Jump to content
Forum Cinema em Cena

Superman: Os Filmes (de Donner á Singer)


maximum
 Share

Recommended Posts

  • Members
Absurdo é uma coisa...patético é outra completamente diferente' date=' Renato.

 

E pra um filme que tinha como função humanizar o super-homem sem vilões alienigenas, esperava-se que o plano fosse um pouco mais real e lógico, não acha?

 

 [/quote']

 

O patético é subjetivo... absurdo, todos são.

 

Eu gostei do plano, só achei mal explorado... acaba gerando um anti-climax.

 

Se fosse explorado como no filme de 78, talvez fosse melhor.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Absurdo é uma coisa...patético é outra completamente diferente' date=' Renato.

 

E pra um filme que tinha como função humanizar o super-homem sem vilões alienigenas, esperava-se que o plano fosse um pouco mais real e lógico, não acha?[/quote']

 

O patético é subjetivo... absurdo, todos são.

 

Eu gostei do plano, só achei mal explorado... acaba gerando um anti-climax.

 

Se fosse explorado como no filme de 78, talvez fosse melhor.

 

Outro problema, é que o plano dele não  difere muito do de 78, basicamente é a mesma coisa que ele planejava (ficar dono de uma terra que iria lucrar muito). Acho que o Singer quis fazer uma homenagem, mas acabou ficando com cara de "preguiça de bolar algo diferente". Enfim, sei lá...

 

Só uma dúvida sobre o Returns, nem sei se é furo ou alguém tem uma explicação para isso: É que no Superman 1 quando o Clark pede para o pai (naquela geleira) dele lhe explicar tudo, leva 18 anos para ele aprender. Tanto que ele entrou jovem e saiu adulto de lá. Já no Returns, o Lex pede a mesma coisa mas não leva muito tempo. Ele entra e sai de lá. Porque o do Lex não demorou tanto? Pelo menos a impressão que se passa no 1º filme, é que assim que entra ele só sairia depois do pai do Super explicar tudo (o que levaria muito tempo).
Jailcante2007-11-12 16:02:28
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Revi Superman o Retorno. Despencou... se antes achava assistível para mim agora é insuportável. Quase não consegui ir até o fim. Longo, chato, pretensioso e com personagens caricatos.   [/quote']

 

Pelo menos da última vez eu achei assistível (mas só). É que o filme tem umas idéias legais e uma certa eficiência, mas é tudo quase que dissolvido já que o Singer perde tempo com bobeiras (a maior pra mim, a história envolvendo o tal pirralho) que deixa o filme cansativo mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só uma dúvida sobre o Returns' date=' nem sei se é furo ou alguém tem uma explicação para isso: É que no Superman 1 quando o Clark pede para o pai (naquela geleira) dele lhe explicar tudo, leva 18 anos para ele aprender. Tanto que ele entrou jovem e saiu adulto de lá. Já no Returns, o Lex pede a mesma coisa mas não leva muito tempo. Ele entra e sai de lá. Porque o do Lex não demorou tanto? Pelo menos a impressão que se passa no 1º filme, é que assim que entra ele só sairia depois do pai do Super explicar tudo (o que levaria muito tempo).[/quote']

 

Sempre entendi que aquele tempo que o Superman ficou lá foi de treinamento do que ele viria a ser. Já Luthor só quis saber do filé mesmo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei isso meio frustrante...

No primeiro filme a gente acha (eu, pelo menos) que seria necessário ficar esse tempo todo lá para o Super ser o que é, mas o Lex sai em 2 segundos, numa atitude meio "fast food" (meio que "me diga o que é necessário, o resto faz um resumo que eu estudo em casa" 06) . E até o fato do próprio Luthor conseguir ligar o negócio, se antes era só o Super que pudia. Se não me engano no II, os vilões pedem que o Super coloque os cristais lá para ligar, dando a impressão que era só ele podia fazer isso, não?

