Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#2)


Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Finalmente06


1) Mateus 10:16   Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto' date=' sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.


Quando Jesus diz que devemos ser prudentes  que nem as serpentes, então devemos ser prudentes conforme um Demônio? O contexto perde o sentido ai, tanto que ao creditar a astucia da serpente a um demônio, estamos creditando uma qualidade, a mesma qualidade que Jesus pede para termos conforme o versículo acima.
Como Jesus pode pedir uma coisa dessa? Sermos prudentes conforme 'Satã'!?
[/quote']
Sim,porque não?

2) Isso é uma simbologia. Os textos do apoclipse não devem ser interpretatos ao pé da letra. O autor escreveu isso se referindo a Roma' date=' e o contexto dos versículos de Apocalipse 9-17, foi uma forma de encorajar o povo a suportar a oporessão dos romanos. Suportar, sabendo que seriam vitoriosos.
[/quote']
Então a bíblia chama Roma de "Diabo e Satanás"?

3) Um satã não é onisciente para saber se será 'morto'. Se o Satanás único que você acredita' date=' sabe que será morto então ele é onisciente, então porque continua a tentar? Acredito que muitos Satãs já vieram e virão, assim como as mentiras.
[/quote']
Ele sabe que vai ser morto não porque ele é onisciente.Ele sabe que vai ser morto porque DEUS FALOU ISSO PARA ELE.
Assim como nós sabemos que ele morrerá,ele também sabe...PELA MESMA FONTE.A PALAVRA DE DEUS,A BÍBLIA.Desde Gênesis.....("Tu lhe machucarás o calcanhar e ele lhe machucarás a cabeça").
Ele já está condenado a morte....Porque ele continua?É aquela simples idéia:"Já que eu vou morrer,vou levar o máximo de pessoas comigo".
Com base no que você acredita nisso?

4) Para ser um Anjo nós devemos merecer isso. Antes' date=' o ser que se torna um Anjo é porque atingiu um elevado grau de espiritualidade. Deus poderia criar um Anjo sim. Porém nós mesmos, conforme nossas atitudes na terra, podemos alcançar diversos graus de espiritualidade conforme nossas obras boas. Aqueles que fazem coisas ruins, são os demônios.
[/quote']
Em qual parte da bíblia diz que humanos viram anjos?

5) Já que você também não acredita em inferno' date=' então onde 'vive' o Satanás, o mesmo que você acredita ser a serpente de Gênesis? Esse Satanás é onipresente? E após tentar e conseguir seus adoradores, para onde eles vão?
[/quote']
Lembra daquele texto de Apocalípse?"Aí da Terra pois foi jogado para baixo o chamado Diabo e Satanás"....Então,ele "mora" aqui na Terra....
Como assim?Para onde vão os seguidores de Satanás?Para lugar algum oras,eles vivem na Terra junto conosco....Se na Terra só existissem seguidores de Deus ela não seria esse caos....

 

Freak,

percebo que você se sente mau ao pensar que,para o Deus cristão,quem não for cristão esta morto.

Mas não é bem assim.....a bíblia diz que "haverá uma ressurreição tanto de justos quanto de injustos".

Os justos são as pessoas que conhecem a Deus,sabem seus mandamentos,têm fé Nele e o seguem.

Os injustos são as pessoas que não fazem nada disso por simplesmente não conhecerem ao Deus cristão (o caso do carinha do Tibet que você falou).

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, aberto novo tópico, vamos ao que interessa.

 

 

Dook' date=' eu admito que você entende muito de Bíblia e tem excelentes argumentos, mas a idéia que você tem do Espiritismo é completamente errônea.

Primeiramente é preciso citar que o Espiritismo não é uma religião propriamente dita, pois não possui templos, altares, hierarquias, paramentos, organização religiosa, líderes e outras coisas que caracterizam as religiões, como a crença em livros sagrados. O Espiritismo não considera a Bíblia como um livro sagrado, e nem qualquer outro livro, mesmo aqueles escrito pelos próprios espíritas, que são milhares por sinal. O Espiritismo é uma doutrina filosófica de conseqüências religiosas, ou morais.

O Espiritismo também não aceita que Jesus seja Deus, que ele ressucitou, nem que ele morreu para nos salvar, nem na existência de uma Trindade. Também não acredita em Céu, Inferno ou na existência de demônios. Logo, fica claro que quando falamos de salvação estamos falando de coisas completamente diferentes.[/quote']

 

Ótimo... então podemos encerrar por aqui pq se falamos de coisas iguais, porém com diferentes pontos de vista, a argumentação é possível. Como estou falando sobre A e vc está falando sobre B, temos que parar por aqui.

 

 

Por que? Porque isto está na Bíblia segundo a visão evangélica?

 

Isso não está na Bíblia segundo a visão evangélica' date=' está na Bíblia segundo o CRISTIANISMO, isso inclui a religião evangélica, o catolicismo, o anglicanismo, os TJs, etc, etc, etc.

Eu não acredito que Jesus morreu por mim. Eu acredito que ele morreu porque ele foi brutalmente assassinado.

 

Ele também foi brutalmente assassinado. Porém, a Bíblia sustenta que o assassinato de Cristo teve um propósito espiritual. É esse ponto de vista Bíblico que quero enfatizar aqui. Vc não concorda, ok (nem teria como, do contrário vc deixaria de ser espírita), mas não pode dizer que a Bíblia sustenta APENAS que Cristo foi brutalmente assassinado. Entende o que quero dizer?

Imagine uma pessoa que nasceu em uma familia cristã' date=' mas que se tornou ateísta e, apesar disso, sempre fez o bem, sempre contribuiu para o crescimento da sociedade, sempre ajudou a muitos de coração, sem pedir nada em troca. Você realmente acredita que uma pessoa assim mereça arder eternamente no fogo do Inferno?[/quote']

 

Eu não acho que ela mereça nada, não sou eu quem decido isso. Mas faço algumas considerações à luz do cristianismo referente a este caso que vc colocou aqui:

 

a) Uma pessoa que nasce numa família cristã não necessariamente é cristã. No cristianismo não existe essa de 'sou cristão pq meu pai também é'. Isso é religiosidade e não cristianismo.

 

B) O 'tornar-se' ateísta é tão somente um indício forte de que esta pessoa NUNCA foi cristã, NUNCA creu em Jesus, NUNCA aceitou a soberania de Deus e, principalmente, NUNCA se tornou 'nova criatura'.

 

c) Ela pode fazer coisas lindas e maravilhosas. No âmago dela ela é corrupta, simples assim. Quer um exemplo? Tenha um filho e deixe-o crescer sem orientação e educação. O que vc acha que o seu filho irá se tornar? A resposta te fará compreender que o homem é, naturalmente, corrupto. Está intrínseco nele. Não há boa obra que redima o ateu pq lá no fundo, em seu coração, ele já cometeu o único pecado do qual não existe salvação: ele acha que pode viver independente de Deus. Simples. É essa declaração não assumida que TODO homem carrega dentro de si e é dessa convicção que ele precisa se arrepender. Essa é uma pequena cereja do bolo que é cristianismo.

 

d) Como vc pode afirmar que uma pessoa faz coisas boas sem esperar nada em troca ou faz 'de coração'? Só pq a pessoa te disse isso? Ou você tem o poder divino de ver o que está na alma do homem?

