Members sunderhus Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Olá galera... Minha intenção aqui é, em conjunto com vocês, montar uma lista de filmes que abordem o tema fundamentalismo (não apenas o religioso, mas também o político, ideológico, econômico, cultural) para passá-la para os meus alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, que farão um trabalho final com base nesses filmes. Bom... Eu pensei em dois filmes básicos para começar, e que não são clássicos sobre o assunto: V de Vingança Equilibrium Agora eu gostaria de saber quais os filmes vocês indicariam... Obrigado pela ajuda de todos... Quote Link to comment
Members Moonsorrow Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Farenheit 451 Quote Link to comment
Members EdTheTrooper Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Clube da Luta A Laranja Mecânica Tem Paixão de Cristo também, mas acho esse filme um lixo. PS: não sei se esses filmes se enquadram no que você procura. Quote Link to comment
Members jujuba Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 “A Queda! As Últimas Horas de Hitler”. Eu vi apenas algumascenas, mas acho que se enquadrano que tu quer. Quote Link to comment
Members Administrator Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Não sei se serve, mas uma dica "Julgamento de Nuremberg" Um dos julgamentos realizados em Nuremberg, onde nazistas são julgados pelos crimes de Guerra.Kika2007-11-04 18:50:04 Quote Link to comment
Members Conan o bárbaro Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Fundamentalismo....hum... Tenho um filme bom, mas está relacionado ao tema Totalitarismo. Muita gente aí está citando filmes por aí. Já viram o Triunfo da Vontade? Um filme feito na fase do Nazismo exaltando o povo germânico. Bem interessante... http://video.google.com/videoplay?docid=-1624809629731313480&q=triumph+will&total=960&start=0&num=10&so=0&type=search&plindex=0 Quote Link to comment
Members sunderhus Posted November 4, 2007 Author Members Report Share Posted November 4, 2007 Totalitarismo também é um tema que será abordado... Na verdade, eu tô pensando em transformar esse tópico em uma operação didática conjunta... Quote Link to comment
Members jujuba Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Tem ainda um filme que assisti recentemente "Jerusalém".Maria shy2007-11-05 09:18:06 Quote Link to comment
Members Michel M. Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Não Maria, ele da aulas de história, é fogo esse pessoal que julga sem saber Um filme interessante é "Paradise Now" Quote Link to comment
Members -THX-1341325107 Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 O que é isso, companheiro? Quote Link to comment
Members jujuba Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Aff! Tete, eu estava tentando lembrar o nome dessefilme! Não sei se "Zuzu Angel" caberia aqui tb. Quote Link to comment
Members The Cube Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Acho que o filme "A Vila" se enquadra e muito bem... Quote Link to comment
Members Michel M. Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Senhor dos Anéis mostra de forma bem simples como era a baixa idade média. Quote Link to comment
Members -THX-1341325107 Posted November 4, 2007 Members Report Share Posted November 4, 2007 Aff! Tete, eu estava tentando lembrar o nome dessefilme! Não sei se "Zuzu Angel" caberia aqui tb. [/quote']Zuzu Angel também. ainda não assisti, mas é sobre ditadura militar durante os anos 60. Quote Link to comment
Members Dook Posted November 5, 2007 Members Report Share Posted November 5, 2007 Primeiro, gostaria de compreender qual o contexto em que está inserida a palavra 'fundamentalismo'. Quote Link to comment
Members Administrator Posted November 5, 2007 Members Report Share Posted November 5, 2007 Kosovo - Crimes de Guerra "Diário de uma motocicleta' Quote Link to comment