 

Mas tudo bem, isso também é o de menos. Enfim...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já achei o contrário... ilustra bem a diferença entre os antagonistas. O Super segue fielmente o treinamento, sabendo da responsabilidade e do fardo que isso significa. Luthor no entanto, foi lá apenas para pegar as informações que lhe convinham (imagino que o curso prático de vôo em 7 lições não o tenha interessado... hehehehe).

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

O Clark fica lá e recebe toda a educação, matemática, física, astronomia e tudo mais, o pai dele foi a Faculdade, a Pós a MBA...

 

A piasada foi que o Lex diz, "conte-me tudo", ou seja, se fosse coerente, ele deveria ter ficado mais tempo...mas ele quis saber do Super e Kripton apenas acredito eu.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Péra lá, gente!

 

Superman estudou durante 12 anos na Fortaleza da Solidão. A primeira pergunta que ele faz a Jor-El é: "quem sou eu?". E Jor-El responde. Logo em seguida Jor-El começa a explicar sobre outras coisas.

 

Sobre os cristais, qualquer um pode operar, mas tem que saber, oras. Luthor os opera em Superman II.

 

Sobre a seqüência de Luthor na Fortaleza: Luthor diz "tell me everything". Se Jor-El fosse dizer tudo que disse para demorar 12 anos, nada impediria que Luthor saísse com 30 minutos de palestra06

 

Mas acho isso irrelevante para o filme em si. É apenas para dar a entender que ele aprendeu sobre a tecnologia alien.

 

Kabuki Jo

 

Sobre o filme de 78, não foi o plano que foi melhor explorado. Foram as seqüências. Existe uma urgência.... veja:

 

Filme de 78:

 

1 - Super fica sabendo do plano e vai confrontar Luthor;

2 - Fica fraco e preso com a kryptonita;

3 - Os mísseis são disparados;

4 - Super é livrado da kryptonita e parte em direção a um dos mísseis;

5 - Ele pega um mas não é Deus, não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo e o outro explode;

6 - Seqüência de salvamentos no texas;

7 - Lois morta e volta no tempo - FIM

 

Em SR, se Singer seguisse essa ordem, ficaria bem na fita, mas ele aposta em um suspense que não funciona em filme de herói (será que o herói morre?):

 

1 - Super não sabe do plano de Luthor. Só vê o continente e o terremoto em Metróplois;

2 - Salvamentos em metróplis (clímax?);

3 - Confronto com Luthor em New Krypton (anti clímax);

4 - Super "morto" boiando na água com a kryptonita.

5 - Super é salvo e ergue o continente (clímax?);

6 - Super no hospital (09 total anti clímax) - FIM

 

Sacou que não existe a urgência? Ao contrário existem anti clímax demais.

 

Se Singer seguisse a ordem de 78, Super ergueria o continente primeiramente (como faz erguendo a terra no primeiro filme), para evitar que o pior acontecesse. Depois ele voltaria para cuidar do terremoto e dos danos em metróplis... aí, ele que inventasse um clímax para o final. O confronto com Luthor poderia ter sido bem antes... Richard poderia ter salvo o Super no lance da kryptonita, e Lois poderia ter ficado dentro do navio, se afogando por mais tempo (aí seguiria a ordem do filme de 7806)

 

Mas a verdade é que ele nunca conseguiria chegar perto da genialidade do final do primeiro filme e eu fui para o cinema sabendo disso.

 

PS. O lance do filho, realmente é uma merda. Cagou tudo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que já disse isso antes, mas se bem desenvolvido, o lance do filho podia ser o grande trunfo de Returns, algo se não tão dramático quanto a volta no tempo, tão impactante quanto. O problema é que o garoto é jogado na trama e não damos a mínima para ele até que o filme torne óbvio a relação.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acho que já disse isso antes' date=' mas se bem desenvolvido, o lance do filho podia ser o grande trunfo de Returns, algo se não tão dramático quanto a volta no tempo, tão impactante quanto. O problema é que o garoto é jogado na trama e não damos a mínima para ele até que o filme torne óbvio a relação.[/quote']

 

Que solução você daria?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma maluquice que pensei (não é para levar a sério mesmo): O filho do Super não deveria ser com a Lois... O filho dele deveria ser com aquela loira que ele traçou no Superman III, quando ele estava alterado por causa daquela kriptonita adulterada.

