Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#2)


Recommended Posts

  • Members


Agora' date=' se foi uma visão ou se foi palavra de Deus eu não tenho certeza. Se não me engano, o livro de Deuteronômio escreve de como Moisés escreveu os cinco livros. Se encontrar o que quero escreverei aqui. Assim então poderemos ter um veredicto bíblico além de divagações teológicas.[/quote']

 

Hmmm... não estou familiarizado com este trecho. Procure-o, e poste aqui. 01
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Infelizmente não há esse registro que queremos, Calvin. No final de Deuteronômio há a descrição dos últimos dias de Moisés. Já que relata sua morte, os teólogos supõem que não foi ele quem escreveu, assim como não foi Josué que escreveu o final de seu livro.

 

 

 

Mesmo assim valeu a pena procurar. Estava ainda no Levítico, mas folheando o Deuteronômio encontrei as leis sobre o assunto que eu tanto procurava: guerras. Tem observações estranhas, mas interessantes.

 

-O homem que não estivesse com a mente firme na luta deveria voltar e resolver seus problemas antes (Dt 20: 1-7).

 

-Antes de qualquer guerra, a paz deveria ser oferecida ao inimigo. Se ele não aceitasse, eles poderiam agora ir à peleja. (Dt 20: 10-12)

 

-As mulheres, as crianças, os animais e as plantações deveriam ser poupadas. (Dt 20: 13-14)

 

 

 

A questão da guerra muito me atraiu, porque ambos os lados (pró e contra guerra) tinham argumentos biblicamente válidos para suas opiniões. Mas cheguei à conclusão que seria uma controvérsia se Deus aceitasse as guerras no VT e passasse a rejeitá-las no NT.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Infelizmente não há esse registro que queremos' date=' Calvin. No final de Deuteronômio há a descrição dos últimos dias de Moisés. Já que relata sua morte, os teólogos supõem que não foi ele quem escreveu, assim como não foi Josué que escreveu o final de seu livro.
[/quote']

 

Então voltamos às nossas elucubrações teológicas... 06

 

Quanto ao Deuteronômio, acredito que o livro tenha sido terminado por outra pessoa (Josué no caso), mas o restante foi escrito por Moisés, tanto é que ele volta a abordar a questão dos espias que vimos em Números, esclarecendo que, embora pudesse parecer uma ordem de Deus, o desejo de espiar a terra nasceu mesmo no coração do homem.

 

A única matéria controversa é quem escreveu sobre a morte dele.
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Ok' date=' mas porque Jesus não usou como exemplo um ensinamento de Deus? Sermos prudentes como Satanás, não soa muito bem.. Qual foi o motivo de Jesus usar como exemplo uma 'qualidade' de Satanás? Você conhece exemplos bíblicos com as qualidades de satanás?
[/quote']
Não,não conheço nenhum outro.
Mas qual o problema em pedir para que tenhamos uma qualidade de Satanás?

Para compreender você tem que analisar o contexto' date=' não UMA palavra..
[/quote']
Me mostre algum livro que,pelo contexto,percebemos que a palavra "Satanás" se referiu a Roma

Mais um vez' date=' você não deve levar uma interpretação Bíblica ao pé da letra.. Sinceramente, você acha que Deus falou isso frente a frente como a serpente, literalmente?
[/quote']
Não sei como foi o diálogo.A bíblia apenas descreve o diálogo,não como ele foi feito.

Só para deixar claro na minha mente.Então demônios existem mas Satanás não?


Ademais' date=' se existem budistas hoje que nunca ouviram falar de Jesus é pq nenhum cristão ainda não se prontificou a ir lá e falar de Cristo pra essas pessoas.
[/quote']
Anakin?

Você caiu na armadilha. Vamos ler o texto?

"Ai de vós' date=' escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! "

Mateus 23: 23

Bem, Jesus aqui deixa claro que eles deveriam continuar dando o dízimo. Só que eles não deveriam se esquecer da justiça, da misericórdia e da fé que, segundo o próprio jesus, são os precentos mais importantes da lei. Agora eu pergunto: se o dízimo é uma lei que não vale mais, a justiça, a misericórdia e a fé também não valem mais?

Tive descobertas interessantíssimas após começar a ler a lei. O novo testamento faz mais referência a ele do que imaginamos.