Desculpe' date=' mas o Deus em que eu acredito jamais permitiria isso. E esse foi um dos motivos que quase me levaram a ser ateu.[/quote']

 

Be free para acreditar no que vc quiser. Estou te colocando o ponto de vista Bíblico, apenas isso.

É uma questão de fé sim. O simples fato de você CRER que o texto é infalível e é a verdade' date=' já que baseia todo o seu sistema de crenças nele mostra que é sim uma questão de fé.[/quote']

 

Aqui não é questão de infalibilidade, é questão de semântica. Se o texto fala que sou salvo pela graça de Deus e não por obras, de onde tiro que o mesmo texto não está falando de salvação pela graça?


Por que? Eu queria entender esse raciocínio' date=' mas não consigo. Por que para ser salvo há a necessidade da crença de que Cristo morreu por todos?[/quote']

 

Quando vc compreender que vc NÃO É NADA, que vc é separado da glória de Deus (como TODOS somos, sem exceção); quando você compreender que o homem é naturalmente corrupto e que, sem o sistema de direcionamento que temos hoje ele vira um ANIMAL, talvez vc entenda esse raciocínio.

 

O ponto é: para Deus não há nada que vc faça por você, que o redima diante dele. A Bíblia é clara nesse diapasão. Para Deus estão TODOS perdidos, exceto aqueles que confiaram que o que Cristo disse era verdade. Aí entra a fé. Como é que vc vai crer, pela lógica humana, que um cara veio, disse que era Deus, que veio para nos redimir (que prepotência, pensaria um cético) foi crucificado e ressuscitou 3 dias depois?

Então eu estou condenado? Os ateus e agnósticos também? Os muçulmanos' date=' os budistas e todos os profitentes das religiões orientais estão condenados ao fogo eterno? Então o cara que nasceu no Tibet e foi criado no Budismo vai pro inferno porque deu azar de nascer lá? Um árabe que foi criado dentro do Islamismo também?[/quote']

 

Vc ouviu falar de Jesus e de sua missão redentora? Ouviu falar que ele morreu em nosso lugar pq pela nossa rebeldia e corruptibilidade éramos nós que deveríamos estar ali? Ouviu tudo isso? Se sim e não acreditou, lamento meu amigo, vc vai ser condenado. Repare que vc está lendo sobre Cristo agora, estou te colocando em contato com o Evangelho. É neste momento que vc faz a opção. Ou crê, ou não crê. Se crer SINCERAMENTE (pq a crença de qualquer jeito é detectada e vc se ferra do mesmo jeito) ok, tá com visto pra 'Nova Jerusalém'... Se vc não creu e MORRER HOJE sem ter crido, vc vai praquele lugar bacana que os gregos chamam de Hades. Não tem conversa.

 

Não creio que o budista que NUNCA ouviu falar de Cristo possa ser condenado. Esse é um entendimento meu, pessoal. Deus condena pela incredulidade, não pela ignorância.

 

Para terminar, não quero aqui te convencer de coisa alguma. Estou te colocando dentro do ponto de vista do cristianismo para que vc compreenda como vemos a situação, apenas isso. Agora se vc não crê nem em céu, nem em inferno, nem em salvação nos moldes propostos pelo cristianismo, vc não tem com o que se preocupar, certo?

E não me venha dizer que eles são ignorantes' date=' pois no mundo globalizado de hoje quase todos conhecem o cristianismo, assim como nós temos acesso a informações sobre todas essas religiões.[/quote']

 

 

Se eu estivesse querendo te converter ao cristianismo eu diria isso a você. Mas vc tem como AFIRMAR com fatos e dados que TODO O PLANETA já ouviu falar de Jesus Cristo como Filho de Deus que veio para reconciliar Deus e o homem? Eu não tenho. Aliás, se todo o planeta já tivesse ouvido falar de Cristo nesses moldes, Ele já teria voltado.

Essa é a diferença básica entre o Espiritismo e as religiões constituidas' date=' que reclamam a verdade absoluta para si mesmas, pregando que fora das suas crenças não há salvação, enquanto que para o Espiritismo qualquer um pode se salvar, independente de época, local, credo ou religião.[/quote']

 

E o que vcs pregam? "A salvação é obtida através de aperfeiçoamento moral e espiritual". Palavras suas. Essa é a verdade absoluta que o espiritismo chama pra si. Tanto é que vcs DISCORDAM da idéia da salvação pela graça proposta pelo cristianismo. Essa discordância determina que para vocês, esta possibilidade que expus passa longe de ser a verdade, logo, o espiritismo chama para si uma teologia da salvação, assim como todas as outras religiões constituídas.


E por conta disso eu devo acreditar também? Meu raciocínio é invalidado porque as religiões cristãs acreditam nisso? Nada disso' date=' principalmente se considerarmos as religiões evangélicas vieram do catolicismo através da reforma. Ou seja, a base é uma só, a mesma, logo é lógico que essas questões básicas de fé devam ser as mesmas ou pelo menos semelhantes.[/quote']

 

Ué... o seu raciocínio é invalidado perante o cristianismo pq o cristianismo prega outra coisa completamente diferente do que vc está pregando! Da mesma forma que o meu raciocínio é invalidado perante o espiritismo pq o espiritismo prega outra coisa completamente diferente do que eu estou pregando! Não vejo nenhum problema nisso. Se para a matemática 2+2=4 é inaceitável para a matemática a conta 2+2=5.

 

E outra: as igrejas protestantes nasceram da Reforma pq Lutero percebeu que o Catolicismo nunca foi a igreja primitiva cristã que Cristo inaugurou no livro de Atos. Portanto a 'base' NUNCA foi a mesma, o que houve foi o resgate de um modo de se relacionar com Deus que o Catolicismo jogou no lixo por mais de um milênio.  


Peraí' date=' quem não é salvo NUNCA vai fazer boas obras? Então para se fazer boas obras é um pré-requisito aceitar Jesus como seu salvador para posteriormente ser salvo, e então fazer as boas obras?[/quote']

 

Vou reformular: as boas obras do incrédulo (ou seja, daquele que não acredita) valem menos que nada para Deus, por todos os motivos já explanados acima. Again, esse é o ponto de vista bíblico e do cristianismo.

Isso quer dizer que é impossível que ateus' date=' agnósticos, espíritas, budistas, muçulmanos, umbandistas façam boas obras REALMENTE, de bom coração, sem segundas intenções??[/quote']

 

Não acredito em boas obras feitas de coração por um incrédulo. Ele continua corrupto por dentro, simples assim.

 


Não é isso que a observação da vida me mostra.

 

A sua observação da vida é superficial Freak... assim como a minha e a de todos nós. É exatamente essa soberba' date=' essa arrogância de achar que aquilo que você vê é suficiente para tecer conclusões absolutas sobre a complexidade de tudo que envolve a vida que deixa Deus fulo. De que adianta boas obras 'feitas de coração' (sic) se vc se acha a última bolacha do pacote?


Exatamente, não é nem nunca foi pré-requisito para a salvação. Para o Espiritismo, a "salvação" se dá através da evolução espiritual, que ocorre através de inúmeros instrumentos que existem na natureza e que possibilitam essa evolução. A oportunidade de fazer caridade e boas obras sem pedir nada em troca é um desses instrumentos e uma das conseqüências da evolução espiritual, e caridade e boas obras não significam dar um prato de comida para um mendigo na rua, e sim toda a conduta que a pessoa tem na vida do instante que nasce ao instante que morre, e antes e depois disso também.