Então aqui quando ele voltou da viagem, tentaria reatar com a Louis, mas na hora H quando ele estava quase voltando com ela, reaparecia a Loira com o filho na mão e "toma que o filho é teu", atrapalhando tudo. Aí o Super ia criar o menino sozinho. Só que quando o guri crescesse, daria muito trabalho, porque ele seria meio malucão (porque o Super quando o fabricou estava alterado por aquela kriptonita adulterada...). Daí é que surgir o Bizarro: Ele seria nada mais que um filho alterado do Super!131606060606

 

Desculpe. Não resisti.08
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members
Aquela loira é a Lana Lang?

 

Não. A loira é uma ajudante do vilão. Ela perto do vilão faz o tipo "lora burra", mas longe dele é inteligente e tudo mais. Tem até uma cena engraçada dela lendo um livro de filosofia (ou física) e quando o cara chega, ela pára de ler e esconde o livro.

 

Mas fazendo um registro aqui: Ontem revi o Superman 4, e tanto nele como no Superman 3, o herói é um garanhão. Pega todas sem dó! No 3º filme, como Clark Kent, ele se enrola com a Lana e como Superman (o mal, sob efeito da kriptonita adulterada), dá uns pega na loira ajudante do vilão. Isso sem falar que no fim do filme, o Super chama a Lana para trabalhar no Planeta Diário e, como a Louis volta de viagem, então ele fica com as duas (talvez, sei lá...). No 4º filme, como Superman, ele ainda se envolve com a Louis, e como Clark Kent dá um enrosco na Lacy, filha loira do novo dono do Planeta Diário.

 

Dá-lhe Super!161616

 

(brincadeira...060606)

 

Ah! Minhas notas para saga:

 

Superman 1 - 5/5 OP

Superman 2 - 4/5

Superman 3 - 3/5

Superman 4 - 2/5

Superman Returns - 3/5

 

O 3º filme acaba sendo o mais memorável para mim, já que vi ele no cinema quando criança (foi o meu 1º visto na tela grande).
Jailcante2007-12-19 12:57:21
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Nossa...procurei, procurei...mas não achei nenum post meu aqui, incrível! 06

 

Bem, assisti Superman 3, não via há séculos, foi o filme do Super que assisti menos vezes, acho que porque este passava no sbt e os outros na globo, e como não tinha sessão da tarde exibiram menos mesmo, inclusive me lembro de ter assistido este depois do 4º, por isso sempre fiz a confusão achando que este era o último, ainda mais por não contar com Lex e Lois...

 

Enfim, lá vai minha "resenha crítica", hehehehe!

 

1 - O filme perde totalmente a atmosfera dos dois primeiros longas, os créditos iniciais se passam durante uma seqüência pastelão! 09

 

2 - Nos dois primeiros filmes, Superman girou a Terra para salvar Lois, viveu um romance com ela e teve que renunciar à este amor...no terceiro ela só faz uma participação especial, e ele dá um mega fora na coitada e fica com a Lana! 09

 

E nos extras, Chris Reeves me decepcionou, pois demonstrou não entender o amor entre Superman e Lois nos primeiros filmes, pois ele disse que preferiu fazer o Clark deixar de ser otário, pois depois de receber portas fechadas nos dois filmes, agora ele vai em busca de uma porta aberta...isso fica claro na seqüência em que Lana diz à Clark que Superman é ótimo, mas ele é o melhor, e ele fica super feliz.

 

Ok, Lois nunca viu Clark como homem, mas ele não é o disfarce?

 

3 - Os vilões...Richard Pryor quase aparece mais do que Reeves neste filme, tipo, como ele era um grande astro na época então decidiram fazer um filme "Richard Pryor encontra Superman". Gostei da loira que finge ser burra (a cena que ela esconde o livro do Kant é a mais engraçada), o Webster (nome sugestivo) é um Lex mais sério.