[/quote']
Armadilha?Então isso é uma caça?
Me mostre o texto da Lei que dis:
"Vocês devem ter fé!"
"Vocês devem ser justos"
"Vocês devem ser misericordiósos" etc.....
Essas coisas não estavam na Lei.
O que estava na Lei eram obrigações que faziam referências a esses frutos do espírito.
Como perdoar a dívida do escravo (misericórdia)
Deixar o resto da colheita lá para que os pobres pudessem comer (justiça) etc...
O que Jesus estava fazendo é convidar as pessoas a retirar aquilo que a Lei passa para os homens....não era necessário seguir o que estava escrito alí ao pé da letra,mas sim retirar dela os princípios...fé,justiça etc....


Dois problemas aí:
 
1) Como o espiritismo explica a constante involução moral do ser humano no mundo atual? Nunca em nossa história fomos tão egoístas' date=' tão individualistas, mesquinhos, gananciosos, corruptos como em nossos dias e nunca em nossa história houve tanta mobilização para essa mudança de comportamento como atualmente? Considerando que vcs mesmos dizem que a reencarnação permite que o homem se regenere e evolua, pq o mundo está do jeito que está?
 
2) Para onde os espíritos vão quando atingem a perfeição?
[/quote']
Perfeito.
Ainda posso acrescentar outros "problemas":
3)Se quando uma pessoa morre nasce uma outra que é a reencarnação dela,o número de pessoas na Terra seria sempre o mesmo,correto?

4)Adão e Eva reencarnaram em quem?


As águas do dilúvio' date=' definitivamente, não trouxeram a cura...
[/quote']
Sim,trouxeram.
Curaram,por hora,o pecado arraigado e banalizado que existia na humanidade.O cenário de pecado dos homens pré-dulivanos era em escala muito maior da que existe hoje em dia.

Interessante' date=' outra visão, mas dá no mesmo, pois como você disse, então EU ESTOU EM VANTAGEM, ou seja, Deus está tratando a mim e ao budista de formas diferentes, sendo injusto com ele nesse caso, e injustiça é imcompatível com o conceito que eu tenho de Deus.
[/quote']
Deus esta sendo injusto na visão de quem?Nossa humana ou na dele?
Talvez esse budista receberá mais facilmente os padrões e normas divinas após ver o Armagedon ou então,no caso dos que já morreram,após ser ressuscitado.
Já você talvez receba mais fácil por aprender e estudar nos dias de hoje.

A questão da guerra muito me atraiu' date=' porque ambos os lados (pró e contra guerra) tinham argumentos biblicamente válidos para suas opiniões. Mas cheguei à conclusão que seria uma controvérsia se Deus aceitasse as guerras no VT e passasse a rejeitá-las no NT.
[/quote']
Aualmente,existe alguma guerra declarada diretamente por Deus?
Se tivesse.Qual povo ele defenderia?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém que conhece sabe me dizer exatamente o que, quem são e o que fazem os MÓRMONS?

Pergunto isso porque no meu bairro, há umas duas ruas de casa, tem um prédio alto e luxuoso com o seguinte letreiro "Centro de Treinamento Missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias"...ufa..acho que é isso.

Pelas ruas daqui o que mais se vê são aqueles meninos, notoriamente estrangeiros, andando em grupos, vestidos de preto e branco, com aquelas plaquinhas de identificação. É muito bizarro, em todos os lugares que eu vou eles estão: no mercado, no correio, no banco...

Até aí já estou acostumado. Mas um dia desses quando estava guardando meu carro na garagem, dois deles me abordaram, falando um português trash, me deram um cartão desse "Centro Missionário" me convidando para ir visitá-los e tornar-me um missionário. Na hora tratei eles meio mal, fui entrando em casa e nem dei muita trela.

Pra mim eles são muito bizarros. Se eles são missionários estrangeiros, vieram pra cá para o quê? Parar lutar contra a fome? Se fosse isso não deveriam estar no nordeste...sei lá...Não moro num bairro rico, mas aqui não tem mendigos ou favelas. O que será que eles fazem pelo bairro?

 

O pior é que parte do comércio daqui gira em torno deles. As lanchonetes tem nomes e cardápios em inglês. Agora abriu um loja de gravatas (bregas por sinal) bem na frente desse prédio. Só se vê eles lá dentro comprando gravatas...

 

E outra...Porque todos usam o mesmo codinome? Não tem mulheres missionárias? Não vejo uma mulher com eles...isso é muito estranho...parece uma Sociedade Secreta...06

 

Já pensei e abordar um deles e perguntar tudo isso, mas tenho medo...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Armadilha?Então isso é uma caça?

 

 

 

Não. Fiz a pergunta sem citar o texto, esperando que você desse esse tipo de resposta.

 

 

 

 

Me mostre o texto da Lei que dis:

 

"Vocês devem ter fé!"

 

"Vocês devem ser justos"

 

"Vocês devem ser misericordiósos" etc.....

