Jump to content
Forum Cinema em Cena

Dúvidas Técnicas Sobre Informática


T.O.H.
 Share

Recommended Posts

  • Members

Dúvida aos Técnicos e Analistas de Informática, etc:

 

Preciso adquirir um Notebook, gostaria de informações sobre algumas configurações razoáveis para trabalhar com autocad 2008, sketchup 7, além de navegar na internet adsl (em casa), levar para universidade, reuniões, viagens etc.

 

São Necessidades Básicas, (o que mais faço uso):

 

Internet, e-mail, Projetos com Software Autocad2008, Sketchup, Excel, Word, Donwload de Músicas, Google Earth, Gravar Cds de Dados e Audio.

 

Não são minhas prioridades: (Nunca faço uso)

 

Donwload de Vídeos completos, Séries, Games.

 

Poderiam me ajudar com algumas configurações básicas (mínimas) e dicas para adquirir um Notebook?

 

- 1 - Processador

- 2 - HD (capacidade)

- 3 - Memória RAM

- 4 - Memória ROM e Cache ( são importantes? )

- 5 - Gravadora de CD/DVD

- 6 - Tela (tamanho adequado e resolução)

- 7 - Modelo de teclado

- 8 - Bateria (duração)

- 9 - Portas e Conexões

- 10 - Placa e Memoria de Vídeo

- 11 - Assistência técnica e garantia (mínima)

- 12 - Sistema Operacional (será que encontro algum que vem com o Windows XP?) Se não o que devo fazer se comprar um com os sistemas genéricos?.

- 13 - Office???

 

Enfim, se alguem puder ajudar agradeço.
Bronson2009-04-12 12:01:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Dúvida aos Técnicos e Analistas de Informática' date=' etc:

 

Preciso adquirir um Notebook, gostaria de informações sobre algumas configurações razoáveis para trabalhar com autocad 2008, sketchup 7, além de navegar na internet adsl (em casa), levar para universidade, reuniões, viagens etc.

 

São Necessidades Básicas, (o que mais faço uso):

 

Internet, e-mail, Projetos com Software Autocad2008, Sketchup, Excel, Word, Donwload de Músicas, Google Earth, Gravar Cds de Dados e Audio.

 

Não são minhas prioridades: (Nunca faço uso)

 

Donwload de Vídeos completos, Séries, Games.

 

Poderiam me ajudar com algumas configurações básicas (mínimas) e dicas para adquirir um Notebook?

 

- 1 - Processador

- 2 - HD (capacidade)

- 3 - Memória RAM

- 4 - Memória ROM e Cache ( são importantes? )

- 5 - Gravadora de CD/DVD

- 6 - Tela (tamanho adequado e resolução)

- 7 - Modelo de teclado

- 8 - Bateria (duração)

- 9 - Portas e Conexões

- 10 - Placa e Memoria de Vídeo

- 11 - Assistência técnica e garantia (mínima)

- 12 - Sistema Operacional (será que encontro algum que vem com o Windows XP?) Se não o que devo fazer se comprar um com os sistemas genéricos?.

- 13 - Office???

 

Enfim, se alguem puder ajudar agradeço.
[/quote']

 

Vamuvê... Notebook é uma coisa complicada: os bons para viajar são ruins para usar AutoCAD, e os notes para AutoCAD são pesados (o que atrapalha em viagens)...

 

Mas talvez você dê sorte na vida e encontre um que una o melhor de tudo!

 

- 1 - Processador

Evite Sempron, Celeron e Athlon 64 para notebooks. Pentium Dual Core é uma boa, mas roda somente aplicativos de 32 bits. Os processadores Core 2 (não confundir com Core Duo) e Turion 64 rodam programas de 32 e 64 bits, o que pode ser interessante numa futura versão dos seus programas de CAD.

 

- 2 - HD (capacidade)

 

Acho que 250 GB tá bom. Dá espaço de sobra para músicas, projetos e emergências 03

 

- 3 - Memória RAM

 

Se o note for com Windows XP, 2 GB tá bom. Com o Vista, eu recomendo pelo menos 3 GB.

 

- 4 - Memória ROM e Cache ( são importantes? )

 

Não se preocupe com a ROM (no caso dos PCs atuais, EEPROM). O importante mesmo é a cache L2 do processador. É um número escondido nas configurações do aparelho. É basicamente uma memória especial para o processador não ficar puxando sempre dados da memória RAM, acelerando mais o processamento. Os processadores mais baratos vêm com pouca cache. Tente pegar um com a cache L2 de pelo menos 2 MB (pode ser 2x1 MB).

