Jump to content
Forum Cinema em Cena

Como Se Fabrica um Cinéfilo?


Jack_Bauer
 Share

Recommended Posts

  • Members

 


 

Eu gosto de filmes' date=' só q eu não tô nem aí se ele passou tal mensagem,

se a cor dos olhos do ator ficou fora de contraste em relação ao cisco

q passou voando na frente da cena smiley36.gif...eu assisto filme p me divertir, p mim filme bom é o q eu gosto, não tô nem aí p critico smiley4.gif...odeio

filme preto e branco, e principalmente filme com história dos anos 20,

musical e qualquer tosquice q não mostre um computador na história smiley36.gif...filme bom,é filme "muderrrno" smiley36.gif

[/quote']

 

 

 

Só por esse post já dá pra ver que você não é cinéfilo mesmo hehehe. Os "erros":

 

 

 

1) Um cinéfilo não assiste os filmes só pra se "divertir", ou pra

buscar "entretenimento". O que eu quero dizer é que pra ser cinéfilo,

você vai ter que mudar seus conceitos de diversão, não sendo somente,

digamos, Curtindo a Vida Adoidado ou De Volta Para o Futuro (embora

eles sejam fodas tambémsmiley1.gif- cinéfilo que

não gosta de filmes "comerciais" na verdade é só um mané), mas filmes

que estão longe de ser pipoca, como por exemplo, O Sétimo Selo e Ano

Passado em Marienbad (não que você tenha que gostar desses

especificamente- aliás, não têm que gostar de nada)

 

 

2) "Odeio filme preto e branco". Isso demonstra que você não viu mais que meia dúzia desses na vida.

 

 

 

3) "História dos anos 20":smiley5.gif

 

 

 

4) Musical: Mesma coisa do 2

 

 

 

5) O que é um filme "moderno"? Os filmes mais antigos são a base dos

atuais e muitas vezes podem ser considerados mais "modernos" que os

atuais. Por exemplo: TODOS, sim, TODOS, os clipes de hoje, copiam o

estilo de Outubro, do Eisenstein, de 1927. Como um filme desses pode

ser "ultrapassado"?

 

 

 

Mais importante, você vai ver que deixar esses preconceitos de lado ou

pelo menos evitar que afetem seu julgamento. Mas isso não serve só para

os filmes.smiley2.gif

 

 

  Meia Dúzia?? Nunca da vida, se eu consegui assistir metade de 1 já foi uma vitória smiley36.gifsmiley36.gif...Mentira, assisti Vidas Secas, e até q gostei...tudo bem q fui obridado a assistir, mas mesmo assim smiley36.gif....tem uma coisa q eu não consigo entender, pq uma pessoa q não gosta de filmes antigos não pode ser levada a sério quando o assunto é filme?? Nem tô falando de mim, pois como disse, eu assisto filme p me divertir, se eu quero algo p pensar de verdade, eu vou assistir seriados, mas no geral, eu nunca ouvi um crítico falar q odeia filme antigo....puts, eu falo, já q não sou critico mesmo, eu odeio filme antigo, só de pensar em assistir eu já work0002.gif....vamos falar a verdade, todo cinéfilo tem q ser cópia descarada dos críticos, por isso essa mania de achar tudo o q os críticos acham bom....na boa, crítico é ator frustrado, q não deu certo na carreira, e foi fazer da vida dos atores um inferno smiley36.gif


  Flavio, em certo ponto eu concordo com vc, eu tenho vários preconceitos em relação a filmes, por exemplo, até hoje não assisti Gladiador, pois eu não gosto do tipo de história dele, mas pelo q ouvi, dizem q é muito bom, mas mesmo assim, eu teimo em não tentar smiley36.gif...agora por outro lado, eu assisto filmes sem preconceitos tb, pois quando assisto um filme somente pensando em me divertir, eu estou curtindo o q de melhor ele pode me proporcionar nas 2 horas(ou 3, se for aqueles filmes porres q não acabam nunca smiley36.gif), q é DIVERSÃO, acho q é isso q falta aos críticos e aos cinéfilos, um pouco de diversão com os filmes, pois p mim filme não é, e nunca sérá um "trabalho" smiley2.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 234
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Jack' date='tem um filme preto e branco que vc vai querer assistir...é aquele do Mazaropi da briga entre curintianos e palmeirenses..hahaha...[/quote']


