Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2008: Previsões


studioworks
 Share

Recommended Posts

  • Members

A ausência do filme romeno não me surpreende. No screening do filme aos velinhos, lá em Novembro, votantes aos borbotões deixaram a sala... E mesmo quem ficou, não se empolgou.

 

Já PERSEPOLIS...

 

Mas putz, muito acredito que O ANO não só será indicado como tem grandes chances de se sagrar vencedor. Não que o filme tenha estética argentina-europeia, mas pelos temas que o circundam. JUDAISMO, CONFLITOS POLITICOS HISTORICOS, BUSCA DE IDENTIDADE... E tudo isso sob o prisma de uma criança.

 

Pra mim é o favorito.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Persepolis tb é um tanto pesado, mas estou indignado com a esnobada... a maior injustiça até agora, na minha opinião...

 

Só vi esses dessa lista:

Israel, “Beaufort,” Joseph Cedar, director
Italy, “The Unknown,” Giuseppe Tornatore, director

 

O da Itália é fantástico, já o de Israel é bom mas esquecível (a história é um pouco redundante).


 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

putz, é piada lust, caution, 4 semanas e persepolis, não estarem nem no grupo dos 9 + ... tb, dessa comissão poderia-se esperar qq coisa, sorte a nossa q eles não escolhem os filmes da categoria principal, senão poderiamos ter algo como: control, sombras de goya, o preço da coragem, longe dela e garçonete entre os 5 indicados

 

.

.

.

 

e a desconhecida não chega a ser bomba, mas não passa de um filme razoável assim como o ano que os meus pais sairam de férias
Link to comment
Share on other sites

  • Members
putz' date=' é piada lust, caution, 4 semanas e persepolis, não estarem nem no grupo dos 9 + ... tb, dessa comissão poderia-se esperar qq coisa, sorte a nossa q eles não escolhem os filmes da categoria principal, senão poderiamos ter algo como: control, sombras de goya, o preço da coragem, longe dela e garçonete entre os 5 indicados

 

.

.

.

 

e a desconhecida não chega a ser bomba, mas não passa de um filme razoável assim como o ano que os meus pais sairam de férias
[/quote']

 

 

A chave de A Desconhecida é sua direção magistral, na minha opinião... a toda hora me lembrava de Hitchcock e De Palma.

Pra mim uma seleção conservadora "anos 80" na categoria principal seria:

 

1)O Caçador de Pipas

2)Desejo e Reparação

3)O Gângster

4)Conduta de Risco

5)Charlie Wilson's War

 

Não necessariamente ruim, mas açucarada e pegajosa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E pensar que muitos daqui apostavam que O Ano não chegava nem entre os dez finalistas... LOL

 

E talvez Persepolis foi esnobado na lista de filme estrangeiro para figurar na categoria de animação... quem sabe? Acho que o filme entra ali, ao lado de Ratatouille e The Simpsons Movie.

 

Este pode ser, enfim, o ano do Brasil. Depois de várias tentativas brasileiras de faturar o careca, acho que a Academia vai apelar para a famosa "desculpa de compensação"...

 
Link to comment
Share on other sites

Saíram as indicações finais pro Bafta;

 

Atonement (combinei de ir ver esse hoje, espero que seja bom...) lidera;

 

FILM
AMERICAN GANGSTER – Brian Grazer/Ridley Scott
ATONEMENT – Tim Bevan/Eric Fellner/Paul Webster
THE LIVES OF OTHERS – Quirin Berg/Max Wiedemann
NO COUNTRY FOR OLD MEN – Scott Rudin/Joel Coen/Ethan Coen
THERE WILL BE BLOOD – JoAnne Sellar/Paul Thomas Anderson/Daniel Lupi

 

BEST BRITISH FILM
ATONEMENT – Tim Bevan/Eric Fellner/Paul Webster/Joe Wright/Christopher Hampton
THE BOURNE ULTIMATUM – Frank Marshall/Patrick Crowley/Paul L Sandberg/Paul Greengrass/Tony Gilroy/Scott Z Burns/George Nolfi
CONTROL – Orian Williams/ Todd Eckert/Anton Corbijn/Matt Greenhalgh
EASTERN PROMISES – Paul Webster/Robert Lantos/David Cronenberg/Steve Knight
THIS IS ENGLAND – Mark Herbert/Shane Meadows

 

THE CARL FOREMAN AWARD
for Special Achievement by a British Director, Writer or Producer in their First Feature Film

CHRIS ATKINS (Director/Writer) – Taking Liberties
MIA BAYS (Producer) – Scott Walker: 30 Century Man
SARAH GAVRON (Director) – Brick Lane
MATT GREENHALGH (Writer) – Control
ANDREW PIDDINGTON (Director/Writer) – The Killing of John Lennon

DIRECTOR
ATONEMENT – Joe Wright
THE BOURNE ULTIMATUM – Paul Greengrass
THE LIVES OF OTHERS – Florian Henckel von Donnersmarck
NO COUNTRY FOR OLD MEN – Joel Coen/Ethan Coen
THERE WILL BE BLOOD – Paul Thomas Anderson

 

