Jump to content
Forum Cinema em Cena

John Carpenter


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Mais um em defesa da OP de Carpenter!!!

 

O final é perfeito, pois mantem a dúvida se realmente eles conseguiram escapar da ameaça alienígena. Além do mais, o mais importnate ali é a sensação claustrofóbica que os personagens principais enfrentam ao se deparar com uma ameaça alienígena, além do clima de desconfiança causado pelo fato do alien poder se transformar em qualquer pessoa...

 

Quanto a sua decepção pelo fato de não haver uma sequência, acho melhor assim. Especialmente depois do último resultado de uma refilmagem de um filme do Carpenter...

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

Mais um em defesa da OP de Carpenter!!!

 

O final é perfeito' date=' pois mantem a dúvida se realmente eles conseguiram escapar da ameaça alienígena. Além do mais, o mais importnate ali é a sensação claustrofóbica que os personagens principais enfrentam ao se deparar com uma ameaça alienígena, além do clima de desconfiança causado pelo fato do alien poder se transformar em qualquer pessoa...

 

Quanto a sua decepção pelo fato de não haver uma sequência, acho melhor assim. Especialmente depois do último resultado de uma refilmagem de um filme do Carpenter..

.

 

[/quote']

Perfeito mesmo, inclusive mantendo viva depois do término do filme a idéia hipnotizante que rege o filme inteiro, de dúvida, desconfiança e degradação psicológica dos personagens.

Acredito pessoalmente que finais abertos são as mais interessantes conclusões que o cinema (especialmente em filmes de terror e suspense) pode criar, por proporcionar uma oportunidade interessantíssima ao espectador de interagir ainda mais com o filme, fazê-lo refletir sobre diversas possibilidades e encontrar sua "verdade provisória"...assim, ele poderá apreciar ainda mais opiniões que se encaixam, mas são interpretações diferentes do ocorrido (as vezes assustadoramente diferentes). O filme, em minha opinião, fica mais rico, desafiador e estimula mais sua inteligência. 01

Chiquinho, cara, jamais assista Donnie Darko...você vai odiar muito... 060606

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Dark Star (1973)

Assalto à 13ª DP (1976)

Halloween - A Noite do Terror (1978) - *****

A Bruma Assassina (1979) - ****

Fuga de Nova York (1981) - *****

O Enigma de Outro Mundo (1982) - *****

Christine - O Carro Assassino (1983)

Starman - O Homem das Estrelas (1984)

Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986) - ***

O Príncipe das Trevas (1987)

Eles Vivem (1988) - *****

Memórias de Um Homem Invisível (1992)

A Cidade dos Amaldiçoados (1995) - ****

À Beira da Loucura (1995) - ****

Fuga de Los Angeles (1996) - ****

Vampiros (1998) - ****

Fantasmas de Marte (2001) - ***

The 13th Apostle (2006 - em produção)

Atualizando a lista...

E, revisto ontem:

 

Halloween - A Noite do Terror - *****

 

Como um vinho, Halloween se torna cada vez mais saboroso a medida que envelhece. E vê-lo justamente no dia 31 de outubro adoça ainda mais o nosso paladar.

 

16
Dook2006-11-01 20:29:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fuga de Nova York (Escape from New York, 1981) - Dir.: John Carpenter

É estiloso como o pouco do Carpenter que eu conheço. Tem aquele quê estranhíssimo e legal dele, pessimista. Um monte de gente fudida olhando com cinismo que eles vão se fuder ainda mais. Tem uma trilha fudidaça, com um tema sensacional. Durante o filme, a trilha mantém um clima muito diferente, tendo alguns resquícios escrachados que são bem legais. A história é muito boa e inventiva (considerando que 20 anos depois do lançamento do filme, aconteceu algo muito peculiar...), tem um cinismo muito interessante. Snake Plissken é um dos caras mais cool que eu já vi, impressionante. Aliás, de praxe, o Carpinteiro termina o filme de maneira exemplar, além de dar uma faceta ainda mais interessante do personagem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dark Star (1973)

Assalto à 13ª DP (1976) - 9/10

Halloween - A Noite do Terror (1978) - 8/10 (mas faz tempo, preciso rever)

A Bruma Assassina (1979)

Fuga de Nova York (1981) - 8/10 (faz tempo, preciso rever)

O Enigma de Outro Mundo (1982)

Christine - O Carro Assassino (1983) - eu vi quando era moleque, poucas lembranças, tinha achado legal, mas estou incapacitado de avaliar

Starman - O Homem das Estrelas (1984)

Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986) - 7/10, mas ver legendado pode fazer a nota subir.