  Opa, Mazaropi é clássico e trash totalsmiley36.gif...quem nunca assistiu a um filme do bom e velho Maza smiley36.gif...qual é o nome do filme Magnus? Se vc falar q o palmeirenses dão um kct nos gambás, aí sim q eu vou querer alugar mesmo smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Preguiça de dar o quote, vou responder ao Bauer aqui mesmo:

 

 

 

Bauer, como eu falei, você não têm que gostar de coisa alguma, não

existe cinéfilo que não ache vários dos filmes e dos diretores mais

celebrados da história superestimados. Quem frequenta esse fórum faz

algum tempo já cansou de ver eu dizendo que 8 e 1/2 e Amarcord são os

filmes mais superestimados da história e que o Gláuber Rocha só fez

porcaria, o Serge falando que os filmes do Godard são fracos, etc.

 

 

 

Pra ser cinéfilo, você não pode ficar restrito a um tipo específico de

filme, seja qual for, até por que isso restringe sua visão do mundo e

do cinema (como se você só ouvir o que determinado partido político diz

torna seus horizontes mais estreitos, por exemplo). Com o tempo, mais

filmes vistos, e ler mais sobre cinema, você vai, naturalmente, vê-lo

de maneira diferente, aberto a cinema menos convencional (caso você não

tenha reparado, todos os seus filmes favoritos são americanos

comerciais ou brasileiros também comerciais), e você vai parar de só

gostar do que passa no Cinemark. Aliás, é possível que você já fosse

gostar de muitos agora, mas não foi ver por que não teve propaganda na

TV (outra coisa: esqueça marketing). Isso não quer dizer que você vá

gostar de tudo o que odeia hoje e vice-versa.

 

 

 

E quanto a preconceitos, seu post está cheio deles.smiley2.gif

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Preguiça de dar o quote' date=' vou responder ao Bauer aqui mesmo:

 

 

 

Bauer, como eu falei, você não têm que gostar de coisa alguma, não

existe cinéfilo que não ache vários dos filmes e dos diretores mais

celebrados da história superestimados. Quem frequenta esse fórum faz

algum tempo já cansou de ver eu dizendo que 8 e 1/2 e Amarcord são os

filmes mais superestimados da história e que o Gláuber Rocha só fez

porcaria, o Serge falando que os filmes do Godard são fracos, etc.

 

 

 

Pra ser cinéfilo, você não pode ficar restrito a um tipo específico de

filme, seja qual for, até por que isso restringe sua visão do mundo e

do cinema (como se você só ouvir o que determinado partido político diz

torna seus horizontes mais estreitos, por exemplo). Com o tempo, mais

filmes vistos, e ler mais sobre cinema, você vai, naturalmente, vê-lo

de maneira diferente, aberto a cinema menos convencional (caso você não

tenha reparado, todos os seus filmes favoritos são americanos

comerciais ou brasileiros também comerciais), e você vai parar de só

gostar do que passa no Cinemark. Aliás, é possível que você já fosse

gostar de muitos agora, mas não foi ver por que não teve propaganda na

TV (outra coisa: esqueça marketing). Isso não quer dizer que você vá

gostar de tudo o que odeia hoje e vice-versa.

 

 

 

E quanto a preconceitos, seu post está cheio deles.smiley2.gif

 

 

 

[/quote']

 

  Preguiça de dar Quote foi ótimo hein smiley36.gifsmiley36.gif

  Cara, eu sei q meus filmes prediletos são só marketing, mas condizem com o tipo de filme q eu gosto de ver, eu gosto de ver filme p rir e me divertir, se eu quisesse ver filme p chorar eu ia assistir o Jornal Nacional smiley36.gif...até entendo o q vc quer dizer, de q com tempo os meus filmes vão ser menos "mulecões", se é q podemos dizer assim, mas sinceridade, filme não me atrai cara, acho q sou a única pessoa q se estiver passando um bom filme no cinema e uma boa série na TV, prefiro ficar em casa e assistir a série...uma série bem elaborada prende muito mais atenção do q um filme todo cheio de frescura...mas quem sabe, já q tô aqui p aprender mesmo, eu não sigo a dica dos cinéfilos daqui e fico bom nissosmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Preguiça de dar o quote' date=' vou responder ao Bauer aqui mesmo:

 

 

 

Bauer, como eu falei, você não têm que gostar de coisa alguma, não

existe cinéfilo que não ache vários dos filmes e dos diretores mais

celebrados da história superestimados. Quem frequenta esse fórum faz

algum tempo já cansou de ver eu dizendo que 8 e 1/2 e Amarcord são os

filmes mais superestimados da história e que o Gláuber Rocha só fez

porcaria, o Serge falando que os filmes do Godard são fracos, etc.

