Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2008: Previsões


studioworks
 Share

Recommended Posts

  • Members

Greve dos roteiristas de Hollywood ameaça festa do Oscar

Paralização que já derrubou o Globo de Ouro pode deixar Oscar sem roteiro, sem estrelas e sem apresentador

Atriz%20Julia%20Louis-Dreyfus,%20estrela%20da%20Warner%20Bros

SÃO PAULO - Será que vai ter Oscar esse ano? Parece absurdo, mas a pergunta é mais do que pertinente. Afinal, a poderosa greve dos roteiristas norte-americanos já conseguiu transformar o Globo de Ouro em "O Mico de Ouro". O que era pra ser uma festa glamourosa, com direito a tapete vermelho, vai virar, no próximo domingo (dia 13), uma constrangedora coletiva de imprensa.

Embora os diretores da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas tentem demonstrar otimismo em relação à cerimônia do dia 24 de fevereiro, o Oscar desse ano tem potencial para se transformar em um filme de terror.

Vamos aos fatos: o sindicato dos roteiristas já anunciou que não permitirá que seus membros escrevam os textos do evento; muitas estrelas de Hollywood já aderiram ao movimento e podem simplesmente boicotar a festa; o apresentador da cerimônia é o comediante Jon Stewart, que é filiado ao sindicato e considerado um esquerdista em Hollywood. Desde que a greve dos roteiristas começou, Stewart cancelou seu programa, The Daily Show. Ninguém acredita que ele vai dar uma de fura-greve justo agora.

Sendo assim, a festa pode ficar sem roteiro, sem estrelas e, provavelmente, sem apresentador. Como perguntar não ofende: será que vai ter Oscar esse ano?

A greve

 

Os roteiristas entraram em greve no início de novembro. A principal reivindicação diz respeito a maiores ganhos em mídias alternativas, como o download pela internet e a venda de DVDs.

Imediatamente (no dia 5 de novembro), o talk show Late Show With David Letterman saiu do ar em apoio à manifestação. Também não demorou para que seriados de sucesso começassem a sentir a falta de seus escritores. Desperate Housewives, Heroes, Ugly Betty e outros vêm se segurando graças ao estoque de episódios pré-gravados. Reprises e reality shows já estão tapando o buraco nas programações. No cinema, as produções de filmes, como a nova seqüência dos X-Men, podem ser afetadas.

 

Apoio de artistas

 

A greve dos roteiristas ganhou mais força com o apoio maciço das estrelas de cinema. Além dos sempre engajados Tim Robbins, Sean Penn, Julia Roberts e companhia, elencos inteiros aderiram à paralisação - é o caso de toda a turma do seriado Heroes.

O apresentador Jay Leno foi um dos poucos fura-greves. Recentemente, Leno voltou a apresentar seu Tonight Show. Para que isso acontecesse, ele teria redigido seu próprio monólogo de abertura - o que, segundo o sindicato, constituiu uma violação das normas de greve. Alguns atores já estão se recusando a participar do Tonight Show em solidariedade.

Em compensação, o concorrente mais direto de Leno, David Letterman, conseguiu um acordo com o sindicato dos roteiristas e já está sendo exibido normalmente. Além da simpatia pelo apresentador (que desde o início da paralisação esteve do lado dos escritores), a produtora de Letterman teria firmado um acordo de pagamento de direitos autorais por material exibido na internet e outras mídias.

Com o cancelamento da festa do Globo de Ouro, o movimento grevista ganhou mais força. Tudo indica que estúdios e produtoras terão de ceder às principais reivindicações. Existem estimativas de que o prejuízo no mundo do entretenimento pode chegar a mais de US$ 1 bilhão.


Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com essas indicações ao Sindicato de Editores, fica mais do que evidente que Atonement e Sweeney Todd são, praticamente, cartas fora do baralho. É FATO 06 que There Will Be Blood, Into the Wild e No Country For Old Men são locks na corrida, e Michael Clayton e The Diving Bell and The Butterfly são os outros mais fortes, com apenas Juno disputando esta posição. Seria surpreendente e decepcionante, pra mim, se Hairspray entrasse na ultima vaga, uma vez que o Jon disse tem fundamento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas Sweeney Todd foi indicado ao sindicato de Editores. Ainda é uma alternativa, se bem que não está indo tão bem nas bilheterias, o que pode atrapalhar. É bem mais provável ainda aparecer Sweeney Todd do que Atonement e Hairspray.

