Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th)


Angelo Voorhees
 Share

Recommended Posts

  • Members

Tenho o DVD da parte I (aquele duplo que saiu junto com 'O Exorcista') e estou interessado em comprar as partes 2 e 3. Só não sei se compro já o DVD ou espero o Blu-ray (ainda não tenho o aparelho, mas quero começar minha coleção).

 

Há alguma diferença significativa entre as mídias? A parte 3 vem com os óculos em 3D?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tenho o DVD da parte I (aquele duplo que saiu junto com 'O Exorcista') e estou interessado em comprar as partes 2 e 3. Só não sei se compro já o DVD ou espero o Blu-ray (ainda não tenho o aparelho' date=' mas quero começar minha coleção).

 

Há alguma diferença significativa entre as mídias? A parte 3 vem com os óculos em 3D?
[/quote']

 

O DVD nacional tem uma edição especial que vem com óculos 3D.

 

Já o Blu Ray pelo que fiquei sabendo só a versão européia vem com 3D. As nacionais e americanas, parece que não (mas não tenho certeza disso).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tenho o DVD da parte I (aquele duplo que saiu junto com 'O Exorcista') e estou interessado em comprar as partes 2 e 3. Só não sei se compro já o DVD ou espero o Blu-ray (ainda não tenho o aparelho' date=' mas quero começar minha coleção).

 

Há alguma diferença significativa entre as mídias? A parte 3 vem com os óculos em 3D?
[/quote']

 

Vamos lá:

 

1) Sim, tem uma diferença, a imagem e o som, claro... Não é aquele arrombo, até pq os filmes são muito antigos, mas dá um banho em outros títulos já lançados no formato azul. E a Parte 3 vem com extras que o DVD 3D não tem.

 

2) O BD da Parte 3 só foi lançado em 3D nos EUA. A nossa edição aqui segue o espelho europeu que NÃO é 3D. Portanto, se vc quiser o filme em 3D (que eu recomendo, aliás) e não quiser importar dos EUA - como eu tive que fazer - procure o DVD que vem em 3D.

 

Agora uma outra dica: não penso que compense vc comprar as Partes 2 e 3 em blu-ray e ficar com o primeiro filme em DVD. Compre o BD do primeiro filme também. Vem com extras que o seu DVD não tem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Já o Blu Ray pelo que fiquei sabendo só a versão européia vem com 3D. As nacionais e americanas' date=' parece que não (mas não tenho certeza disso).

[/quote']

 

É o inverso. Só o BD americano que tem o 3D.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members
E não sei quantos aqui souberam disto' date=' mas o diretor de Jason X, James Isaac, faleceu no último dia 07, vítima de câncer...

http://www.fridaythe13thfranchise.com/2012/05/rip-jim-isaac-jason-x-director-loses.html
[/quote']

 

13

 

Que pena. Morreu jovem.04 

 

Até achava ele competente. Poderia render mais com o tempo. Dentro dos limites que a produção do Jason X impunha, até que ele fez um bom trabalho (e ele chegou a trabalhar com o David Cronenberg - que aceitou fazer participação especial no filme - e isso não é qualquer coisa).

 

Enfim.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Pô, achei legal postar os textos do boca do inferno aqui:

 

 

Sexta-Feira 13: “Kill her, mommy!”

POR MATHEUSFERRAZ – 09/07/2012

sexta-feira-13-1980-1-300x214.jpgDepois de já termos estado em Manhattan, no inferno e até no espaço sideral, é uma experiência meio bizarra assistir ao primeiro Sexta-Feira 13. Longe de aspirar a ser um clássico, esta produção B dirigida por Sean S. Cunnigham em 1980 era um filme cujo único propósito era entreter o espectador por 95 minutos, com a história de um punhado de monitores num acampamento de férias sendo eliminados um a um por um assassino misterioso. Nada demais, apenas um slasher competente e sangrento, feito assumidamente em cima do sucesso de Halloween, dois anos antes.