 

Essas coisas não estavam na Lei.

 

O que estava na Lei eram obrigações que faziam referências a esses frutos do espírito.

 

O que Jesus estava fazendo é convidar as pessoas a retirar aquilo que a Lei passa para os homens....não era necessário seguir o que estava escrito alí ao pé da letra,mas sim retirar dela os princípios...fé,justiça etc....

 

 

 

É claro! Selecionar da palavra de Deus apenas aquilo que convém. Patéticop, Rafal.

 

 

 

Volto a dizer: Jesus disse claramente através do texto que eles deveriam sim dar o dízimo, só que não deveriam se esquecer dos valores passados pela Lei.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém que conhece sabe me dizer exatamente o que' date=' quem são e o que fazem os MÓRMONS?[/quote']

 

 

 

São uma seita. Eles acreditam que Deus era um homem de um planeta X que alcançou um... nível (?) muito avançado e se tornou um Deus criador. Dessa maneira, nós também, quando chegarmos nesse suposto nível, também nos tornaremos deuses e seremos criadores de nossos próprios universos. Tudo isso é baseado em visões de homens (possivelmente o que fundou a igreja). Não está nada na bíblia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
06.gif Se Religião fosse algo de Valor não se matavam tanto no mundo inteiro em nome de tanto Deuses que as religiões intítulam. Os Muçulmanos Radicais explodem pessoas inocentes em nome de um Deus Egoísta e muita vezes desumano intítulado "Alá",a religião Católica deixa várias pessoas presas a uma falsa fé a Santos falsos feito de porcelanas e madeira e tantos outros matérias, que nada podem fazer por ninguem, isso sem falar na religião Evangêlica que geram mescenários, estelionatários que se beneficiam da fé ingênua de várias pessoas "inocentes" ou sedentas de uma palavra de mudança de vida. E outras como o Espiritísmo que deixam pessoas submissas a espiritos que supostamente seriam espiritos de "luz". 14.gif
Link to comment
Share on other sites

  • Members
06.gif Se Religião fosse algo de Valor não se matavam tanto no mundo inteiro em nome de tanto Deuses que as religiões intítulam. Os Muçulmanos Radicais explodem pessoas inocentes em nome de um Deus Egoísta e muita vezes desumano intítulado "Alá"' date='a religião Católica deixa várias pessoas presas a uma falsa fé a Santos falsos feito de porcelanas e madeira e tantos outros matérias, que nada podem fazer por ninguem, isso sem falar na religião Evangêlica que geram mescenários, estelionatários que se beneficiam da fé ingênua de várias pessoas "inocentes" ou sedentas de uma palavra de mudança de vida. E outras como o Espiritísmo que deixam pessoas submissas a espiritos que supostamente seriam espiritos de "luz". 14.gif [/quote']

 

Ruan, vc está tendo uma visão extremamente equivocada em relação a 'religião'...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Archi,

rí muito com teu post06

Realmente,eles são estranhos....mas nunca falaram comigo,pena.06

Lí uma matéria sobre eles e parece que a técnica que eles usam para ensinar linguas estrangeiras para os missionários (como o "portugues trash") é a mesma usada pelo curso Wizard.Aliás,o fundador desse curso é um ex-Mórmon.

 

Anakin,

"É claro! Selecionar da palavra de Deus apenas aquilo que convém. Patéticop, Rafal.

Volto a dizer: Jesus disse claramente através do texto que eles deveriam sim dar o dízimo, só que não deveriam se esquecer dos valores passados pela Lei.
"

Exato.Os valores passados pela Lei.Porque a Lei em sí,estava para acabar.(veja o tempo verbal,ESTAVA).

Na época que Jesus falou isso,ainda era a Lei que vigorava dentre os cristãos.A Lei só foi abolidade quando Jesus morreu,pois,da morte dele,que começou a "nova aliança".

Deu para entender agora?Jesus falou que eles deveriam continuar dando o dízimo,claro,porque a LEI AINDA ESTAVA EM VIGOR.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
06.gif Se Religião fosse algo de Valor não se matavam tanto no mundo inteiro em nome de tanto Deuses que as religiões intítulam. Os Muçulmanos Radicais explodem pessoas inocentes em nome de um Deus Egoísta e muita vezes desumano intítulado "Alá"' date='a religião Católica deixa várias pessoas presas a uma falsa fé a Santos falsos feito de porcelanas e madeira e tantos outros matérias, que nada podem fazer por ninguem, isso sem falar na religião Evangêlica que geram mescenários, estelionatários que se beneficiam da fé ingênua de várias pessoas "inocentes" ou sedentas de uma palavra de mudança de vida. E outras como o Espiritísmo que deixam pessoas submissas a espiritos que supostamente seriam espiritos de "luz". 14.gif [/quote']

Cabe uma observação:"Alá" não é o nome de Deus.

