Jump to content
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Forum Cinema em Cena

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Efeitos Sonoros - Tópico Dedicado

Featured Replies

• Members

Ontem eu encontrei alguns vídeos bem interessantes, que mostram como foi feito (de forma rápida) a mixagem de sons ouvidos nos clássicos T2, de 1991, e Jurassic Park, de 1993.

No contexto de O Exterminador do Futuro 2, os elementos de som foram cuidadosamente trabalhados para criar uma experiência imersiva. Aqui está a explicação de cada componente, com exemplos específicos do filme (OBS: créditos ao ChatGPT para o resumo):

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
1) Sound FX (Efeitos Sonoros)

O que é: Sons criados ou manipulados digitalmente para enfatizar ações dramáticas, elementos fantásticos ou que não existem no mundo real.

Exemplos em T2:

- O som metálico e viscoso do T-1000 se transformando em líquido.

- O ruído grave e potente das explosões durante as cenas de ação.

- O som dos tiros da espingarda de Arnold, incluindo o ka-chunk da recarga em uma mão só.

- Objetivo: Dar peso e impacto a elementos intensos ou irreais, como os movimentos mecânicos do T-800 ou o som alienígena do T-1000.

2) Ambience (Ambiência)

- O que é: Sons de fundo que criam o ambiente do filme, ajudando a situar o espectador no espaço e no clima da cena.

Exemplos em T2:

- O ruído sutil da fábrica no final do filme, com máquinas ao fundo, vapor e eco metálico.

- Os sons de vento e silêncio opressor no deserto onde Sarah Connor treina.

- O barulho urbano durante a perseguição com o caminhão e a moto (carros ao longe, buzinas, o som da ponte quebrando).

- Objetivo: Estabelecer o local e o tom da cena sem chamar atenção diretamente.

3) Foley

- O que é: Sons gravados manualmente por artistas para replicar ações humanas ou interações físicas. É sincronizado com precisão para dar realismo.

Exemplos em T2:

- O som dos passos pesados do T-800 ao entrar no bar no início do filme.

- O ruído do couro da jaqueta de Arnold enquanto ele se move ou luta.

- O som dos punhos batendo durante lutas, criado com materiais como sacos de areia ou carne crua esmagada.

- Objetivo: Reforçar os detalhes do mundo físico, como movimentos e texturas.

4) Music (Música)

- O que é: A trilha sonora composta para amplificar as emoções da cena e dar identidade ao filme.
Exemplos em Terminator 2:

- O tema principal icônico, com percussão metálica e sintetizadores, usado para transmitir a sensação de urgência e destino.

- A música sombria e crescente quando o T-1000 está caçando John Connor.

- Tons mais emocionais e melódicos na cena final, quando o T-800 se sacrifica.
- Objetivo: Conduzir a emoção do público, realçando drama, tensão ou alívio.

Como esses elementos funcionam juntos?

Esses quatro elementos se combinam no mix final para criar uma experiência auditiva rica e completa. Por exemplo:

- Na perseguição com o caminhão e a moto:

- Ambience: O som do tráfego e do motor do caminhão.

- Sound FX: O ruído estridente da moto, os tiros e a explosão do caminhão.

- Foley: Os passos de John ao correr, a batida do metal no concreto.

- Music: Uma trilha acelerada e intensa para elevar a tensão.

Esses elementos isolados ajudam a entender como cada peça contribui, mas é a união deles que transforma a cena em algo memorável.

+++++++++
Vejam também:

E aqui para JURASSIC PARK:

Matéria de 2015 sobre JP:

Você Nunca Vai Adivinhar Como os Sons dos Dinossauros em Jurassic Park Foram Criados

"Se as pessoas soubessem de onde vieram os sons de Jurassic Park, o filme seria classificado como para maiores de 18 anos!" riu Gary Rydstrom. O designer de som me ligou na semana passada para falar sobre seu trabalho no clássico de ação de Steven Spielberg, relançado em 3D recentemente. Quando o filme estreou em 1993, ele rendeu a Rydstrom dois prêmios da Academia por design e mixagem de som (ao longo de sua carreira, ele foi indicado impressionantes 17 vezes e ganhou sete estatuetas).

Embora o trabalho em Jurassic Park tenha sido divertido, Rydstrom lembra que foi um grande desafio: ele precisou criar dezenas de sons distintos para os dinossauros praticamente do zero, já que ninguém sabe realmente como esses animais extintos soavam. Sua solução foi passar meses gravando sons de animais — alguns exóticos, outros nem tanto — e depois ajustar esses sons naturais para criar algo que parecesse ao mesmo tempo sobrenatural e orgânico.