 

- 5 - Gravadora de CD/DVD

 

Se gravar DVD de duas camadas (ou DL - vai que precisa...), tá de bom tamanho.

 

- 6 - Tela (tamanho adequado e resolução)

 

Recomendo, antes de comprar, passear num Extra ou Carrefour e ver o tamanho das telas dos notebooks, vendo qual te agrada mais. Uns compram de 15 polegadas quando querem um de 12, e vice-versa. Talvez um de 15 seja bom pra você.

 

- 7 - Modelo de teclado

 

Isso vai depender da procedência. Um note do Brasil tem teclado ABNT2. Os importados geralmente vêm no padrão americano. Cuidado para não pegar um com padrão mais exótico (como os da Inglaterra).

 

- 8 - Bateria (duração)

 

Complicado... Primeiro, quanto mais possante é o note, menor vai ser a autonomia dele sem estar na tomada. Segundo: poucos fabricantes oferecem bateria de maior carga, bateria adicional, etc. na hora da compra (acho que só a Dell no Brasil). E ainda têm uns casos de notebooks que, segundo o manual, tem autonomia de X horas, e quando você vê realmente... 04

 

Antes de comprar o note, pesquise em fóruns no Google sobre ele.

 

- 9 - Portas e Conexões

 

O de praxe: USB, talvez um leitor de cartões SD, MMC, etc. Você pode procurar um aceite cartão de expansão (ExpressCard) - se seu dinheiro permitir...

 

Quanto às conexões de rede, nada que uma entrada cabeada 10/100 e uma sem fio que aceite os padrões 802.11 B/G não resolvam (praticamente todos os notebooks atuais têm isso)

 

- 10 - Placa e Memoria de Vídeo

 

Placa: Nvidia, ATI (CAD também é exigente com o vídeo) ou -como opção mais barata - Intel.

Memória: Geralmente é compartilhada com a memória principal; em raros casos há uma memória dedicada para o vídeo. Pelo menos 256 MB.

 

- 11 - Assistência técnica e garantia (mínima)

 

No mínimo um ano. Notebook é coisa que dá problema com mais facilidade. Se comprar um Dell, tente pegar a garantia estendida.

 

- 12 - Sistema Operacional (será que encontro algum que vem com o

Windows XP?) Se não o que devo fazer se comprar um com os sistemas

genéricos?.

 

Caso compre um novo, ele pode vir de três formas:

 

a) Sem sistema operacional

B) Com Windows Vista

c) Com uma distribuição Linux

 

Notes com XP hoje, só os ultraportáteis, cuja configuração não compensa.

 

Ah, e evite colocar Windows pirata. Não tô dando uma de moralista; trabalho com suporte e vejo que os computadores mais problemáticos são os "piratas", que não recebem atualização da Microsoft e são mais vulneráveis a vírus (o vírus da moda, o Conficker, pode ser detido com uma simples atualização do Windows, que muita gente não faz porque... 03)

 

- 13 - Office???

Eu uso o BrOffice e sou feliz. Use o que sua consciência desejar.

______________________________

 

Como você vai usar o notebook para trabalho, evite comprar de camelô e "lojinha". Pode sair um pouco mais caro, mas compensa.

 

Se você achar um note que gosta, pesquise no Google, vê se dá problema, se o monitor é muito fosco, etc. e posta as configurações aqui.

 

Espero ter te ajudado. Abraços!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu realmente não sei o que acontece aqui no meu PC... Primeiro, meu emulador de arcade, MAME pára de rodar Alien vs Predador, me forçando a baixar o Nebula só para jogar este único jogo...

 

Agora, meses depois, o meu Gens32 que utilizo para jogar Mega, Sega CD e outros, do nada, parou de funcionar. Abre-se o programa e, segundos depois, ele fecha automaticamente. Já desinstalei e instalei de novo, já fiz update e acontece sempre a mesma coisa.

 

O que será que acontece?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu realmente não sei o que acontece aqui no meu PC... Primeiro' date=' meu emulador de arcade, MAME pára de rodar Alien vs Predador, me forçando a baixar o Nebula só para jogar este único jogo...

Agora, meses depois, o meu Gens32 que utilizo para jogar Mega, Sega CD e outros, do nada, parou de funcionar. Abre-se o programa e, segundos depois, ele fecha automaticamente. Já desinstalei e instalei de novo, já fiz update e acontece sempre a mesma coisa.

