Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th)


Angelo Voorhees
 Share

Recommended Posts

  • Members

 Continuando, revi hoje SEXTA FEIRA 13 PARTE 2 ( FRIDAY THE 13TH PART 2)

sexta-feira-13-poster01.jpg

 

 O filme não consegue superar o original, mas tambem não desrespeita o seu antecessor.  Aqui ocorre a 1ª aparição de Jason na serie, isso discontando suas breves aparições no filme anterior.

 A historia se passa cinco anos após o 1º filme, com um jovem empresario querendo abrir um acampamento bem perto do Cristal Lake, que se encontra agora interditado. Mas como todos sabem, Jason não gosta muito de vizinhos.

 Apesar de ser essa a sua primeira aparição, ainda é um Jason bem diferente do q ficou conhecido pela maioria. A começar pelo visual, já q inves da mascara de Hockey, Jason usa um capuz. Ele tambem não é o ser indestrutivel, q esmaga a cabeça de uma pessoa com as mãos. Aqui Jason corre para alcançar suas vitimas, e até sai no braço com um rapaz, e o mais surpreendente, o rapaz sai vivo. E tudo isso só acontece perto do final, pois assim como no 1º filme, temos a camera bancando os olhos do assassino na maioria das vezes que ele esta em cena. E quando aparece, vemos só seus pés e mãos.

 Os adolescentes da vez, são como sempre, esteriotipos, mas possuem certo carisma. As mortes até que são elaboradas. Destaque para cena em que Jason se mostra um cara livre de preconceitos, matando sem dó nem piedade um rapaz paraplegico.

 Outra coisa interessante nesse filme é a conversa de Ginny e o namorado no bar, em que pela unica vez que eu tenha visto na serie, os personagens discutem oque sera que motiva Jason, pois aqui, ele não é a "força da natureza" que se tornaria depois. Jason até se permite cometer atos como vingança, oque não é comum na serie, onde o negocio é matar por matar.

 Um ultimo comentario é sobre o final. A cena em q Jason desmascarado, salta sobre Ginny atravessando a janela foi real, ou um delirio da garota? O namorado dela sobreviveu no final das contas? Jason não havia matado o cachorro? Ou tudo não passa de furo no roteiro?06

 Gostaria de saber a opinião de todos sobre esse filme.

Valeu
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse aí é o meu favorito da série, justamente por falarem mais da lenda do Jason e nem todos personagens que aparecem são mortos, a maior preocupação mesmo é ter uma história pra contar.

 

Sobre o final, acho que não é delírio da Ginny não, o Jason deve matar o namorado dela e ela sobrevive. Lembra que na metade do filme ela conta pro namorado uma história de um cara que persegue ela na floresta?

 

Outro momento wtf sem ser o final é o começo, como o Jason chegou à casa da Alice? 06

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Verdade ANGELO VOORHEES, para um cara que passou a vida inteira nas florestas de Cristal Lake vivendo como um animal, até q o Jason teve um otimo senso de direção pra chegar na casa da Alice, sera q ele pediu informação?06

 

 Mas ainda sobre o final do filme, oq me fez pensar q pode ter sido delirio foi a presença do cachorro. Ele não havia sido trucidado por Jason? O casal q queria ir ao Camp Blood encontra o cadaver do bicho pouco antes de serem presos.

 Mas como disse antes, pode ser furo, ou simplesmente não tem explicação06

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Mas ainda sobre o final do filme' date=' oq me fez pensar q pode ter sido delirio foi a presença do cachorro. Ele não havia sido trucidado por Jason? O casal q queria ir ao Camp Blood encontra o cadaver do bicho pouco antes de serem presos.

 Mas como disse antes, pode ser furo, ou simplesmente não tem explicação06

 

Valeu16
[/quote']

 

Eu revi o filme hoje pra tirar essa dúvida e viajei, não é a Ginny que fala pro Paul sobre o cara que persegue ela na floresta, isso só acontece no 3º filme.

 

E realmente o casal vê um cadáver, mas vai saber se era mesmo o cachorro da Terry.

 

Não tem nenhuma brecha pra que a gente possa achar que é um delírio dela. Quando o Jason luta com o Paul na casa e "mata" ele a Ginny foge pra floresta e vai parar na cabana do Jason e lá o Paul aparece vivo e eles "matam" o Jason.