 

Lembro-me que quando assisti ao filme pela primeira vez eu era muito pequena, fiquei morrendo de medo da Vera transformada em robô! Agora achei tosco, mas enfim, imagino que a história dos computadores deve ter soado muito moderno na época, tipo um Matrix, sei lá.

 

A cena do Webster tentando acertar um míssil no Super pela tela do computador hoje em dia é hilária! É tipo um jogo de Nintendo, mas deve ter sido avançado pra época...

 

4 - Annete O´Toole fez uma ótima Lana Lang, ela era linda (e envelheceu bem, ao contrário da Margot Kidder);

 

5 - A melhor, e talvez única boa cena do filme, Superman lutando contra ele mesmo no ferro velho, Reeves está mais lindo e inspirado do que nunca!

 

Se o filme tivesse se levado mais a sério e mantivessem o clime dos dois primeiros, a trama do supercomputador teria dado certo, pois era um tema novo pra época.

 

Culpa do Richard Pryor!

 

Outra coisa curiosa...os roteiristas são um casal, David e Leslie Newman, que contando a trama do filme parece ser muito legal, mas o resultado...09...me fizeram lembrar um certo casal que escreveu um certo roteiro que no começo todo mundo achou ótimo, mas agora periga nem sair...Kieran e Michelle Mulhoney! 06

 

Além do mais, em nenhum momento eles citam os quadrinhos, parece que eles não se inspiraram em Bizarro e Brainiac.

 

Em breve verei o 4º de novo, os dois primeiros assisti a pouco tempo, são ótimos, adoooro!
Ursa2008-04-18 12:15:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nossa...procurei' date=' procurei...mas não achei nenum post meu aqui, incrível! 06

 

Bem, assisti Superman 3, não via há séculos, foi o filme do Super que assisti menos vezes, acho que porque este passava no sbt e os outros na globo, e como não tinha sessão da tarde exibiram menos mesmo, inclusive me lembro de ter assistido este depois do 4º, por isso sempre fiz a confusão achando que este era o último, ainda mais por não contar com Lex e Lois...

 

Enfim, lá vai minha "resenha crítica", hehehehe!

 

1 - O filme perde totalmente a atmosfera dos dois primeiros longas, os créditos iniciais se passam durante uma seqüência pastelão! 09

 

2 - Nos dois primeiros filmes, Superman girou a Terra para salvar Lois, viveu um romance com ela e teve que renunciar à este amor...no terceiro ela só faz uma participação especial, e ele dá um mega fora na coitada e fica com a Lana! 09

 

E nos extras, Chris Reeves me decepcionou, pois demonstrou não entender o amor entre Superman e Lois nos primeiros filmes, pois ele disse que preferiu fazer o Clark deixar de ser otário, pois depois de receber portas fechadas nos dois filmes, agora ele vai em busca de uma porta aberta...isso fica claro na seqüência em que Lana diz à Clark que Superman é ótimo, mas ele é o melhor, e ele fica super feliz.

 

Ok, Lois nunca viu Clark como homem, mas ele não é o disfarce?

 

3 - Os vilões...Richard Pryor quase aparece mais do que Reeves neste filme, tipo, como ele era um grande astro na época então decidiram fazer um filme "Richard Pryor encontra Superman". Gostei da loira que finge ser burra (a cena que ela esconde o livro do Kant é a mais engraçada), o Webster (nome sugestivo) é um Lex mais sério.

 

Lembro-me que quando assisti ao filme pela primeira vez eu era muito pequena, fiquei morrendo de medo da Vera transformada em robô! Agora achei tosco, mas enfim, imagino que a história dos computadores deve ter soado muito moderno na época, tipo um Matrix, sei lá.

 

A cena do Webster tentando acertar um míssil no Super pela tela do computador hoje em dia é hilária! É tipo um jogo de Nintendo, mas deve ter sido avançado pra época...

 

4 - Annete O´Toole fez uma ótima Lana Lang, ela era linda (e envelheceu bem, ao contrário da Margot Kidder);

 

5 - A melhor, e talvez única boa cena do filme, Superman lutando contra ele mesmo no ferro velho, Reeves está mais lindo e inspirado do que nunca!