Sexta-Feira 13 segue os passos do filme de John Carpenter, seja no uso de uma data agourenta do título (que, no caso, representa o aniversário do infameJason Voorhees), seja na visão em primeira pessoa do assassino, e na clássica fórmula de deixar os personagens isolados e eliminados com requintes de crueldade. Assim, conforme os monitores vão sendo mortos, o mistério de quem é o assassino e qual a sua motivação cresce, e só é revelado no final. Sem querer entregar muito, este é provavelmente o único filme da série onde a matança faz sentido (a menos que a busca pelo livro do demônio em Jason Vai pro Inferno faça sentido para você…) e vai pegar os menos iniciados de surpresa.

sexta-feira-13-1980-2-300x153.jpgO suspense no filme é bem orquestrado, e os efeitos especiais de Tom Savini garantem bastante sangue. Diferente de 11 em cada 10 slashers, aqui os personagens conseguem criar certa simpatia, embora não escapem de alguns estereótipos. Mas é um alívio que mesmos estes passem longe dos drogados, promíscuos e irritantes bonecos de papelão que tomariam o cinema de horror durante as décadas seguintes.

Como o bom filme de horror que é, Sexta-Feira 13 tinha, sim, potencial para se tornar um cult, angariar algumas sequências e ganhar espaço no coração dos fãs do gênero. Mas nem um oráculo grego seria capaz de imaginar que este modesto slasher se tornaria um dos filmes mais conhecidos e reconhecidos, não apenas para os cinéfilos, e não apenas do cinema de horror, mas da história da cultura pop. E que aquela produção feita pra ganhar um trocado iria gerar 9 sequências, um crossover, uma refilmagem e centenas e centenas de referências.

sexta-feira-13-1980-3-300x152.jpgO bizarro não é apenas que o filme tenha se tornado tão famoso, e sim os desdobramentos disso. Ora, até Betsy Palmer, intérprete de Pamela Voorhees, declarou que achou o roteiro “um pedaço de merda” (nas suas próprias palavras), e que só aceitou o papel porque precisava de dinheiro para comprar um carro. Betsy pode estar sendo cruel demais (o roteiro é competente e bem amarrado, ao contrário do samba do crioulo-doido que a série abraçaria, especialmente a partir do quinto capítulo), mas é inegável que ninguém poderia prever os caminhos que as sequências iriam tomar.

sexta-feira-13-1980-4-300x152.jpgPara se ter uma ideia, é como se as sequências doPsicose original mostrassem o cadáver da Sra. Bates ganhando vida e assassinando todos os que chegassem perto do seu motel. Pode parecer exagerado, mesmo o próprio roteirista Victor Millerdeclara não ter visto as sequências, alegando que os produtores piraram demais na ideia inicial. Pois aos poucos, a simples história de vingança de um assassino enfurecido pela morte de uma criança, causada pela negligência dos monitores do acampamento de férias Crystal Lake, acabou desembocando em massacres cada vez maiores nas mãos de um matador imortal que simplesmente esquartejava qualquer ser humano azarado o suficiente para cruzar o seu caminho.

Este primeiro filme pode, portanto, ser visto como um exemplar independente, e é um dos melhores slashers que os anos 80 produziram. Mesmo que nem todas as matanças seguintes perpetradas em Crystal Lakefossem de se jogar fora, o primeiro massacre continua sendo o clássico. E realmente aconteceu numa Sexta-Feira 13!

ACAMPAMENTO SANGRENTO

Curiosidades e breves análises do filme e seus bastidores – Contém Spoilers!

por Marcelo Milici

sexta-feira-13-1980-5-300x170.jpgDepois do sucesso de “Halloween – A Noite do Terror“, Sean S. Cunningham se juntou com outros produtores como Steve Miner para a realização de um filme barato envolvendo um novo serial killer. A ideia era realizar uma produção independente, modesta, com uma nova data de terror como tema principal das mortes. Escolheram a SEXTA-FEIRA 13, mas faltava a motivação do assassino, as prováveis vítimas…

Em entrevistas, os atores disseram que recebiam as páginas do roteiro aos poucos, já que a história ainda estava sendo escrita. Todo o elenco era formado por jovens canastrões, exagerados, com exceção de Kevin Bacon, que já havia feito alguns filmes antes.

sexta-feira-13-1980-6-300x167.jpgUm dos maiores responsáveis pelo sucesso do filme, que conseguiu um lançamento de sucesso nos cinemas, chama-se TOM SAVINI. Ele já havia mostrado seu talento em “Despertar dos Mortos” e, aqui, o mestre traz realidade às cenas de morte, um visual deformado ao joven Jason e muitas cenas violentas – muitas cortadas devido à censura.