 

 

 

Pra ser cinéfilo, você não pode ficar restrito a um tipo específico de

filme, seja qual for, até por que isso restringe sua visão do mundo e

do cinema (como se você só ouvir o que determinado partido político diz

torna seus horizontes mais estreitos, por exemplo). Com o tempo, mais

filmes vistos, e ler mais sobre cinema, você vai, naturalmente, vê-lo

de maneira diferente, aberto a cinema menos convencional (caso você não

tenha reparado, todos os seus filmes favoritos são americanos

comerciais ou brasileiros também comerciais), e você vai parar de só

gostar do que passa no Cinemark. Aliás, é possível que você já fosse

gostar de muitos agora, mas não foi ver por que não teve propaganda na

TV (outra coisa: esqueça marketing). Isso não quer dizer que você vá

gostar de tudo o que odeia hoje e vice-versa.

 

 

 

E quanto a preconceitos, seu post está cheio deles.smiley2.gif

 

 

 

[/quote']

 

  Preguiça de dar Quote foi ótimo hein smiley36.gifsmiley36.gif

  Cara, eu sei q meus filmes prediletos são só marketing, mas condizem com o tipo de filme q eu gosto de ver, eu gosto de ver filme p rir e me divertir, se eu quisesse ver filme p chorar eu ia assistir o Jornal Nacional smiley36.gif...até entendo o q vc quer dizer, de q com tempo os meus filmes vão ser menos "mulecões", se é q podemos dizer assim, mas sinceridade, filme não me atrai cara, acho q sou a única pessoa q se estiver passando um bom filme no cinema e uma boa série na TV, prefiro ficar em casa e assistir a série...uma série bem elaborada prende muito mais atenção do q um filme todo cheio de frescura...mas quem sabe, já q tô aqui p aprender mesmo, eu não sigo a dica dos cinéfilos daqui e fico bom nissosmiley36.gif

1 - Então pq a insistência?smiley36.gif

2 - Pq não pode ser o contrário? Um filme bem elaborado X uma série toda cheia de frescura. Só aí já mostra que vc já está pré-disposto a não gostar dos filmes, vc já vai com um pé atrás.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu virei "cinéfilo" (coloco entre aspas porque nem me considero cinéfilo, não entendo tanto assim de cinema) depois que assisti O Iluminado, do Kubrick. Esse é o meu divisor de águas. Antes, só assistia porcaria na Globo. Fiquei simplesmente vidrado no filme e depois dele comecei a buscar outros trabalhos do mesmo diretor. Depois, fui pesquisar o que mais se considerava bom cinema. Tomei o Top 250 do www.imdb.com como referência. Cara, aí eu comecei a conhecer cada coisa maravilhosa. Foi uma viagem incrível, toda semana eu riscava alguns filmes da lista.

Eu sei que você não gosta de O Iluminado, mas esse foi só o filme que despertou o meu interesse. Talvez exista algum que vá despertar o seu... é só procurar um tema que te interesse e um filme que seja reconhecidamente um bom trabalho.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Definitivamente eu teria que assistir os clássicos pra me considerar um cinéfilo. Tenho que assistir Scarface (passou na Globo esses dias...), Laranja Mecânica, O Poderoso Chefão (que eu não lembro de quase nada), 2001, Uma Odisséia no Espaço, e por aí vai...

 Em tempo... detesto Titanic e Senhor dos Anéis.smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Tá aí uma dúvida cruel smiley36.gif...eu não entendo merda nenhuma de filme' date=' meu negócio é seriado como eu sempre digo, mas tenho a curiosidade de saber com os geninhos do Fórum, o q precisa p ser um cinéfilo?? Como se fabrica um cinéfilo?? smiley4.gif [/quote']

Mas se vc não gosta muito de filmes,vai ser difícil querer analisa-los...

Vai por eliminação....assiste um do Spielberg,depois um do Fellini,depois um do Michael Bay....haha....

Cinéfilo é só um "termo",não precisa ser levado tão a sério... 