 

Ok... bem mais explicado agora. Compreendi o ponto de vista espírita. Discordo por tudo que já foi exposto até aqui.  


Não há discrepância alguma. O texto de Paulo aos Efésios pra mim é claro' date=' assim como é claro Jesus quando diz que a cada um será dado segundo as suas obras, ou claro como o livro de Tiago que diz que a fé sem obras é morta. O próprio Paulo aliás disse aos Coríntios que "...ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." demonstrando claramente que o amor, e é esse amor que ele fala que os Espíritas chamam de caridade, está acima da fé em grau de importância, o que ainda é corroborado no versículo 13 do mesmo capítulo: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."
[/quote']

 

Vc parte de outra falsa presunção. Não é a fé que salva, é a graça de Deus. Tiago está falando da prática de vida cristã e não de salvação por obras. Leia o livro todo e perceba o contexto correto.

 

Mas já que estamos falando de Jesus, vamos ver o que Ele disse mais sobre o assunto:

 

João 5:24: "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida."

 

E Paulo não está falando de Salvação em 1 Coríntios.

 

 
Paulo não poderia se contradizer. Logo' date=' para eu explicar o que ele disse na carta aos Efésios antes eu teria que analisar sob quais circunstâncias ele escreveu aquilo, para quem ele escreveu aquilo e porque ele escreveu aquilo para então chegar à conclusão do significado das suas palavas, que, repito, estão de pleno acordo com o Espiritismo. Só que eu não vou fazer isso, pois o texto ficaria demasiadamente longo e eu estou com preguiça. Mas se você quiser realmente saber a visão espírita sobre o assunto há alguns textos na internet que eu posso indicar.[/quote']

 

Freak, don't bother... leia a Bíblia INTEIRA e aí vc vai sacar o que estou falando. Mas faça-o para compreender o lado bíblico e cristão. Se vc a ler para reforçar sua convicção espírita, sua cabeça vai ficar parecendo um queijo suíço.


Ou seja' date=' todos os espíritas então tem idade mental inferior a uma criança de seis anos?[/quote']

 

Não. Se foi isso que vc depreendeu do texto, só posso lamentar.

Não me parece lógico que a moral da história seja essa. Quer dizer que quem tem que salvar é o cristão? O samaritano' date=' ou o homem sem fé não deve ajudar? E o samaritano que ajudou, por não ter fé, é nada aos olhos de Deus? Tal como aquele que se diz cristão e nada faz?[/quote']

 

É lógico que não te parece lógico... Como vc mesmo afirmou no início deste post, estamos falando de coisas diferentes.

Quem é melhor aos olhos de Deus? O homem que diz ter fé e aceitar Jesus' date=' mas que o faz superficialmente e por isso não pratica obras, ou aquele homem que não tem fé, mas ajuda a todos no seu caminho?[/quote']

 

Nem um nem outro... O melhor é o homem que diz ter fé, aceita Jesus e ajuda a todos no seu caminho. Aquele que aceita a Jesus verdadeiramente ajuda a todos no seu caminho. Uma coisa é consequência da outra. Mas PRIMEIRO vem a crença sincera, a fé 'salvadora' como diz Tiago.

Contexto bíblico ou contexto evangélico? A Bíblia dá margem a inúmeras interpretações sim. As próprias traduções' date=' em muitos casos com passagens diferentes uma das outras mostram isso. Não fossem essas interpretações não existiriam tantas denominações cristãs.[/quote']

 

As denominações cristãs variam com relação à entendimentos acerca de coisas 'menores', por assim dizer. A salvação pela graça é padrão. A igreja cristã que fala que a salvação se dá por obras não é cristã, simples assim.

 

E é contexto bíblico Freak, por mais que vc queira espernear. Qualquer teológo SÉRIO (o que não significa necessariamente cristão) discorda de você.

E eu não entendo porque alguns crentes insistem em dizer que os espíritas pegam "alguns trechos" da Bíblia para afirmar suas idéias. Isso é uma mentira deslavada' date=' daquelas bem cabeludas mesmo. Se os crentes se dessem ao trabalho de ler o que diz o Espiritismo andes de julgá-lo talvez não dissessem esse tipo de coisa.~[/quote']

 

Eu digo e afirmo. Se vc lesse a Bíblia INTEIRA e visse sobre o quê ela versa, vc JAMAIS diria que a Bíblia sustenta que a salvação se dá pelas boas obras.

Primeiramente é preciso dizer que o Espiritismo não precisa da Bíblia para afirmar suas idéias' date=' porque não crê em livros sagrados. O Espiritismo estuda e analisa a Bíblia, POR COMPLETO, como livro histórico, como analisa tudo o que diz respeito ao conhecimento humano.[/quote']

 

Então pq vc utilizou a Bíblia o tempo inteiro nessa discussão para fundamentar o seu ponto de vista?

 

Em tempo: apesar de conter alguns elementos e informações de cunho histórico, a Bíblia não é livro de história, nem se presta a esse serviço.

Mas não é porque os espíritas não aceitam a Bíblia como livro sagrado e infalível que eles vão permitir calados que crentes diversos digam que a Bíblia condena o Espiritismo' date=' quando o que os espíritas vêem nela é justamente o contrário.[/quote']

 

Eu nem entrei nesse mérito. E sinceramente nem vou entrar para não destruir a relação cordial que temos. Respeito sua crença apesar de discordar frontalmente dela.

Agora me reservo o direito de te dizer que se os espíritas se dessem ao trabalho de ler o que diz o Cristianismo antes de julgá-lo como vc fez está fazendo em alguns comentários, talvez não dissessem esse tipo de coisa.

 

03


Ok' date=' só Deus sabe efetivamente o que se passa no coração de uma pessoa. E se Deus ver que um ateu é de fato bom, que ajuda sem interesses, que tem um grande coração, que faz o bem pelo prazer de fazer o bem? Mesmo assim este ateu estará condenado ao sofrimento eterno?[/quote']

 

Deus nunca verá que um ateu é 'de fato bom' pq lhe falta o principal: a admissão de que ele precisa de Deus. É a crença nisso que te faz aceitar a Cristo como Salvador, te regenera espiritualmente e te dá o ticket para a salvação.

Ou você não acredita que possam existir não-cristãos que sejam realmente bons? Isso é que a minha razão não consegue aceitar.

 

Não' date=' não acredito. Assim como não acredito que todos aqueles que professam a Cristo como seu Salvador realmente sejam cristãos.

Tudo bem, realmente é contraditório se dizer cristão e não agir como tal. O problema é que você coloca as boas obras como conseqüência da fé e da salvação. Só que existem pessoas que fazem boas obras EFETIVAMENTE e não tem fé cristã.

 

Não adianta nada, a pessoa ainda está separada de Deus. Quem está separado não pode ser salvo. E só Cristo reconcilia. Tendeu agora?

Seguindo esse raciocinio então Deus foi muito injusto comigo. Afinal' date=' se eu tivesse nascido em uma tribo indígena que jamais ouviu falar de Jesus, meu lugar no paraíso estaria garantido, pois eu seria um ignorante por não conhecer as grandes verdades do Cristianismo e não teria culpa disso.[/quote']

 

Por isso que vc está tendo essa oportunidade mais uma vez agora. Mas como eu disse, a escolha é sua. Como vc não acredita em condenação eterna no inferno, pq vc se preocupa?

