Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th)


Angelo Voorhees
 Share

Recommended Posts

  • Members

Acho um barato o trabalho desse pessoal do "Boca do Inferno", isso da contagem de corpos é ótimo, haha.

 

A parte 6 é mesmo muito boa, a 5ª é a única que me falta assistir, mas falam tão mal que não sinto muita vontade de assistir não. Tem o Jason no filme, ao menos, ou é uma tentativa de reinventar a franquia, como fez o Carpenter em Halloween 3? (que não tem o Michael Myers, mas se não fosse pelo título equivocado, seria melhor reconhecido, é um excelente filme aquele).

 

Sem querer entregar spoilers, Sexta-Feira 13 Parte V é uma tentativa igual a Halloween 3... E é tudo q eu tenho a dizer sobre isso... :D

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então não tem mesmo o Jason?? Tem o que nesse filme, afinal?

 

Tem o Tommy Jarvis. O filme continua a história dele, já que a intenção dos produtores era fazer com que o Tommy virasse o novo Jason na série. Mas a tentativa parou aqui, já que o filme ficou muito ruim, não rendeu nada, então resolveram trazer o Jason de volta de qualquer jeito na Parte 6.

 

Aqui basicamente, mostra que Tommy ficou meio atormentado, maluco mesmo, e acabou parando numa clínica que trata jovens pertubados. Lá, aparece alguém que começa a matar todos do elenco (todos mesmos, já que esse bate record de mortos num filmes da série). No final, esse assassino aparece com o visual do Jason (tentaram usar a estratégia de "o Jason não tá, mas tem alguém igual a ele") e depois fica se sabendo a identidade do assassino e o motivo dele.

 

A única coisa boa do filme, diria que são as cenas de alucinação do Tommy, fora isso não sobra nada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem o Tommy Jarvis. O filme continua a história dele, já que a intenção dos produtores era fazer com que o Tommy virasse o novo Jason na série. Mas a tentativa parou aqui, já que o filme ficou muito ruim, não rendeu nada, então resolveram trazer o Jason de volta de qualquer jeito na Parte 6.

 

Aqui basicamente, mostra que Tommy ficou meio atormentado, maluco mesmo, e acabou parando numa clínica que trata jovens pertubados. Lá, aparece alguém que começa a matar todos do elenco (todos mesmos, já que esse bate record de mortos num filmes da série). No final, esse assassino aparece com o visual do Jason (tentaram usar a estratégia de "o Jason não tá, mas tem alguém igual a ele") e depois fica se sabendo a identidade do assassino e o motivo dele.

 

A única coisa boa do filme, diria que são as cenas de alucinação do Tommy, fora isso não sobra nada.

 

Quanto mais vocês falam mal, mais curioso eu fico, hahaha. Esse Tommy é o mesmo que aparece "ressuscitando" o Jason na parte 6, que qdo criança teria "matado" o mesmo, na parte 4, certo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto na última sexta 13.

 

 

Sexta-Feira 13 - Capítulo Final (Joseph Zito) - 3/5

 

 

ugh1.jpg

 

Achei interessante começar introduzindo com um texto que escrevi há quase 10 anos sobre filme:

 

"Começa a jornada da série rumo ao fundo do poço. Do título picareta até o seu final irado, o filme já começa a cansar... Os piores e mais estereotipados adolescentes do planeta encontram-se para um fim de semana numa casa ao lado do lar dos Jarvis. Vc passa o filme inteiro implorando para Jason aparecer e trucidar TODOS eles... E Jason não faz por menos, atendendo aos apelos da platéia... Lanças na chuva, facas no pescoço, serrotes, facas de açougueiro na cabeça, momentos Daniela Perez e Guilherme de Pádua, esmagamentos de crânio, arpões na genitália masculina... Tem pra todo mundo... Violentaço, mas é só. Atenção para o então garoto Corey Feldman no papel de um nerd e para Crispin Glover (de As Panteras e De Volta Para o Futuro) no papel mais estúpido de sua insonsa carreira..."

 

Curioso que disto aí que foi escrito deixou de representar o que penso o início do texto. De fato, os piores adolescentes já vistos estão aqui. Mas isso trabalha a favor do filme e não contra. Jason aparece e arrebenta todo mundo - destaque pra morte aí da foto, uma das mais nervosas da série, cortesia do mestre Tom Savini que voltou para encerrar sua participação na série em grande estilo. Ele a começou e, de certa forma, a terminou. Tendo revisto o filme, concordo com o Zito: Jason realmente MORRE neste filme. Mas talvez o mais impressionante seja o fator "podreira", mais evidente aqui do que nos filmes anteriores - nem precisa falar do que veio depois. Tudo é extremamente sujo, úmido e Zito se esbalda nisso criando um espetáculo sanguinolento ainda mais grotesco do que nos filmes anteriores. Mas não supera o primeiro. Divertidaço, especialmente pra se ver em grupo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Yeap... Quando, em um momento mágico, ele esmaga a cabeça da roqueira com a guitarra.

