Jump to content
Forum Cinema em Cena

Como Se Fabrica um Cinéfilo?


Jack_Bauer
 Share

Recommended Posts

  • 6 months later...
  Tá aí uma dúvida cruel smiley36.gif...eu não entendo merda nenhuma de filme' date=' meu negócio é seriado como eu sempre digo, mas tenho a curiosidade de saber com os geninhos do Fórum, o q precisa p ser um cinéfilo?? Como se fabrica um cinéfilo?? smiley4.gif [/quote']

 

A sinceridade do gordinho até machuca. Opinem aí.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um cinéfilo é fabricado quando a pessoa assiste a MUITOS filmes, dos mais variados tipos. Mas o cinéfilo também precisa estar aberto à proposta do diretor e do filme a que assiste. Não adianta nada mostrar toda a admiração pela estética e ressonância emocional de um Era Uma Vez no Oeste e detonar Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal pq o filme é "forçado"...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Um cinéfilo é fabricado quando a pessoa assiste a MUITOS filmes' date=' dos mais variados tipos. Mas o cinéfilo também precisa estar aberto à proposta do diretor e do filme a que assiste. Não adianta nada mostrar toda a admiração pela estética e ressonância emocional de um Era Uma Vez no Oeste e detonar Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal pq o filme é "forçado"...

 

 
[/quote']

 

mas muitas vezes o pessoal que gosta de um 'filme-cabeça' usa aquele velho argumento que o 'diretor está testando a inteligência do telespectador'...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim, não... Eu entendo mais que é meio que dar uma mão aqueles que não conseguem se sentir um cinéfilo sozinho e precisam de dicas daqueles que sabem e entendem mais, e não vejo nada demais nem mal algum nisso...

Se tem uma coisa que já aprendi aqui é que temos de sentir um filme quando vemos, sinto isso em Batman Begins que até me arrepia, mesmo revisando, e cada um sente um mesmo filme de formas diferentes.
Link to comment
Share on other sites

Primeiro quero agradecer os elogios do Jac_Bauer e do Fernando. Obrigado a ambos.

Agora respondendo especificamente à pergunta: Como se fabrica um cinéfilo? Acredito que a pergunta - apesar da ironia ou uma brincadeira semântica' date=' me parece que a verdadeira razão para tal pergunta é saber como "se tornar um cinéfilo" ou ainda "O que é preciso fazer para ser um cinéfilo". Caso sejam estas tas as dúvidas reais do Jac_Bauer eu responderia da seguinte maneira:

Simplesmente gostar de cinema! Simples assim. Não precisa concordar com a opinião alheia ou saber, na ponta da língua, a filmografia completa  de Ingmar Bergmann ou comprar todos os DVDs musicais da Metro (bem que eu gostaria, claro!).

Quem GOSTA de cinema, irá, evidentemente, procurar saber mais sobre a sétima arte e vai buscar subsídios para ampliar seus conhecimentos. Assim, terá maior capacidade de avaliar, corretamente e de forma mais completa, a obra que irá assistir. Mas tudo isto feito de forma prazerosa, sem parecer trabalho escolar para ser entregue com prazo determinado.

Penso sinceramente que o Jack_Bauer está no caminho. Seu interesse pela sétima arte é um sintoma claro de que esta disposto a ser um cinéfilo. Bem vindo ao clube!

[/quote']

Moviola isso aí já foi falado aqui e no outro tópico. Prefiro achar que a "dúvida" do Jack é mesmo COMO se fabrica um cinéfilo, apesar que a frase grifada chega perto do cerne da pergunta.

Quanto à pergunta do tópico: Primeiro caso de ironia não intencional no fórum? Vai saber...

A quem eu posso chamar de cinéfilo? Talvez o Jack na sua suposta ignorância cinematográfica seja mais cinéfilo do que muitos que vemos por aqui, o seu gosto pela sétima arte não está vinculado a rótulos e não parece imperar nele a cultura comum de que determinado filme deve ser amado ou odiado em igual intensidade, ainda que no gosto por cinema a linha que separa o amor do ódio é tênue.

Talvez a pergunta devesse ser: Existe cinéfilo genuíno? Ou seríamos todos "fabricados"? (uma linha de montagem me vem à cabeça agora).

Também me veio à cabeça esta questão que levantastes. Respondendo a esta questão eu diria que cinéfilo fabricado não existe. Por uma  razão: Ou a pessoa gosta de cinema e sente enorme prazer em assistí-lo, ou não. Imagine sofrer a vinda inteira por ter que parecer ser um cinéfilo assistindo horas intermináveis de filmes quando poderia estar jogando bola, fazendo alpinismo ou bebendo no bar da esquina.

Seria muito sofrimento para uma pessoa ter que ser cinéfilo de vitrine somente para se exibir numa roda de amigos. Além de ser uma grande perda de tempo e energia.

Imagine se eu iria gostar de parecer ser um grande conhecedor de futebol e ter que assistir, domingo à noite,  aqueles intermináveis, cansativos e monótonos programas esportivos; saber de cor e salteado a escalação brasileira da copa de 70, ou o que é pior, ter que assistir um jogo de futebol inteiro e saber quando ocorreu, ou não, impedimento.  Deus me livre!!!!!!!

 

 

À partir deste post lá pela página 6 do tópico tem coisas bem interessantes, aliás uma leitura desde das primeiras páginas é recomendável...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 15 years later...
  • Members
On 12/11/2005 at 2:44 AM, Cavalca said:

 

Primeiro passo: assisto muitos filmes, englobando o máximos de períodos e diretores possível. smileys/smiley17.gif

 

 

 

Segundo passo: leia o máximo possível sobre o assunto, desde críticas da internet até livros mais técnicos. smileys/smiley17.gifsmileys/smiley17.gif

 

 

 

 

 

Alguém quer continuar daqui? smileys/smiley36.gif

 

 

Cavalca38697.0726967593

Realmente, uma característica dos cinéfilos seria o de supostamente assistir filmes com freqüência, o que até faz sentido porque se você gosta muito de algo, você obviamente vai querer consumir esse algo com freqüência, diferente de outras pessoas que gostam disso mas não tanto assim. Aliás, acho que a pessoa só deviam criticar a janela de filmes se eles estivessem na mesma época dela, por exemplo, se eu comecei a ver muitos filmes em 2007, então não devia reclamar que um filme lançado em 2003 está demorando para ser exibido em certa mídia pois nessa época eu não via muitos filmes então ia demorar pra assistir mesmo. Já com os outros não haveria isso porque eles não se interessam por tantos filmes mesmo. Enfim, se lembrar de mais alguma "regra" posto aqui.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...