Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ficção Científica


-THX-1341325107
 Share

Qual é o melhor filme de ficção científica?  

55 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme de ficção científica?

    • Matrix
      3
    • Esfera
      1
    • Alien - O Oitavo Passageiro
      3
    • Contato
      4
    • Guerra dos Mundos (2005)
      1
    • De Volta Para o Futuro
      5
    • 2001: Uma Odisséia no Espaço
      16
    • Contatos Imediatos Do Terceiro Grau
      4
    • O Planeta dos Macacos (1968)
      1
    • A.I. - Inteligência Artificial
      1
    • Blade Runner
      16
    • Outro (cite)
      3


Recommended Posts

  • Members

 

Ainda quero ver Tron, Uma Odisséia Eletrônica.

 

Esse filme é considerado uma Obra-Prima, com sequências de até 3 minutos em computação gráfica, bem avançados para a época (1982).

 

 

Eu tenho esse filme em VHS . É da antiga mesmo !!!

E é também um filme desprezado e pouco comentado que eu gosto . Quando era criança passei anos tendo receio de computadores e até hoje ainda tenho um pé atrás com eles de tanto que vi esse filme .

 

Da lista , acho 2001 uma obra prima . Pena que sua sequência ( 2010 ) tenha sido uma merda .

 

 

Comprei o DVD desse filme essa semana e é muito bom mesmo. Até para os dias de hoje, com efeitos muito mais avançados, esse filme ainda continua único e atual. Além de boas atuações, gostei da história e da questão da fé dos programas religiosos em usuários, sem dúvida uma obra prima que mudou os rumos das produções cinematográficas, com efeitos de computação gráfica. 10

 

 

Ano passado a Disney confirmou uma continuação (TRON 2) com a direção de Joseph Kosinski, só espero que não seja uma bomba.

 

2010 ainda não assisti, mas pelos comentários que já li esse filme não é tão ruim assim, o único problema foi querer continuar a obra prima de Kubrick.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 119
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 Eu confundo ele com Cristopher Walken 06

 

 

 Não creio que ninguém votou em "Contatos Imediatos Do Terceiro Grau"  13 09

  Aff! É só lembrar da cena, em que tentamos contato com os E.Ts, através de notas musicais 10

 
[/quote']

Uma cena marcante, num grande clássico do cinema, pensei que teria muitos votos.. De qualquer forma, ninguém também votou em Esfera outra grande produção do gênero.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim, o filme de (digamos assim) “ficção” (ou fantasia) que mais me impressionou é o “Stalker” de Andrei Tarkovski. É um cult de todos os tempos, de uma originalidade e serenidade impressionantes. Em uma clara citação do “Mágico de Oz” (cuja idéia básica é veiculada em um contexto reflexivo e de grande beleza plástica), o filme trata de uma Região isolada e proibida, outrora visitada por alienígenas, na qual, segundo se acredita, os desejos mais secretos dos viajantes podem se realizar. É o pano de fundo para uma discussão em torno dos mecanismos do desejo; do difícil contato das pessoas com o próprio desejo; da complexa relação do indivíduo com seu inconsciente.

(Jack, vc viaja...)

Outro dia, com mais tempo, falo mais. Recomendo alugar e curtir.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Tempo atrás um amigo me indicou este filme e falou tanto que tentei locar. Na minha city nãotem daí baixe... com legendas eminglês e colcoquei de português por cima... ficou uma m... afff!

 

 Anyway, vi uns 50 minutos do filme,pretendo terminá-lo.

 Achei elemais místico que ficção.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Passageiro do Futuro é outro ótimo filme de ficção cientifica.

O filme é baseado numa história de Stephen King (até hoje muitos questionam isso..), nesse filme a realidade virtual é abordada como uma outra dimensão, um novo mundo real, e não apenas como uma simulação de computador.

Através do computador um cientista consegue estimular o córtex e modificar atributos da mente humana,

Dessa forma ele consegue aumentar a velocidade e por meio de estímulos cerebrais, Jobe, o ser humano usado como cobaia, entre outras coisa adquire poderes como ler a mente, manipular mentalmente a matéria.

