Jump to content
Forum Cinema em Cena

John Carpenter


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

 Visto ASSALTO A 13 DP

 

cine-anarquia.blogspot.com.jpg

 

 A trama começa com uma entrevista do comissario de policia de Los Angeles informando que uma gangue de rua roubou um numero consideravel de poderosas armas de fogo, e que a cidade estaria ameaçada. A partir daí, acompanhamos três historias paralelas. O Tenente Bishop (Austin Stoker) recebe a simples missão de comandar a 13 DP do titulo por um dia, já que a delegacia sera totalmente desativada no dia seguinte. Ao mesmo tempo, um pai (John. J. Fox) passeia pela cidade com sua filha pequena. E fechando o arco principal, três prisioneiros, sendo o mais perigoso deles Napoleon Wilson (Darwin Joston) estão sendo levados para sua ultima prisão, o corredor da morte. Essas três historias se encontraram na 13 DP, quando ela se encontrará cercada por uma gangue fortemente armada.

 

 Impressionante como até agora não ví um filme ruim desse homem. ASSALTO A 13 DP é diversão pura, com Carpenter mostrando pleno dominio do suspense, e ainda com uma gama de personagens bem carismaticos. O jeito como o diretor aborda a ameaça da gangue que cerca a delegacia é interessantissimo. Nas primeiras investidas dos criminosos a delegacia, os protagonistas não conseguem ver exatamente de onde vem os tiros, e quando enxergam os bandidos, é de longe, quase que totalmente envoltos em escuridão. Isso dá a gangue, uma presença semelhante a de Michael Myers em HALLOWEEN, ou a dos fantasmas de A BRUMA ASSASSINA.

 

 A trilha composta por Carpenter é excelente, uma das melhores q ele já compos na minha opinião. Nos quesitos tecnicos, até que o filme não envelheceu mal. A montagem é um pouco irregular. As vezes é bem falha, como quando a mocinha interpretada por Laurie Zimmer é encurralada no corredor das celas, porem é brilhante em outros momentos, como a sequencia em q vemos varios personagens atirando contra seus agressores em cortes bem rapidos.

 

 Enfim, ASSALTO A 13 DP é outro grande filme de Carpenter. Um verdadeiro faroeste moderno, com doses generosas de suspense e humor negro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto O PRINCIPE DAS SOMBRAS

 

1662515_4.jpg

 

 

  Após a morte de um padre, um outro padre interpretado por Donald Pleasence, descobre que no subsolo da igreja abandonada onde vivia o amigo morto, se encontra um gigantesco recipiente que contem uma misteriosa substancia verde. Após ler as anotações do antigo proprietario, o padre descobre um terrivel segredo guardado pelo Vaticano. A tal substancia verde pode conter o anti deus, e a unica forma de avisar ao mundo, é provando isso cientificamente.

 

 Para isto, o Padre convoca o Prof. Howard Birack(Victor Wong), que junto com uma equipe de jovens cientistas, vai para a velha igreja tentar descobrir o que há de mito e o que há de real na misteriosa substancia. O que eles não sabem é que nesta igreja lutaram não só por suas vidas, mas pelo destino do mundo.

 

 Uma hora ou outra isso ia acabar acontecendo, um filme do Carpenter ia acabar não me agradando, e foi o que aconteceu com O PRINCIPE DAS SOMBRAS. Embora tenha um argumento interessante, e um cenario bem comum ao diretor, que é o grupo de pessoas isoladas em um determinado local lutando por suas vidas, o diretor não consegue criar clima algum. O suspense é bem fraco aqui, e as cenas viscerais tambem não funcionam, embora eu não saiba dizer se foi pq envelheceram mal, ou pq são ruins mesmo, pois algumas chegam a ser vergonhosas. Sem ritmo algum, o filme chega a ser sonolento em alguns momentos, com todo seu falatório tecno religioso.

