Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th)


Angelo Voorhees
 Share

Recommended Posts

  • Members
Tom McLoughlin, diretor da Parte 6 (filme que completa 30 anos esse ano), se junta a equipe criativa do "Friday the 13th The Game".

 

Ele vai ficar responsável pela "Pamela Voorhees Tapes", fitas que vão contar mais a história da primeira assassina da série. A voz de Pamela vai ficar em cargo de  Jen Burton que já tinha feito a voz da vilã nos trailers iniciais do games.

 

 


 

 


 

 

220px-Friday6.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 Polêmica no velho mundo do slasher!

 

 

John Carpenter alfineta a franquia Sexta-Feira 13

Postado por  Marcelo Milici  no dia 28/05/2016

Diretor do Halloween original não vê muita criatividade nas ações de Jason Voorhees!

 

johncarpenter.jpg

 

Qual franquia é a que mais representa os slashers, Sexta-Feira 13 ou Halloween? Enquanto a primeira tem como representante o imortal Jason Voorhees, uma máquina de matar violenta e irracional, a segunda é simbolizada pelo incansável Michael Myers, com sua frieza e planejamento. É claro que nenhuma delas foi o pontapé inicial do subgênero, principalmente pela existência deBlack Christmas, de 1974, e o pai de todos, Banho de Sangue, de 1971, sob o comando de Mario Bava. Mas a disputa entre as duas séries de filmes já foi tema de muitos fóruns, proporcionando discussões acaloradas.

 

Para apimentar o combate, o Mestre do Terror John Carpenter, diretor do primeiro Halloween, resolveu finalmente opinar sobre a franquia co-irmã. E ele deixou claro que nunca foi fã de Jason Voorhees!

 

Conversando com Bret Easton Ellis (Psicopata Americano), o diretor – atualmente meio perdido em produções descaracterizadas – não teve meias palavras:

“Um partiu de uma ideia orgânica e teve o olhar de um verdadeiro artista,“, ele começa comparandoO Massacre da Serra Elétrica com Sexta-Feira 13. “E Sexta-Feira 13, eu sinto, me transparece algo muito cínico. É uma produção muito cínica. Ele não vai além de sua precariedade Eu acho que a razão que todos esses filmes slashers vieram nos anos 80 foi porque algumas pessoas disseram ‘olhe aquele filme Halloween. Foi feito com pouco dinheiro! Nós podemos fazer dinheiro como ele. É o que os adolescentes querem ver’. Então, eles começaram a fazê-los, não importando como saiam…muitos deles eram horríveis.”

 

Carpenter também fez a seguinte comparação: para ele O Massacre da Serra Elétrica é o sexo de verdade enquanto Sexta-Feira 13 aparenta mais com uma masturbação.

 

E aí, concorda? Carpenter tem razão no modo como comparou os slashers? Acredita queHalloween é realmente o mais representativo?

 

FONTE: BOCA DO INFERNO

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho assim: Não vejo muito o Halloween (o 1º, pelo menos) como slasher movie, porque slasher movie tem sempre um pé em filme B mesmo, uma coisa mais grotesca e mais violenta, mas Halloween mesmo sendo uma produção independente tem uma produção, um estilo mais classe A (é um filme muito bem filmado, porra). Carpenter se inspirou nos slashers italianos, mas reproduziu o que tem de melhor ali, ou o mais estiloso ali. Já Sexta-feira 13, ele tem esse pé em filme B mais assumido. A diferença dele pro outros clones de Halloween que saíram na época é que enquanto os outros tentavam reproduzir Halloween (sem sucesso), o Sexta-feira 13 foi na fonte dos filmes italianos mesmo, mas reproduziu (tentou reproduzir, pelo menos) a parte mais grotesca dali. Já Massacre ele veio bem antes, não acho que ele teve essa inspiração dos filmes italianos. Creio que o Tobe Hopper tava querendo fazer um filme com cara de filme documental.

 

Acho no que cada um se propõe, eles são eficientes: Massacre colocando essa cara de filme documental, e Halloween e Sexta-feira 13 se inspirando nos italianos, mas com o Haloween pegando a parte mais "classe A" deles e Sexta-feira 13 trazendo o mais grotesco.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Carpenter está certo. E Cunningham sempre assumiu esse caráter tão somente mercantilista do seu filme, ele quis pegar onda no sucesso de Halloween. Que uma motivação tão niilista e capitalista assim tenha resultado num filme tão bom (o primeiro Sexta 13, bem entendido), é um mistério, desses que só o cinema é capaz de proporcionar. Mas nem se compara. Halloween é um desses casos de filme de terror "de arte", classe específica onde se encontram também clássicos como Alien - O Oitavo Passageiro e O Iluminado. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eitaporra....o que vai ser? Meteoro? Maldição? Mutação?  :(  :angry:  :o  :rolleyes:

