Jump to content
Forum Cinema em Cena

Mamma Mia!


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Replies 87
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Crítica: Musical ‘Mamma mia!’ leva canções do ABBA às telas de cinema

Com Meryl Streep e Pierce Brosnan, filme entra em cartaz nesta sexta (12).
Longa-metragem é baseado em espetáculo da Broadway.

Quando o assunto é filme musical não há meio-termo: tem gente que ama, tem gente que odeia. O que empolga uns é exatamente o que irrita outros. O musical “Mamma mia!”, que entra em cartaz nos cinemas do país nesta sexta-feira (12), segue essa regra do gênero. E ninguém pode dizer que não foi avisado.

 

Foto:%20Divulgação/Divulgação

Meryl Streep protagoniza "Mamma Mia!", um musical que segue à risca as regras do gênero.

 

Mas nem todos os musicais são iguais, é claro. Existem aqueles musicais que podem derrubar a barreira que se forma ao soar da primeira melodia e, aos poucos, ganham a simpatia do espectador. Assim é “Mamma Mia!”, um filme cheio de momentos constrangedores, sim, mas que tem lá seu encanto. E mais: as chances são grandes de que você saia do cinema cantarolando. 

A magia de “Mamma mia!” está naquilo que todo bom musical deve ter: uma música cativante, que envolve o espectador. A chave está nas canções do grupo pop ABBA, que ocupam lugar central no filme. Tem “Dancin’ queen”, “The winner takes it all” e outras tantas que bateram ponto nas paradas de sucesso de meados dos anos 70 até o início dos 80.

 Foto

  Adaptação da Broadway

Na verdade, o longa-metragem é uma adaptação do espetáculo da Broadway, que emenda hits do grupo sueco um no outro, de forma que é a história que acompanha a música, e não o contrário, como de costume.

Ao trazer “Mamma Mia!” para o cinema, a diretora Phyllida Lloyd, que também comandou a montagem teatral, manteve essa estratégia e adicionou um elenco carismático, com a sempre excelente Meryl Streep, e um belo cenário,a paisagem paradisíaca das Ilhas Gregas.

Na trama, a jovem Sophie (Amanda Seyfried), criada pela mãe solteira Donna (Streep) numa ilha mediterrânea, está em contagem regressiva para seu casamento. Ela não tem idéia de quem é seu pai, mas descobre, por meio de um diário da mãe, que há três possibilidades: Sam (Pierce Brosnan), Bill (Stellan Skarsgard) e Harry (Colin Firth).

 
Na véspera da cerimônia, os três caras desembarcam na ilha, vindos das mais variadas partes do mundo. Agora, Sophie deve tentar descobrir qual deles é seu verdadeiro pai, e Donna terá a chance de reviver seu passado.

A diretora fez questão de que os próprios atores cantassem as canções, o que foi ótimo no caso de Meryl Streep e péssimo no caso de Brosnan, que paga mico. Outro problema do filme é que nem todas as letras fazem sentido no contexto da trama, mas a gente finge que não viu e canta junto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi essa crítica da revista época e posso dizer uma coisa: medíocre é a crítica.

Ainda não vi o filme e nem sei se vou gostar, mas essa crítica é uma repetição das mesmas baboseiras que dizem sobre o Abba.

 

A velha corrente de esnobismo que critica a todos - só eles estão certos - e depois reclama que os outros não seguem as suas opiniões "iluminadas"; quando não raro seguem a oposta só para fazer raiva. Por isso, go John Maccain!

 

Por exemplo, chama o Benny Anderson e o Björn Ulvaeus de a dupla Lennon e Mcartney da banalidade.

 

Olha, eu não sei o que é banal mas se está se referindo a romance/amor, eu digo que não tem nada mais importante que isso e todas as bandas cantaram sobre romance/amor.

 

Já que o crítico iluminado da Época se referiu a Lennon e Macartney, eu tenho algumas observações a fazer.

 

"Nós todos vivemos em um submarino amarelo, submarino amarelo, submarino amarelo" (Beatles) Dah! Muito profundo!