Mas apenas significa "Deus"....como "God" em inglês.

Interessante você falar que os espíritas se relacionam com espíritos ou anjos de luz. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Alguém que conhece sabe me dizer exatamente o que' date=' quem são e o que fazem os MÓRMONS?[/quote']

São uma seita. Eles acreditam que Deus era um homem de um planeta X que alcançou um... nível (?) muito avançado e se tornou um Deus criador. Dessa maneira, nós também, quando chegarmos nesse suposto nível, também nos tornaremos deuses e seremos criadores de nossos próprios universos. Tudo isso é baseado em visões de homens (possivelmente o que fundou a igreja). Não está nada na bíblia.

 

Que bizarro09....eu não quero fazer parte disso...06

 

Ruan não seja tão irredutível. Existem coisas boas em todas as religiões. Só é preciso que as pessoas aprendam a coexistirem entre si, independente das diferenças.

 

Por falar nisso, a frase sobre coxistência mais bonita que eu já ouvi foi:

 

"Não importa se você acredita em Deus ou em Alá. Vamos rezar todos juntos para uma solução pacífica"

 

Adrien Brody ao receber o Oscar em 2003.

 

Putz, chorei na hora...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Na época que Jesus falou isso' date='ainda era a Lei que vigorava dentre os cristãos.A Lei só foi abolidade quando Jesus morreu,pois,da morte dele,que começou a "nova aliança".

 

Deu para entender agora?Jesus falou que eles deveriam continuar dando o dízimo,claro,porque a LEI AINDA ESTAVA EM VIGOR.

 

[/quote']

 

 

 

Então tire tudo que Jesus falou antes da sua morte.

 

 

 

"Amarás ao teu próximo como a ti mesmo"

 

"Amarás a Deus sobre todas as coisas"

 

"Guardai-vos de excercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não terás galardão junto de vosso Pai celeste" Mateus 6

 

"...Qualquer um que olhar para uma mulher com intenção impura, já adulterou com ela"

 

"de modo algum jurareis..."

 

"todo aquele que, sem motivo, irar-se contra seu irmão estará sujeito à julgamento"

 

 

 

Tudo isso caiu, é claro. Jesus estava citando e explicando a Lei. Como a lei caiu, nenhum desses trechos é válido para hoje 07.gif

Link to comment
Share on other sites

Alguém que conhece sabe me dizer exatamente o que' date=' quem são e o que fazem os MÓRMONS?[/quote']

São uma seita. Eles acreditam que Deus era um homem de um planeta X que alcançou um... nível (?) muito avançado e se tornou um Deus criador. Dessa maneira, nós também, quando chegarmos nesse suposto nível, também nos tornaremos deuses e seremos criadores de nossos próprios universos. Tudo isso é baseado em visões de homens (possivelmente o que fundou a igreja). Não está nada na bíblia.

 

Não são uma seita (veja no dicionário a definição de seita primeiro). Onde você leu isso sobre Deus? É bizarro. São cristãos e sim, usam a Bíblia. A Band passou a algumas semanas atrás uma série de reportagens sobre eles. Tá quase tudo ali.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não são uma seita (veja no dicionário a definição de seita primeiro). Onde você leu isso sobre Deus? É bizarro. São cristãos e sim' date=' usam a Bíblia. A Band passou a algumas semanas atrás uma série de reportagens sobre eles. Tá quase tudo ali. [/quote']

 

 

 

A super também tem uma reportagem sobre isso também. E usei a palavra correta:

 

 

 

Seita: grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às idéias e práticas religiosas dominantes.

 

 

 

Eles usam a bíblia (nunca disse o contrário). Só que eles acrescentam à ela as visões do ditocujo. O que é um erro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Que bizarro....eu não quero fazer parte disso...

 

 

 

Ruan não seja tão irredutível. Existem coisas boas em todas as religiões. Só é preciso que as pessoas aprendam a coexistirem entre si, independente das diferenças.

 

 

 

Por falar nisso, a frase sobre coxistência mais bonita que eu já ouvi foi:

 

 

 

"Não importa se você acredita em Deus ou em Alá. Vamos rezar todos juntos para uma solução pacífica"

 

 

 

Adrien Brody ao receber o Oscar em 2003.

 

 

 

Putz, chorei na hora...