Ela tem representado o meu estado de espírito essas últimas semanas... hahaha

 

Estado pouco cristão esse, vá fazer um pouco de sexo, Dook, hehe. Gosto da Parte IV, que vc comentou acima, e concordo que esse reúne o pior elenco de jovens, o que realmente só ajuda, nesse caso. E realmente acabou ali, o que vem depois é só exploração da franquia, pra ganhar dinheiro. Ou seria Jason, apartir da parte VI, um zumbi?

 

PS: Que belezinha esse poster alternativo hein? O problema é o spoiller, hehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vocês sabiam que há uma versão alternativa para o odiado Sexta-Feira 13 - Parte V? Check it out:

 

Part5_Verison2.jpg

 

 

 

For those fans that are not aware, there is an alternative cut of Friday the 13th: A New Beginning called Version 2. This alternate cut of the film does not offer a lot of differences between itself and the theatrical cut that we have all seen before, however there are a few notable scenes to review.

 

Version 2 of the film is basically a television cut as there is a lot of profanity and some nudity that is removed. The few notable scenes that are different will only be noticed by real hardcore fans of A New Beginning. These notable scenes are below.

 

In the beginning of the film, during the dream sequence, Jason stabs one of his victims in the neck. The audience only sees a close-up of the stabbing into the neck and then his victim falls to the ground. In the uncut scene, Jason stabs his victim in full view without the closeup. This gives a more realistic death.

 

 

 

Demon and his girlfriend Anita are singing a duet when Anita suddenly quiets down. When Demon opens the door to see what is going on, he witnesses Anita on the ground with her neck slit. We get a quick glimpse of the wound. In the uncut scene, there are two shots of Anita on the ground. The first is a wide shot of the body and then the second shot, which has been seen in the theatrical release, is a zoom in of the neck wound.

 

 

Below are other notable changes between the theatrical version and Version 2:

 

- Duke's (the paramedic) line is altered when he sees Joey's body. In the original version he says "Bunch of pussies..." while in Version 2 he says "I'll be damned..."

 

- There is a different angle briefly used in Pete's death (The Greaser).

 

- The scene in which Ethel yells at Junior as he is eating his stew is re-edited to remove the profanity, and uses some different angles.

 

- After Junior is decapitated there is an alternate angle of Ethel in the kitchen, and her dialog is slightly altered.

 

- The scene of Robin going to bed is re-edited to exclude some of her nudity and some dialog.

 

- Before the scene with Robin there is a scene of Violet in her room which originally was part of a scene which occurred a few minutes later. When the scene happens a few minutes later, the footage that was previously used is not present.

 

- When Pam fights off Roy with the chainsaw, she hits him twice in shoulder. Only the second hit appears in the theatrical version.

 

- When Roy dies, the camera stays on Pam, Tommy and Reggie instead of showing Roy falling on the spikes.

 

Since we currently do not have access to this version, we do not have the scenes available to show here. Although this Version 2 edit is slightly altered from the theatrical print, it is still nice to see the different angles and dialogue after watching the film for almost 30 years!

 

part5_opening.jpg

 

 

 

part5_anita.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois dessa, começo a achar que sim, há coisas BEM piores que Sexta-Feira 13 Parte V e até mesmo a Parte IX que todo mundo parece odiar aqui:

 

 

 

Sexta-Feira 13 parte 8: A origem do ódio

 

 

 

friday8%5B2%5D.jpg?imgmax=800

No último mês de agosto foi publicado aqui no NDM um humilde especial com a intenção de prestar uma homenagem à cinessérie Sexta-Feira 13, tão adorada por mim e centenas de outros fãs do cinema de horror. Um dos pontos que acabou gerando certa polêmica foi a pequena lista de seis posições a respeito de algumas situações absurdas que aconteceram na franquia, tendo como primeiro lugar o filme Sexta-Feira 13 parte 8: Jason ataca em Nova York.

 

A maioria das pessoas considera Jason Vai Para O Inferno: A Última Sexta-Feiracomo o ponto mais baixo da série, mas eu continuo contra a correnteza afirmando categoricamente que nada que tenha sido feito com relação ao nosso amigo Jason Voorhees foi tão ruim, pobre e sem sentido do que o oitavo capítulo. Este artigo serve para demonstrar definitivamente as razões que me levaram a chegar a essa conclusão. Prometo que após isso não volto mais a falar a respeito do assunto.

Preparados? Então senta que lá vem história.

