Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Vida dos Outros


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

leben.jpg

 

A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen, Alemanha, 2006) Dir.: Florian Henckel von Donnersmarck. Com: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur, Thomas Thieme, Hans-Uwe Bauer, Volkmar Kleinert.

 

Sinopse: No início dos anos de 1980, o famoso dramaturgo Georg Dreyman e sua companheira de longa data Christa-Maria Sieland, uma popular atriz de teatro, são considerados por todos importantes intelectuais do estado socialista. O que ninguém sabe é que, secretamente, seus ideias são bem diferentes. Tudo muda quando o Ministro da Cultura se mostra interessado em Christa. Decidido a descobrir tudo sobre ela, o homem coloca um agente secreto para observar o casal. As descobertas do Ministro são ao mesmo tempo explosivas e fascinantes.

 

==============================================

 

Parece muito interessante. Em minha opinião, o método de escolha do pessoal dos filmes estrangeiros da Academia geralmente rende filmes muito bons.10 Quero ver, mas duvido que chegue por aqui.

 

Estréia dia 30 de novembro de 2007.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quero ver' date=' parece ser interessante, e já vi enormes elogios ao filme. Mas demorou pra estrear hein... (ainda mas se considerarmos que só deve chegar na maioria das cidades em dvd) [/quote']

 

Felipe, o vencedor do Oscar dessa mesma categoria só chegou em dvd essa semana. Realmente, quanta escrotice.0714
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

%5bimage%5d%20

 

A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen; Florian Henckel von Donnersmarck; 2006)

 

Talvez o maior erro deste filme seja o fato dele não compreender exatamente os benefícios da lingüagem cinematográfica. Ao longo de A Vida dos Outros, a ação é muitas vezes comentada (não gratuitamente, felizmente), personagens dizem (agora sim) gratuitamente seus sentimentos, entre outras coisas, impedindo algo mais sutil, mais cinematográfico. Mas definitivamente este é um ótimo filme para alguém que começou agora sua carreira. Donnersmarck possui um controle admirável do melodrama, algo utilizado durante todo o filme, além de ter um bom olho para imagens, compondo quadros que salientam a frieza do personagem de Ulrich Mühe, mas que mostram seu gradativo "amolecimento". Sem contar que o drama que ele cria é muito bem desenvolvido, a construção das subtramas que se entrelaçam no final é brilhante, o clímax é magnifico e o caminho até chegarmos a ele nunca perde seu ritmo.

 

Mesmo que estique desnecessariamente seu desfecho (os 10 minutos finais são completamente inúteis e aquele freeze frame final é muito tosco), é um bom exemplar do "drama voltado para desenvolvimento de personagens" e que ainda por cima conta com uma performance sensacional de Ulrich Mühe. 8/10

 

P.S.: Sim, vitória merecida do Oscar 2007. Apesar de preferir O Labirinto do Fauno, fico feliz de não terem premiado Depois do Casamento, Dias de Glória ou Water.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

Vi ontem e realmente é um belo filme, controla bem o drama dos personagens mantendo o suspense da situação, e vai bem além de filmes de denuncia política, sem perder esse aspecto. O final me pareceu um pouco arrastado também, mas gostei bastante da última cena, e de certa forma achei que paga o resto.

-felipe-2008-02-22 12:40:50

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...
  • Members
A VIDA DOS OUTROS - 9,5/10 - É uma produção cínica, tensa e hipnotizante que mais uma vez chama a atenção sobre os absurdos de um sistema político opressivo, mas que consegue abordar temas delicados com inteligência, suavidade, bom senso e bom humor. Uma pequena lição de cinema e de humanidade do cada vez mais promissor cinema alemão. Eu não sei se é pq estou "acostumado" com ditaduras, mas a minha única ressalva quando ao filme é que ele ignora a violência nos interrogatórios. É difícil acreditar que os comunistas só "apelavam" atrapalhando o sono das vítimas. De qquer forma, é um filmaço.
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...