 

Mas os seis que disputam mesmo são No Country, Into, There, Michael, Juno e Diving. Com Sweeney e Gangster um pouco mais atrás. E Atonement e Hairspray como possíveis zebras.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

não era a edição q diziam ser o ponto mais fraco de atonement? portanto nada de se estranhar sua ausência no ace

 

.

.

.

 

gostei muito da química entre nicholson e freeman em bucket list, mas o filme não é pra brigar lá no topo da tabela ... e gostei de persepolis, ótima animação com contornos políticos, muito mais adulto do q qq outra animação na categoria, com exceção de ratatouille q sim, vai vencer o oscar 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E o Rike deve estar tendo ataques epiléticos...06 Junte-se ao meu clube Rike.... Lembram de Dreamgirls?

 

Essas esnobadas de Atonement estão incríveis. Uau.

 

Ao menos o Sweeney Todd apareceu aí...nos Editors.

 

Sentiram falta de Diving bell nos Editors? Perdeu a vaga para o Bourne. 13

 

É...Atonement tá fora... bem fora. A única coisa que o salvaria nessa altura do campeonato é ser indicado ao PGA. Só isso. Nem uma vitória no GG o colocaria na disputa!

 

Atonement é novo Dreamgirls? Não..PIOR! Dreamgirls foi indicado a todos os prêmios (inclusive venceu os Editors) e "só" ficou de fora do Oscar. Já Atonement tá ficando de fora de tudo. 06

 

There will be blood e Into the wild se firmaram mesmo como os 2 concorrentes para No Country esse ano. E Hairspray indicado....17...será possível? Acho complicado. Para mim o filme que roubará a vaga de Diving Bell será Juno ou Sweeney Todd...e não Hairspray..mas esse ano..não aposto em mais nada...06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Prêmio do SINDICATO DOS DIRETORES DE ARTE - indicados

 

Period Film

AMERICAN GANGSTER

 

PD: Arthur Max

ATONEMENT

 

PD: Sarah Greenwood

ELIZABETH:

 

THE GOLDEN AGE

 

PD: Guy Hendrix Dyas

SWEENEY TODD THE DEMON

 

BARBER OF FLEET STREET

 

PD: Dante Ferretti

THERE WILL BE BLOOD

 

PD: Jack Fisk

 

 

Fantasy Film

THE GOLDEN COMPASS

 

PD: Dennis Gassner

HARRY POTTER AND

 

THE ORDER OF THE PHOENIX

 

PD: Stuart Craig

PIRATES OF THE CARIBBEAN:

 

AT WORLD’S END

 

PD: Rick Heinrichs

 

 

RATATOUILLE

 

PD: Harley Jessup

300

 

PD: James Bissell

Contemporary Film

THE BOURNE ULTIMATUM

 

PD: Peter Wenham

THE DIVING BELL AND

 

THE BUTTERFLY

 

PD: Michel Eric and Laurent Ott

THE KITE RUNNER

 

PD: Carlos Conti

MICHAEL CLAYTON

 

PD: Kevin Thompson

NO COUNTRY FOR OLD MEN

 

PD: Jess Gonchor

 

Gusmão_Raimundo2008-01-11 21:26:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim Sync, eu disse para não compararem: Atonement virou pior que DreamGirls. Agora a surpresa era se não fosse indicado (praticamente) a nada, e depois Oscar! 06 Mas é mesmo: Atonement fora 03

 

 

 

Eu acho que fica assim:

1. No Country

2. Into the Wild

3. There Will Be Blood

4. The Diving Bell and the Butterfly

5. Juno

 

Fica estranho de pensar em ITW como melhor filme, sei lá 09

Eu não quero acreditar em Michael Clayton e Hairspray não pode ser nomeado ao Oscar de melhor filme! Nunca que é dos 5 melhores filmes do ano né. 07

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É impressão minha ou excesso de buzz pode prejudicar o filme mais do que ajudar?