 

"Eu quero segurar a sua mão, eu quero segurar a sua mão" (Beatles)

Ah, são os beatles, é o máximo MAS SE A LETRA FOR

 

"Se você estiver só quando os pássaros bonitos se forem, eu ainda estou livre, dê uma chance a mim" (Abba) OU

 

"Eu já passei por todos os grandes romances, você estava, eu sinto, roubando as minhas oportunidades, tudo parecia tão fácil" 

 

ah, aí não! Aí é brega, banal, etc

 

Tenho CD dos beatles mas não gosto desse tipo de esnobismo, ainda mais quando fala sem conhecimento de causa. 

 

Na reportagem o ser iluminado diz que se deve deixar o cérebro em casa. Bem, agora eu sei onde fica o bom senso. Fica no mesmo cérebro que ele deixou em casa e não pôs de volta na cabeça quando escreveu a crítica.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Britain Launches Movie Awards Season

10 September 2008 10:36 AM, PDT

 

MV5BMTA2MDU0MjM0MzReQTJeQWpwZ15BbWU3MDYwNzgwNzE@._V1._SY90_.jpg

 

A British movie awards ceremony got a jump on all the others Tuesday night

when the National Movie Awards, whose winners are decided by popular vote,

gave top prizes to Mamma Mia! for best musical; The Dark

Knight for best Superhero movie; Indiana Jones and the Kingdom of the

Crystal Skull for best action/adventure film; Juno for best

comedy; and Wall-E for best family film. Awards were also given to

Johnny Depp for best actor (Sweeney Todd) and Meryl Streep for best

actress (Mamma Mia!)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu vi essa crítica da revista época e posso dizer uma coisa: medíocre é a crítica.

Ainda não vi o filme e nem sei se vou gostar' date=' mas essa crítica é uma repetição das mesmas baboseiras que dizem sobre o Abba.

 

A velha corrente de esnobismo que critica a todos - só eles estão certos - e depois reclama que os outros não seguem as suas opiniões "iluminadas"; quando não raro seguem a oposta só para fazer raiva. Por isso, go John Maccain!

 

Por exemplo, chama o Benny Anderson e o Björn Ulvaeus de a dupla Lennon e Mcartney da banalidade.

 

Olha, eu não sei o que é banal mas se está se referindo a romance/amor, eu digo que não tem nada mais importante que isso e todas as bandas cantaram sobre romance/amor.

 

Já que o crítico iluminado da Época se referiu a Lennon e Macartney, eu tenho algumas observações a fazer.

 

"Nós todos vivemos em um submarino amarelo, submarino amarelo, submarino amarelo" (Beatles) Dah! Muito profundo!

 

"Eu quero segurar a sua mão, eu quero segurar a sua mão" (Beatles)

Ah, são os beatles, é o máximo MAS SE A LETRA FOR

 

"Se você estiver só quando os pássaros bonitos se forem, eu ainda estou livre, dê uma chance a mim" (Abba) OU

 

"Eu já passei por todos os grandes romances, você estava, eu sinto, roubando as minhas oportunidades, tudo parecia tão fácil" 

 

ah, aí não! Aí é brega, banal, etc

 

Tenho CD dos beatles mas não gosto desse tipo de esnobismo, ainda mais quando fala sem conhecimento de causa. 

 

Na reportagem o ser iluminado diz que se deve deixar o cérebro em casa. Bem, agora eu sei onde fica o bom senso. Fica no mesmo cérebro que ele deixou em casa e não pôs de volta na cabeça quando escreveu a crítica.

 

 
[/quote']

disso tudo! não entendo esse elitismo, essa idéia de que diversão nao pode ter valor artistico. Ainda mais pelos argumentos que a revista usou, como voce memo comentou os beatles fazem letras como "me ame, me ame/ você sabe que eu te amo/sempre serei verdadeiro então por favor me ame" Onde é que isso é mais profundo que Abba? e nem acho que precisa ser, as qualidade artristicas não dependem disso.