Mas Deus preferiu me colocar em um país de maioria cristã' date=' e me dotou de uma razão que não permite que eu aceite que alguém possa ser salvo simplesmente por aceitar Jesus como salvador, passando uma borracha em cima de todos os erros que eu possa ter cometido. Logo eu estou danado.[/quote']

 

Mas vc não crê nisso! Pq se preocupa?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou fazer alguns comentários daquilo que eu li até agora no debate sobre espiritismo:

 

 

 

Primeiramente é preciso citar que o Espiritismo não é uma religião propriamente dita' date=' pois não possui templos, altares, hierarquias, paramentos, organização religiosa, líderes e outras coisas que caracterizam as religiões, como a crença em livros sagrados. O Espiritismo não considera a Bíblia como um livro sagrado, e nem qualquer outro livro, mesmo aqueles escrito pelos próprios espíritas, que são milhares por sinal. O Espiritismo é uma doutrina filosófica de conseqüências religiosas, ou morais. [/quote']

 

 

 

Está certo. O espiritismo não é uma religião. Na verdade o termo pode designar muitas ceitas, crenças e religiões. O hinduísmo pode ser colocado como espírita, já que acredita na reencarnação (em animais...). Da mesma forma algumas religiões afro, dos povos norte-americanos e outras culturas antigas. É bem amplo o uso do termo, mas creio que aqui estejamos falando do espiritismo de Alan Kardec, que é sim uma religião.

 

 

 

O Espiritismo também não aceita que Jesus seja Deus' date=' que ele ressuscitou, nem que ele morreu para nos salvar, nem na existência de uma Trindade. Também não acredita em Céu, Inferno ou na existência de demônios. Logo, fica claro que quando falamos de salvação estamos falando de coisas completamente diferentes. [/quote']

 

 

 

Agora fiquei confuso. Se o espiritismo kardecista não aceita Jesus, ressurreição, redenção através da cruz, céu, inferno e seres demoníacos, então porque você usou da bíblia para debater seus temas? Se os espíritas não acreditam nessas coisas, que são essenciais na palavra, então não há porque debater bíblia com um deles.

 

 

 

Então vc não sacou direito... O recado aí é claro: aquele que não é salvo nunca vai fazer boas obras' date=' logo será apartado dos salvos, simples assim. [/quote']

 

 

 

Também não é bem assim, Calvin. Concordo com o Freak que os não-crentes também fazem boas obras. Só que boas obras não quer dizer uma vida santa e mudada. Isso só ocorre com a salvação de Cristo. Pode fazer quantas boas obras for, mas se não tiver Jesus no coração não vai ser salvo. Vai ter sim suas recompensas aqui na terra, mas salvação não terá. Veja Mateus 7: 22 e 23

 

 

 

22 - Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

 

 

 

Veja só. Obras que essas pessoas fizeram. E Jesus os salva?

 

 

 

23 - Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

 

 

 

Não. Jesus não os salva pelas suas obras. Mas eles fazem sim obras. Entendeu?

 

 

 

Sobre a salvação pelas obras, só um complemento:

 

 

 

-As obras não salvam. Fato. Prova: o texto de Efésios já provado aqui. A fé sem obras é morta. Ou seja: precisa ter uma transformação, precisa ter uma mudança. “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7: 20. O crente que não produz bons frutos é um pseudo-crente. O não-crente que produz bons frutos se encaixa no texto acima, Jesus nunca os conheceu.

 

 

 

 

 

Algumas considerações pessoais sobre o kardecismo:

 

 

 

É a religião do pós-modernismo, com tendência a trazer muitos e muitos adeptos. Por quê? Porque não há compromisso. Não precisa ir à igreja, não precisa dar dízimo, não precisa mudar a sua vida. Basta fazer o bem, aquilo que você acha que é o bem. E se não conseguir, relaxa. Você tem outra chance. E outra, e outra, e outra. O mundo pós-moderno não quer mudança de vida, não gosta de finais, nem de chances únicas. O mundo pós-moderno gosta de fazer o que bem entende, e toda vez que se arrepender dar um reset na vida e fazer tudo de novo. Portanto o kardecismo é a religião do momento.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Também não é bem assim' date=' Calvin. Concordo com o Freak que os não-crentes também fazem boas obras. Só que boas obras não quer dizer uma vida santa e mudada. Isso só ocorre com a salvação de Cristo. Pode fazer quantas boas obras for, mas se não tiver Jesus no coração não vai ser salvo. Vai ter sim suas recompensas aqui na terra, mas salvação não terá. Veja Mateus 7: 22 e 23
[/quote']

 

Neste ponto vc está certo. As palavras aí foram mal colocadas. 08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não' date=' não acredito. Assim como não acredito que todos aqueles que professam a Cristo como seu Salvador realmente sejam cristãos.
[/quote']

Creio que possam existir pessoas "do mundo" boas.

Mas nunca serão tão boas quanto um cristão genuino.

Também não é bem assim' date=' Calvin. Concordo com o Freak que os não-crentes também fazem boas obras. Só que boas obras não quer dizer uma vida santa e mudada. Isso só ocorre com a salvação de Cristo. Pode fazer quantas boas obras for, mas se não tiver Jesus no coração não vai ser salvo. Vai ter sim suas recompensas aqui na terra, mas salvação não terá. Veja Mateus 7: 22 e 23
[/quote']

Não é bem assim.

Aquele que não têm "Jesus no coração" por simplesmente não conhecer ele,também vai ser salvo.

 
Rafal2007-12-04 11:11:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Algumas considerações pessoais sobre o kardecismo:

É a religião do pós-modernismo, com tendência a trazer muitos e muitos adeptos. Por quê? Porque não há compromisso. Não precisa ir à igreja, não precisa dar dízimo, não precisa mudar a sua vida. Basta fazer o bem, aquilo que você acha que é o bem. E se não conseguir, relaxa. Você tem outra chance. E outra, e outra, e outra. O mundo pós-moderno não quer mudança de vida, não gosta de finais, nem de chances únicas. O mundo pós-moderno gosta de fazer o que bem entende, e toda vez que se arrepender dar um reset na vida e fazer tudo de novo. Portanto o kardecismo é a religião do momento.

 

 Dudu, tá completamente equivocado!

 

 Desde que tu se propoe a seguir uma religião, seita, crença já pressupoe um compromisso com ela. Se tu quer ser relapso aí é ctg.

 Não precisa mudar sua vida?? Afff! Então qualo sentido de seguir uma doutrina ?

 

 Vc tem que fazer o bem e se não conseguir temque tentar até a morte. não tem que relaxar não. Tem o lance da causa e efeito.

 E of ato de tu ter várisas chance sé o de menos,tu nem se lembra disso,pq o que tu quer, e acredito que todos que seguemuma religião querem, é seguir o exemplo de Jesus.

 

 Desculpa aí, mas tu não sabe muito sobre espiritismo.

 

 E todas as religiões que tu citou que são reencarnacionaistas são espiritualistas e não espíritas.

 

 sobre a bíblia, falo de mim,não acredito que elanão tenha sido manipulada e acreditamos nela sim. Na verdade estudamos os 4 Evangelhos.