 

No início do 3º filme é dito que a Ginny é a única sobrevivente e que está em estado grave, ou seja, o Paul morre mesmo. Eu penso assim, ele deve ter ido defender a Ginny e o Jason mata ele.

 

Enfim, é difícil saber. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Esse aí é o meu favorito da série' date=' justamente por falarem mais da lenda do Jason e nem todos personagens que aparecem são mortos, a maior preocupação mesmo é ter uma história pra contar.

 

Sobre o final, acho que não é delírio da Ginny não, o Jason deve matar o namorado dela e ela sobrevive. Lembra que na metade do filme ela conta pro namorado uma história de um cara que persegue ela na floresta?

 

Outro momento wtf sem ser o final é o começo, como o Jason chegou à casa da Alice? 06

 

 
[/quote']

 

Você não está confundindo os filmes não?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Esse aí é o meu favorito da série' date=' justamente por falarem mais da lenda do Jason e nem todos personagens que aparecem são mortos, a maior preocupação mesmo é ter uma história pra contar.

 

Sobre o final, acho que não é delírio da Ginny não, o Jason deve matar o namorado dela e ela sobrevive. Lembra que na metade do filme ela conta pro namorado uma história de um cara que persegue ela na floresta?

 

Outro momento wtf sem ser o final é o começo, como o Jason chegou à casa da Alice? 06

 

 
[/quote']

 

Você não está confundindo os filmes não?

 

 

Já corrigi. 05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Uma ultima consideração sobre a parte 2 é que ela se inspira ainda mais em PSICOSE nessa 2ª parte. Inclusive, a estrategia da Ginny para se salvar se passando pela mãe do Jason seria copiada em PSICOSE 2 em uma situação muito parecida. Como diz o ditado "Ladrão que rouba ladrão"06

 Mas vamos em frente. Assisti hoje pela 1ª vez SEXTA FEIRA 13 PARTE 3(FRIDAY THE 13th PART 3)

sexta-feira-13-parte3-poster01.jpg

 

 A historia começa no dia seguinte ao filme anterior. A policia não conseguiu localizar o responsavel pelo massacre. Enquanto isso, um grupo de adolescentes vai passar o fim de semana em uma casa de campo bem perto dalí.

 Esse filme não é tão bom como seus antecessores, mas cumpre bem a proposta de um Slasher.

 Jason continua evoluindo. É aqui que ele consegue a mascara de Hockey que se tornaria a sua marca. Ele tambem já parece adquirir um pouco da força sobre humana que viria a ter nos outros filmes da serie, mas ainda não é o assassino sobrenatural conhecido pela maioria. Jason ainda corre, se machuca, desmaia com uma boa porrada, enfim, dá pra dizer que ainda é humano.

 Os candidatos a presunto(leia-se jovem) são os mais fracos da serie até aqui, não sendo nenhum realmente carismatico. Mas até rendem momentos engraçados, quando querem se livrar da maconha quando veêm a policia se aproximando, ou quando o gordinho aparece de garganta cortada e a maconheira acha q é brincadeira06

 Mas o filme ganha pontos pela troca de ambiente, saem os acampamentos e areas florestais, entra uma area mais rural, com um pequeno lago e celeiro. Esse é o 1º filme da serie que não chove, aqui a chuva é substituida por uma ventania, q até dá um clima legal.

 Mas a nivel de historia é extremamente fraco, se comparado aos outros da serie. O filme foi filmado em 3D, e parece que a equipe se apoiou mais no visual do q em qualquer coisa. Todo momento temos coisas sendo jogadas na camera, desde das mais bizarras(um olho e um arpão disparado por Jason) as mais comuns(ioio e pipoca).

 Algumas coisas tambem eram desnecessarias. Porque outro maluco avisando os jovens do perigo? Pra que aquele trauma da Chris, de um encontro anterior com Jason? Imaginem o filme sem isso, e verão que não muda nada.

 As situações não são criativas, com momentos copiados do 1º filme, como a morte de Debbie, e o momento em que Jason joga o namorado de Chris pela janela? Não estava muito cedo para auto homenagens não? É mais autoplagio.