A cena da morte de Kevin Bacon impressionou a crítica que, apesar de considerar o filme ruim, teve que tirar o chapéu para o talento do mestre. A cena teve a participação efetiva do maquiador e ator: ele ficou embaixo da cama, assoprando o tubinho por onde saia o sangue pelo peito falso de Kevin Bacon.

sexta-feira-13-1980-8-300x179.jpgO filme não mostra o corpo do assassino (no caso, assassina) durante os assassinatos. Acompanhamos em primeira pessoa a arma sendo conduzida até a morte da vítima; ou simplesmente o grito da vítima antes de ser atacada. Vez ou outra aparece de relance os sapatos ou sombras pela mata.

Aos que condenam os assassinatos, a própria “Pamela Vorhees” explicou no making of que não culpa a atitude de sua personagem. Tem um fundo nobre: ela mata os monitores do acampamento para que eles não reabram o local onde o filho fora assassinado no passado. Se for aberto, outras crianças poderão morrer…

sexta-feira-13-1980-16-300x205.jpgPara quem não se lembra, Jason afogou-se em 1957. Um ano depois, um casal de monitores foi assassinado no local, dando o apelido de “acampamento sangrento” a Crystal Lake.

O corpo de Jason não foi encontrado na época. Ele ainda estava vivo, vivendo num barraco, alimentando-se de animais e frutas – como é mostrado no segundo filme.

A história do primeiro filme se passa num único dia,SEXTA-FEIRA 13 de JUNHO (data do nascimento de Jason e da estreia nos cinemas), quando vários monitores tentaram reabrir o acampamento.

Crazy Ralph” criou o estilo “cuidado com a maldição do local“, copiado em diversos filmes depois.

sexta-feira-13-1980-9-300x160.jpgBetsy (Miss Vorhees) não queria fazer filme de terror. Só aceitou porque queria comprar um carro. Sua frase: “Kill her, mom“, serviu para a criação do tema musical “ki ki ki…mo mo mo” (utilização dos fonemas de “kill” e “mom“). Ao contrário do que se diz, a trilha JÁ APARECE NO PRIMEIRO FILME!

Na minha opinião, a melhor morte é a de Kevin Bacon mesmo, seguido pela da própria assassina, decapitada, num belo molde da cabeça da atriz…

O filme conseguiu sucesso nos cinemas devido a campanha publicitária nos jornais e nos trailers, que sempre mostrava o título do longa quebrando a tela…Nos filmes seguintes, a brincadeira continuou….

sexta-feira-13-1980-15-300x205.jpg

Tom Savini foi a várias estreias do filme para se divertir vendo o público gritando e até mesmo fugindo da projeção. A cena em que o garoto Jason (deformado, graça ao Savini) sai da água foi a que deu o susto maior no publico. A tendência continuou nos filmes seguintes, sempre com algum sustinho do assassino…

CONTAGEM DE CORPOS

Assassino: Pamela Voorhees

1 : Barry – facada no estômago

2 : Claudette - facada offscreen

3 : Annie – garganta cortada com fação

4 : Ned – garganta cortada

5 : Jack - flecha no peito, por baixo da cama

6 : Marcie - machadada na fuça

7 : Brenda – morte offscreen, depois atirada pela janela

8 : Steve Christy – facão no estômago

9 : Bill - pregado na porta com flechas

Assassino: Alice

10 : Mrs. Voorhees – decapitada por facão

Link to comment
Share on other sites

  • Members

o boca doinferno ta fazendo uma retropecstiva bacana dos 6 primeiros filmes da serie, dissecando cada um e mostrando suas curiosidades, alem da contagem oficial dos corpos de cada... :D

http://bocadoinferno.com/

 

 

Legal os textos, mas sobre a Parte 3 tenho que fazer um adendo. O Jason surgiu na Parte 2, não como uma máquina assassina, e sim como uma criatura selvagem que vive na floresta e com tal acabou dando cabo daqueles que se aproximaram (motivo esse que não se distanciou do motivo da mãe dele no 1º filme). Nas Parte 3, ele ainda manteve essa carecterística boa parte do filme, e só virou máquina assassina quando pôs a máscara de hockey.