 Não temos igreja mas temos centros onde além de rezarmos, estudarmos, tb utilizamos p/ eventos voltados aos carentes.

 Não há dizimos pq cada um dá o que pode, o que quer, se quiser, não é imposto nada.

 

 

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dudu' date=' tá completamente equivocado!

 

 Desde que tu se propoe a seguir uma religião, seita, crença já pressupoe um compromisso com ela. Se tu quer ser relapso aí é ctg.

 Não precisa mudar sua vida?? Afff! Então qualo sentido de seguir uma doutrina ?

 

 Vc tem que fazer o bem e se não conseguir temque tentar até a morte. não tem que relaxar não. Tem o lance da causa e efeito.

 E of ato de tu ter várisas chance sé o de menos,tu nem se lembra disso,pq o que tu quer, e acredito que todos que seguemuma religião querem, é seguir o exemplo de Jesus.

 

 Desculpa aí, mas tu não sabe muito sobre espiritismo.

 

 E todas as religiões que tu citou que são reencarnacionaistas são espiritualistas e não espíritas.

 

 sobre a bíblia, falo de mim,não acredito que elanão tenha sido manipulada e acreditamos nela sim. Na verdade estudamos os 4 Evangelhos.

 Não temos igreja mas temos centros onde além de rezarmos, estudarmos, tb utilizamos p/ eventos voltados aos carentes.

 Não há dizimos pq cada um dá o que pode, o que quer, se quiser, não é imposto nada.

[/quote']

Não.Não é o de menos.Essa é toda a questão levantada pelo Anakin.

No Espiritismo você pode tentar quantas vezes quiser e,note,QUANTO quiser.....

Eu posso muito bem fazer bem pouco,quase nada,que não vai ter problema.Nada vai acontecer comigo,eu vou reencarnar que poder fazer mais um pouco.

Chica,você acha que vai conseguir alcançar o máximo de espiritualidade nessa vida?

Essa é a diferença.No espiritismo você pode tentar várias vezes.No Cristianismo você só têm UMA portunidade,perdeu,dançou.

Nossa!13

 

Estes tópicos são maiores do que a Bíblia.

 

Também com textos e mais textos postados da Bíblia entre outras cositas mais não tem tópico que agüenta. 06

E com gente que só vêm para floodar fica pior ainda a situação.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Shyca

 

 

 

O Rafal já respondeu parte do seu post pra mim. Mas vou complementar.

 

 

 

sobre a bíblia' date=' falo de mim,não acredito que ela não tenha sido manipulada e acreditamos nela sim. Na verdade estudamos os 4 Evangelhos. [/quote']

 

 

 

E sobre o que o Freak disse, que não acredita na salvação pela cruz, que é uma das coisas básicas da bíblia? Como vocês podem estudar algo que acreditam ser manipulado e ainda não concordarem com os principais pontos?

 

 

 

 

Não há dizimos pq cada um dá o que pode' date=' o que quer, se quiser, não é imposto nada. [/quote']

 

 

 

Isso se encaixa exatamente no que eu falei. Não precisa de compromisso. Você dá aquilo que você quer (Rafal?). Se não quiser dar nada, tudo bem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 By Rafa & Dudu

 

Não.Não é o de menos.Essa é toda a questão levantada pelo Anakin.

No Espiritismo você pode tentar quantas vezes quiser e,note,QUANTO quiser.....

Eu posso muito bem fazer bem pouco,quase nada,que não vai ter problema.Nada vai acontecer comigo,eu vou reencarnar que poder fazer mais um pouco.

Chica,você acha que vai conseguir alcançar o máximo de espiritualidade nessa vida?

Essa é a diferença.No espiritismo você pode tentar várias vezes.No Cristianismo você só têm UMA portunidade,perdeu,dançou.

 

 É  de menos sim, pq a medida que tu vai se aprimorando,  ser bom, fazer o certo passa a ser um desejo e até algo natural e nada dificil p/ vc.

 

 Não acredito que tenhamos apenas uma chance.

 Então a bíblia mente qd diz que nenhuma ovelha seria perdida?

 Então pq Deus nos fez falhos?  P/ nos condenar  depois?

 

 Tu me perguntou se acha que conseguirei o máximo de espiritualidade nessa vida ? Não!

 E vc? Sim?  Se não,  quer dizer que tu tá condenado, pq como tu mesmo disse no Cristianismo só há uma chance.

 
Chica2007-12-04 13:32:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 By Rafa & Dudu

 

Não.Não é o de menos.Essa é toda a questão levantada pelo Anakin.

No Espiritismo você pode tentar quantas vezes quiser e' date='note,QUANTO quiser.....

Eu posso muito bem fazer bem pouco,quase nada,que não vai ter problema.Nada vai acontecer comigo,eu vou reencarnar que poder fazer mais um pouco.

Chica,você acha que vai conseguir alcançar o máximo de espiritualidade nessa vida?

Essa é a diferença.No espiritismo você pode tentar várias vezes.No Cristianismo você só têm UMA portunidade,perdeu,dançou.[/quote']

 

 É  de menos sim, pq a medida que tu vai se aprimorando,  ser bom, fazer o certo passa a ser um desejo e até algo natural e nada dificil p/ vc.

 

 Não acredito que tenhamos apenas uma chance.

 Então a bíblia mente qd diz que nenhuma ovelha seria perdida?

 Então pq Deus nos fez falhos?  P/ nos condenar  depois?

 

 Tu me perguntou se acha que conseguirei o máximo de espiritualidade nessa vida ? Não!

 E vc? Sim?  Se não,  quer dizer que tu tá condenado, pq como tu mesmo disse no Cristianismo só há uma chance.

 

Esse é o problema "a medida que tu vai se aprimorando".

Vocês acreditam em "escala de espírito" tendo Jesus como a pessoa que conseguiu alcançar o máximo de espiritualidade e assim virou anjo e foi para o céu.

Logo,vocês não se esforçam para fazer o bem.Vocês apenas fazem aquilo que vêm naturalmente,aquilo que você faz sem esforço.Pois esse é o seu nível de espiritualidade.Têm mais coisas que você poderia fazer?Têm.Mas você só vai fazer se for algo natural....você não vai se esforçar para fazer......quando você alcançar aquele nível de espiritualidade "requerido" para tal ato bom,você fará.

No Cristianismo não....temos que sempre nos esforçar para nos manter íntegros....como disse um apóstolos...temos que surrar nosso corpo para nos matermos no caminho para a verdadeira vida.

 

Deus não fez os humanos falhos...os fez perfeitos....

Sim,nenhuma ovelha será perdida....mas você sabe o que significa "ovelha"?

 

Vê?Quando você acha que conseguirá alcançar o máximo de espiritualidade?Você simplesmente não vai se esforçar para isso,vai deixar a coisa fluir "naturalmente".

Eu?Não...nunca vou virar anjo...o cristianismo não prega isso.

Isso se encaixa exatamente no que eu falei. Não precisa de compromisso. Você dá aquilo que você quer (Rafal?). Se não quiser dar nada' date=' tudo bem.

[/quote']

Isso foi uma tentativa de aguilhoada?

Saiba que não existe "não dar nada"...mas também não existi dar uma taxa pré-estabelecida.Essa lei já acabou.....
Rafal2007-12-04 14:05:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Isso foi uma tentativa de aguilhoada?