 

 O filme já começa errando no começo, com os cansativos créditos iniciais, que cortam de tela preta com os creditos, para uma curta cena de apresentação dos personagens. Talvez pelo excesso de personagens, não consegui me importar realmente com ninguem alí, e pela falha em criar clima, somada ao tom sisudo do filme, foi uma carencia que não pôde ser compensada. A presença de Donald Pleasence vivendo o padre que emcabeça a luta contra o mal presente naquela igreja é até interessante, mas é impossivel não ligar o personagem ao Dr. Loomis de HALLOWEEN, pois  ambos são extremamente parecidos, oq não se deve ao fato d serem interpretados pelo mesmo ator.

 

 Enfim, o filme mais fraco do Carpenter q ví até então. Tinha tudo pra ser um bom filme, e acabou não sendo. Uma pena, pois a ideia não era ruim. filmes como ELES VIVEM não precisam de um remake, mas não estou tão certo quanto a este aqui.

 

Valeu16

 
Questão2010-06-14 02:09:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Visto FANTASMAS DE MARTE

 

GRD_fantasmas%20de%20marte.jpg

 

 A trama se passa no ano de 2176, quando Marte já foi colonizada pelos seres humanos. Um trem chega á uma dessas colonias, sendo que tem como unica ocupante uma mulher algemada (Natasha Hendridge).

 

 Essa mulher é a Tenente Melanie Ballard. É ela que vai contar á seus superiores, e a nós, como ela chegou a situação em que foi encontrada, sendo que tudo começa quando ela e sua equipe receberam a missão de transferir de uma prisão a outra, James Willians(Ice Cube), um perigoso criminoso acusado de promover uma chacina. O que essa tropa não sabia, é que teria que encarar espiritos alienigenas para cumprir sua missão.

 

 Um filme bem mais ou menos do Carpenter. É inegavelmente um filme do diretor. Muitas de suas marcas registradas estão no filme. Estão lá o grupo de pessoas aprisionadas em um local cercadas por um perigo desconhecido e mortal, um criminoso que acaba se tornando um grande aliado dos mocinhos, um climão de faroeste, com os marcianos representando os pele vermelha, e por ai vai. Mas mesmo assim, o filme não conseguiu me pegar.

 

 Em primeiro lugar, o jeito que Carpenter optou por contar sua historia não me agradou. O depoimento que a protagonista dá á seus superiores, e que fica cortando o tempo todo a historia principal, tira todo o ritmo da trama. Pra piorar, cada vez que outro personagem se separa da "mocinha", só ficamos sabendo o que aconteceu com a abertura de um novo flashback, isso sabota totalmente a fluidez do filme.

 

 Os fantasmas do titulo, que agem possuindo suas vitimas, não conseguem ser ameaçadores ou assustadores, sendo com certeza os piores vilões concebidos por Carpenter. O trio de protagonistas nõ tem carisma algum tambem, mesmo Jason Statham, aqui em começo de carreira, e tudo que conseguem causar no expectador é indiferença.

 

 Quanto a parte tecnica, É publico e notorio q Carpenter costuma trabalhar com baixo orçamento, mas isso nunca ficou tão claro quanto neste filme, com usos de chromas bem mal colocados. A montagem tambem não ajuda, abusando demais de fusões e mais fusões. Até a trilha, um dos fortes do Carpenter, esta fraquinha neste filme. Infelizmente, FANTASMAS DE MARTE vai pra lista dos filmes fracos do Carpenter. Mas até grandes diretores como este erram.

 

Valeu16
Questão2010-06-17 02:25:40
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Visto FUGA DE NOVA YORK

 

34630_359.jpg

 

 A trama se passa no futuro, onde o indice de criminalidade nos Estados Unidos atingiu indices incontrolaveis, e para tentar diminuir esse indice, a cidade de Nova York inteira foi transformada em uma prisão de segurança maxima.

