Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alice no País das Maravilhas - Tim Burton


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Replies 608
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Concordo com o Beck e com o Alexei em tudo o que disseram. Sobre a direção e o roteiro meio perdido.

Mas existe um ponto que me chamou atenção sobre o Alice do Burton... É sobre a lição de moral da história.

 

O Alice no País das Maravilhas originalmente mostrava a transição da personagem de criança para adolescente. Enquanto Alice no País dos Espelhos (ou Through the Looking-Glass), mostra a transição da adolescência para a vida adulta.

O 1ª, trazia a Rainha de Copas com suas regras malucas. O 2ª trazia um duelo num tabuleiro de xadrez entre a rainha Branca e a rainha Vermelha.

 

Burton, então, misturou tudo. Transformou a Rainha de Copas em uma rainha vermelha e criou uma guerra entre as duas.

 

Mas não foi só isso que ele fez de diferente.

 

Em ambos os Alices originais, a personagem saía de uma sociedade cheia de regras que ela não entendia bem e ela lançava em um mundo louco, com regras absurdas, onde tudo era meio sem lei. Isso tudo com o objetivo de explicar para a criança/adolescente que as regras da sociedade existem para o bem, e que no fundo, elas fazem sentido. É uma ajuda para quem está nas fases de transição poder superar isso.

 

Entretanto, Burton inverte tudo. Ele não só mistura as duas histórias, como inverte o sentido. Tira a Alice de um mundo cheio de regras absurdas e a coloca em um mundo sem regras para mostrar que as regras são absurdas mesmo e a gente tem mais é que fazer o que tem vontade.

 

O diálogo que melhor explica tudo é o que o pai fala pra Alice (que repete depois ao Chapeleiro): "Você é louca, louquinha. Mas só as melhores pessoas o são" (ou algo do tipo).

 

Ou seja. Anarquia à antiga lição de moral de Alice, o bom mesmo é a loucura.

 

Resumindo: o roteiro ficou meio esquisito. Mas a lição ficou massa. Gostei.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Alice chega (e ultrapassa) o US$ 1 bilhão!

 

mais-alice-1.jpg

 

Alice no País das Maravilhas se beneficiou do custo mais caro das entradas de filmes em três-dê para alcançar a marca. Porém, a produção de Tim Burton tem seus méritos ao conseguir essa bilheteria.

[Mais:]

Independente de quais são eles, Alice no País das Maravilhas se torna o sexto da história a chegar lá. Como méritos, um uso mais criativo do 3D do que o entediante Avatar. A coisa não para por aí. Burton assumiu uma posição corajosa ao fazer um filme com esse nome.

Porque seria mais fácil para o diretor usar o seu talento para a escuridão e o nonsense em uma previsível adaptação do livro, que nada acrescentaria ao livro de Lewis Carroll. Burton foi ousado e apostou em usar os elementos do livro clássico e transformá-los em uma história quase freudiana sobre a passagem feminina para a vida adulta. Até uma lâmina (a Vorpal ao invés de uma foice) e uma castração aparecem quando a heroína mata o monstro Jabberwock, ainda que metaforicamente. Lembra um pouco o mito de Cronos e Urano.

E apesar do patamar histórico, pode ser que Alice alcance mais. Assisti o filme apenas nesse final de semana e foi com a sala lotada. Ainda tem muita gente assistindo. E, apesar de algumas opiniões negativas, acredito que impressões ruins sobre o filme têm mais a ver com a expectativa que ele criou e a história na qual se inspirou. E você, o que acha?

Fonte: Folha Ilustrada

Bugman acha isso aí

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - 5.5/10 - Como é de se esperar de um filme de Tim Burton o visual é extravagante, os personagens são tão carismáticos quanto exóticos e os atores os defendem com competência, especialmente Helena Bonhan Carter e Depp, mesmo este último não sendo especialmente marcante como de costume. Agora, apesar de algumas poucas boas sacadas, a narrativa é tão trivial, tão banal e tão anti-clímax que chega a ser irritante. Não há mérito nenhum no que se vê, no que acontece, não existem conflitos, tudo ocorre morosamente e facilmente. Muito próximo de uma experiência sonolenta. Pô Burton, você não aprendeu com "Planeta dos Macacos"??? Funcionário padrão não é contigo... Thiago Lucio2010-07-07 00:41:25
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Pela primeira vez vi em vídeo um filme do Burton <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em casa. Acho que já estava ficando desconfiado da bomba. Ainda bem que não vi no cinema, foi uma decepção total. O filme só trabalha com a imagem visual, parecia que nem tinha o Tim Burton na direção desta porcaria. A disney fascista esta acabando com o jeito o Burton de trabalhar. Cheia de coisinhas politicamente corretas e pouco ousadas. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O filme não parecia nada com a direção do Burton a não ser pelo visual. O conteúdo deste filme é deprimente, os atores estão inexpressivos e tudo foi muito corrido e mal feito mesmo. A intenção era só exibir o 3D tanto que a única função da lebre de Março era jogar coisas nas pessoas, isto era apenas uma forma de expor a tecnologia em detrimento da estória. Em fim um fracasso para o telespectador que não tinha conhecimento dos fatos de Alice na infância ao ver o filme, foi tudo corrido pouco explicado tanto para a versão antiga quanto para está atual. Um filme chifrim de fantasia lembra até os filmes da Xuxa sem profundidade alguma.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...