O Príncipe das Trevas (1987)

Eles Vivem (1988)

Memórias de Um Homem Invisível (1992)

A Cidade dos Amaldiçoados (1995)

À Beira da Loucura (1995)

Fuga de Los Angeles (1996) - 7/10, ver legendado pode fazer subir

Vampiros (1998) - 6/10 ou 7/10

Fantasmas de Marte (2001) - 5/10

Desses filmes eu assisti:

Halloween - A Noite do Terror - 10/1010

Fuga de Nova York - 8/1005

O Enigma de Outro Mundo - 10/1010

Cristine - o Carro Assassino - 8/1005

Starman - O Homem das Estrelas - 8/1005

Os Aventureiros do Bairro Próibido - 4/1011

O Principe das Trevas - 9/1010

A Cidade dos Amaldiçoados - 9/1010

Fuga de LA - 8/10 05

Vampiros - 7/10 01

Fantasma de Marte - 4/1011

 

Explicando:

11 = Horrivel

01 = Bom

05 = Ótimo

10 = Senssacional

 

 

John Carpenter é um dos meus diretos favoritos 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fuga de Los Angeles - ****

 

Finalmente revisto. Um filmaço subestimado de Carpenter que retoma aqui o tom apocalíptico de alguns de seus filmes anteriores mas com mais cinismo e acidez. A metáfora de que a anarquia de Los Angeles significa a liberdade enquanto a segurança extrema dos EUA de 2013 é claramente uma ditadura é a força motriz do filme. Só não leva nota máxima pelos pavorosos efeitos especiais e pela trilha sonora intrusiva de Shirley Walker (de quem gosto muito) meio incompatível com o tom do filme.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...
  • Members

Príncipe das Sombras (John Carpenter) - *****

 

Muito, mas muito melhor do que eu esperava. Carpenter afia suas garrinhas cada vez mais para dentro da podridão da Igreja Católica, e consegue o impensável: unir fé e física quântica num exercício assustador que deixaria envergonhado os realizadores daquele documentário Quem Somos Nós? Apesar de algumas coisas beeeeem fantasiadas (Jesus alienígena? WTF??), o filme faz uma metáfora fantástica sobre o nosso reflexo no espelho (algo que eu ainda não processei plenamente, o que pede uma revisada urgente) e é claro: o demônio muitas vezes sai de dentro da própria igreja. Magnifíco.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1313131313 Como ousam!!!!????11

 

 

Fuga de Nova York terá refilmagem

Gerard Butler viverá Snake Plissken no novo longa

13/03/2007

Você percebe que está ficando velho quando assistiu no cinema os filmes dos quais estão fazendo remake hoje em dia... Fuga de Nova York' date=' a cultuada produção de 1981 dirigida por John Carpenter será o próximo deles.

Segunda a Variety, Neal Moritz (Velozes e Furiosos 3, I Am Legend) produzirá, com Ken Nolan (Falcão Negro em Perigo) escrevendo o roteiro.

Gerard Butler, o Rei Leônidas de 300, viverá Snake Plissken, personagem originalmente interpretado por Kurt Russell em dois filmes, o original e Fuga de Los Angeles (1996).

Há três anos houve um certo barulho em torno de Plissken. Uma série em quadrinhos foi produzida e um game e desenho animado foram anunciados - mas a movimentação não foi além disso...

O universo das histórias do anti-herói ocorre em um futuro pós-apocalíptico, onde cada cidade é praticamente um mundo dentro de si mesma, com suas próprias leis e regras. No original, o personagem está preso em Nova York, que virou uma prisão de segurança máxima. Mas quando o avião em que viaja o presidente dos EUA sofre um atentado, obrigando-o saltar bem no meio da cidade, a única esperança de salvá-lo é colocar em ação o ex-combatente de guerra Snake Plissken, aprisionado no local. Em troca de sua liberdade, Snake correrá contra o relógio para salvar a vida do presidente.