 

Então, por isso em grande parte do filme ele tá quieto, na dele. Claro, que teve o casal no começo que ele matou, mas isso eu acho que rolou mais porque ele entrou no mercado com fome pra comer alguma coisa, e o casal indo e vindo dentro da casa acabou cruzando o caminho dele (sei que isso é masturbação mental, mas é a melhor explicação que posso dar). E os motoqueiros, ele despachou porque o celeiro foi a "nova casa" que ele encontrou pra se enconder e eles invadiram o local, pior na verdade, eles iam pôr fogo lá.

 

Mesmo que meio deturpado, a Parte 3 manteve (ou tentou manter) essa característica da Parte 2.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nah, eu concordo que a partir do 3 eles transformaram o Jason numa máquina de exterminar qualquer coisa que se movimente... Não tem justificativa pra ele matar o casal no começo, a não ser isso: o casal tinha que morrer até pq estamos falando de um filme de terror... hahaha

 

Mas quer saber, nada disso importa... a Parte 3 é um filme legal e em 3D é melhor ainda.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com o DOOK. As duas primeiras partes se preocupavam mais em construir um roteiro minimamente coeso e tudo mais.

 

Na Parte 3 deixaram isso pra lá seguindo uma lógica simples: Jason é um assassino e assassinos matam pessoas. Mas o fiapo de roteiro não atrapalha em nada a parte 3, pois trata-se de um slasher bastante atmosférico e clímatico na minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em outras palavras: Sexta Feira 13 poderia ter acabado ali, na parte II, certo? Eu considero os 2 primeiros MUITO superiores aos demais, mesmo adorando a parte 3, 4 e 6. Recentemente vi as partes 7 e 8 e achei totalmente dispensáveis, no mesmo nível de Jason X (que eu gosto mais que essas partes) e Jason Vai Para o Inferno (esse não vejo faz um bom tempo, mas me recordo que era horrendo).

 

Tô desatualizado, houve sequencia do remake? Adorei o remake, justamente por tentarem fazer um apanhado das 3 primeiras partes, até o Jason adotar a máscara icônica de hókei, e virar um serial killer indestrutível, é um excelente remake, e acho que uma sequência cairia muito bem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nah, eu concordo que a partir do 3 eles transformaram o Jason numa máquina de exterminar qualquer coisa que se movimente... Não tem justificativa pra ele matar o casal no começo, a não ser isso: o casal tinha que morrer até pq estamos falando de um filme de terror... hahaha

 

Mas quer saber, nada disso importa... a Parte 3 é um filme legal e em 3D é melhor ainda.

 

Como disse, isso tudo é masturbação mental minha. Mas pra mim funciona assim: Parte 2 - Jason surge como uma Criatura Selvagem; Parte 3 - Ele tem essa transformação de Criatura Selvagem pra Máquina de Matar; Parte 4 - Ele é morto como uma máquina de matar descontrolada. Fechando assim uma "trilogia" dentro da série. O problema é que fizeram os filmes sem pensar no próximo (e nem no anterior), e o foco sempre foi a matança e não o vilão, então essa visão minha desses 3 filmes acaba não condizendo muito, com o que é mostrado nos filmes, mas basicamente é assim que vejo.

 

Só que sim, eles mataram o casal porque o Jason já tinha que matar alguém no começo do filme porque o povo ali já ia ver o filme pra ver matança e se enrolassem muito pra mostrar isso, não iria agradar. O errado aí é que não deram um motivo muito forte pra ele fazer isso. Ele simplesmente entrou lá e matou os dois, deturpando essa característica dele ser uma criatura selvagem, vindo da Parte 2.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já não gostei do remake... Idéias boas tinham de monte, algumas delas aparecem no filme, mas o Nispel fez um filme pra molecada antenada na estética MTV... É tudo muito bonito de se ver... Até o Jason, inclusive.