Fogo Eterno x Manhattan

Longe de mim querer bancar o advogado do diabo. Sexta-Feira 13 parte 9 é simuma bela de uma bomba nuclear e uma mancha no currículo do famoso assassino mascarado. Entretanto, o nono capítulo da série ainda possui alguns pontos que superam de longe a oitava parte. Dentre esses fatores destacam-se o bom trabalho na parte de efeitos e maquiagem que presenteou a produção com cenas de morte visivelmente aprimoradas, além das inúmeras homenagens feitas a alguns filmes de terror embutidas ao longo da narrativa.

Sim, por mais estúpido que possa soar, a maioria das ideias deturpadas da parte 9 são citações “honrosas” a outras obras. Jason ganhou uma irmã e uma sobrinha, tal qual o psicopata Michael Myers de Halloween e também a capacidade de trocar de corpos, como o extraterrestre em The Hidden. Na casa da família Voorhees existe uma caixa idêntica àquela que guardava a selvagem criatura do segmento “The Crate”, de Creepshow, e também uma cópia do Necronomicon - o livro dos mortos criado por H.P.Lovecraft que aparece no clássico Evil Dead. Sem contar a mão de Freddy Krueger surgindo na cena final.

A verdade é que mesmo sendo praticamente impossível tentar incluir a história deJason Vai Para O Inferno na cronologia da série, ainda assim dá até para se divertir um pouquinho - ênfase no “inho” - se você resolver utilizar a velha técnica de dizer para si mesmo: “Eu estou prestes a assistir a uma bobeira sem tamanho. Deste modo, irei desligar todos os meus pensamentos críticos e tentarei aproveitar da melhor forma possível estas quase duas horas perdidas da minha existência”.

 

Já no caso de Sexta-Feira 13 parte 8, nem mesmo uma completa involução cerebral ao estado Homo Erectus deve se mostrar eficaz em impedir que você passe por uma crise de fúria com o festival de absurdos que lhe é apresentando. Trata-se de um filme com 95 minutos do qual o único proveito que se tira consiste em duas ou três cenas, que juntas não correspondem a 10% da duração total do negócio. E estas pequenas passagens só valem a pena por serem engraçadas. Sério, dá para resumir tudo o que esta abominação tem de interessante em apenas alguns minutos. Para falar a verdade, qualquer um com um pouco de tempo sobrando consegue facilmente fazer um 5 second movie a respeito deste filme. Até eu.

Não acredita? Pois espie só:

 

 

Sentiu o drama?

Uma olhadela no ridículo

Se você é um fã da franquia - o que se subentende que sim, visto que ainda não fechou o navegador e foi fazer algo melhor – tente dar uma resposta para as perguntas abaixo, em ordem cronológica:

O que uma pessoa normal teria na cabeça para querer passear com um aconchegante barquinho dentro de um simples lago?

img1%5B2%5D.jpg?imgmax=800

O que leva uma companhia de energia elétrica a passar um enorme cabo de alta tensão submerso por esse mesmo lago?

img2%5B2%5D.jpg?imgmax=800

Por mais que correr para locais estranhos e pouco seguros seja um clichê comum dos slasher movies, o que diabos alguém teria na cabeça para resolver se enfurnar dentro de um compartimento de carga ao invés de pular na água e sair nadando em direção a floresta logo ao lado?

img3%5B2%5D.jpg?imgmax=800

Analise a sequência abaixo:

try%5B2%5D.jpg?imgmax=800

Reconheceu o barquinho? Então, três perguntinhas básicas:

  1. Crystal Lake alguma vez teve montanhas ao seu redor?

  1. Crystal Lake alguma vez aparentou localizar-se em uma cidade portuária?

  1. Crystal Lake alguma vez teve barcos ou navios navegando em sua superfície?

Resposta para todas as questões acima: MAS É CLARO QUE NÃO, CACETE!

 

 

Nos filmes anteriores, onde é que este bando de estudantes de Crystal Lake se escondia que nunca apareceram?

img6%5B2%5D.jpg?imgmax=800

O que deu na cabeça do Jason quando ele decidiu passar a noite embaixo d’água para invadir um navio pela manhã?

img7%5B2%5D.jpg?imgmax=800

Por que será que o Jason prefere caminhar sorrateiramente pelo interior do navio ao invés de passar a faca em geral logo de uma vez? E como ninguém consegue notar a presença de um sujeito enorme, putrefato e com uma máscara de hockey no rosto?

 

 

De onde surgiu este “garoto Jason fantasma” que conseguiu fazer até o cachorro da protagonista dar no pé de medo?

img9%5B2%5D.jpg?imgmax=800 Samara Begins?

 

A rajada de balas no defunto

Meu caro leitor, creio que se continuarmos seguindo adiante tentando encontrar respostas para tamanha imbecilidade – de um lago para Nova York, alguém? – ficaríamos aqui por um bom tempo. Esses argumentos foram mais que suficientes para demonstrar que esta oitava parte da franquia Sexta Feira 13 representa o fundo do poço se comparada a todas as outra produções.