Members Dook Posted November 5, 2007 Members Report Share Posted November 5, 2007 Ensino médio' date=' uhm...Esqueça filmes velhos, eu como todos nesse tempo odeia essas bagaças "clássicas" então esqueça.E tem neguinho que já colocou Laranja Mecânica, As últimas horas de Hitler, os seus alunos vão te mandar ir tomar no c*.Seguindo seus exemplo V de vingança e Equilibrium, vc quer um filme onde o governo reprime a sociedade com abuso de poder e violência.Então os exemplos dados pelos colegas são absurdamente errôneas.A lista de Schindler e Tropa de Elite, o 1º nem preciso dizer e o melhor filme nacional de todos os tempos retrata com exatidão a ditadura maquiavélica que o tráfico impões nas favelas e da onde vem o seu poder financeiro.O "Tropa de Elite 2", Notícias de uma guerra particular, também é um bela pedida nesse caos atual.Obs: O Documentário é de 1998, e quase dez anos depois nada mudou.[/quote'] Hmmmm... eu acho que eu vi um Makinho... Quote Link to comment
Members Bob Harris Posted November 5, 2007 Members Report Share Posted November 5, 2007 Ensino médio' date=' uhm...Esqueça filmes velhos, eu como todos nesse tempo odeia essas bagaças "clássicas" então esqueça.E tem neguinho que já colocou Laranja Mecânica, As últimas horas de Hitler, os seus alunos vão te mandar ir tomar no c*.Seguindo seus exemplo V de vingança e Equilibrium, vc quer um filme onde o governo reprime a sociedade com abuso de poder e violência.Então os exemplos dados pelos colegas são absurdamente errôneas.A lista de Schindler e Tropa de Elite, o 1º nem preciso dizer e o melhor filme nacional de todos os tempos retrata com exatidão a ditadura maquiavélica que o tráfico impões nas favelas e da onde vem o seu poder financeiro.O "Tropa de Elite 2", Notícias de uma guerra particular, também é um bela pedida nesse caos atual.Obs: O Documentário é de 1998, e quase dez anos depois nada mudou.[/quote'] Hmmmm... eu acho que eu vi um Makinho... Sim sim, eu vi sim. -- Eu recomendaria o já citado 'A Vila'. É uma abordagem bastante interessante e que diverge de outros exemplares. Paradise Now é uma boa pedida também. Quote Link to comment
Members sunderhus Posted November 5, 2007 Author Members Report Share Posted November 5, 2007 Fundamentalismo, em essência, e de forma bem superficial e rala, são doutrinas-dogmáticas ultra-conversadoras, que tem a intenção de pregar uma verdade absoluta sobre um grupo social ou sociedade, deixando-a dessa forma sob seu julgo. A confusão que está tendo com totalitarismo deve-se, de certo modo, aos exemplos que eu dei, que são dois filmes que encaixam-se em fundamentalismo e totalitarismo. Quote Link to comment
Members Dook Posted November 5, 2007 Members Report Share Posted November 5, 2007 Esse é UM dos significados de fundamentalismo, é utilizado para designar o fanatismo, a ideologia obcessiva impingida a outros... Quote Link to comment
Members Administrator Posted November 5, 2007 Members Report Share Posted November 5, 2007 Sugiro: A Lista de Schindler; de Steven Spielberg A Escolha de Sofia; de Alan J. Pakula Em Nome do Pai; de Jim Sheridan A Insustentável Leveza do Ser; de Phillip Kaufman Doutor Jivago; de David Lean Terra dos Sonhos; de Jim Sheridan Existem alguns filmes que eu não sei se de fato se encaixam no contexto da pesquisa, só para esclarecer. Veja se vc dá uma olhada neles e depois recomenda ou não para os seus alunos, Sunder. Quote Link to comment
Members Administrator Posted November 6, 2007 Members Report Share Posted November 6, 2007 Felizmente, eles não são crianças, Maki. E Sunder, tente recomendar cinema de verdade a eles. Os que eu citei são excelentes. Quote Link to comment
Members Dook Posted November 6, 2007 Members Report Share Posted November 6, 2007 Maki' date=' eu fico pasmo como as gírias da internet cresce a cada dia que passa.[/quote'] Adoro quando um indivíduo se faz de desentendido. Quote Link to comment
Members inca Posted November 7, 2007 Members Report Share Posted November 7, 2007 Fundamentalismo no filme do Madhi auto-escolhido por Alá, filme com Laurence Olivier e Charlton Heston: Kharthum. Quote Link to comment
Recommended Posts