Eu já não gostei do remake... Idéias boas tinham de monte, algumas delas aparecem no filme, mas o Nispel fez um filme pra molecada antenada na estética MTV... É tudo muito bonito de se ver... Até o Jason, inclusive.

 

Sim, sim, é como dizem, o remake o tornou "asséptico" demais, etc. Mesmo assim gosto.

 

PS: Caso eu suma desse fórum de uma hora pra outra, foi o Jason quem me pegou, ok? haha...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu ja curto o numero 6faltou mencionar no artigo do Bocaque a musica tema desse filme, “He´s Back (The Man Behind The Mask) é de autoria do Alice Cooper…o clipe é bem legal, e contem trechos da produção.

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=BbT8n_ay4fM

 

 

 

Sexta-Feira 13 – Parte 6: Jason vive, nós nos divertimos!

 

Por Marcelo Milici– 13/07/2012

 

sexta-feira-13-parte-6-1986-12-300x205.jpgCrystal Lake já não existe mais. O nome foi alterado para “Forest Green” para evitar qualquer lembrança que pudesse ser associada aos massacres ocorridos na região. Mas, essa não foi a única mudança na franquia “Sexta-Feira 13”. Agora, a série tornou-se uma auto-paródia, transformando o assassino Jason Voorhees num mito e acrescentando uma dose maior de cenas de humor.

Sexta-Feira 13 – Parte VI – Jason Vive” começa exatamente do mesmo modo que o filme anterior. Sem retrospectiva, acompanhamos Tommy Jarvis (desta vez, interpretado por Thom Mathews, dos dois primeiros “A Volta dos Mortos-Vivos”) e um companheiro da instituição mental numa missão noturna no cemitério “Paz Eterna” para verificar se o corpo de Jason continua enterrado por lá. Tommy quer dar um fim nas suas alucinações constantes – como a que acontece no final do filme anterior -, e, para isso, pretende queimar os restos mortais de Jason.

sexta-feira-13-parte-6-1986-11-300x205.jpgDepois que o desenterra, o rapaz acerta o ferro de uma grade no peito dele por diversas vezes até que um forte raio atinge o corpo, trazendo luzes azuis e efeitos mirabolantes, além de fazer com que os olhos de Jason se abram, no melhor estilo “Frankenstein”. Ele mata o companheiro de Tommy e sai pela mata em busca de novas vítimas, enquanto caminha para a antiga Crystal Lake. Aqui, cabe uma boa pergunta: – por que Tommy resolveu levar até o local a máscara de hóquei de Jason?

Tommy busca ajuda da polícia e acaba sendo obrigado a sair da cidade. O Xerife não acredita na história de que Jason estaria vivo, pensando que as novas mortes da região possam ser frutos do próprio jovem que quer provar o retorno do lendário assassino. Assim, uma série de violentos assassinatos assolam a região e o acampamento “Forest Green”, onde um grupo de crianças acaba de chegar para passar o verão, ao passo que Tommy tenta, com a ajuda da filha do Xerife, mais uma vez mandar o corpo de Jason para o lago onde tudo começou.

sexta-feira-13-parte-6-1986-5-300x205.jpgRepleto de piadinhas como a do casal que encontra Jason na mata, a do grupo de paintball, e a da vítima que tem seu rosto esmagado numa árvore – deixando uma marca do “smile” –, esse sexto exemplar torna-se divertido por não se levar muito a sério. A primeira metade é repleta de cenas de humor (inclusive a própria abertura, numa interessante sátira a franquia “007”), deixando a segunda metade com a parte mais violenta e dramática.