ORIGINAL SCREENPLAY
AMERICAN GANGSTER – Steven Zaillian
JUNO – Diablo Cody
THE LIVES OF OTHERS – Florian Henckel von Donnersmarck
MICHAEL CLAYTON – Tony Gilroy
THIS IS ENGLAND – Shane Meadows

 

 

ADAPTED SCREENPLAY
ATONEMENT – Christopher Hampton
THE DIVING BELL AND THE BUTTERFLY – Ronald Harwood
THE KITE RUNNER – David Benioff
NO COUNTRY FOR OLD MEN – Joel Coen/Ethan Coen
THERE WILL BE BLOOD – Paul Thomas Anderson

 

FILM NOT IN THE ENGLISH LANGUAGE
nominations announced on Friday 4 January

THE DIVING BELL AND THE BUTTERFLY – Kathleen Kennedy/Jon Kilik/Julian Schnabel
THE KITE RUNNER – William Horberg/Walter Parkes/Rebecca Yeldham/Marc Foster
THE LIVES OF OTHERS – Quirin Berg/Max Wiedemann/Florian Henckel von Donnersmarck
LUST, CAUTION – Bill Kong/James Schamus/Ang Lee
LA VIE EN ROSE – Alain Goldman/Olivier Dahan

ANIMATED FILM
RATATOUILLE – Brad Bird
SHREK THE THIRD – Chris Miller
THE SIMPSONS MOVIE – Matt Groening/James L Brooks

 

LEADING ACTOR
GEORGE CLOONEY – Michael Clayton
DANIEL DAY-LEWIS – There Will Be Blood
JAMES McAVOY – Atonement
VIGGO MORTENSEN – Eastern Promises
ULRICH MÜHE – The Lives of Others

 

LEADING ACTRESS
CATE BLANCHETT – Elizabeth: The Golden Age
JULIE CHRISTIE – Away From Her
MARION COTILLARD – La Vie en Rose
KEIRA KNIGHTLEY – Atonement
ELLEN PAGE – Juno


 

SUPPORTING ACTOR
JAVIER BARDEM – No Country for Old Men
PAUL DANO – There Will Be Blood
TOMMY LEE JONES – No Country for Old Men
PHILIP SEYMOUR HOFFMAN – Charlie Wilson’s War
TOM WILKINSON – Michael Clayton

 

SUPPORTING ACTRESS
CATE BLANCHETT – I’m Not There
KELLY MACDONALD – No Country for Old Men
SAMANTHA MORTON – Control
SAOIRSE RONAN – Atonement
TILDA SWINTON – Michael Clayton


 

MUSIC
AMERICAN GANGSTER – Marc Streitenfeld
ATONEMENT – Dario Marianelli
THE KITE RUNNER – Alberto Iglesias
THERE WILL BE BLOOD – Jonny Greenwood
LA VIE EN ROSE – Christopher Gunning

 

CINEMATOGRAPHY
AMERICAN GANGSTER – Harris Savides
ATONEMENT – Seamus McGarvey
THE BOURNE ULTIMATUM – Oliver Wood
NO COUNTRY FOR OLD MEN – Roger Deakins
THERE WILL BE BLOOD – Robert Elswit

 

EDITING
AMERICAN GANGSTER – Pietro Scalia
ATONEMENT – Paul Tothill
THE BOURNE ULTIMATUM – Christopher Rouse
MICHAEL CLAYTON – John Gilroy
NO COUNTRY FOR OLD MEN – Roderick Jaynes

PRODUCTION DESIGN
ATONEMENT – Sarah Greenwood/Katie Spencer
ELIZABETH: THE GOLDEN AGE – Guy Hendrix Dyas/Richard Roberts
HARRY POTTER AND THE ORDER OF THE PHOENIX – Stuart Craig/Stephenie McMillan
THERE WILL BE BLOOD – Jack Fisk/Jim Erickson
LA VIE EN ROSE – Olivier Raoux


 

COSTUME DESIGN
ATONEMENT – Jacqueline Durran
ELIZABETH: THE GOLDEN AGE – Alexandra Byrne
LUST, CAUTION – Pan Lai
SWEENEY TODD: THE DEMON BARBER OF FLEET STREET – Colleen Atwood
LA VIE EN ROSE – Marit Allen

SOUND
ATONEMENT – Danny Hambrook/Paul Hamblin/Catherine Hodgson
THE BOURNE ULTIMATUM – Kirk Francis/Scott Millan/Dave Parker/Karen Baker Landers/Per Hallberg
NO COUNTRY FOR OLD MEN – Peter Kurland/Skip Lievsay/Craig Berkey/Greg Orloff
THERE WILL BE BLOOD – Christopher Scarabosio/Matthew Wood/John Pritchett/Michael Semanick/Tom Johnson
LA VIE EN ROSE – Laurent Zeilig/Pascal Villard/Jean-Paul Hurier/Marc Doisne

 