 Jason tambem sofreu de calvicie instantanea, perdendo barba e bigode do filme anterior. Eu não veria tanto problema nisso, se o diretor da continuação não fosse o mesmo. Mas como tem males que vem pra bem, ajudou a compor o visual classico do Jason.

 Momento mais WTF do filme, é que o gordinho sobreviveu no minimo 30 hora com a garganta cortada06

 E o idiota que morre plantando bananeira? O Jason deve ta pensando "Não vai ter jeito, esse eu sou obrigado a matar"

 Sobre o final, tambem chupado do 1º, aquilo que pula da agua era pra ser a Pamela? Aquilo certo que era delirio da Chris. 06

 

 Mas no geral é um filme divertido, mas muito inferior aos seus antecessores. Pessoalmente, acho q isso se deve a saida de Sean. S. Cunnigham, que dirigiu o primeiro e produziu o segundo.

 

 Como sempre, gostaria de saber a opinião de todos sobre o filme.

Valeu16 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre o fim da Parte 2,eu acho que aquilo foi alucinação da Ginny (minha opinião). Tanto que no começo do 3º filme mostra que logo depois da briga na cabana entre o Jason e Paul, o Jason fugiu de lá (e foi parar naquele mercado). E no noticiário de TV, o Paul não consta como sobrevivente, mas também não consta entre os mortos (falam em 8 - o policial, o Ralph, e os 3 casais de adolescentes). Então, sabe-se lá o que houve com ele (mas se o Jason fugiu, então ele deve ter sobrevivido)...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sexta 3D - 3/5 (também a rever)

 

É o "cult" da série que terminaria de forma digna se este fosse o último filme...

 

E até onde me consta, Cunningham não teve nada a ver com a segunda parte, vide documentário no DVD do primeiro filme e, principalmente, a página do segundo filme no Imdb.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ele não teve, não. Depois do sucesso do 1º filme, os produtores queriam o Jason como vilão no segundo filme, ele achou a idéia bem imbecil e nem quis saber (ele assumiu que estava errado), e só voltaria para produzir as Partes 9, 10 e FvJ.......

 

Foi o Steve Miner diretor do 2 e o 3 que estava envolvido também no 1º filme (era "produtor-alguma coisa" lá e virou o diretor nas continuações).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse 3º filme é engraçado, o roteiro não é lá essas coisas, não fala nada sobre a lenda do Jason, as personagens são totalmente desprezíveis e queremos ver todos mortos, mas mesmo assim eu gosto bastante dele. Já foi o meu favorito por muito tempo, mas hoje é o 2º.

Outra coisa wtf desse filme é o negão da gangue dos motoqueiros, Ali se não me engano, depois da morte dos seus comparsas ele é atacado pelo Jason e leva vários golpes de facão na cabeça, mas no final do filme no celeiro ele reaparece vivo, pra quê? Ele não faz NADA e ainda morre, ninguém lembrava dele mais, podiam ter deixá-lo morto mesmo. 06

 

E como disse o Calvin, o final é digno mesmo, é o meu favorito de toda a série, machadada na cabeça e pimba.

Tanto que o meu avatar é do momento em que o Jason é enforcado. 1606

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De fato, DR CALVIN, Cunnigham é creditado na 2ª parte somente pela utilização das cenas da parte 1. Vacilo da minha parte09

 E parece que o Jason não usa faca, ele simplesmente fica socando o negão. E mesmo assim não faria sentido ele aparecer vivo pra salvar a Chris depois, mas deixa quieto06

 Mas uma duvida q ainda tenho, a figura que sai da agua e ataca a Chris em uma cena identica ao do primeiro filme era a Pamela?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 E parece que o Jason não usa faca' date=' ele simplesmente fica socando o negão. E mesmo assim não faria sentido ele aparecer vivo pra salvar a Chris depois, mas deixa quieto06

 Mas uma duvida q ainda tenho, a figura que sai da agua e ataca a Chris em uma cena identica ao do primeiro filme era a Pamela?
[/quote']

 

Taí a imagem, parece uma machadinha:

 

scaled.phpserver=517&ampfilename=jasonmc2.jpg&ampxsize=578&ampysize=480

 

E sim, era a Pamela.
Angelo Voorhees2008-12-18 13:03:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Continuando a jornada pela saga de Jason, é hora de discutir sobre o 4° da serie que vem com o pretensioso titulo de CAPITULO FINAL

sexta-feira-13-parte4-poster01.jpg

 

 A historia começa quase que do mesmo ponto onde o anterior parou, com a policia recolhendo oque sobrou da ultima farra de Jason e o cadaver do proprio assassino, aparentemente morto por Chris com uma machadada na cabeça.