 

 

 

uma vez meu professor disse que o Corão diz para respeitar os judeus, e que o jihad é na verdade a guerra interior para seguir o que é certo. Assim como na bíblia, o livro sagrado do islamismo também é erroneamente interpretado, segundo a vontade do intérprete 12.gif

 

 

 

mas fiquei interessado em ler o Corão. Será que eu consigo em algum lugar que não seja uma mesquita?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém que conhece sabe me dizer exatamente o que, quem são e o que fazem os MÓRMONS?

 

[/quote']

Os Mórmons são todos os adeptos da "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias", eles acreditam que sua missão é corrigir os erros das outras Igrejas e restaurar os verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo.  Normalmente andam em duplas, ou de homens ou mulheres. Segundo os Mórmons, a 'Igreja' foi criada pelo Joseph Smith (eu acho17) que aos 14 anos, em dúvidas em saber em qual igreja faria parte, recebeu visões, sendo uma delas de uma anjo que não recordo o nome que conselhou para que não tornasse membro de nenhuma igreja existente, mas que restaurasse a verdadeira igreja. Através do anjo, Joseph encontrou diversas placas de ouros gravadas (Livro dos mórmons), Joseph foi perseguido e assassinado depois de ter fundado a igreja...
Link to comment
Share on other sites

Não são uma seita (veja no dicionário a definição de seita primeiro). Onde você leu isso sobre Deus? É bizarro. São cristãos e sim' date=' usam a Bíblia. A Band passou a algumas semanas atrás uma série de reportagens sobre eles. Tá quase tudo ali. [/quote']

A super também tem uma reportagem sobre isso também. E usei a palavra correta:

Seita: grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às idéias e práticas religiosas dominantes.

Eles usam a bíblia (nunca disse o contrário). Só que eles acrescentam à ela as visões do ditocujo. O que é um erro.

 

Hum... então todas as religiões são o que mesmo? Não concordo com o uso perjorativo da palavra seita. Procure se informar melhor você poderá ter boas surpresas...

 

 
Nacka2007-12-07 14:03:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Alguém que conhece sabe me dizer exatamente o que' date=' quem são e o que fazem os MÓRMONS?[/quote']

São uma seita. Eles acreditam que Deus era um homem de um planeta X que alcançou um... nível (?) muito avançado e se tornou um Deus criador. Dessa maneira, nós também, quando chegarmos nesse suposto nível, também nos tornaremos deuses e seremos criadores de nossos próprios universos. Tudo isso é baseado em visões de homens (possivelmente o que fundou a igreja). Não está nada na bíblia.

 

Não são uma seita (veja no dicionário a definição de seita primeiro). Onde você leu isso sobre Deus? É bizarro. São cristãos e sim, usam a Bíblia. A Band passou a algumas semanas atrás uma série de reportagens sobre eles. Tá quase tudo ali.

 

 

 

Nacka e King, essa sua visão é a respeito da "Cientologia" e não dos 'Mórmons"....03
Thiago Araujo2007-12-07 14:05:35
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Hum... então todas as religiões são o que mesmo? Não concordo com o uso perjorativo da palavra seita. Procure se informar melhor você poderá ter boas surpresas...

 

 

 

Você não entendeu direito. Vou simplificar:

 

 

 

Os mórmons acrescentam na bíblia as visões de Joseph Smith. Um dos movimentos levantados pela igreja protestante foi o SOLA ESCRIPTURA (não sei latim, chutei), que sugere que a igreja deva seguir apenas a palavra de Deus, a bíblia. Nem mais, nem menos. Como os mórmons não seguem esse princípio, acrescentando a bíblia, eles não podem ser considerados evangélicos. São portanto uma seita, um desmembramento das idéias protestantes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Os Mórmons são todos os adeptos da "Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias"' date=' eles acreditam que sua missão é corrigir os erros das outras Igrejas e restaurar os verdadeiros ensinamentos de Jesus Cristo.  Normalmente andam em duplas, ou de homens ou mulheres. Segundo os Mórmons, a 'Igreja' foi criada pelo Joseph Smith (eu acho17) que aos 14 anos, em dúvidas em saber em qual igreja faria parte, recebeu visões, sendo uma delas de uma anjo que não recordo o nome que conselhou para que não tornasse membro de nenhuma igreja existente, mas que restaurasse a verdadeira igreja. Através do anjo, Joseph encontrou diversas placas de ouros gravadas (Livro dos mórmons), Joseph foi perseguido e assassinado depois de ter fundado a igreja...
[/quote']

 

E depois falam que eles não são uma seita... 06
Link to comment
Share on other sites

 Share

Announcements


×
×
  • Create New...