Jobe diz:

 

A Realidade Virtual crescerá, como o telégrafo levou ao telefone e o rádio à TV, ela estará por toda parte. Vou voltar ao laboratório central da SVI e completar a minha evolução.

 

Vou me projetar dentro do computador central. Serei pura energia.

Uma vez dentro da rede os telefones de todo o planeta soarão anunciando o meu nascimento cibernético.

Você perde o poder físico sobre esse mundo quando entra aqui. Na rede, eu sou Deus.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

metropolis-poster13t.jpg

 

 

Metropolis (1926), também foi um marco da ficção científica. Clássico do gênero, Obra-Prima.

 

Assim como muitos filmes que vieram depois, esse trata do futuro no ano de 2026, porem com a sociedade dividida em três classes: média, alta e dos trabalhadores.

 

A alta e a média habitam a superfície e dos trabalhadores habitam o subterrâneo em regime de escravidão, que mais tarde acabam se rebelando.

 

 

metropolisob3.jpg

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda quero ver Tron' date=' Uma Odisséia Eletrônica.

Esse filme é considerado uma Obra-Prima, com sequências de até 3 minutos em computação gráfica, bem avançados para a época (1982).


tron5gs8.jpg

tron4ml8.jpg

tron03rg1.jpg
[/quote']

 

Muito hype pra nada... Completamente sem sal, o filme é chato, sonolento e não empolga nunca. A impressão que passa é que foi feito justamente para mostrar novas técnicas de efeitos especiais, o que não é muito, já que o filme transpira muita animação que já era usada em outros filmes do gênero, eliminando aquilo que é, a princípio, sua única virtude: originalidade.
Link to comment
Share on other sites

 

 

Para mim' date=' o filme de (digamos assim) “ficção” (ou fantasia) que mais me impressionou é o “Stalker” de Andrei Tarkovski. É um cult de todos os tempos, de uma originalidade e serenidade impressionantes. Em uma clara citação do “Mágico de Oz” (cuja idéia básica é veiculada em um contexto reflexivo e de grande beleza plástica), o filme trata de uma Região isolada e proibida, outrora visitada por alienígenas, na qual, segundo se acredita, os desejos mais secretos dos viajantes podem se realizar. É o pano de fundo para uma discussão em torno dos mecanismos do desejo; do difícil contato das pessoas com o próprio desejo; da complexa relação do indivíduo com seu inconsciente.

(Jack, vc viaja...)

Outro dia, com mais tempo, falo mais. Recomendo alugar e curtir.
[/quote']

Stalker é perfeito. É até covardia pra mim comparar com alguns da lista (Esfera? Contato?), disparado o melhor filme de ficção de todos os tempos. O único que chega aos pés é o maravilhoso Planet of Apes (1968) - lembrando que não me lembro mais e preciso "reassistir" Blade Runner.

Mr. Scofield2008-01-09 08:55:08

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hoje, com um pouco mais de tempo, vou falar do meu filme preferido.

Concordo com vocês: não é propriamente ficção "científica", o tema é indefinível mas pode ser classificado como ficção metafísica.

"Stalker", do cineasta russo Andrei Tarkowski, é um filme de 1979. Depois que o descobri, em uma mostra de cinema fantástico há poucos anos, nunca mais deixei de vê-lo regularmente. De início em VHS; depois saiu a obra completa do Tarkowski em DVD. Ele morreu cedo e fez poucos filmes; acabei assistindo todos; o mais conhecido é "O Sacrifício"; recentemente foi feita uma segunda versão do "Solaris", com George Clooney e Natasha McElhone, muito pior que a original.

Para mim, particularmente, o mais reflexivo, mais completo, é o Stalker, citação espertíssima da fantasia do mágico de Oz. É um filme-viagem, é uma busca. Poderíamos definir: a busca do indivíduo pelo seu desejo inconsciente. Ou, quem sabe: a impossibilidade do contato da pessoa com o próprio desejo.