 

O problema começa quando o avião do presidente dos Estados Unidos (Donald Pleasence) é sequestrado por terroristas, que em uma atitude suicida, jogam a aeronave dentro da cidade. Devido á uma capsula de proteção, o presidente é o unico sobrevivente da queda, mas agora é prisioneiro dos criminosos da cidade, que liderados pelo Duque (David Hayes) pretendem usa-lo como moeda de troca para uma fuga em massa.

 

 Para resolver o problema, o diretor da prisão-cidade (Lee Van Cleef) convoca o caolho Snake Plissken(Kurt Russel), um ex militar durão que estava prestes a ser aprisionado para sempre em Nova York, sob acusações nunca reveladas ao publico. O acordo é simples, Snake resgata o presidente, e assim ganha a anistia. Para garantir que Plissken não fuja durante a missão, o diretor injeta mini explosivos nas arterias do prisioneiro. Agora, Snake tem 22 horas, cronometradas por um bracelete que leva no pulso, para entrar na cidade e resgatar o presidente, pois sua liberdade e sua vida dependem disso.

 

 Carpenter em grande forma neste filme. Com uma trama absurda e non sense, o diretor cria um baita filme de ação e suspense, com um protagonista pra lá de carismatico. Kurt Russel interpreta Snake de forma cinica e fria, mal humorado, e com a marca registrada que é seu tapa olho, o personagem é o grande destaque do filme, e com certeza inspirador de muitos outros anti herois oitentistas que surgiram depois. Lee Van Cleef, o eterno Mal de TRES HOMENS EM CONFLITO, tambem esta muito bem como o diretor da cidade/prisão, sendo o unico personagem q consegue fazer frente ao carisma e ao cinismo de Snake Plissken. Adrianne Barbeau e Tom Atkins, colaboradores habituais do diretor, tambem fazem participações em papeis pequenos o primeiro como um dos guardas da prisão, e a segunda como uma prisioneira.

 

 Tecnicamente falando, FUGA DE NOVA YORK tambem se saí muito bem, provando que baixo orçamento não é desculpa pra coisa mal feita. A ambientação opressora e suja da Nova York devastada é realmente muito bem feita, casando muito bem com o clima do filme. A trilha composta por Carpenter é outro acerto, e mais uma prova que alem d um diretor brilhante, manda muito bem como compositor tambem.  

Valeu16 
Questão2010-06-17 15:34:19
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Visto FUGA DE LOS ANGELES

 

fuga-de-los-angeles-poster01.jpg

 

  A trama se passa em 2013, 16 anos após o evento do filme original. Os Estados Unidos tem agora um presidente vitalicio(Cliff Robertson), que instaurou um regime ditatorial teocratico, privando o povo de uma serie de liberdades sociais e religiosas. Alem disso, o presidente transformou Los Angeles em uma zona de isolamento para os indesejados do país.

 

 Quando a rebelde filha do presidente (A.J. Langer) rouba um aparelho capaz de desligar qualquer fonte de energia do planeta, e a leva a Los Angeles para libertar o povo ao lado do maior chefe de quadrilha da região (George Corraface), o governo captura o lendario Snake Plissken (Kurt Russel) e o chantageia com um virus mortal injetado em seu organismo para que ele entre em Los Angeles, recupere a caixa, e mate a primeira filha traidora.

 

 Apesar d estar longe de ter o charme da primeira aventura de Snake, FUGA DE LOS ANGELES é uma sequencia digna, que diverte bastante. Claro que praticamente o filme todo é um requentado das ideias de FUGA DE NOVA YORK, com Snake mais uma vez sendo chantageado pelo governo, tendo um conhecido dentro da cidade que já o traiu em ocasião anterior, e por ai vai. Mas mesmo assim o filme funciona. O final é otimo, uma conclusão anarquica que ainda não consegui decidir se seria um final "pra frente" ou um "final sombrio.

 

 Claro que grande parte da força do filme continua estando em seu protagonista. Snake Plissken é Kurt Russel e ponto final. Russel não perdeu o tom do personagem, e continua nos entregando um Snake seco e impassivel. Sem Lee Van Cleef, não há nenhum personagem que consiga fazer frente ao carisma de Kurt Russel, embora Bruce Campbell e Peter Fonda façam pontas interessantes como um sadico cirurgião e um velho surfista piradão.