Quais animais reconhecíveis ele usou para misturar os sons do raptor, do T. rex e dos outros dinossauros de Jurassic Park? Continue lendo, se tiver coragem: como Rydstrom sugeriu, alguns dos sons são meio... inapropriados.

Tyrannosaurus rex
O temível Tyrannosaurus rex é um dos maiores animais de Jurassic Park, mas alguns de seus sons principais vieram do pequeno Jack Russell terrier de Rydstrom, chamado Buster. “A forma como eles animaram o T. rex era muito semelhante à de um cachorro, especialmente quando ele pega o Gallimimus ou o advogado e os sacode até a morte,” disse Rydstrom. “Todos os dias eu via meu cachorro brincando com um brinquedo de corda e fazendo exatamente isso, fingindo que estava matando a presa.” Será que a participação de Buster em Jurassic Park foi um caso isolado? “Não, eu uso meus animais de estimação o tempo todo,” riu Rydstrom. “Em O Exterminador do Futuro 2, gravei o som de Buster comendo ração para filhotes, e isso virou o som do ‘crunch’ quando o T-1000 enfia o espeto no olho de alguém.”

“Uma das coisas divertidas no design de som é pegar um som e desacelerá-lo: ele se torna muito maior,” continuou Rydstrom. “Isso foi inspirado por Ben Burtt, o grande designer de som dos filmes Star Wars e um mentor meu: ele criou o som da criatura Rancor em O Retorno de Jedi desacelerando o som de um chihuahua. Esse é um dos segredos do design de som: desacelerar algo pequeno realça elementos que você provavelmente nunca conseguiria gravando algo grande.”

Quanto ao assustador e estrondoso rugido do T. rex: “O elemento principal do rugido do T. rex não é um elefante adulto, mas um elefante bebê,” explicou Rydstrom. “Mais uma vez, um pequeno animal fazendo um som pequeno, desacelerado um pouco, tem mais interesse para nós do que o que um grande animal poderia fazer.”

Velociraptors
Os inteligentes velociraptors parecem ter sua própria linguagem simples, que, ao que parece, é a linguagem do amor. “É meio embaraçoso, mas quando os raptors ‘latem’ uns para os outros para se comunicar, é o som de uma tartaruga acasalando”, disse Rydstrom. “É uma tartaruga em pleno ato! Gravei isso no Marine World... as pessoas de lá perguntaram: ‘Você gostaria de gravar essas duas tartarugas acasalando?’ Parecia uma piada, porque o acasalamento de tartarugas pode levar um bom tempo. Você tem que ter bastante paciência para sentar, assistir e gravar.”

Ainda assim, esse não foi o único elemento animal usado para criar os sons dos raptors. “Quando o raptor aparece na janela da porta na cozinha, o som da respiração é de um cavalo”, disse Rydstrom. “Usamos o cavalo em cerca de três ou quatro dinossauros diferentes.”

E o som de chiado que o raptor faz ao emboscar o guarda-florestal Muldoon (que leva ele a dizer: ‘Clever girl’)? “Esse é de um ganso. Os pássaros fazem sons bem ásperos, mas os gansos são famosos por serem os mais irritados. Para fazer um ganso chiar, você só precisa deixá-lo bravo, e isso não é difícil, porque eles parecem se irritar com qualquer coisa. Basta chegar perto de um, colocar um microfone próximo ao bico e você consegue aquele chiado, que é exatamente o som que Muldoon ouve antes de morrer.”

3.png
Gallimimus
Se o rebanho de Gallimimus lembra uma estampida de cavalos selvagens, há um bom motivo para isso. “Lembro de ter gravado uma égua, e o cavalo macho passou bem perto dela, e ela relinchou porque estava no cio,” riu Rydstrom. “Muitos animais no cio fazem um som muito característico, e ela relinchou para o macho porque ele chegou um pouco perto demais, e acho que ela ficou animada com ele. Esse é o relincho que os Gallimimus fazem quando estão correndo, e também o som que um deles faz quando está sendo devorado por um T. rex. Um dos elementos principais dos gritos dos raptors foi um golfinho macho no cio, então dá para perceber um padrão aqui!”