Tô hoje na fila pra ver o filme!05

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi essa crítica da revista época e posso dizer uma coisa: medíocre é a crítica.

Ainda não vi o filme e nem sei se vou gostar' date=' mas essa crítica é uma repetição das mesmas baboseiras que dizem sobre o Abba.

 

A velha corrente de esnobismo que critica a todos - só eles estão certos - e depois reclama que os outros não seguem as suas opiniões "iluminadas"; quando não raro seguem a oposta só para fazer raiva. Por isso, go John Maccain!

 

Por exemplo, chama o Benny Anderson e o Björn Ulvaeus de a dupla Lennon e Mcartney da banalidade.

 

Olha, eu não sei o que é banal mas se está se referindo a romance/amor, eu digo que não tem nada mais importante que isso e todas as bandas cantaram sobre romance/amor.

 

Já que o crítico iluminado da Época se referiu a Lennon e Macartney, eu tenho algumas observações a fazer.

 

"Nós todos vivemos em um submarino amarelo, submarino amarelo, submarino amarelo" (Beatles) Dah! Muito profundo!

 

"Eu quero segurar a sua mão, eu quero segurar a sua mão" (Beatles)

Ah, são os beatles, é o máximo MAS SE A LETRA FOR

 

"Se você estiver só quando os pássaros bonitos se forem, eu ainda estou livre, dê uma chance a mim" (Abba) OU

 

"Eu já passei por todos os grandes romances, você estava, eu sinto, roubando as minhas oportunidades, tudo parecia tão fácil" 

 

ah, aí não! Aí é brega, banal, etc

 

Tenho CD dos beatles mas não gosto desse tipo de esnobismo, ainda mais quando fala sem conhecimento de causa. 

 

Na reportagem o ser iluminado diz que se deve deixar o cérebro em casa. Bem, agora eu sei onde fica o bom senso. Fica no mesmo cérebro que ele deixou em casa e não pôs de volta na cabeça quando escreveu a crítica.

 

 
[/quote']
disso tudo! não entendo esse elitismo, essa idéia de que diversão nao pode ter valor artistico. Ainda mais pelos argumentos que a revista usou, como voce memo comentou os beatles fazem letras como "me ame, me ame/ você sabe que eu te amo/sempre serei verdadeiro então por favor me ame" Onde é que isso é mais profundo que Abba? e nem acho que precisa ser, as qualidade artristicas não dependem disso.
Tô hoje na fila pra ver o filme!05

 

O filme é ótimo. Muito bom. Vou assistir de novo.

 

Se arte for manifestação de um estado de espírito/sentimento, Mamma Mia é artístico por manifestar a alegria. Podia-se ouvir claramente os pezinhos batendo no chão durante a sessão.

 

É o famoso efeito Prozac do ABBA
Link to comment
Share on other sites

  • Members

exato beagle, eu comentei ate isso, a critica da epoca é MUITO mediocre, como tudo q eles escrevem. "deixe seu cerebro em casa"; ta, q critica é essa?eles falam mais dos astros do filme é só, e ao inves de analisar o filme, por mais "superficial" q ele seja, nao, so falam baboseiras.

acabei de chegar do cinema tb e posso dizer q adorei o filme, muito bom msm. eu lembro q quando saiu as noticias do musical, realmente, ele tinha cara de "bomba", e era inevitavel achar q iriam optar por uma coisa brega. mas nao, o filme é muito bem editado, extremamente bem editado diria, com uma fotografia incrivel, lugar paradisiaco, e atores muito bons. o destaque fica mesmo pras musicas, muito boas, e sempre colocadas no momento certo, contrastando muito bem a historia com as cançoes. a meryl mostra pq é tao respeitada, encarando uma mae solteirona com mais de 50 anos - ela é a unica atriz mais velha q nao esta deformada pelo botox - e canta muito bem. os fas de abba vao gostar muito, e os nao fas tb, é tudo muito bem feito. adorei, muito bom. recomendado!;D
Link to comment
Share on other sites

