:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Bah' date=' pensei que tu podia bem mais que isso, Soto.
[/quote']

 

releia o q disse, Tensao

 

 

Somos dois.. pois prum filme q pretende ser de suspense e misterio' date=' a previsibilidade ja fode com tudo. O q mantem a atencao posterior vem somente do prestigio q se tem do diretor, tal qual esmola. Pq se fosse qq outro, pedra nele.. mas como é o Scorcesse (óóóhh!), concede-se gentilmente uma sobrevida à bagaça. Mas claro q esta é apenas minha opiniao, a mesma q achou Avatar uma bosta sem tamanho.06
[/quote']

 

eu nao devo nada e ninguem aqui é obrigado a nada.. vc sim deve dar satisfacoes e ter a verdade universal, afinal, faturou Pablito de revelacao do ano..03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu entendi que é tua opinião, assim como isso aqui

 

"mas como é o Scorcesse (óóóhh!), concede-se gentilmente uma sobrevida à bagaça."

 

Tua capacidade de ler mentes é impressionante. A frase da totalmente a entender que a tua opinião é subestimar os outros a um nível de que forçam a barra pra achar o que não tem no filme, apenas por ser Scorsese. E não tem simplesmente pq tu não viu assim. 

 

Problema algum quem acha que o filme perde pontos por ser previsível, vários nesse tópico falaram isso e eu conversei numa boa dando minha opinião do pq não acho a previsibilidade nesse caso algo ruim. Beleza. Agora o que tu fez foi menosprezar completamente quem vê nele algo a mais do que um simples suspense com objetivo de surpreender no final. E isso aí que foi nada a ver.

 

E quanto isso aí do pablito, putz, ridículo, cara. Que eu saiba nunca botei pose em me achar melhor que ninguém aqui, e por isso que discuto quando vejo posts como o teu, onde se acham o centro do entendimento e qualquer coisa que vejam a mais ou a menos do que tu é motivo pra desmerecimento, acusando de punheta mental ou algo do tipo. Isso é muito besta.
Link to comment
Share on other sites

Ah' date=' uma coisa, vcs não acharam quase todos do filme extremamente teatrais? O Dr. misterioso que toma conta da ilha, o parceiro que parece ter saído de um policial da década de 50, etc. E não falo isso no mau sentido, muito pelo contrário, é totalmente coerente com o filme, e volta e meia é como se deixassem escapar algo desses estereotipos todos, como se saíssem do personagem que interpretam e demonstrassem emoções mais humanas. As atuações aqui tão demais.

 
[/quote']

 

Com certeza. Não só as atuações mas até o background das cenas, como na sequência inicial no barco, lembram filmes desse período. É um toque bem bacana pra narrativa.

 

---

 

O Dicaprio tá sensacional. Ele tem aquela qualidade de fazer a gente sentir na pele o personagem e os conflitos pelos quais o mesmo passa, no sentido de intensificar a jornada emocional. Transcende a "técnica de ator". Mas todos tão demais sim.

 

---

 

E eu realmente continuo não achando que o mistério em si seja a chave do filme. Acho que é dado bem mais valor a construção do que ao resultado.
Beckin2010-03-21 19:13:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu entendi que é tua opinião' date=' assim como isso aqui

 

"mas como é o Scorcesse (óóóhh!), concede-se gentilmente uma sobrevida à bagaça."

 

Tua capacidade de ler mentes é impressionante. A frase da totalmente a entender que a tua opinião é subestimar os outros a um nível de que forçam a barra pra achar o que não tem no filme, apenas por ser Scorsese. E não tem simplesmente pq tu não viu assim. 

 

Problema algum quem acha que o filme perde pontos por ser previsível, vários nesse tópico falaram isso e eu conversei numa boa dando minha opinião do pq não acho a previsibilidade nesse caso algo ruim. Beleza. Agora o que tu fez foi menosprezar completamente quem vê nele algo a mais do que um simples suspense com objetivo de surpreender no final. E isso aí que foi nada a ver.

 

E quanto isso aí do pablito, putz, ridículo, cara. Que eu saiba nunca botei pose em me achar melhor que ninguém aqui, e por isso que discuto quando vejo posts como o teu, onde se acham o centro do entendimento e qualquer coisa que vejam a mais ou a menos do que tu é motivo pra desmerecimento, acusando de punheta mental ou algo do tipo. Isso é muito besta.
[/quote']

 

Tensao, releia novamente o segundo quote do meu post.. pelamordedeus! será q existe respeito à opiniao alheia ( q inclui a clarividência) sem cobrança de algum tipo, seja ela qual for?12 Eu ja vejo problema de quem baba por qq coisa com grife, desmerecidamente. Pq a impressao q dá é q ultimamente td filme tem q dar pegadinha no final. Mas se for isso, este aqui é péssimo exemplo. Como ja disse, gostei mais do jogo de gato-e-rato de Os Infiltrados a este aqui. Mas isso é opiniao pessoal, reiterando o q disse, ninguem deve nada, como deixou bewm claro, esperando coisa de REF..

Com relacao ao Pablito, era apenas zoeira e tu pilhou..aff!06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

claro que eu vesti a carapuça, pq como falei ali em cima, eu não vejo que a previsibilidade seja algo ruim. daí segundo teu post, isso é uma desculpinha minha e dos outros que tem esse pensamento apenas por se tratar de um scorsa.