  Eu gosto de filmes, só q eu não tô nem aí se ele passou tal mensagem, se a cor dos olhos do ator ficou fora de contraste em relação ao cisco q passou voando na frente da cena smiley36.gif...eu assisto filme p me divertir, p mim filme bom é o q eu gosto, não tô nem aí p critico smiley4.gif...odeio filme preto e branco, e principalmente filme com história dos anos 20, musical e qualquer tosquice q não mostre um computador na história smiley36.gif...filme bom,é filme "muderrrno" smiley36.gif

Esse negócio de ser "cinéfilo" é uma besteira.Esse rótulo é muito arrogante.Eu simplesmente gosto de filmes,porque sempre gostei,desde que me entendo por gente.Vi A História Sem Fim no cinema com 5 anos de idade,e aquilo foi fascinante pra mim.Depois disso num parei mais,assistir um filme era um grande evento pra mim.E continua sendo.

Mas só de pouco mais de 2 anos pra cá,quando vi Laranja Mecânica,é que a coisa se elevou.Fiquei fascinado pelo filme e busquei ver todos os filmes possíveis do Kubrick.E assim continuei minha busca por filmes de diretores que me fascinassem tanto quanto Kubrick,e essa busca está em pleno andamento.Esse mês comecei com Hitchcock...

Então realmente não sei como responder essa pergunta.Só acho que se vc está disposto a pelo menos tentar apreciar a arte com mais respeito,deve se despir de preconceitos bobos como esse do cinema em preto e branco (que eu tbm tenho um pouco,assim como sou preconceituoso com filmes dos anos 50/60 mesmo coloridos),e tentar ao máximo ver os filmes mais conceituados.Vc não é obrigado a gostar de todos,mas pode achar neles,em alguns deles,a sua "linha",e buscar mais filmes nessa mesma linha,entende? Só não comece pelos filmes do Michael Bay,pelo amor de Deus...
smiley36.gif

enxak38697.4525810185
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cinéfilo é aquele que assisti e GOSTA de cinema. Além é claro de gostar de discutir sobre o tema, ler artigos ou livros sobre a sétima arte. Enfim, estar atento sobre este grande entreterimento que é a sétima arte.

Não precisa ser inteligente, nem fazer uma análise crítica da obra em parágrafos intermináveis ou colecionar figurinhas das estrelas e saber de cor e salteado os ganhadores do Oscar. Basta sentir prazer e emocionar-se com aquilo que assiste.

Caso você consiga rir ou chorar; odiar o bandido (ou não); amar perdidamente a mocinha indefesa (ou não) e estar completamente integrado na história, você é um cinéfilo. Não importa se voce gosta dos Filmes do Mazzaropi ou Bergman; das produções do Didi ou de Allen. Não importa se você gosta de comédia ou drama, guerra ou musical, filme colorido ou preto-e-branco ou filme mudo. O que importa é o cinema e tudo o que ele representa.

Emoção, entreterimento, cultura, arte e prazer. Eu sou um cinéfilo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já disse em outro tópico: cinéfilo é quem gosta de cinema e, desse modo, tenta conhecer o maior número de filmes que puder. Um cinéfilo não hesita em assistir um filme finlandês de 1936 porque quer conhecer o máximo possível.

Portanto, o primeiro passo é se livrar desses seus preconceitos contra gêneros e contra filmes antigos - e também contra filmes estrangeiros no sentido de não-americanos (não sei se você tem esse, mas por via das dúvidas...). Os filmes antigos, afinal, moldaram o cinema como ele é hoje; qualquer história pode ser contada, de um modo inesquecível, em qualquer gênero que seja, dependendo apenas do talento de sua equipe; e o cinema não se prende somente ao Estados Unidos.

E cinéfilos não se fabricam. Ninguém pode se obrigar a gostar de cinema. Se o cara assiste filmes de todas as décadas apenas para vir a se tornar um cinéfilo, dificilmente vai conseguir. Essa busca aos mais variados filmes de todas as épocas e dos mais variados lugares vem depois que a pessoa descobre que ama cinema - e nunca acaba, porque sempre haverá filmes para ver.

E, finalmente, não é por estar num fórum como esse que você precisa ser um cinéfilo. Se você gosta mais de seriados, ou odeia filmes antigos, etc., não tente se obrigar a gostar de cinema. As chances de você se tornar um cinéfilo são pequenas - e as de você passar a gostar menos ainda dos filmes de que falou, grandes.