Jason segue o estilo do filme anterior, com seus passos lentos, e sua força, capaz de destruir portas e arrancar a cabeça das pessoas. Uma ótima atuação de C.J. Graham. Só não gostei da ideia de fazê-lo com uma espécie de cinto de utilidades, com ferramentas e facas. Já o novo Tommy está bem diferente do anterior: mais falante, mais risonho, mais consciente, menos violento, o que é uma falha de caracterização do personagem.

sexta-feira-13-parte-6-1986-1-300x205.jpgAs mortes continuam sendo o ponto forte: temos uma tripla degolada, uma chave de fenda na cabeça, um coração arrancado com as mãos e um corpo dobrado para trás, além do rapaz que é empalado com uma lança. E as cenas são bem feitas e dirigidas, algo que teve a responsabilidade de Tom McLoughlin, diretor de “Numa Noite Escura“, de vários episódios da série “Sexta-Feira 13 – O Legado” e da adaptação de Stephen King, “Às Vezes Eles Voltam” (1991). Atualmente, está apenas comandando longas para a TV, sem destaque.

sexta-feira-13-parte-6-1986-2-300x205.jpgJuntamente com as partes 1, 2 e a 4, “Sexta-Feira 13 – Parte VI – Jason Vive” está entre os melhores filmes da franquia. Depois, a série desceria até o Inferno, as boas ideias iriam para o Espaço até o remake de 2009.

CURIOSIDADES

- apesar do raio no começo do filme, não há chuva. Isso só aconteceu duas vezes na série até o momento, aqui e no terceiro.

- primeiro filme da franquia em que Jason não mostra o rosto, não perde a máscara

- ninguém é arremessado por um vidro.

- não há cenas de nudez.

CONTAGEM DE CORPOS

Assassino: Jason Voorhees

1 (36) : Allen – coração arrancado

2 (37) : Darren – empalado com uma lança

3 (38) : Lizbeth – com a lança enfiada na boca (sem pensar bobagem)

4 (39) : Burt– braço arrancado e esmagado numa árvore

5 (40) : Stan e

6 (41) : Katie e

7 (42) : Larry – decapitação tripla com um facão

8 (43) : Martin – garrafa quebrada na garganta

9 (44) : Stevene

10 (45) : Annette – empalados juntos na moto

11 (46) : Nikki – rosto esmagado contra a parede de metal de um trailer

12 (47) : Cort – faca na cabeça

13 (48) : Roy – pedaços de seu corpo encontrados na mata

14 (49) : Sissy – cabeça arrancada

15 (50) : Paula– estripada com um facão

16 (51) : Oficial Thornton – chave de fenda na testa

17 (52) : Oficial Pappas – cabeça esmagada nas mãos de Jason

18 (53) : Xerife Garris – quebrado no meio

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho um barato o trabalho desse pessoal do "Boca do Inferno", isso da contagem de corpos é ótimo, haha.

 

A parte 6 é mesmo muito boa, a 5ª é a única que me falta assistir, mas falam tão mal que não sinto muita vontade de assistir não. Tem o Jason no filme, ao menos, ou é uma tentativa de reinventar a franquia, como fez o Carpenter em Halloween 3? (que não tem o Michael Myers, mas se não fosse pelo título equivocado, seria melhor reconhecido, é um excelente filme aquele).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu ja curto o numero 6faltou mencionar no artigo do Bocaque a musica tema desse filme, “He´s Back (The Man Behind The Mask) é de autoria do Alice Cooper…o clipe é bem legal, e contem trechos da produção.

 

 

Só a título de curiosidade: O Alice Cooper participou das duas "Parte 6": Nesse Sexta-feira 13, participou da trilha sonora, e do A Hora do Pesadelo, ele interpretou o padastro do Freddy no Pesadelo Final.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho um barato o trabalho desse pessoal do "Boca do Inferno", isso da contagem de corpos é ótimo, haha.

 

A parte 6 é mesmo muito boa, a 5ª é a única que me falta assistir, mas falam tão mal que não sinto muita vontade de assistir não. Tem o Jason no filme, ao menos, ou é uma tentativa de reinventar a franquia, como fez o Carpenter em Halloween 3? (que não tem o Michael Myers, mas se não fosse pelo título equivocado, seria melhor reconhecido, é um excelente filme aquele).

 

A Parte 5 mesmo não tendo o Jason, é continuação mesmo da série, ao contrário do Halloween 3 que não tem nada a ver com os outros (a não ser a data do título). Mas, mesmo assim, Halloween 3 é bem melhor que essa Parte 5. Nem tem como comparar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...