 

Se o filme tivesse se levado mais a sério e mantivessem o clime dos dois primeiros, a trama do supercomputador teria dado certo, pois era um tema novo pra época.

 

Culpa do Richard Pryor!

 

Outra coisa curiosa...os roteiristas são um casal, David e Leslie Newman, que contando a trama do filme parece ser muito legal, mas o resultado...09...me fizeram lembrar um certo casal que escreveu um certo roteiro que no começo todo mundo achou ótimo, mas agora periga nem sair...Kieran e Michelle Mulhoney! 06

 

Além do mais, em nenhum momento eles citam os quadrinhos, parece que eles não se inspiraram em Bizarro e Brainiac.

 

Em breve verei o 4º de novo, os dois primeiros assisti a pouco tempo, são ótimos, adoooro!
[/quote']

 

Acrescento ao comentários pertinetes que os efeitos de vôo foram feitos nas coxas...

Na cena do ferro velho dá pra ver as duas cordas que sustentam o Super...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

2 - Nos dois primeiros filmes' date=' Superman girou a Terra para salvar Lois, viveu um romance com ela e teve que renunciar à este amor...no terceiro ela só faz uma participação especial, e ele dá um mega fora na coitada e fica com a Lana! 09

 
[/quote']

 

ahhh vá, pelo menos não tivemos essa 'tosqueira' de alterar a rotação da Terra nessa continuação...1406
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Soto, o 4º filme eu me lembro melhor, é ruim também, mas quero assistir só para relembrar;

 

Renato, eu não vi as cordas, assisti uma versão premium, e talvez por isso eles devem ter remasterizado;

 

Thiago Araújo, a cena de girar a Terra pode soar boba, mas pelo menos demonstrava o tamanho do amor que Superman sentia por Lois, a minha crítica em relação ao terceiro filme foi justamente sobre este amor, que simplesmente acabou, e acho que no quarto também não existe.

 

03

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members



Thiago Araújo' date=' a cena de girar a Terra pode soar boba, mas pelo menos demonstrava o tamanho do amor que Superman sentia por Lois, a minha crítica em relação ao terceiro filme foi justamente sobre este amor, que simplesmente acabou, e acho que no quarto também não existe.

03
[/quote']

 

Entendi Ursa, esse comentário meu foi apenas para 'cutucar' o Renato, já que ele coloca aquela cena ridicula no 'pedestal'...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Li a trivia de Superman III no IMDb, e lá dizem que cortaram a Lois Lane do roteiro pois Margot Kidder demonstrou insatisfação com a demissão de Richard Donner...mas como Reeves diz aquilo nos extras, sei lá né...

 

E o filme até que foi bem de bilheteria na época, apesar de detonado pela crítica, o único filme do Superman que realmente foi uma bomba foi o 4°.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members



Thiago Araújo' date=' a cena de girar a Terra pode soar boba, mas pelo menos demonstrava o tamanho do amor que Superman sentia por Lois, a minha crítica em relação ao terceiro filme foi justamente sobre este amor, que simplesmente acabou, e acho que no quarto também não existe.

03
[/quote']

 

Entendi Ursa, esse comentário meu foi apenas para 'cutucar' o Renato, já que ele coloca aquela cena ridicula no 'pedestal'...06

 

Não só a cena, mas o filme todo está num pedestal08

 

Ursa, que versão foi essa que você assistiu? A que eu tenho é que saiu no Box prateado só com os 3 filmes.

Será que na versão que saiu na lata a coisa está melhor?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
4 - Annete O´Toole fez uma ótima Lana Lang' date=' ela era linda (e envelheceu bem, ao contrário da Margot Kidder);![/quote']

sou mais uma Annete O´Toole mais envelhecida do que uma Margot Kidder refeita no cirurgião

06

 

sobre a Lana Lang: essa da Annete O´Toole tem mais cara de namoradinha do interior. Mas pelo pouco que conheço dos quadrinhos, parece que Lana é um pouco maquiavélica, tal como essa atual, do seriado.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...