O que será que acontece?
[/quote']

 

Ninguém??
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nope... o Gens32 funcionou comigo por mais de ano. Joguei ele no início da semana, e quando foi quinta ou sexta, começou isso...

 

Quanto ao MAME, a mesma coisa. Jogava AvP normal nele. Até um dia que ele resolveu não mais abrir o jogo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nope... o Gens32 funcionou comigo por mais de ano. Joguei ele no início da semana' date=' e quando foi quinta ou sexta, começou isso...

 

Quanto ao MAME, a mesma coisa. Jogava AvP normal nele. Até um dia que ele resolveu não mais abrir o jogo.
[/quote']

 

Tá usando qual versão do DirectX?

 

(Para ver, vá no Menu Iniciar -> Executar, digite "dxdiag" e veja a versão do programa)

 

Talvez se atualizá-lo o seu problema se resolva.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu realmente não sei o que acontece aqui no meu PC... Primeiro' date=' meu emulador de arcade, MAME pára de rodar Alien vs Predador, me forçando a baixar o Nebula só para jogar este único jogo...

 

Agora, meses depois, o meu Gens32 que utilizo para jogar Mega, Sega CD e outros, do nada, parou de funcionar. Abre-se o programa e, segundos depois, ele fecha automaticamente. Já desinstalei e instalei de novo, já fiz update e acontece sempre a mesma coisa.

 

O que será que acontece?

[/quote']

 

Ninguém??

 

E tenta pegar a última versão do Mame e do Gens32, antes de atualizar o DirectX.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dúvida aos Técnicos e Analistas de Informática' date=' etc:

 

Preciso adquirir um Notebook, gostaria de informações sobre algumas configurações razoáveis para trabalhar com autocad 2008, sketchup 7, além de navegar na internet adsl (em casa), levar para universidade, reuniões, viagens etc.

 

São Necessidades Básicas, (o que mais faço uso):

 

Internet, e-mail, Projetos com Software Autocad2008, Sketchup, Excel, Word, Donwload de Músicas, Google Earth, Gravar Cds de Dados e Audio.

 

Não são minhas prioridades: (Nunca faço uso)

 

Donwload de Vídeos completos, Séries, Games.

 

Poderiam me ajudar com algumas configurações básicas (mínimas) e dicas para adquirir um Notebook?

 

- 1 - Processador

- 2 - HD (capacidade)

- 3 - Memória RAM

- 4 - Memória ROM e Cache ( são importantes? )

- 5 - Gravadora de CD/DVD

- 6 - Tela (tamanho adequado e resolução)

- 7 - Modelo de teclado

- 8 - Bateria (duração)

- 9 - Portas e Conexões

- 10 - Placa e Memoria de Vídeo

- 11 - Assistência técnica e garantia (mínima)

- 12 - Sistema Operacional (será que encontro algum que vem com o Windows XP?) Se não o que devo fazer se comprar um com os sistemas genéricos?.

- 13 - Office???

 

Enfim, se alguem puder ajudar agradeço.
[/quote']

Vamuvê... Notebook é uma coisa complicada: os bons para viajar são ruins para usar AutoCAD, e os notes para AutoCAD são pesados (o que atrapalha em viagens)...

Mas talvez você dê sorte na vida e encontre um que una o melhor de tudo!

- 1 - Processador
Evite Sempron, Celeron e Athlon 64 para notebooks. Pentium Dual Core é uma boa, mas roda somente aplicativos de 32 bits. Os processadores Core 2 (não confundir com Core Duo) e Turion 64 rodam programas de 32 e 64 bits, o que pode ser interessante numa futura versão dos seus programas de CAD.

- 2 - HD (capacidade)

Acho que 250 GB tá bom. Dá espaço de sobra para músicas, projetos e emergências 03

- 3 - Memória RAM

Se o note for com Windows XP, 2 GB tá bom. Com o Vista, eu recomendo pelo menos 3 GB.

- 4 - Memória ROM e Cache ( são importantes? )

Não se preocupe com a ROM (no caso dos PCs atuais, EEPROM). O importante mesmo é a cache L2 do processador. É um número escondido nas configurações do aparelho. É basicamente uma memória especial para o processador não ficar puxando sempre dados da memória RAM, acelerando mais o processamento. Os processadores mais baratos vêm com pouca cache. Tente pegar um com a cache L2 de pelo menos 2 MB (pode ser 2x1 MB).

- 5 - Gravadora de CD/DVD

Se gravar DVD de duas camadas (ou DL - vai que precisa...), tá de bom tamanho.