 

 O maior defeito de FUGA DE LOS ANGELES se encontra justamente em seus aspectos tecnicos. Ok, o filme tinha baixo orçamento, entendo. Mas no primeiiro filme, o orçamento tambem era baixo, e Carpenter driblou isso muito bem. A inclusão de cenas realmente constrangedoras como a sequencia em que o protagonista surfa em uma onda gigante feita em um chroma key porco, não ajuda nem um pouco. Talvez soluções visualmente mais modestas e mais de acordo com o orçamento do filme tivessem deixado o resultado melhor. A trilha é ok, mas senti falta de ouvir mais vezes a trilha classica do primeiro filme, que só ouvimos repaginada durante os creditos de abertura.

 

 Enfim, apesar de algumas tosqueiras, FUGA DE LOS ANGELES é bem divertido, e vale a conferida.

 

Valeu16

 
Questão2010-06-27 17:34:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Serio? Pq os efeitos são ruins de doer, mesmo para a epoca.

 

 Alías, parece q o Carpenter é meio amaldiçoado com orçamentos altos. O ENIGMA DO OUTRO MUNDO foi um fracasso retumbante na epoca de seu lançamento (felizmente, o filme é reconhecido nos dias d hoje, pra mim é o melhor dele). OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO tambem teve alto orçamento, e tambem foi bem mal aceito (embora este esteja entre os mais fracos do Carpenter mesmo)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema de The Thing não foi orçamento' date=' foi interferência do estúdio mesmo...

[/quote'] Não entendi. Referente a que? Pq o resultado final do filme, pra mim é impecavel. Esta dizendo que o filme foi, de alguma forma mal distribuido, ou vendido errado?17
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Darkchylde: John Carpenter vai dirigir a adaptação da HQ

Assista ao vídeo-teste de maquiagem e próteses feito pela Weta

Marcelo Hessel
01 de Novembro de 2010

0

< style="WIDTH: 55px; HEIGHT: 62px" ="twitter-share- twitter-count-vertical" title="Twitter For Websites: Tweet " =0 ="http://plat0.twitter.com/widgets/tweet_.?_=1288231761890&count=vertical〈=en&text=Darkchylde%3A%20John%20Carpenter%20vai%20dirigir%20a%20adapta%C3%A7%C3%A3o%20da%20HQ%20%3E%20Cinema%20%7C%20Omelete&url=http%3A%2F%2Fwww.omelete.com.br%2Fcinema%2Fdarkchylde-john-carpenter-vai-dirigir-adaptacao-da-hq%2F" Border=0 allowTransparency scrolling=no>>

< =text/ ="http://plat.twitter.com/widgets.js">


A HQ de horror Darkchylde, que em dez anos o quadrinista Randy Queen já publicou em pelo menos quatro editoras diferentes (Image, Extreme/Awesome, Wildstorm e Dark Horse), está sendo adaptada ao cinema. A Darkchylde Entertainment de Queen anunciou que o mestre John Carpenter será o diretor da adaptação.

E já mostra também a primeira arte promocional do filme - veja na galeria.

A Weta Workshop trabalha há anos no filme. Em julho passado, a empresa soltou um vídeo com os testes de maquiagem e próteses. Assista:

< id=myExperience =BrightcoveExperience ="http://c.brightcove.com/services/viewer/federated_f9?&width=550&height=355&flashID=myExperience&=%23000000&pID=6273065001&publisherID=1417332051&isVid=true&autoStart=false&adURL=http%3A%2F%2Fad.doubleclick.net%2Fpfadx%2Ftmn.newsarama%2Fvideo%3Bsz%3D1x1&%40videoP=ref%3ANA_100706_Darkchylde" width=550 height=355 =application/x-shockwave-flash>>

A história acompanha uma bela garota amaldiçoada do interior dos EUA, Ariel Chylde, que se transforma nos variados monstros que povoam seus pesadelos. A atriz dos testes não deve ser a protagonista do filme. A seleção do elenco deve começar em breve.