Resumindo: cinéfilo é quem gosta de cinema, e quem gosta de cinema se livra dos preconceitos e assiste a tudo. Você gosta de cinema? Então já é um cinéfilo. Resta fazer o que todo cinéfilo faz: assista a todos os filmes que puder. smiley2.gif

Noonan38697.5237962963
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na minha opinião, é preciso assistir muitos, muitos filmes de qualquer data, país ou tema ... Além disso, deve se estudar a história do cinema e da própria arte em geral. Deve procurar escutar a opinião de outros cinéfilos (algo que não acontece muito por aqui) e estar sempre disposto a alterar sua opinião, se for convencido pelos argumentos de outros (algo que também não acontece aqui).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A concepção do termo "cinéfilo" é muito pessoal. Muitas pessoas pesquisam, lêem, elaboram conceitos e buscam adquirir o maior conhecimento possível de cinema. Uma pessoa pode gostar de filmes da Sessão da Tarde e se considerarem "cinéfilas". Isso não me importa. Outros querem falar de cinema e não gostam de escutar argumentos de certos filmes, por preconceitos diversos como o gênero, ano ou por que buscam diversão. Eu respeito opiniões. Há um tempo atrás não aguentava ouvir coisas do tipo: "Kra, vc viu o filme do Seagal que passou ontem na TV"? Hoje eu não ligo, cada um tem sua opinião e assiste a filmes com uma finalidade específica. Não elaboro conceitos de filmes baseado em críticos, em prêmios, nacionalidade, gênero ou ano. O divisor de águas que me fez ver Cinema de maneira diferente foi Pulp Fiction, em seguida vi Amnésia, Nove rainhas, A. I., Fargo... Quando eu descobri que Nove Rainhas era argentino não acreditei, e com o tempo acabei com qualquer preconceito, enfim, é muito subjetivo. Não me considero cinéfilo, tem muita coisa pra eu descobrir ainda, procuro entender cinema, opinar a respeito, sem restrições.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A concepção do termo "cinéfilo" é muito pessoal. Muitas pessoas pesquisam' date=' lêem, elaboram conceitos e buscam adquirir o maior conhecimento possível de cinema. Uma pessoa pode gostar de filmes da Sessão da Tarde e se considerarem "cinéfilas". Isso não me importa. Outros querem falar de cinema e não gostam de escutar argumentos de certos filmes, por preconceitos diversos como o gênero, ano ou por que buscam diversão. Eu respeito opiniões. Há um tempo atrás não aguentava ouvir coisas do tipo: "Kra, vc viu o filme do Seagal que passou ontem na TV"? Hoje eu não ligo, cada um tem sua opinião e assiste a filmes com uma finalidade específica. Não elaboro conceitos de filmes baseado em críticos, em prêmios, nacionalidade, gênero ou ano. O divisor de águas que me fez ver Cinema de maneira diferente foi Pulp Fiction, em seguida vi Amnésia, Nove rainhas, A. I., Fargo... Quando eu descobri que Nove Rainhas era argentino não acreditei, e com o tempo acabei com qualquer preconceito, enfim, é muito subjetivo. Não me considero cinéfilo, tem muita coisa pra eu descobrir ainda, procuro entender cinema, opinar a respeito, sem restrições.[/quote']

Quer dizer que você não se considera um cinéfilo. De acordo com seus fortes argumentos, então quem seria preseunçoso o bastante para se considerar um cinéfilo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não me considero cinéfila. Eu vou tão pouco ao cinema.

eu tb naum apesar de eu adorar cinema e atuação naum vo mto ao cinema alugo  filmes mas naum td semana...apesra de q se eu tivesse tempo e disposição eu seguiria  a carreira de diretor ou ator ate pq eu ja atuo na escola, mas n eh algo q eu tenho como meta

gostaria de poder assistir mais filmes mas tv naum gostaria de ser aquele cinefilo q vive de cinema vê trocentos filmes por semana...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Engraxador!' date=' quando eu disse que uma pessoa que vê filmes de Sessão da Tarde se consideram cinéfilas e eu não ligo, estava demonstrando que não entro em maiores discussões a esse respeito. E isso não quer dizer que eu as acho "cinéfilas", cada um tem seu conceito desse termo, em grau diferente.[/quote']

Oxi ... Eu entendi isso ...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jack Risadinha você é um cara boa praça e de bobo não tem nada' date=' só o título do tópico já valeria um prêmio... smiley1.gif

[/quote']

Muito espertinho o Jack .smiley36.gif Ele fez o tópico com o intuito de alfinetar os ditos "cinéfilos", utilizando um jeito simpático para destilar seus preconceitos quantos aos filmes .smiley36.gif Mas qual o problema de filme em preto-e-branco ? Eu acho legal .smiley4.gif  

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...