A Zona proibida onde os três viajantes(o Professor, o Escritor e o Stalker) se aventuram, seria, talvez, uma metáfora do nosso inconsciente. 

Mas, o filme está aí, aberto a todas as interpretações. Gostaria que outros o assistissem, e dessem suas opiniões. Aluguem o vídeo, e prestem atenção, principalmente, à longa seqüência que os críticos identificam como "o sonho do Stalker", e que começa quando os três viajantes, cansados do longo dia, se deitam para dormir. É uma das seqüências mais bonitas e misteriosas que já foram feitas no cinema.

 <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

(Idéia: iniciar um tópico de discussão sobre "as melhores seqüências do cinema". Vou curtir muito escrever sobre esta).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Ainda quero ver Tron' date=' Uma Odisséia Eletrônica.

 

Esse filme é considerado uma Obra-Prima, com sequências de até 3 minutos em computação gráfica, bem avançados para a época (1982).

[/quote']

 

Muito hype pra nada... Completamente sem sal, o filme é chato, sonolento e não empolga nunca. A impressão que passa é que foi feito justamente para mostrar novas técnicas de efeitos especiais, o que não é muito, já que o filme transpira muita animação que já era usada em outros filmes do gênero, eliminando aquilo que é, a princípio, sua única virtude: originalidade.

 

 

Adquiri o DVD do filme e achei muito bom... Mas em quais filmes esses efeitos já eram usados? Pelo que sei os efeitos desse filme foi uma novidade na época, e antes de TRON nenhum outro filme tinha criado sequências de computação gráfica como esse filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

De qualquer forma o TRON foi sim o PRIMEIRO filme a usar seqüências inteiras de animação com o recurso de computador, assim os objetos de cada cena durante o processo das imagens computadorizadas, foram criados em wireframe (objetos de arames, conforme imagem abaixo)

wfrh5.jpg

 


Esse é o formato básico do objeto atribuído com efeito tridimensional, ao girar o objeto em torno do mesmo eixo ele recebe todas as coordenadas de profundidade... Aparentando um efeito realista com efeitos de sombra, luz e cores.

 

Se esse tipo de animação foi utilizado em outros filmes antes, então não foi nem sombra das formas apresentadas em TRON...
-THX-2008-01-10 18:01:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members
logo me veio a cabeça A Mosca mas me lembrei da OP 2001- Uma odisséia no espaço. È perfeito e uma aula de cinema. Não é só o melhor de ficção mas de todos os generos.Em segundo vem Contatos imediatos...

 

 Eu achava que este seria o segundo filme de ficção mais escolhido, depois de Blade Runner... afff!

 

 Sobre Stalker,  não considero um filme de ficção, embora ele deixe uma porta aberta p/tu interpretar assim, qd fala do tal lugar especial. 

 Não é mostrado nada de extraterreno no filme, apenas sugerido.
Chica2008-01-11 10:52:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda quero ver Tron' date=' Uma Odisséia Eletrônica.

Esse filme é considerado uma Obra-Prima, com sequências de até 3 minutos em computação gráfica, bem avançados para a época (1982).


tron5gs8.jpg

tron4ml8.jpg

tron03rg1.jpg
[/quote']

 

Muito hype pra nada... Completamente sem sal, o filme é chato, sonolento e não empolga nunca. A impressão que passa é que foi feito justamente para mostrar novas técnicas de efeitos especiais, o que não é muito, já que o filme transpira muita animação que já era usada em outros filmes do gênero, eliminando aquilo que é, a princípio, sua única virtude: originalidade.

 

O segundo e terceiro Matrix, idem03  14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

09

Enfim, como o assunto não é Matrix, vamos a isto:

 

Adquiri o DVD do filme e achei muito bom... Mas em quais filmes esses efeitos já eram usados? Pelo que sei os efeitos desse filme foi uma novidade na época' date=' e antes de TRON nenhum outro filme tinha criado sequências de computação gráfica como esse filme.
[/quote']

 

Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan... Há uma sequência inteira da explicação do projeto Genesis, que é INTEIRA feita de CGI... e o filme foi feito em 1981...