  • Members

exato beagle' date=' eu comentei ate isso, a critica da epoca é MUITO mediocre, como tudo q eles escrevem. "deixe seu cerebro em casa"; ta, q critica é essa?eles falam mais dos astros do filme é só, e ao inves de analisar o filme, por mais "superficial" q ele seja, nao, so falam baboseiras.

acabei de chegar do cinema tb e posso dizer q adorei o filme, muito bom msm. eu lembro q quando saiu as noticias do musical, realmente, ele tinha cara de "bomba", e era inevitavel achar q iriam optar por uma coisa brega. mas nao, o filme é muito bem editado, extremamente bem editado diria, com uma fotografia incrivel, lugar paradisiaco, e atores muito bons. o destaque fica mesmo pras musicas, muito boas, e sempre colocadas no momento certo, contrastando muito bem a historia com as cançoes. a meryl mostra pq é tao respeitada, encarando uma mae solteirona com mais de 50 anos - ela é a unica atriz mais velha q nao esta deformada pelo botox - e canta muito bem. os fas de abba vao gostar muito, e os nao fas tb, é tudo muito bem feito. adorei, muito bom. recomendado!;D
[/quote']

 

Concordo. A crítica não comenta nada do filme. Nem observa como as músicas se encaixam bem com a história. Como você mesmo disso: o filme é extremamente bem editado. 10

 

O feito do filme se torna mais impressionante ao se observar que as músicas são anteriores ao filme, ou seja, não foram criadas especialmente para a história.

 

É como disseram ao Bjorn e Benny: "Mamma mia é o musical que vocês escreveram sem nunca terem percebido".

 

Eu também fiquei com muito medo de o filme ser uma bomba, mas afastava esse medo pelo fato de Benny e Bjorn sempre fizeram excelentes trabalhos.

 

E o o filme é ótimo. Nem no meu pensamento mais otimista de fã do Abba poderia achar que o filme seria tão bom, divertido e engraçado. É impagável a cena final principalmente quando entra o elenco masculino para acompanhar o show das mulheres. 05 

 

Ah, e há também uma outra mulher mais velha - mais velha que a própria Meryl Streep - que também está ótima: a Anni-Frid Lyngstad, a morena do Abba. Sou fã dela pela sua personalidade e pela sua história de superação. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mamma Mia!! começa muito bem, mas em certos momentos me perguntava: "esqueceram da hitória e só fazem cantar". Obviamente é muito divertido, princimalmente quando as três Dinamos cantam, risadas na certa.

É a segunda vez que vejo a Maryl cantando, ela até que canta bem!!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

esqueçeram da historia?como assim?o filme é coerente, e a historia é contada atraves das musicas. podem chamar a trama de superficial, besta, rasa, estupida, de tudo, mas ela é contada sem rodeios. é a historia de mae e filha, ambas procurando algo, e como, claro, o abba é um grupo dance, as musicas dance ganham vida no filme daquele jeito, otimo. eu tb beagle, nem nas minhas mais otimistas expectativas pro filme eu pensei q ia ficar tao bom; lembrem q eles trabalharam com um material delicado sim, pq pender pro brega aqui é a coisa mais facil - ja existe uma certa breguice no grupo abba, breguice essa por eles serem descolados e realmente cantarem musicas dançantes, sem compromisso nenhum com nada. as musicas nao sao primores musicais nem na letra, nem na melodia, pq sao dance; sao feitas pra grudar, dançar e distrair msm, nao pra refletir e revolucionar nada. e como eles se apropriaram tao intimamente e sem preconceitos desse conceito dance, a coisa fica boa, com qualidade. enfim, é q eu gosto de musica pop e cansa ver os olhares tronxos pro seu lado, principalmente dos "pseudo-cults" q se acham mais inteligentes porque consideram "o nevoeiro" uma obra-prima, quando nao sabem diferenciar um filme pretencioso barato de um filme como "mamma mia", aparentemente ruim e vazio, mas que não propoe nada q nao possa alcançar; prefiro um filme sincero como esse do q um "aparentemente" cheio de conteudo e metaforas, todas previsiveis e pautadas no cliche. se é pra ser previsivel q seja desde o conceito, como com este aqui!o.o''. desculpa, momento desabafo!;D