 

Saiba que não existe "não dar nada"...mas também não existi dar uma taxa pré-estabelecida.Essa lei já acabou.....

 

 

 

Não' date=' foi só uma tentativa de provocação. Essa lei acabou tanto que Jesus a confirmou....

 

 

 

No Cristianismo não....temos que sempre nos esforçar para nos manter íntegros....como disse um apóstolos...temos que surrar nosso corpo para nos matermos no caminho para a verdadeira vida.

 

 

 

Exato. Deus disse na sua Lei: SEDE SANTOS PORQUE EU SOU SANTO. Ela é repetida por Pedro, eu acho. Deve haver mudança, deve haver integridade. Não é uma tentativa, um "se você quiser faz". É uma lei. A lei de Deus. Através dela nós agradamos a Deus. E se errarmos, o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (o que não quer dizer que devamos viver em pecado).

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pq em algum momento da história o ser humano decidiu que poderia ser dono do próprio nariz. Com essa decisão' date=' o ser humano se corrompeu totalmente. [/quote']

 

Como assim? Se Deus nos fez perfeitos, não existiria ganância... logo, um homem perfeito JAMAIS se corromperia.

 

Ou Deus nos fez realmente falhos...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se Deus nos fez perfeitos' date=' então por que temos que nos esforçar para sermos íntegros o tempo todo?

[/quote']

Lembra de Adão e Eva?

Não' date=' foi só uma tentativa de provocação. Essa lei acabou tanto que Jesus a confirmou....
[/quote']

E depois de confirmar ele falou que ele falou que ela acabaria depois que alguém a confirmasse.....

xato. Deus disse na sua Lei: SEDE SANTOS PORQUE EU SOU SANTO. Ela é repetida por Pedro' date=' eu acho. Deve haver mudança, deve haver integridade. Não é uma tentativa, um "se você quiser faz". É uma lei. A lei de Deus. Através dela nós agradamos a Deus. E se errarmos, o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado (o que não quer dizer que devamos viver em pecado).

[/quote']

Não é bem assim meu filho....temos que nos arrepender ,de coração,desse erro.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Como assim? Se Deus nos fez perfeitos' date=' não existiria ganância... logo, um homem perfeito JAMAIS se corromperia.

 

Ou Deus nos fez realmente falhos...
[/quote']

 

O erro do homem foi a ganância?? 17
Dr. Calvin2007-12-04 14:54:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E depois de confirmar ele falou que ele falou que ela acabaria depois que alguém a confirmasse.....

 

 

 

a misericórdia' date=' a justiça, a paz e o amor acabaram?

 

 

 

Não é bem assim meu filho....temos que nos arrepender ,de coração,desse erro.

 

 

 

yes, sir. This too.

 

 

 

Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

 

 

 

1 João 1

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Sim' date='porque não?
[/quote']
Ora, para você estamos falando de demônios. O que um demônio tem à ensinar, a não ser mentiras e coisas ruins?



Então a bíblia chama Roma de "Diabo e Satanás"?

Estamos falando do livro do apocalipse' date=' que é extremamente difícil de interpretar, portanto não deve ser levado ao pé da letra. o fato do autor se referir a Roma, não quer dizer que toda vez que aparecer a palavra Diabo é sobre Roma...


BÍBLIA.Desde Gênesis.....("Tu lhe machucarás o calcanhar e ele lhe machucarás a cabeça").

Não é sobre satanás, mas sobre as serpentes... Só uma pergunta, para você todas as serpentes são satanás?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

a misericórdia' date=' a justiça, a paz e o amor acabaram?
[/quote']

Esses são os "frutos do espírito".Eles não estavam na Lei Mosaica.

Ora' date=' para você estamos falando de demônios. O que um demônio tem à ensinar, a não ser mentiras e coisas ruins?

[/quote']

Vou tentar ilustrar para a coisa ficar clara.

Existe um ladrão de bancos que muito meticuloso nas coisas que faz.

Quando alguém fala:"Seja maticuloso como esse ladrão",isso é uma coisa ruin?Não!Essa é uma qualidade do ladrão...o problema é para aonde nós focamos nossas qualidade.....

Hitler era inteligente?Claro!Quem me dera ser tão inteligente como ele.O problema dele foi que ele focou sua inteligência para o mal.

Estamos falando do livro do apocalipse' date=' que é extremamente difícil de interpretar, portanto não deve ser levado ao pé da letra. o fato do autor se referir a Roma, não quer dizer que toda vez que aparecer a palavra Diabo é sobre Roma...

[/quote']

Então aonde a palavra Diabo se refere a Roma?

Não é sobre satanás' date=' mas sobre as serpentes... Só uma pergunta, para você todas as serpentes são satanás?

[/quote']

Sobre as serpentes?

A serpente mordeu o calcanhar de alguém,quem??Quem é esse que vai bater na cabeça da serpente?Você conhece essa profecia?

Deus estava falando com a serpente correto?Se essa" serpente " fosse uma serpente normal,sem ninguém estar por trás dela,tu acha que Deus perderia tempo brigando com ela?

Sim,em algumas partes da bíblia serpente significa Satanás.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ele também foi brutalmente assassinado. Porém' date=' a Bíblia sustenta que o assassinato de Cristo teve um propósito espiritual. É esse ponto de vista Bíblico que quero enfatizar aqui. Vc não concorda, ok (nem teria como, do contrário vc deixaria de ser espírita), mas não pode dizer que a Bíblia sustenta APENAS que Cristo foi brutalmente assassinado. Entende o que quero dizer?

[/quote']

 

Entendo, mas não concordo obviamente. Eu até acredito que haja um propósito espiritual, mas não esse que o Cristianismo prega.

 

 

 

a) Uma pessoa que nasce numa família cristã não necessariamente é cristã. No cristianismo não existe essa de 'sou cristão pq meu pai também é'. Isso é religiosidade e não cristianismo.

 

Concordo plenamente. Eu nunca disse isso. Eu só coloquei o exemplo de uma pessoa que nasce em família cristã para dizer que o Cristianismo foi apresentado a ela' date=' independente dela adotá-lo ou não.

 

 

 

 

B) O 'tornar-se' ateísta é tão somente um indício forte de que esta pessoa NUNCA foi cristã, NUNCA creu em Jesus, NUNCA aceitou a soberania de Deus e, principalmente, NUNCA se tornou 'nova criatura'.

 

Será mesmo? Não é possível que alguém que tenha se tornado autenticamente um cristão em algum ponto de sua vida se decepcione com o Cristianismo e torne-se ateu?

 

Você vai dizer que não, que quem faz isso nunca foi cristão de verdade. O raciocínio é valido, mas eu tenho as minhas dúvidas pois já vi cristãos abnegadíssimos tornando-ser incrédulos após sofrerem grandes desilusões, como a perda prematura de um ente querido por exemplo.

 

 

c) Ela pode fazer coisas lindas e maravilhosas. No âmago dela ela é corrupta' date=' simples assim. Quer um exemplo? Tenha um filho e deixe-o crescer sem orientação e educação. O que vc acha que o seu filho irá se tornar? A resposta te fará compreender que o homem é, naturalmente, corrupto. Está intrínseco nele. Não há boa obra que redima o ateu pq lá no fundo, em seu coração, ele já cometeu o único pecado do qual não existe salvação: ele acha que pode viver independente de Deus. Simples. É essa declaração não assumida que TODO homem carrega dentro de si e é dessa convicção que ele precisa se arrepender. Essa é uma pequena cereja do bolo que é cristianismo.