[/quote']

 

Será que TODOS os filmes do Carpenter vão ser refilmados?1704

 

Líder da Semana no BBBCeC
Jailcante2007-03-13 12:31:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members
1313131313 Como ousam!!!!????11

 

 

Fuga de Nova York terá refilmagem

Gerard Butler viverá Snake Plissken no novo longa

13/03/2007

Você percebe que está ficando velho quando assistiu no cinema os filmes dos quais estão fazendo remake hoje em dia... Fuga de Nova York' date=' a cultuada produção de 1981 dirigida por John Carpenter será o próximo deles.

Segunda a Variety, Neal Moritz (Velozes e Furiosos 3, I Am Legend) produzirá, com Ken Nolan (Falcão Negro em Perigo) escrevendo o roteiro.

Gerard Butler, o Rei Leônidas de 300, viverá Snake Plissken, personagem originalmente interpretado por Kurt Russell em dois filmes, o original e Fuga de Los Angeles (1996).

Há três anos houve um certo barulho em torno de Plissken. Uma série em quadrinhos foi produzida e um game e desenho animado foram anunciados - mas a movimentação não foi além disso...

O universo das histórias do anti-herói ocorre em um futuro pós-apocalíptico, onde cada cidade é praticamente um mundo dentro de si mesma, com suas próprias leis e regras. No original, o personagem está preso em Nova York, que virou uma prisão de segurança máxima. Mas quando o avião em que viaja o presidente dos EUA sofre um atentado, obrigando-o saltar bem no meio da cidade, a única esperança de salvá-lo é colocar em ação o ex-combatente de guerra Snake Plissken, aprisionado no local. Em troca de sua liberdade, Snake correrá contra o relógio para salvar a vida do presidente.

[/quote']

 

Será que TODOS os filmes do Carpenter vão ser refilmados?1704

 

A única vantagem que vejo nesses remakes é a grana que é revertida p/ o Carpenter para que ele possa continuar fazendo seus filmes. Entretanto parece que ele tem gostado do ofício de produzir os remakes de seus filmes. Quem viu os extras do horroroso A Névoa percebe uma certa afinidade dele com a função de produtor e xereta.
Dook2007-03-13 12:08:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estou esperando acontecer com o John Carpenter o mesmo que aconteceu com o George Romero, que depois de anos "escondido", vendo seus filmes clássicos de zumbis serem refilmados e copiados até o talo, resolveram trazer o cara de volta para produzir mais um filme de zumbis e ele nos entregou o ótimo Terra dos Mortos. E ele ainda já engatou outros projetos.

Que o Carpenter tenha essa mesma sorte, e logo! Já que não dá pra esperar nada dessas refilmagens de filmes dele. O Halloween do Zumbie pode render algo, sei lá, mas do resto vai ser bem difícil (Esse novo Fuga de NY dirigido pelo mesmo culpado de nos entregar o horrendo Velozes e Furiosos 3!!!0714).

 

Líder da Semana no BBBCeC
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu estou esperando acontecer com o John Carpenter o mesmo que aconteceu com o George Romero' date=' que depois de anos "escondido", vendo seus filmes clássicos de zumbis serem refilmados e copiados até o talo, resolveram trazer o cara de volta para produzir mais um filme de zumbis e ele nos entregou o ótimo Terra dos Mortos. E ele ainda já engatou outros projetos.

Que o Carpenter tenha essa mesma sorte, e logo! Já que não dá pra esperar nada dessas refilmagens de filmes dele. O Halloween do Zumbie pode render algo, sei lá, mas do resto vai ser bem difícil (Esse novo Fuga de NY dirigido pelo mesmo culpado de nos entregar o horrendo Velozes e Furiosos 3!!!0714).

 

Líder da Semana no BBBCeC
[/quote']

Tomara que isso aconteça, Jail. O Carpinteiro não pode ficar tanto tempo assim sem fazer filmes...

 

Aliás, agora jhá pouco revi no Telecine "Fuga de Los Angeles".  É incrível como, mesmo esse não sendo um dos melhores do Carpenter, dá de 1000 a zero na maioria dos filmes de ação atuais (justamente por ser algo mais do que "bombas e tiros na tela")...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, parece que as preces de Chiquinho, Pablito vão ser atendidas em um Fuga de NY Michael Bay Explodindo Tudo...