Como exemplo supremo, peguemos o “susto” final. Claro, faz parte da cartilha pregar uma peça no espectador. Quando você acredita que está tudo bem, que o mal se foi e que só nos resta respirar aliviados, eis que surge a melindrosa câmera se aproximando e dando a entender que algo ruim ainda irá acontecer, mas tudo para mostrar…

toby%5B5%5D.jpg?imgmax=800

Agora me responda como, por Odin, COMO este cachorro conseguiu sair de dentro de um navio que naufragou para então seguir até Nova York e ainda encontrar a sua dona no meio de uma megalópole?

Sugestões?

Se mesmo assim você vier a nutrir uma opinião contrária, fique a vontade em compartilhar o seu ponto de vista. Eu adoraria saber. Principalmente se você conseguir arrumar algumas justificativas para colocar essa tranqueira em um patamar um pouco acima do que eu tenho em mente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Minha internet está um verdadeiro lixo, e não consegui ainda obter a parte V. Essa versão alternativa é possível de se achar em algum lugar?

 

Dei uma procurada agora na hora do almoço... Nada...

 

Mas veja a versão original... Qualquer que seja essa "versão 2" é uma versão para a TV, ou seja, com mais cortes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal com mais de 30, quem nunca aqui pegou esse na locadora pra assistir?

 

bigPhoto_0.jpg#1

 

Um barato a informação na lombada: "legendas eletrônicas em português"...

 

"Legendas eletrônicas em português", haha. Ele nunca foi lançado dublado por aqui, é isso? Esse eu nunca achei na locadora não, se realmente não havia a versão dublada, deve ser por isso que não tinha aqui na locadora que eu frequentava, a dona da locadora dizia que evitava comprar filmes legendados já que eles "mofavam" sem serem alugados. Mesmo assim era mto bom ir até a locadora e ficar vasculhando as dezenas de prateleiras empoeiradas, especialmente a sessão de filmes de terror, com diversas pérolas, que eu nunca vi serem lançadas depois em DVD. Bons tempos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dei uma procurada agora na hora do almoço... Nada...

 

Mas veja a versão original... Qualquer que seja essa "versão 2" é uma versão para a TV, ou seja, com mais cortes.

 

Vou continuar tentando.

 

E a parte IX eu vi faz um bom tempo, preciso rever, mas realmente não são boas as lembranças. Já o "Jason X" eu acho bem legal, tem uma das mortes mais legais de toda a série, na minha opinião, aquela onde o Jason congela a cabeça de uma das vítimas e a espatifa violentamente, espalhando os pedaços para todos os lados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"Legendas eletrônicas em português", haha. Ele nunca foi lançado dublado por aqui, é isso? Esse eu nunca achei na locadora não, se realmente não havia a versão dublada, deve ser por isso que não tinha aqui na locadora que eu frequentava, a dona da locadora dizia que evitava comprar filmes legendados já que eles "mofavam" sem serem alugados. Mesmo assim era mto bom ir até a locadora e ficar vasculhando as dezenas de prateleiras empoeiradas, especialmente a sessão de filmes de terror, com diversas pérolas, que eu nunca vi serem lançadas depois em DVD. Bons tempos.

 

Que eu saiba, nunca foi lançado dublado em VHS... Naquela época, acho que 5% dos VHS lançados eram dublados e 95% desse total eram desenhos da Disney. Se a dona evitava comprar filmes legendados, coitada... Não devia ter nem uma centena de filmes na locadora. Eu também adorava ir na locadora e fuçar nas prateleiras... Achava uns filmes que nunca vi na vida até então e nem depois! Hahahahaha

 

É impressionante notar que Sexta-Feira 13, de certo modo, faz parte essencial de todo esse período. Bons tempos MESMO esses em que vivemos lá nos 80's...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que ela se referia mais aos lançamentos. As velharias, principalmente terror, eram mesmo a grande maioria legendados. Mas lembro de ver muita coisa dublada, A Lista de Schindler, por exemplo, era um VHS duplo e dublado, foi assim que vi o filme pela primeira vez. E assim foi com diversos outros.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também acho que a Parte 8 coleciona um rol enorme de absurdos, até se considerando os absurdos que os filmes da série normalmente traz. Mas o maior problema dele é mesmo só ter 15 min em NY, pra ficar a maior parte do tempo naquele navio. Triste.

 

(e esse da guria no barco, ela diz no making off, que não tinham dublês, e estava muito frio pra filmar no lago, por isso resolveram colacar a personagem se escondendo dentro do barco, em vez de tentar fugir nadando no lago. Não deixa de ser risível isso.)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...