 

 

Ordem de chances:

NO COUNTRY FOR OLD MEN

INTO THE WILD
THERE WILL BE BLOOD


MICHAEL CLAYTON

JUNO

LE SCAFANDRE ET LE PAPILLON

 

ATONEMENT

 

AMERICAN GANGSTER

SWEENEY TODD

 

HAIRSPRAY12

 

 

Apenas os três primeiros tem chance de vencer o Oscar, isso é quase certo. Pelo que ando sabendo dos filmes, acho que Into the Wild ganha, mas essa aposta não é segura.
guilbj2008-01-11 22:37:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

TENHO UMA FORTE IMPRESSÃO EM RELAÇÃO À HAIRSPRAY, ACHO QUE PODE SER A "SURPRESA" DO ANO.  SOBRE A CERIMÔNIA: ACHO QUE ATÉ LÁ ISSO DEVE ESTAR RESOLVIDO, JÁ HÁ NEGOCIAÇÕES EM ANDAMENTO E O OSCAR É UM PRÊMIO GIGANTESCO, O GLOBO É FICHINHA.  DUVIDO (E TORÇO) QUE ELES NÃO RESOLVAM LOGO ESSE PROBLEMA.  SOBRE ATRIZ COADJUVANTE: COM ESSA AUSÊNCIA DE ATONEMENT (SEMPRE DISSE QUE ME PARECIA UM REPETECO DE COLD MOUNTAIN), ACHO QUE PODE ENTRAR UMA ATRIZ QUE EU ADORO E ELES TAMBÉM, JÁ QUE A INDICARAM DUAS VEZES SURPREENDENTEMENTE E A PREMIARAM SURPREENDENTEMENTE: MARCIA GAY HARDEN.  SÓ NÃO SEI SE A PARTICIPAÇÃO DELA NO FILME LHE GARANTIRIA ESSA NOMEAÇÃO, MAS É DE SE COGITAR.  FICARIA FELIZ SE JENIFFER GARNER ENTRASSE.01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

poxa Jennifer Garner a cada dia tá subindo nas cotãções  e ela não foi indicada a praticamente a naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada  mas ela já subiu nas cotações do Nathaniel e do digilander sem fazer esforço algum ....... ela apareceu na última eu creio que ela pode ser a zebra a mulhé não faz nada  não vence nada e não é indicade a nada e consegue subir posições

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Contagem de menções aos prêmios dos Sindicatos, por filme:

 

7 guild mentions:

 

“No Country for Old Men” — ACE, ADG, ASC, CAS, DGA, SAG (3), WGA

 

 

6 guild mentions:

 

“There Will Be Blood” — ACE, ADG, ASC, DGA, SAG (1), WGA

5 guild mentions:

 

“Into the Wild” — ACE, CAS, DGA, SAG (4), WGA

 

“Michael Clayton” — ACE, ADG, DGA, SAG (3), WGA

4 guild mentions:

 

“The Diving Bell and the Butterfly” — ASC, ADG, DGA, WGA (also AMPAS makeup bake-off finalist)

 

“Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street” — ACE, ADG, CAS, VES (1) (also AMPAS makeup bake-off finalist)

 

3 guild mentions:

 

“300″ — ADG, CAS, VES (1) (also AMPAS makeup and visual effects bake-off finalist)

 

“The Bourne Ultimatum” — ACE, ADG, CAS (also AMPAS visual effects bake-off finalst)

 

“Hairspray” – ACE, CAS, SAG (1)

 

“Harry Potter and the Order of the Phoenix” — ADG, CDG, VES (3) (also AMPAS makeup and visual effects bake-off finalist)

 

“Juno” — ACE, SAG (1), WGA

 

“Pirates of the Caribbean: At World’s End” — ADG, ACE, VES (6) (also AMPAS makeup and visual effects bake-off finalist)

 

“Ratatouille” — ACE, ADG, VES (4)

 

2 guild mentions:

 

“American Gangster” – ADG, SAG (2)

 

“The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford” — ASC, SAG (1)

 

“Atonement” — ADG, ASC

 

“Elizabeth The Golden Age” — ADG, SAG (1)

 

“The Golden Compass” — ADG, VES (1) (also AMPAS visual effects bake-off finalst)

 

“Lars and the Real Girl” — SAG (1), WGA

 

“Transformers” — CAS, VES (5) (also AMPAS visual effects bake-off finalist)

 

“Zodiac” — WGA, VES (2) (also nominated for USC Scripter award)

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...