- 6 - Tela (tamanho adequado e resolução)

Recomendo, antes de comprar, passear num Extra ou Carrefour e ver o tamanho das telas dos notebooks, vendo qual te agrada mais. Uns compram de 15 polegadas quando querem um de 12, e vice-versa. Talvez um de 15 seja bom pra você.

- 7 - Modelo de teclado

Isso vai depender da procedência. Um note do Brasil tem teclado ABNT2. Os importados geralmente vêm no padrão americano. Cuidado para não pegar um com padrão mais exótico (como os da Inglaterra).

- 8 - Bateria (duração)

Complicado... Primeiro, quanto mais possante é o note, menor vai ser a autonomia dele sem estar na tomada. Segundo: poucos fabricantes oferecem bateria de maior carga, bateria adicional, etc. na hora da compra (acho que só a Dell no Brasil). E ainda têm uns casos de notebooks que, segundo o manual, tem autonomia de X horas, e quando você vê realmente... 04

Antes de comprar o note, pesquise em fóruns no Google sobre ele.

- 9 - Portas e Conexões

O de praxe: USB, talvez um leitor de cartões SD, MMC, etc. Você pode procurar um aceite cartão de expansão (ExpressCard) - se seu dinheiro permitir...

Quanto às conexões de rede, nada que uma entrada cabeada 10/100 e uma sem fio que aceite os padrões 802.11 B/G não resolvam (praticamente todos os notebooks atuais têm isso)

- 10 - Placa e Memoria de Vídeo

Placa: Nvidia, ATI (CAD também é exigente com o vídeo) ou -como opção mais barata - Intel.
Memória: Geralmente é compartilhada com a memória principal; em raros casos há uma memória dedicada para o vídeo. Pelo menos 256 MB.

- 11 - Assistência técnica e garantia (mínima)

No mínimo um ano. Notebook é coisa que dá problema com mais facilidade. Se comprar um Dell, tente pegar a garantia estendida.

- 12 - Sistema Operacional (será que encontro algum que vem com o Windows XP?) Se não o que devo fazer se comprar um com os sistemas genéricos?.

Caso compre um novo, ele pode vir de três formas:

a) Sem sistema operacional
B) Com Windows Vista
c) Com uma distribuição Linux

Notes com XP hoje, só os ultraportáteis, cuja configuração não compensa.

Ah, e evite colocar Windows pirata. Não tô dando uma de moralista; trabalho com suporte e vejo que os computadores mais problemáticos são os "piratas", que não recebem atualização da Microsoft e são mais vulneráveis a vírus (o vírus da moda, o Conficker, pode ser detido com uma simples atualização do Windows, que muita gente não faz porque... 03)

- 13 - Office???

Eu uso o BrOffice e sou feliz. Use o que sua consciência desejar.
______________________________

Como você vai usar o notebook para trabalho, evite comprar de camelô e "lojinha". Pode sair um pouco mais caro, mas compensa.

Se você achar um note que gosta, pesquise no Google, vê se dá problema, se o monitor é muito fosco, etc. e posta as configurações aqui.

Espero ter te ajudado. Abraços!

 

Prezado Smith,

 

Você nem faz ideia do quanto ajudou, ajudou muito mesmo e mais até do que Eu imaginava, foram ótimas as dicas, todas estão de uma forma bem fácil de se entender, irei imprimir estas e ir a caça de meu primeiro Notebook, se for necessário passarei algumas configurações aqui ou por Mp a posterior.

 

Grande Abraço e Muito Obrigado pela ajuda!
Bronson2009-04-21 14:38:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nope... o Gens32 funcionou comigo por mais de ano. Joguei ele no início da semana' date=' e quando foi quinta ou sexta, começou isso...

 

Quanto ao MAME, a mesma coisa. Jogava AvP normal nele. Até um dia que ele resolveu não mais abrir o jogo.
[/quote']

Tá usando qual versão do DirectX?

(Para ver, vá no Menu Iniciar -> Executar, digite "dxdiag" e veja a versão do programa)

Talvez se atualizá-lo o seu problema se resolva.

 

Ainda não verifiquei isso, mas acho que meu Direct X é atualizado...

 

Mas vou checar em casa. Valeu.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Linux é um sistema maravilhoso. Agora se houvesse uma maneira de eu poder trabalhar com meus programas favoritos, como: adobe premiere, photoshop, flash e 3ds max, seria melhor ainda. Com isso, sou obrigado a usar linux junto com o xp na mesma máquina. O Ubuntu é a minha distribuição favorita e já está em sua versão 10. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

que droga..o q eu fiz no meu PC?

