Jump to content
Forum Cinema em Cena

Invasores


texer
 Share

Recommended Posts

  • Replies 55
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 2 weeks later...
  • Members

719636890_8e5baafa23.jpg

Invasores (The Invasion, EUA, 2006) Dir.: Oliver Hirschbiegel e James McTeigue. Com: Nicole Kidman, Daniel Craig, Jeffrey Wright, Jeremy Northan, Jackson Bond, Veronica Cartwright.

 

Matem-me, mas eu gostei do filme. Invasores funciona sim, mas apenas para aqueles que considerarem o filme como um thriller e sem fazer comparações com as outras versões - que não as vi, portanto muito melhor.

 

Uma das coisas que eu mais gostei nesse filme foi a impessoalidade trazida por Hirschbiegel antes, durante e após o ataque alienígena, já mostrando a falta de calor humano e a burocracia por qual todos vivemos. Alguém começa a gritar aos céus sobre a infecção, porém ninguém dá a mínima e o mesmo vale para a impessoalidade marcante de Carol Bennell (a personagem da Kidman). E isso poderia muito bem se tornar chato depois de um tempo, já que, se estamos vendo uma pessoa impessoal e um filme que adota o mesmo formato, a falta de sentimentos poderia abalar o elo emocional que deveria ser estabelecido entre o espectador e a protagonista. Mas daí vem a boa performance de Nicole Kidman, que reconhecendo sua inexpressividade facial, inclui inúmeros olhares que indicam uma certa desmotivação de Carol. Além disso, ela traz muita intensidade a sua personagem, a demonstração de medo e aflição e as situações em que vivem são algo pelo qual tememos junto com ela.

 

Desde o começo, também, Hirschbiegel inclui uma fotografia que tende mais a sombras que envolvem seus personagens, já dando aquele tom místico aos acontecimentos que presenciaremos a seguir. Outra coisa bem legal na direção dele foi a condução de certas seqüências de ação, já que Invasores recheia-se disso, e Hirschbiegel como aprendiz de Paul Greengrass, inclui certas tomadas com a câmera na mão, tornando tudo mais tenso. E ainda por cima, o cineasta traz um tom angustiante a tortura psicológica sofrida por Carol no terço final. Mesmo assim, ele erra ao não incluir um tom trash que seria muito bem vindo ao filme, já que existem certas coisas bastante incoerentes no longa. Pelo contrário aliás. Hirschbiegel leva a sério demais o filme e com isso algumas coisas não dá para engolir. Outro erro do filme (que creio foi culpa mesmo da companhia) foi a fraca montagem, que não termina muito bem certas cenas. Elas nunca dizem ao certo porquê vieram.

 

Mesmo assim, o culpado da maioria dos erros do filme é o roteiro, já que arma várias situações com grande potencial somente para resolvê-las da maneira mais previsível. Um bom exemplo é a excelente cilada feita pelos contaminados a Carol em um metrô, cujo final é péssimo. Além do mais, o roteirista tenta sempre embutir uma lição de moral e, no final (o que creio eu seja culpa mesmo dos Wachowski, com sua megalomania em porduzir discursos supostamente significativos) ainda apela para um apoio ao não-individualismo. Horroroso. Errando também nas explicações científicas - taí algo que cairía bem se tivesse o tom trash supracitado -, o roteiro só acerta mesmo na maneira com que os humanos encontram maneiras para combater a praga. Uma excelente cena é a do metrô (outra), onde um personagem não contaminado dá dicas a protagonista em um vagão praticamente vazio.

 

Mesmo decepcionando pela maneira com que amarra sua trama (uma busca por um helicóptero?! Mesmo?!), Invasores é um longa satisfatoriamente tenso e eletrizante, que se não merece uma revisada, tampouco não te faz pedir o dinheiro de volta. 3,5/5
Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • Members

Nossa, incrível como esse filme foi ignorado por todos... Bom, acabei de assistir e achei legalzinho (o que é muito mais do que diversos filmes que são bastante assistidos e comentados).

 

 

 

Não acho que o final tenha sido moralista, muito pelo contrário... acho que foi até bastante amoral, afinal, demonstrou que a única alternativa para o fim da violência seria algo ainda pior (ou seja, simplesmente não há fim, pronto, conforme-se). E mesmo que alguém possa considerar o final moralista do mesmo jeito... bem, praticamente todas as histórias de horror são moralistas, não é verdade? Embora esse filme seja mais um suspense, gostei do seu tom realista (acho que uma roupagem trash não combinaria com a história). De fato há alguns furos, mas nada mais chamativo do que qualquer blockbuster da semana. Nicole Kidman está ótima no papel (e gatíssima, como sempre), há boas cenas de suspense, uma história interessante... Em resumo, um filme que vale a pena ser descoberto (provavelmente fracassou nas bilheterias pq as pessoas não gostam de ver filmes de invasões alienígenas sem navinhas e etezinhos destruindo tudo). Digo e repito, não é um filme excelente, mas é melhor que muita bobagem que supera a barreira dos 100 milhões.

 

 

 

Nota 6,5/10

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...