Jump to content
Forum Cinema em Cena

Fundamentalismo em Filmes


sunderhus
 Share

Recommended Posts

  • Members

Olá galera...

 

Minha intenção aqui é, em conjunto com vocês, montar uma lista de filmes que abordem o tema fundamentalismo (não apenas o religioso, mas também o político, ideológico, econômico, cultural) para passá-la para os meus alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, que farão um trabalho final com base nesses filmes.

 

Bom... Eu pensei em dois filmes básicos para começar, e que não são clássicos sobre o assunto:

 

V de Vingança

Equilibrium

 

Agora eu gostaria de saber quais os filmes vocês indicariam...

 

Obrigado pela ajuda de todos...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fundamentalismo....hum...

Tenho um filme bom, mas está relacionado ao tema Totalitarismo. Muita gente aí está citando filmes por aí.

Já viram o Triunfo da Vontade? Um filme feito na fase do Nazismo exaltando o povo germânico. Bem interessante...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ensino médio' date=' uhm...

Esqueça filmes velhos, eu como todos nesse tempo odeia essas bagaças "clássicas" então esqueça.

E tem neguinho que já colocou Laranja Mecânica, As últimas horas de Hitler, os seus alunos vão te mandar ir tomar no c*.

Seguindo seus exemplo V de vingança e Equilibrium, vc quer um filme onde o governo reprime a sociedade com abuso de poder e violência.

Então os exemplos dados pelos colegas são absurdamente errôneas.

A lista de Schindler e Tropa de Elite, o 1º nem preciso dizer e o melhor filme nacional de todos os tempos retrata com exatidão a ditadura maquiavélica que o tráfico impões nas favelas e da onde vem o seu poder financeiro.

O "Tropa de Elite 2", Notícias de uma guerra particular, também é um bela pedida nesse caos atual.

Obs: O Documentário é de 1998, e quase dez anos depois nada mudou.
[/quote']

 

Hmmmm... eu acho que eu vi um Makinho... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ensino médio' date=' uhm...

Esqueça filmes velhos, eu como todos nesse tempo odeia essas bagaças "clássicas" então esqueça.

E tem neguinho que já colocou Laranja Mecânica, As últimas horas de Hitler, os seus alunos vão te mandar ir tomar no c*.

Seguindo seus exemplo V de vingança e Equilibrium, vc quer um filme onde o governo reprime a sociedade com abuso de poder e violência.

Então os exemplos dados pelos colegas são absurdamente errôneas.

A lista de Schindler e Tropa de Elite, o 1º nem preciso dizer e o melhor filme nacional de todos os tempos retrata com exatidão a ditadura maquiavélica que o tráfico impões nas favelas e da onde vem o seu poder financeiro.

O "Tropa de Elite 2", Notícias de uma guerra particular, também é um bela pedida nesse caos atual.

Obs: O Documentário é de 1998, e quase dez anos depois nada mudou.
[/quote']

 

Hmmmm... eu acho que eu vi um Makinho... 06

Sim sim, eu vi sim. 06

 

--

 

Eu recomendaria o já citado 'A Vila'. É uma abordagem bastante interessante e que diverge de outros exemplares.

 

Paradise Now é uma boa pedida também. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fundamentalismo, em essência, e de forma bem superficial e rala, são doutrinas-dogmáticas ultra-conversadoras, que tem a intenção de pregar uma verdade absoluta sobre um grupo social ou sociedade, deixando-a dessa forma sob seu julgo. A confusão que está tendo com totalitarismo deve-se, de certo modo, aos exemplos que eu dei, que são dois filmes que encaixam-se em fundamentalismo e totalitarismo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sugiro:

 

A Lista de Schindler; de Steven Spielberg

A Escolha de Sofia; de Alan J. Pakula

Em Nome do Pai; de Jim Sheridan

A Insustentável Leveza do Ser; de Phillip Kaufman

Doutor Jivago; de David Lean

Terra dos Sonhos; de Jim Sheridan

 

Existem alguns filmes que eu não sei se de fato se encaixam no contexto da pesquisa, só para esclarecer. Veja se vc dá uma olhada neles e depois recomenda ou não para os seus alunos, Sunder.03
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...