[/quote']

 

Não acredito que uma pessoa seja vil e corrupta em seu interior. E nem poderia pois essa teoria só seria válida considerando-se apenas uma única existência, e isso entra em contradição com a teoria da reencarnação.

 

Mas se eu me focar naquilo que eu observo, eu não acredito que TODAS as pessoas que crescem sem orientação e educação tenham que se tornar necessariamente más. Já vi vários exemplos de pessoas que foram criadas não apenas sem educação, mas em ambientes precários, onde reina a violência inclusive, e se tornaram boas pessoas, justamente para lutar contra aquilo que sofreram.

 

 

d) Como vc pode afirmar que uma pessoa faz coisas boas sem esperar nada em troca ou faz 'de coração'? Só pq a pessoa te disse isso? Ou você tem o poder divino de ver o que está na alma do homem?

 

Eu não posso. Estou falando da possibilidade de existirem pessoas assim.

 

E também posso falar por mim mesmo. Eu já fiz coisas boas de coração sem querer nada em troca. Eu tenho certeza disso' date=' pois nos meus momentos de aflição, jamais passou pela minha cabeça exigir um favor em troca das coisas boas que fiz, nem me lembrava delas aliás, só procurava entrar em comunhão com Deus e pedir suas ajuda, mas no final sempre dizendo: que seja feita a Sua vontade.

 

Você pode não acreditar no que eu estou dizendo, mas eu sei o que sinto, e não preciso de um poder divino para isso.

 

 

Quando vc compreender que vc NÃO É NADA, que vc é separado da glória de Deus (como TODOS somos, sem exceção); quando você compreender que o homem é naturalmente corrupto e que, sem o sistema de direcionamento que temos hoje ele vira um ANIMAL, talvez vc entenda esse raciocínio.

 

O ponto é: para Deus não há nada que vc faça por você, que o redima diante dele. A Bíblia é clara nesse diapasão. Para Deus estão TODOS perdidos, exceto aqueles que confiaram que o que Cristo disse era verdade. Aí entra a fé. Como é que vc vai crer, pela lógica humana, que um cara veio, disse que era Deus, que veio para nos redimir (que prepotência, pensaria um cético) foi crucificado e ressuscitou 3 dias depois?

 

Deus me deu a razão. Não creio que somente a razão deva ser usada, mas mesmo questões de fé para mim tem que fazer sentido e eu não consigo acreditar nessas afirmações cristãs porque não existe nada que me leve a acreditar que elas estão corretas.

 

Você provavelmente vê essas razões, mas como eu não vejo, não consigo aceitar algo cegamente.

 

 

Vc ouviu falar de Jesus e de sua missão redentora? Ouviu falar que ele morreu em nosso lugar pq pela nossa rebeldia e corruptibilidade éramos nós que deveríamos estar ali? Ouviu tudo isso? Se sim e não acreditou' date=' lamento meu amigo, vc vai ser condenado. Repare que vc está lendo sobre Cristo agora, estou te colocando em contato com o Evangelho. É neste momento que vc faz a opção. Ou crê, ou não crê. Se crer SINCERAMENTE (pq a crença de qualquer jeito é detectada e vc se ferra do mesmo jeito) ok, tá com visto pra 'Nova Jerusalém'... Se vc não creu e MORRER HOJE sem ter crido, vc vai praquele lugar bacana que os gregos chamam de Hades. Não tem conversa.

[/quote']

 

Ainda bem que o único inferno que eu creio é o espiritual.

 

Foi justamente essa visão fechada e presunçosa dos cristãos de se acharem donos absolutos da verdade a ponto de achar que todos os que não compartilham de sua crença estão condenados erternamente que me afastou do Cristianismo.

 

 

 

 

Não creio que o budista que NUNCA ouviu falar de Cristo possa ser condenado. Esse é um entendimento meu' date=' pessoal. Deus condena pela incredulidade, não pela ignorância.

[/quote']

 

Repetindo o que eu já disse. Eu queria então ser esse budista, pois esse pode fazer o que quiser da vida que terá o seu lugar garantido no paraíso. A partir do momento em que Deus me colocou em um lugar onde eu posso escolher ser cristão ou não, e colocou outra pessoa em um lugar onde não há escolha a fazer, então Deus está sendo injusto comigo, pois está dispensando tratamento diferente, e Deus não faz distinção de pessoas, como diz a Bíblia.

 

E como eu não consigo acreditar em um Deus injusto, só me restam duas conclusões: ou Deus não existe, ou esta teoria está errada. Fico com a segunda.

 

 

Para terminar' date=' não quero aqui te convencer de coisa alguma. Estou te colocando dentro do ponto de vista do cristianismo para que vc compreenda como vemos a situação, apenas isso. Agora se vc não crê nem em céu, nem em inferno, nem em salvação nos moldes propostos pelo cristianismo, vc não tem com o que se preocupar, certo?

[/quote']

 

Claro que não. Estou querendo somente entender a visão do Cristianismo e estou me aproveitando de você para isso pois parece ser um dos único s cristãos nesse fórum que sabe conversar e argumentar de forma inteligente.

 

 

Se eu estivesse querendo te converter ao cristianismo eu diria isso a você. Mas vc tem como AFIRMAR com fatos e dados que TODO O PLANETA já ouviu falar de Jesus Cristo como Filho de Deus que veio para reconciliar Deus e o homem? Eu não tenho. Aliás' date=' se todo o planeta já tivesse ouvido falar de Cristo nesses moldes, Ele já teria voltado.

[/quote']

 

Todo o planeta eu tenho certeza que não. Eu não disse isso. Lembro-me de uma reportagem feita uma vez em uma comunidade japonesa onde só há budistas. O entrevistado já tinha ouvido falar dos Beatles e do Pelé, mas não tinha a menor idéia de quem foi Jesus.

 

Mas eu acredito que a maior parte do planeta saiba quem foi Jesus sim.

 

 

 

 

E o que vcs pregam? "A salvação é obtida através de aperfeiçoamento moral e espiritual". Palavras suas. Essa é a verdade absoluta que o espiritismo chama pra si. Tanto é que vcs DISCORDAM da idéia da salvação pela graça proposta pelo cristianismo. Essa discordância determina que para vocês' date=' esta possibilidade que expus passa longe de ser a verdade, logo, o espiritismo chama para si uma teologia da salvação, assim como todas as outras religiões constituídas.

[/quote']

 

Nada disso meu caro. O Espiritismo não possui verdades absolutas, pois o Espiritismo é fruto de um estudo feito por espíritos imperfeitos, sejam eles encarnados ou não, portanto, falíveis, e a possibilidade de algum postulado espírita estar errado sempre é cogitada.

 

Isso sem falar que o modelo de salvação como estudado pelo Espiritismo é completamente diferente dos modelos das religiões constituidas, pois não existe uma regrinha básica, nem está determinado o lugar para onde vamos depois da morte do corpo. Inclusive há muitos espíritas que discordam entre si quanto a essa questão de salvação, e várias outras questões abordadas pela doutrina, e não deixam de ser espíritas por causa disso. Os espíritas são livres-pensadores e por conta disso não aceitam cegamente o que alguém diz sem antes passar pelo crivo da razão e da observação. Ou seja, o oposto das religiões constituidas.