 

Abri ele todinho, tirei todas as peças...limpei com alcool isopropilico, montei, agora de tempos em tempos ele desliga sozinho...Olhei o cooler está normal, memórias tudo ok...agora ele parou de desligar. Porem toda hora que mando um documento pata impressão ele desliga, quando vou converter um video do youtube ele desliga...nem sei mais o que faço...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O processador ñ tá superaquecendo não? Quando ele desligar' date=' religa ele e entra no setup pra ver a temperatura. Se tiver perto ou mais de 90° é pq tá superaquecendo. [/quote']

 

Está em 65º...será que é aquela pastinha que desgastou q fica entre o processador e o dissipador? onde eu arranjo aquele troço para colocar? Estou usando ele beleza aqui, mas na hora q faço algo pesado, converter um video, imprimir algo ele desliga...07

 

Dizem que quando ele trabalha mais, esquenta e desliga...existe algum pograma para monitorar emquanto eu faço algum processo?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tá alto. Processador novo geralmente fica perto dos 40°C. Com certeza é com a pasta, aconteceu aqui no trampo umas vezes, fui limpar o pc e quando boto ele pra funcionar, uns 5 min depois desliga sozinho. Tenta comprar uma de boa qualidade por aí, processador mais novo tem que ter muito cuidado com aquecimento. Outra coisa também é ver ser a "chapa" do cooler tá bem encostada no cpu.

 

Tem sim. Vai no baixaki, superdownloads e procura por cpu monitor e pegue o que mais te agradar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No meu pc, além de passar artic silver 5 no processador, ainda coloquei 3 fans. Um na frente, puxando ar de fora para dentro, outro na lateral, também puxando ar e um na traseira, jogando ar quente para fora. Resultado de tudo isso: meu pc baixou de 42 para 30 graus. E quando eu jogo need for speed underground ou the sims, fica no máximo em 45. Nunca chega a 50. Antes, sem a pasta e os fans, ia até 55. Colocar fans no pc faz muita diferença. Vale a pena. 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tá alto. Processador novo geralmente fica perto dos 40°C. Com certeza é com a pasta' date=' aconteceu aqui no trampo umas vezes, fui limpar o pc e quando boto ele pra funcionar, uns 5 min depois desliga sozinho. Tenta comprar uma de boa qualidade por aí, processador mais novo tem que ter muito cuidado com aquecimento. Outra coisa também é ver ser a "chapa" do cooler tá bem encostada no cpu.

Tem sim. Vai no baixaki, superdownloads e procura por cpu monitor e pegue o que mais te agradar.
[/quote']

 

Baixei o programa, o processador fica entre 45 a 50º, ( ele não é novo) e quando mando imprimir alguma coisa a temperatura dele sobe para 98 a 99 e desliga...

Será q é o processador? e essa pasta? onde acho pra comprar/ é cara?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Tá alto. Processador novo geralmente fica perto dos 40°C. Com certeza é com a pasta' date=' aconteceu aqui no trampo umas vezes, fui limpar o pc e quando boto ele pra funcionar, uns 5 min depois desliga sozinho. Tenta comprar uma de boa qualidade por aí, processador mais novo tem que ter muito cuidado com aquecimento. Outra coisa também é ver ser a "chapa" do cooler tá bem encostada no cpu.

 

Tem sim. Vai no baixaki, superdownloads e procura por cpu monitor e pegue o que mais te agradar.

[/quote']

 

Baixei o programa, o processador fica entre 45 a 50º, ( ele não é novo) e quando mando imprimir alguma coisa a temperatura dele sobe para 98 a 99 e desliga...

Será q é o processador? e essa pasta? onde acho pra comprar/ é cara?

 

Eu recomendo comprar a Artic Silver 5. Veja aqui o produto e suas características:

 

http://www.evomaster.com.br/produto.php?id_produto=100

 

Eu comprei a minha no mercado livre.

 

E se você continuar usando o pc com essa temperatura, corre o risco de queimar o processador. É melhor deixar quieto e passar a pasta térmica. Tem que ver se você não andou tirando o cooler a toa, pois uma vez que se tira, é praticamente obrigatório renovar a pasta. Antes de passar a artic silver 5, tem que deixar o local bem limpo. Ou seja, retire primeiro a pasta antiga pra depois colocar a nova.

Tetsuo2009-06-05 08:32:14

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...