 

nao deixem o cerebro em casa; vá pro cinema e espere do filme aquilo que ele sempre se propos a dar - diversao, musica boa e excelencia em atores e cançoes!;D 
pantalaimon2008-09-15 10:04:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adore!!! é impossivel assistir o filme e não ficar batendo os pezinhos no chão, não conseguia me segurar. Na fila da frente tinha ate umas garotas dançando, acompanhando a coreografia do filme bem discretamente sem atrapalhar, e pelo que vi todo muito saiu da sessão bem satisfeito. a meryl streep é uma atriz fora de serie mesmo, tudo qui essa mulher faz é genial, e a atriz que faz a filha tambem é linda, uma gracinha, não conhecia ela.

as musicas eu já tinha ouvido no cd, super recomendado, mas achei que alem disso funcionaram bem legal na historia, conseguiram encaixar direitinho, minha preferida foi the winner takes it all, a meryl deixou a musica bem emociante, quase chorei. Mas sou bem chorona mesmo.06

fico feliz de ver que todo mundo aqui está gostando do filme.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal,

 

 

 

Pelo que me falaram é tipo um documentário com os principais sucessos da banda "ABBA", eu gosto desse estilo de filme, principalmente se é com quem sabe cantar, quando der tempo vou dar uma olhadinha sim.

 

 

 

As criticas são quase que desconsideráreis já que deve ser um filme nostálgico para aqueles que gostam de ABBA...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
esqueçeram da historia?como assim?o filme é coerente' date=' e a historia é contada atraves das musicas. podem chamar a trama de superficial, besta, rasa, estupida, de tudo, mas ela é contada sem rodeios. é a historia de mae e filha, ambas procurando algo, e como, claro, o abba é um grupo dance, as musicas dance ganham vida no filme daquele jeito, otimo. eu tb beagle, nem nas minhas mais otimistas expectativas pro filme eu pensei q ia ficar tao bom; lembrem q eles trabalharam com um material delicado sim, pq pender pro brega aqui é a coisa mais facil - ja existe uma certa breguice no grupo abba, breguice essa por eles serem descolados e realmente cantarem musicas dançantes, sem compromisso nenhum com nada. as musicas nao sao primores musicais nem na letra, nem na melodia, pq sao dance; sao feitas pra grudar, dançar e distrair msm, nao pra refletir e revolucionar nada. e como eles se apropriaram tao intimamente e sem preconceitos desse conceito dance, a coisa fica boa, com qualidade. enfim, é q eu gosto de musica pop e cansa ver os olhares tronxos pro seu lado, principalmente dos "pseudo-cults" q se acham mais inteligentes porque consideram "o nevoeiro" uma obra-prima, quando nao sabem diferenciar um filme pretencioso barato de um filme como "mamma mia", aparentemente ruim e vazio, mas que não propoe nada q nao possa alcançar; prefiro um filme sincero como esse do q um "aparentemente" cheio de conteudo e metaforas, todas previsiveis e pautadas no cliche. se é pra ser previsivel q seja desde o conceito, como com este aqui!o.o''. desculpa, momento desabafo!;D

 

nao deixem o cerebro em casa; vá pro cinema e espere do filme aquilo que ele sempre se propos a dar - diversao, musica boa e excelencia em atores e cançoes!;D 
[/quote'] Esse é seu ponto de vista... td bem!! Eu me dou o direito de esparar mais de um fime, sim!!

 

E não precisa apelar por que meu CÉREBRO sempre me acompanha em tudo que faço, ok?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

horrível, muito provavelmente o pior musical da história (a conferir)

 

totalmente sem o menor pingo de glamour, algo q um gênero desses pede o mínimo, muito pelo contrário é total brega q nem as músicas do abba no qual até simpatizava em escutar aqui ou acolá, mas q agora vou passar bem longe 06

 

e acho q é a primeira bola fora de streep em toda a carreira (a conferir tb)
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...