 

 

 

E outra: as igrejas protestantes nasceram da Reforma pq Lutero percebeu que o Catolicismo nunca foi a igreja primitiva cristã que Cristo inaugurou no livro de Atos. Portanto a 'base' NUNCA foi a mesma' date=' o que houve foi o resgate de um modo de se relacionar com Deus que o Catolicismo jogou no lixo por mais de um milênio.

[/quote']

 

Realmente o Catolicismo não tinha nada a ver com o Cristianismo  primitivo. Com isso sou obrigado a concordar. Aliás eu sempre admirei Lutero por ter coragem de fazer essa quebra.

 

 

 

A sua observação da vida é superficial Freak... assim como a minha e a de todos nós. É exatamente essa soberba' date=' essa arrogância de achar que aquilo que você vê é suficiente para tecer conclusões absolutas sobre a complexidade de tudo que envolve a vida que deixa Deus fulo. De que adianta boas obras 'feitas de coração' (sic) se vc se acha a última bolacha do pacote?

[/quote']

 

1 - Eu não acho que aquilo que eu posso ver é o suficiente para eu  desvendar todos os mistérios do Universo de forma absoluta. Acho simplesmente que o que eu posso ver é uma pista, um bom começo, mas muito longe da verdade absoluta.

 

2 - Eu não me acho a última bolacha do pacote. Aliás, segundo o Espiritismo, ninguém que viva no Planeta Terra deveria se achar.

 

 

 

Vc parte de outra falsa presunção. Não é a fé que salva' date=' é a graça de Deus. Tiago está falando da prática de vida cristã e não de salvação por obras. Leia o livro todo e perceba o contexto correto.

[/quote']

Mas eu li o livro todo. Você fala como se eu nunca tivesse lido a Bíblia.

 

Aliás, ler todo o livro de Tiago corrobora ainda mais o meu contexto.

 

Mas já que estamos falando de Jesus' date=' vamos ver o que Ele disse mais sobre o assunto:

 

João 5:24: "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida."

[/quote']

 

Por "Quem ouve a minha palavra", eu entendo: "Quem segue os meus ensinamentos e exemplos", que nada mais são do que caridade e boas obras, que foi o que Jesus mais fez em sua vida.

 

 

E Paulo não está falando de Salvação em 1 Coríntios.

 

Pode até ser' date=' mas se encaixa perfeitamente.

 

 

 

 

Freak, don't bother... leia a Bíblia INTEIRA e aí vc vai sacar o que estou falando. Mas faça-o para compreender o lado bíblico e cristão. Se vc a ler para reforçar sua convicção espírita, sua cabeça vai ficar parecendo um queijo suíço.

 

Mas eu já li a Bíblia INTEIRA meu caro. Aliás, fiz isso duas vezes. Li uma tradução católica e outra evangélica. Às vezes abria as duas ao mesmo tempo para comparar as diferenças.

 

Aliás, eu fiz isso quando eu não era espírita, quando eu nunca tinha ouvido falar de Espiritismo para dizer a verdade. E foi justamente por ler e não concordar com a visão cristã que eu me afastei das religiões cristãs, passando a desenvolver o meu próprio raciocínio.

 

Só vim a me tornar espírita mesmo no fim da adolescência, quando descobri que aluns dos meus pensamentos estavam de pleno acordo com o que o Espiritismo dizia.

 

E eu já conheci muito bem todos esses conceitos cristãos, pois estudei em uma escola evangélica onde esses conceitos eram enfiados goela abaixo todas as semanas.

 

Nem um nem outro... O melhor é o homem que diz ter fé' date=' aceita Jesus e ajuda a todos no seu caminho. Aquele que aceita a Jesus verdadeiramente ajuda a todos no seu caminho. Uma coisa é consequência da outra. Mas PRIMEIRO vem a crença sincera, a fé 'salvadora' como diz Tiago.

[/quote']

 

Compreendi o ponto de vista cristão, mas não concordo.

 

E é contexto bíblico Freak' date=' por mais que vc queira espernear. Qualquer teológo SÉRIO (o que não significa necessariamente cristão) discorda de você.

[/quote']

 

Então qualquer teólogo que não aceite isso não é sério?

 

Então pq vc utilizou a Bíblia o tempo inteiro nessa discussão para fundamentar o seu ponto de vista?

 

Não estou usando a Bíblia para fundamentar o meu ponto de vista. Estou usando porque neste tópico predominam pessoas que usam somente a Bíblia para fundamentar suas crenças' date=' logo, eu tenho que falar a língua delas, e também pelo falo de eu não ver nela contradição com o que eu estou dizendo.

 

Meu ponto de vista é baseado em filosofia, experimentação, observação, raciocício lógico, confrontamento de opiniões, entre outras coisas.

 

 

Eu nem entrei nesse mérito. E sinceramente nem vou entrar para não destruir a relação cordial que temos. Respeito sua crença apesar de discordar frontalmente dela.

 

Não se preocupe meu caro, mesmo se você entrasse nesse ponto nossa relação não seria destruída porque somos civilizados. Você é daquelas pessoas que sabem conversar e argumentar, a contrário de outros aqui. Só devo admirá-lo por isso, mesmo discordando frotalmente da sua crença também.

 

Eu acho que arrumar briguinhas pela internet por causa de religião é um absurdo, e arrumar brigas com alguém inteligente como você seria burrice de minha parte, pois ouvir opiniões opostas sempre é gratificante.

 

Mas devo admitir que seria interessante quebrar o pau com você a respeitos de temas como condenação do Espiritismo, reencarnação, comunicação com os espíritos, etc, etc, segundo a Bíblia, mas esta discussão já está de bom tamanho.06

 

Agora me reservo o direito de te dizer que se os espíritas se dessem ao trabalho de ler o que diz o Cristianismo antes de julgá-lo como vc fez está fazendo em alguns comentários' date=' talvez não dissessem esse tipo de coisa.

 

03

[/quote']

 

Não precisa usar as minhas palavras pois aqui elas não se aplicam, pois a grande maioria esmagadora dos espíritas, como eu por exemplo, vieram de religiões cristãs, o que mostra que eles não julgaram o Cristianismo, apenas ficaram descontentes com ele. O próprio Allan Kardec teve uma rigorosa educação protestante em sua juventude, mas durante a maior parte de sua vida foi cético mesmo.

 

Não adianta nada' date=' a pessoa ainda está separada de Deus. Quem está separado não pode ser salvo. E só Cristo reconcilia. Tendeu agora?

[/quote']

 

Entendi, eu só não consigo encontrar razões para acreditar nisso.

 

 

 

 
Por isso que vc está tendo essa oportunidade mais uma vez agora. Mas como eu disse' date=' a escolha é sua. Como vc não acredita em condenação eterna no inferno, pq vc se preocupa?

[/quote']

 

Já disse, eu não me preocupo, só estou tentando compreender como pensam os cristãos.

 

Então, deixe-me tentar compreender mais uma coisa. Quando uma pessoa, segundo o Cristianismo, consegue a salvação, e vai para o Paraíso, lá ela obtém a felicidade completa, suprema?

Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...