FONTE: OMELETE
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O problema de The Thing não foi orçamento' date=' foi interferência do estúdio mesmo...

[/quote']

 

 

Não entendi. Referente a que? Pq o resultado final do filme, pra mim é impecavel. Esta dizendo que o filme foi, de alguma forma mal distribuido, ou vendido errado?17

 

Vendido errado... lançaram ele 2 semanas depois de terem lançado ET... Aproveitaram a tal da ETmania achando que só pq o filme tinha alienígena era certo o sucesso. Quebraram a cara. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

1- O Enigma de Outro Mundo - 5/5

2- Eles Vivem - 5/5

3- Christine - 4/5

 

Putz, revi The Thing ontem e surtei. Impressionante o quanto esse filme fica tenso conforme a ameaça alienígena vai causando mais estragos na equipe. E a trilha sonora do Morricone também é espetacular. Obra-prima do caralho.

 

E só vi três filmes do Carpenter, mas já vi duas obras-primas. Bem capaz de se tornar um dos meus diretores favoritos futuramente. Agora a dúvida é qual o próximo filme do Carpenter a ver.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 De fato, O ENIGMA DO OUTRO MUNDO é o meu favorito do Carpenter ao lado de ELES VIVEM. Não consigo decidir entre um dos dois.

 

 O clima de isolamento, tensão e paranóia q Carpenter cria naquela estação é coisa de louco!

 

 JEFFERIES, recomendo q veja HALLOWEEN. Uma aula de como se criar clima através de voyerismo, alem d ser o pai dos Slasher americanos.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

The Thing está no meu Top 10 de qualquer gênero. Rob Bottin é genial!

 

Se você gostou de Eles Vivem, eu recomendo Os Aventureiros do Bairro Proibido. Jack Burton detonando guerreiros temporais na Chinatown dos anos 80 é diversão pura!

 

Além do já citado Halloween, outra obra-prima do Carpenter é Assalto à 13ª DP. Dos mais recentes eu gosto bastante do Pesadelo Mortal, episódio que ele dirigiu para a série Mestres do Terror.

Kazuma Kiryu2010-12-25 03:47:06

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Nem sei se já postei nesse tópico, mas agora to motivado, acabei de ver Príncipe das Sombras, e é tri bom. Vamos lá, top Carpenter:

 

 

 

01. O Enigma do Outro Mundo

 

02. Halloween

 

03. Eles Vivem

 

04. Príncipe das Sombras

 

05. Vampiros

 

06. Christine

 

07. À Beira da Loucura

 

08. Os Aventureiros do Bairro Proibido

 

09. Cidade dos Amaldiçoados

 

10. Fantasmas de Marte

 

11. Memórias de um Homem Invisível

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

01. Eles Vivem - OP

 

02. Assalto à 13ª DP - OP

 

03. Fuga de Los Angeles - OP

 

04. O Enigma do Outro Mundo - OP

 

05. Halloween - OP

 

06. À Beira da Loucura - OP

 

07. Christine - OP

 

08. Fuga de Nova York - OP

 

09. Príncipe das Sombras - OP

 

10. A Cidade dos Amaldiçoados - OP

 

11. A Bruma Assassina - OP Tensor2011-06-18 13:02:51

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

01. Eles Vivem - OP

 

02. Assalto à 13ª DP - OP

 

03. Fuga de Los Angeles - OP

 

04. O Enigma do Outro Mundo - OP

 

05. Os Aventureiros do Bairro Proibido - OP

 

06. À Beira da Loucura - OP

 

07. Halloween - OP

 

08. Christine - OP

 

09. Fuga de Nova York - OP

 

10. Príncipe das Sombras - OP

 

11. A Cidade dos Amaldiçoados - OP

 

12. A Bruma Assassina - OP

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...