 

1982_GenesisEffect1.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda quero ver Tron' date=' Uma Odisséia Eletrônica.

Esse filme é considerado uma Obra-Prima, com sequências de até 3 minutos em computação gráfica, bem avançados para a época (1982).


tron5gs8.jpg

tron4ml8.jpg

tron03rg1.jpg
[/quote']

 

Muito hype pra nada... Completamente sem sal, o filme é chato, sonolento e não empolga nunca. A impressão que passa é que foi feito justamente para mostrar novas técnicas de efeitos especiais, o que não é muito, já que o filme transpira muita animação que já era usada em outros filmes do gênero, eliminando aquilo que é, a princípio, sua única virtude: originalidade.

 

O segundo e terceiro Matrix, idem03  14

 

 

Eu prefiro assistir 10 vezes TRON e nehuma vez Matrix .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esqueceram de mencionar um dos melhores:

 

 

tropasestelares.jpg

 

 

E podemos considerar Donnie Darko ficção cientifica também, apesar de ser muito voltado para o dram entre vários outros gêneros.

 

darko.583.jpg

 

 

Acho que meus preferidos mesmo de ficção são esses:

 

1. De Volta Para o Futuro

2. Donnie Darko

3. Tropas Estelares

4, Guerra dos Mundos

5. Contatos Imediatos do Terceiro Grau

6. 2001

7. O Exterminador do Futuro 2

8. Aliens

9. Alien: O Oitavo Passageiro

10. A Mosca

11. Stalker

12. Laranja Mecânica

13. Blade Runner

14. Mad Max
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Adquiri o DVD do filme e achei muito bom... Mas em quais filmes esses efeitos já eram usados? Pelo que sei os efeitos desse filme foi uma novidade na época' date=' e antes de TRON nenhum outro filme tinha criado sequências de computação gráfica como esse filme.

[/quote']

Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan... Há uma sequência inteira da explicação do projeto Genesis, que é INTEIRA feita de CGI... e o filme foi feito em 1981...

 

 

De fato essa sequencia foi uma das primeiras, porém os efeitos para a produção de TRON começaram em 1980 e foi lançado nos cinemas no mesmo ano em que Jornada nas estrelas II. Talvez um ou dois mêses depois... Invalidando seu comentário de que já haviam filmado várias vezes esse tipo de animação..

 

De qualquer forma as animações de TRON, são mais complexas e as sequências são maiores.. Grande marco para os efeitos de computação gráfica no cinema.

 

 

Projeto Genesis: (Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan)

 

Trailer de TRON:

http://www.youtube.com/watch?v=C7A5H5qeaZc

 

Cena da corrida de motos: (TRON)

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Adquiri o DVD do filme e achei muito bom... Mas em quais filmes esses efeitos já eram usados? Pelo que sei os efeitos desse filme foi uma novidade na época' date=' e antes de TRON nenhum outro filme tinha criado sequências de computação gráfica como esse filme.
[/quote']
Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan... Há uma sequência inteira da explicação do projeto Genesis, que é INTEIRA feita de CGI... e o filme foi feito em 1981...



De fato essa sequencia foi uma das primeiras, porém os efeitos para a produção de TRON começaram em 1980 e foi lançado nos cinemas no mesmo ano em que Jornada nas estrelas II. Talvez um ou dois mêses depois... Invalidando seu comentário de que já haviam filmado várias vezes esse tipo de animação..

De qualquer forma as animações de TRON, são mais complexas e as sequências são maiores.. Grande marco para os efeitos de computação gráfica no cinema.


Projeto Genesis: (Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan)


Trailer de TRON:
http://www.youtube.com/watch?v=C7A5H5qeaZc

Cena da corrida de motos: (TRON)



 

THX, o filme tem efeitos em CGI sim, mas auxiliados por animação que já era utilizada na época... Jornada nas Estrelas II foi pioneiro em criar uma sequência em que um AMBIENTE INTEIRO foi criado por CGI e só CGI... E Tron?

 

E a produção de Jornada II tb começou em 1980...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...