 Aqui, Jason já é quase aquilo que conhecemos. Já não tem mais problemas com dor, e dá a sua primeira ressucitada, matando um casal de enfermeiros salientes no necroterio. Ele tambem perde qualquer objetividade ou motivação. Aqui, Jason se torna a "força da natureza" matando qualquer coisa que cruze o seu caminho. Resumindo, matar por matar.

 O grupo de jovens da vez, conseguem ser mais chatos que o do filme anterior, e sequer são os unicos no caminho de Jason dessa vez. A familia Jarvis tambem esta na mira de Jason, mas eles contaram com a ajuda de um rapaz que chega a cidade em busca de vingança pela morte da irmã.

 a serie vem decrescendo, pois se a PARTE 3 não tinha uma historia descente, pelo menos ganhava em uma otima construção de clima, coisa que aqui não tem.

 Os produtores tentam inovar, colocando mais do q adolescentes no caminho de Jason, pois a mocinha da vez, faz parte da familia Jarvis. A trama do rapaz em busca de vingança foi uma boa ideia, mas desperdiçada, custava prolongar um pouco o confronto do rapaz com o assassino?. Só pra registrar, sua irmã foi aquela morta por Jason na parte 2, varada por uma lança enquanto transava.

Alías, se levarmos em conta que ela foi morta a apenas dois dias, dá pra dizer que o rapaz juntou bem rapido o material de pesquisa sobre Jason, parecia que ele estava em seu encalço há meses06

 O filme apresenta o personagem Tommy, que acho q depois de Jason e da Sra Voorhees, foi o personagem que mais apareceu na serie. Alias é na cena final que percebemos que os produtores até queriam dar um final para o Jason, mas não a serie.

 

 O prologo é bem interessante, fazendo um otimo resumão dos 3 anteriores.

PS: Perceberam que Chris faz uma rapida aparição no hospital?

 

Como de praxe, gostaria de saber a opinião do pessoal aqui sobre o filme.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse é o mais fraco dos 4 primeiros, mas ainda assim gosto dele. Se não me engano ele é o mais lucrativo da série.

 

O começo é bem legal, mostrando os corpos sendo recolhidos e etc. Mas porque não tiram a máscara do Jason pra levá-lo ao necrotério? 06

A parte do necrotério é horrível, nem pra mostrar os peitinhos da enfermeira prestou. 06

 

Os adolescentes desse filme são irritantes, principalmente aquele Ted com aquela porcaria de ursinho Ted e "dead fuck". Aliás, o dead fuck do filme é o Homem magro do filme As Panteras e o pai do Marty em De Volta Para o Futuro.

 

Essa da família Jarvis ficou estranha, pelo jeito a família morava ali faz tempo, mas nunca ficou sabendo do Jason. 09

 

E como será que morre a Sra. Jarvis? Só aparece ela gritando. Dizem que a cena da morte dela foi cortada e que ela aparece morta numa banheira.

 

O Tommy aparece mais que a Sra. Voorhees até, afinal ele aparece em 3 filmes da série.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Parece que a cena em q o rapaz que quer vingar a irmã encontra a irmã do Tommy em sua barraca sera homenageada no Reboot da serie, mas pelo trailer, dessa vez vai ser mesmo o Jason.

 ANGELO VOORHEES, não achou q essa trama da vingança foi desperdiçada? Podiam ter tirado um pouco mais disso.

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De fato, foi no 4 que as coisas começaram a desandar... Mas também preciso rever para ter uma idéia mais precisa de como vejo o filme hoje...

 

PS: Perceberam que Chris faz uma rapida aparição no hospital?

 

Hmmmm... era ela mesmo? Sempre fiquei curioso de saber quem era aquele casal abraçando aquela pessoa em um close específico. Vou rever a cena...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...