2.png

Brachiosaurus
“O canto do braquiossauro é um dos meus sons favoritos no filme porque é bonito, mas, como todo bom design de som, é feito de uma fonte não tão bonita, que são jumentos,” disse Rydstrom. “Você pensa em jumentos, e eles meio que fazem um som de yodel, sabe? Há uma mudança de tom nos vocais dos jumentos, e, se você desacelerar bastante, obtém algo quase como um som de uivo, com qualidade de canto. Esse é o braquiossauro em seu modo de esplendor.”

E quanto à cena mais tarde no filme, quando ele está espirrando? “Isso é o sopro de um buraco de baleia e um hidrante de incêndio.”

sddefault.jpg

Triceratops
“Eu trabalho no Skywalker Ranch, que tem muitos bovinos ao redor, então usei muitas vacas para o tricerátopo,” disse Rydstrom. “Mas o som principal do tricerátopo doente é a respiração dele — aquela longa inspiração e expiração lentas — e isso, na verdade, é um dos únicos elementos do filme que não é um som orgânico. Usei um longo tubo de papelão com uma mola dentro, um dispositivo de reverberação que faz os sons parecerem esticados, mais profundos e estranhos. Então, quando Sam Neill encosta o ouvido na cavidade torácica do tricerátopo e ouve a respiração dele, há muito som de vaca ali, mas o elemento principal da respiração sou, na maior parte, eu soprando em um tubo.”

Rydstrom admitiu que colocou outra voz humana no filme: seu amigo Dietrich. “Ele estava me visitando, e eu liguei o microfone e disse: ‘Você consegue fazer sons estranhos?’ E ele fez esse rosnado gutural com catarro. Na cena do ataque na cozinha, há um close do raptor abrindo lentamente a boca, prestes a atacar Lex enquanto ela está escondida em um armário, e esse som é, na maior parte, meu amigo Dietrich fazendo esse rosnado gutural estranho. Na época, parecia que eu estava trapaceando ao usar a mim mesmo ou qualquer outro humano para fazer um som de dinossauro — senti como se estivesse enganando os deuses do design de som!”

Jurassic-Park-Effects-Feature.jpg

Filhote de Raptor
Os sons que Rydstrom usou para dar vida ao recém-nascido dinossauro são tão adoráveis quanto a própria criatura. “Ele acabou de nascer, então no início é realmente agudo e fofo, e nós gravamos muitos filhotes de animais: filhotes de corujas, raposas e coisas assim,” ele explicou.

E não, seus ouvidos não estão enganados: quando Sam Neill descobre que o adorável dinossauro bebê é, na verdade, um velociraptor feroz, os sons que ele emite tornam-se mais... perturbadores. “Exatamente isso; assim que ele pergunta: ‘Que tipo de dinossauro é esse?’, você começa a ouvir esses sons mais ásperos de filhote de coruja,” disse Rydstrom. “Eu já sabia como seria o som do raptor adulto, que teria esse grito áspero e estridente, então tentei encontrar um animal bebê que tivesse essa aspereza nos sons que fazia.”

1.png

Dilophossauro
Quando encontramos o Dilophossauro pela primeira vez, ele inclina a cabeça para Dennis Nedry e emite um som agradável e trinado. “Foi feito a partir de um cisne,” revelou Rydstrom. “Cisnes fazem um som fofinho, como um assobio, então a versão bonitinha do Dilophossauro soa como um cisne, na maior parte.” Ele riu. “Parte da diversão de fazer esse tipo de trabalho é que eu não tinha ideia de como era o som de um cisne antes disso!”

Claro, as coisas rapidamente ficam mais tensas com o Dilophossauro, quando ele abre a gola intimidadora ao redor da cabeça e cospe em sua presa. “Quando ele está na versão assustadora que cospe veneno, há definitivamente um som de cascavel ali enquanto ele abre o colar, e os sons ásperos na sua voz vêm de um falcão,” explicou Rydstrom, acrescentando com uma risada: “Sempre que dou palestras sobre gravação de sons para filmes, uma das coisas mais importantes que digo é que, quando você precisa gravar animais perigosos como leões, jacarés ou cascavéis, você deixa seu assistente fazer isso! No Jurassic Park, eu tinha um assistente, o adorável Chris Boyd — que ainda está vivo — e, se precisávamos de uma cascavel, eu dizia: ‘Chris, por favor, grave a cascavel.’ E eu ficava com os cães e os gatinhos!”

++++++++++++++++++++++++++++++++++++