 

e se não foi essa intenção, seria bem melhor falar que se expressou errado e que não queria generalizar (como fez), do que ficar nessa defensiva/ofensiva como se quem tivesse entendido errado fosse eu.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
junte-se à festa' date=' Conde! sei q seu dedo ta coçando no mouse..06[/quote']

 

Tô fora... já passei dos 15 anos e deixei as espinhas pra trás há algum tempo.

 

(E você está tentando mesmo ser clarividente e onisciente... mas até agora tá falhando vergonhosamente)
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tensao' date=' releia novamente o segundo quote do meu post.. pelamordedeus! será q existe respeito à opiniao alheia ( q inclui a clarividência) sem cobrança de algum tipo, seja ela qual for?12 Eu ja vejo problema de quem baba por qq coisa com grife, desmerecidamente. Pq a impressao q dá é q ultimamente td filme tem q dar pegadinha no final. Mas se for isso, este aqui é péssimo exemplo. [/quote']

 

O problema da sua argumentação está exatamente no trecho em negrito. Você simplesmente não tem como afirmar que quem gostou do filme o fez por ser um filme do Scorsese, por causa do know-how do diretor. E justamente por afirmar o negrito acima sem ter condições de saber realmente se isto é verdade é que torna o seu comentário tão arrogante como o Tensor denunciou. E não há "é apenas a minha opinião" que salve o quadro ora posto.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tensao' date=' releia novamente o segundo quote do meu post.. pelamordedeus! será q existe respeito à opiniao alheia ( q inclui a clarividência) sem cobrança de algum tipo, seja ela qual for?12 Eu ja vejo problema de quem baba por qq coisa com grife, desmerecidamente. Pq a impressao q dá é q ultimamente td filme tem q dar pegadinha no final. Mas se for isso, este aqui é péssimo exemplo. [/quote']

 

O problema da sua argumentação está exatamente no trecho em negrito. Você simplesmente não tem como afirmar que quem gostou do filme o fez por ser um filme do Scorsese, por causa do know-how do diretor. E justamente por afirmar o negrito acima sem ter condições de saber realmente se isto é verdade é que torna o seu comentário tão arrogante como o Tensor denunciou. E não há "é apenas a minha opinião" que salve o quadro ora posto.

 

junte-se à festa' date=' Conde! sei q seu dedo ta coçando no mouse..06[/quote']

 

Tô fora... já passei dos 15 anos e deixei as espinhas pra trás há algum tempo.

 

(E você está tentando mesmo ser clarividente e onisciente... mas até agora tá falhando vergonhosamente)

 

uai, pensei q tinha deixado as espinhas de lado..0306

falhando vergonhosamente? bem, acho q consigo conviver com isso..06

e releia seus posts e o meu e veja qual dos dois esta sendo mais arrogante.01

PS. vestir carapucas indevidas aqui é algo deveras sintomatico 09
Jorge Soto2010-03-22 17:40:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

claro que eu vesti a carapuça' date=' pq como falei ali em cima, eu não vejo que a previsibilidade seja algo ruim. daí segundo teu post, isso é uma desculpinha minha e dos outros que tem esse pensamento apenas por se tratar de um scorsa.

 

e se não foi essa intenção, seria bem melhor falar que se expressou errado e que não queria generalizar (como fez), do que ficar nessa defensiva/ofensiva como se quem tivesse entendido errado fosse eu.
[/quote']

 

Pô, reitero o q eu disse: tem sim os paga-pau do Scorcesse pra qq coisa q o cara faz, inclusive obras menores (pra mim), assim como tem os do Cameron, Lucas, Tarantino, Mann e tal.. q conseguem ver perfeicao, OP e beleza onde eu vejo o óbvio, banal e o previsivel, infelizmente. To certo? Nao. Mas tampouco to errado. Repetindo: esta é minha opiniao, nao necessariamente uma verdade universal.01 Mas me diga, vc é paga-pau do Scorcesse pra qq coisa? Se nao, entao vestiu uma carapuca q nao lhe era direcionada. Meu post foi bem claro. Eu nao me expressei errado e sim vc q me interpretou mal.

Jorge Soto2010-03-22 17:59:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members
uai' date=' pensei q tinha deixado as espinhas de lado..0306[/quote']

 

E deixei... estou discutindo só o que é relevante...

 

e releia seus posts e o meu e veja qual dos dois esta sendo mais arrogante.01

 

Ah não Soto... Tu Quoque com Espantalho? 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pô' date=' reitero o q eu disse: tem sim os paga-pau do Scorcesse pra qq coisa q o cara faz, inclusive obras menores (pra mim), assim como tem os do Cameron, Lucas, Tarantino, Mann e tal.. q conseguem ver perfeicao, OP e beleza onde eu vejo o óbvio, banal e o previsivel, infelizmente.[/quote']

 

É lógico que existem os paga-paus... Mas você pode afirmar com absoluta certeza que aqueles que gostaram de Shutter Island são paga-paus do Scorsese ou gostaram do filme justamente por serem paga-paus do Scorsese?

 

Pois é... smiley24
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...