 

Vi Aventureiros do Bairro Proibido hoje na Sessão da Tarde (ou revi, não lembro, mas com uns 60% de chance já que aquela gruta dos chineses me era bem familiar em uma daquelas televisões ligadas nas tardes de fim de semana) e achei duca, ótimo. Vi sem legendas, mas sem problema. Aqui ele põe o Kurt Russell com um anti-herói um pouco mais comportado, mas ainda assim não perde características do que parece ser o próprio alter-ego do Carpenter. Aqui ele funciona literalmente como os olhos do público: existem um monte de lendas que seus parceiros chinas sabem, mas o espectador e o personagem não. O filme acaba funcionando como um perfeito exemplar do "fantástico inserido no mundano", representado na própria presença das Chinatowns espalhadas pelos EUA. O filme funciona como um anti-herói em meio às peripécias da aventura que vai se desenrolando... gostei dos alívios cômicos também. Aquela batalha final pode ter muitas referências aos Wuxia, mas teve um momento lá que eu tive um devaneio que o Carpenter pode ter se inspirado num western; é sempre legal ver ele fazendo esse mix de gêneros. Só achei que o final deixou um pouco a desejar... eu imaginei o Carpenter ensaiando um possível desefecho mais elaborado para aquele chinês (que eu não marquei o nome) que vai embora, principalmente depois de antes eles terem dito que o tal do Lepem sempre existiu, e tem o equilíbrio entre bem e mal e tal... mas o filme acaba de uma maneira meio wtf, principalmente se comparado aos outros finais inconclusivos dele. Foi um pouco concessão, me pareceu.

 

Fica assim o meu top:

 

01. Enigma de Outro Mundo

02. Fuga de Nova York

03. A Bruma Assassina

04. Aventureiros do Bairro Proibido

 

Coincidentemente, se eu fosse fazer uma ordem dos finais dele, seria essa também.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Ainda sobre o remake de Fuga de NY:

 

 

Kurt Russell e John Carpenter comentam o novo Fuga de Nova York

Diretor quer seu dinheiro' date=' ator quer que o remake se...

22/03/2007

A refilmagem de Fuga de Nova York, a cultuada produção de 1981 dirigida por John Carpenter, foi anunciado nos últimos dias. O projeto da Original Films de Neal Moritz (Velozes e Furiosos 3, I Am Legend) será financiado pela New Line Cinema. Gerard Butler, o Rei Leônidas de 300, viverá Snake Plissken. Tudo já em seu lugar - mas ninguém perguntou a Carpenter o que ele está achando dessa história de remake.

Curiosamente, quando perguntado pelo site Suicide Girls sobre o filme, Carpenter disse que não se trata, essencialmente, de um remake. "Pelo que eu sei boa parte do filme é sobre Plissken antes de ele chegar a Nova York", disse o cineasta, que será creditado como produtor-executivo do filme. Perguntado sobre seu envolvimento, Carpenter respondeu: "Eu leio o roteiro e me asseguro de que seja o mesmo personagem que eu criei. Meu outro envolvimento é esticar a mão e receber meu cheque".

Outro pouco consultado é Kurt Russell. Em entrevista à Entertainment Weekly, o ator que viveu Plissken soltou os cachorros. "Vou te dizer, quando eu soube quem iria interpretar Snake Plissken, minha reação inicial foi 'aahh, não...'. Eu acho que a quintessência do personagem era uma coisa - o fato de ele ser estadunidense", disse Russell. Butler é escocês.

"As pessoas chegam pra mim e dizem 'você interpretou Snake Plissken'. Eu respondo que não o interpretei, eu o criei!." Quando a revista pergunta se Russell toparia fazer uma ponta no filme, ouviu o que queria: "F**-se! Eu sou Snake Plissken! É como o Sean Connery assistindo às outras pessoas fazendo suas versões de Bond".

Russell viveu o personagem em dois filmes, o original e Fuga de Los Angeles (1996). O universo das histórias do anti-herói ocorre em um futuro pós-apocalíptico. Nova York virou uma prisão de segurança máxima. Quando o avião em que viaja o presidente dos EUA sofre um atentado, obrigando-o a saltar bem no meio da cidade, a única esperança de salvá-lo é colocar em ação o ex-combatente de guerra Snake Plissken, aprisionado no local. Em troca de sua liberdade, Snake correrá contra o relógio para salvar a vida do presidente.

Ken Nolan (Falcão Negro em Perigo) escreve o roteiro do remake.

 

[/quote']
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...