Novo filme mudará origem de Jason, diz produtor

Sexta-Feira-13.jpg?resize=640%2C360

O produtor Brad Fuller continua dando mais detalhes da continuação da franquia Sexta-Feira 13, que ele está produzindo. Após revelar informações sobre o roteiro, Fuller conversou com o The Reel World para contar mais detalhes sobre a origem do assassino, que será diferente no novo filme.
“O roteiro de Aaron [Guzikowski] tem personagens ótimos”, contou Fuller. “Você tem que entender Jason Voorhees, então nós voltamos para trás e começamos tudo de novo, e vamos indo adiante. É uma história de origem, mas uma história de origem diferente. Obviamente Pamela está nela, mas os detalhes são diferentes”.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A falta de espaço físico demanda que façamos algumas gambiarras... Então agora vamos de combo BD + DVD... O primeiro resultado não poderia ser melhor:


 


13335718_10207768441183357_5619541728683


 


13346433_10207768441223358_5848788534504


 


Vou imprimir em frente e verso para mudar conforme a conveniência... 


Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Warner re-lança os Blu Ray da série, só que separados, 2 filmes em cada pack (nos EUA)

 

http://www.fridaythe13thfranchise.com/2015/07/warner-bros-to-put-last-chance-release.html

 

 

A Warner tinha os direitos de distribuição dos filmes no home-video, depois de um acordo com a Paramount. Mas era só por 3 anos, e o contrato tá no fim (começou em 2013), então ela tá re-lançando os Blu-Ray fora do box.

 

Deve ser por isso que não saiu por aqui. Pelo jeito, o acordo era só pros estates, e a Paramount daqui não pode lançar.

 

friday1-2_front.jpg

 

friday3-4_front.jpg

 

friday5-6_front.jpg

 

friday7-8_front.jpg

 

fvj-F13th2009_front.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui o roteiro inicial da Parte 6. Tommy teria uns flashbacks quando entrasse no cemitério. Um deles mostrava que um médico evitou que Tommy matasse a Pam no fim da Parte 5.

 

 

part6script.jpg

http://www.fridaythe13thfranchise.com/2013/03/original-friday-13th-part-6-script-has.html

 

Sempre imaginei isso, que alguém entrava ali e evitaria que a Pam fosse morta. Pena que tiraram a cena. Considero até que poderiam usar essa cena pra justificar o ódio do delegado com o Tommy, e achando que ele poderia ser o assassino ali.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No Fridathe13thfranchise, os 5 melhores prólogos da série:

 

5. Friday The 13th: A New Beginning
 

part5opening.jpg


4. Jason Goes To Hell
 

JGTHOpening.jpg


3. Friday The 13th Part 2
 

mrsvhead.jpg


2. Friday The 13th 1980
 

fridayopening.jpg


1. Friday The 13th: The Final Chapter
 

finalchapteropening.jpg
 

 

http://www.fridaythe13thfranchise.com/2014/12/top-5-prologues-of-friday-13th-film.html?platform=hootsuite

 

 

Nunca tinha pensado nesse top, mas acho que a Parte 4 também seria meu número 1. Adoro demais essa edição de cenas dos 3 primeiros filmes que fizeram. Ficou perfeito mesmo, ainda mais considerando que seria o final ali, então começar com uma recapitulação assim fecha muito bem o pacote.

 

A da Parte 2 eu colocaria em frente do da Parte 1. Acho que aquela morte ali tem um impacto muito grande. E da Parte 5 também é bem icônica.

 

Pegando só esses aí que listaram minha ordem: Parte 4, Parte 2, Parte 1, Parte 5 e JGTH. Incluiria a da Parte 6 basicamente (ficaria depois da parte 1 ou até da parte 5 no ranking). 

 

A do Jason vai pro Inferno, o início ali é a única coisa que presta no filme. hehe E meu preconceito com essa início é porque não fazia uma ligação com o 8º filme, e todos filmes anteriores procuravam sempre fazer ligação com o que tinha rolado antes. Aqui tudo foi meio ignorado. Mas, analisando, uma coisa faz sentido: A SWAT agindo ali. Aí, se vê que a polícia não local, mas estadual ou federal resolveu tomar uma atitude com os assassinatos de Jason. Mas porque só resolveram fazer isso depois de tanto tempo, depois de tantas mortes? Simples, antes o Jason agia localmente, ele não saia da região de Crystal Lake, daí governo/polícia estadual/federal meio que dizia "dane-se", e fazia pouco caso, não levava muita investigação pra frente. Mas no 8º filme, ele surgiu em Nova York e fez uma baderna ali. Daí, resolveram agir quando ele matou em outro local, e um local maior que era Nova York (lembrando que ele chegou a matar um policial lá...). Só faltaram explicar como Jason voltou pra Crystal Lake sendo que tinha morrido em NY, mas a polícia/SWAT ali fazendo aquela operação grande pra pegá-lo é o que faz destacar esse início de JGTH. Definitivamente, esse início da Parte 9 deveria ter sido o final da Parte 8 e a série acabar definitivamente por ali mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...