SPECIAL VISUAL EFFECTS
THE BOURNE ULTIMATUM – Peter Chiang/Charlie Noble/Mattias Lindahl/Joss Williams
THE GOLDEN COMPASS – Michael Fink/Bill Westenhofer/Ben Morris/Trevor Woods
HARRY POTTER AND THE ORDER OF THE PHOENIX – Tim Burke/John Richardson/Emma Norton/Chris Shaw
PIRATES OF THE CARIBBEAN: AT WORLD’S END – John Knoll/Charles Gibson/Hal Hickel/John Frazier
SPIDER-MAN 3 – Scott Stokdyk/Peter Nofz/Kee-Suk Ken Hahn/Spencer Cook

 

MAKE UP & HAIR
ATONEMENT – Ivana Primorac
ELIZABETH: THE GOLDEN AGE – Jenny Shircore
HAIRSPRAY – Nominees TBC
SWEENEY TODD: THE DEMON BARBER OF FLEET STREET – Ivana Primorac
LA VIE EN ROSE – Jan Archibald/Didier Lavergne


 

THE ORANGE RISING STAR AWARD
(voted for by the public) – nominees announced on Tuesday 8 January

SHIA LABEOUF
SIENNA MILLER
ELLEN PAGE
SAM RILEY
TANG WEI

 

 

--------------

 

Lembrando que filmes como Gone baby gone e Enchanted eram inelegíveis, o primeiro foi adiado lá por tempo indeterminado por causa daquele caso da guria desaparecida que compararam bastante com a história.

 

Já Into the wild (que chegou aos semi-finalistas em 8 indicações e no fim ficou sem nenhuma) e Sweeney todd foram esnobados na maioria das coisas mesmo.

 

Gostei do greengrass e das indicações a bourne e eastern promises aí, Samantha morton tbm Tongue, se bem que gostaria de ter visto control em algumas mais...


 
Beckin2008-01-16 10:23:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem óbvias as indicações ao BAFTA.

 

Quanto a pré-selação do Oscar de filme estrangeiro, eu vi 4 dos filmes: o austríaco, o italiano, o brasileiro e o de Israel. O que mais gostei, com folga, foi o israelense Beaufort, seguido do filme de Tornatore (que é muito bom, mas o final quase estraga). O filme brasileiro e o austríaco devem estar entre os indicados e, pra mim, são os favoritos, afinal tem uma temática bem no gosto da comissão da Academia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, ia comentar Atonement, mas, depois do choque dessa lista de filme estrangeiro...  O Ano... vai ganhar, mesmo que não seja um grande filme (vou até rever), pois os velhinhos provaram que estão mais tradicionais do que nunca.  Essa lista foi pior (no sentido de surpresas) que a do ano passado, pq a única surpresa foi a ausência de Volver entre os indicados. 

 

R. Deckard, não se preocupe, a lista de melhor atriz já está fechada e Angelina Jolie já está nela.  Pena que esquecerão de Ashley Judd por Bug e Saoirse Ronan por Atonement (sim, pra mim ela é melhor atriz, pq Keira é coadjuvante e quando é lembrada em alguma coisa entra como protagonista).

 

Voltando ao filme estrangeiro, eu li há algumas semanas na coluna do Ancelmo Gois que a Jacqueliene Bisset (membra da Academia) disse ter adorado o filme brasileiro, assim como muitos dos outros membros e que ele tinha grandes chances de ganhar.  Mas como tinha tanto peso-pesado, achei que era opinião pessoal, mas essa lista prova que não é bem assim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Into the wild esnobado?

Disapprove será que Into the wild perdeu forças pra chegar no Oscar?

 

 

 

Claro que não honey.  O filme do Penn só foi esnobado no PGA.  No resto ele entrou nos mais importantes Guilds.  Cold Mountain foi indicado ao PGA e sequer entrou no Oscar, assim como Dreamgirls.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Atonement

 

Bom, achei o filme chato.  Mais uma vez o Globo de Ouro erra ao premiar o melhor drama (Babel ano passado).  A direção não é uma Brastemp, é burocrática, mas o plano-sequência realmente é muito bom.  A parte técnica OK, sem surpresas, muito boa (só não gostei muito da edição).  A menininha lá não faz nada demais, está bem e só.  Brenda Bletyn aparece em duas ou três cenas, mas está maravilhosa (essa mulher pode fazer um poste onde um cachorro mija que faz foda), MCavoy está muito bem, mas nada que lhe renda indicações.  Keira, mais uma vez prova que não tem talento dramático, sempre com a mesmo expressão, fraquíssima.  Agora, a melhor ATRIZ do filme é Romola Garai, perfeita, sem perder a certa ingenuidade infantil mas madura o suficiente para reconhecer seu erro e a COADJUVANTE do filme é Vanessa Redgrave.  Que cena fantástica aquela!  Pra mim, Garai era indicada como protagonista e Redgrave como coadjuvante.  Por fim, a virada, a surpresa, não me pegou tão surpreendente assim.  Não como as de As Horas, Uma Mente Brilhante, Menina de Ouro e Titanic.

 

P.S. Opinião pessoal ok Rike e galera que gostou, sem desmerecer o gosto de vocês pelo filme.
guidon2008-01-18 09:37:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cada vez mais quero que Atonement vença o Oscar, só para "abalar" o fórum, assim como foi com Crash (lembrando que Crash realmente é uma merda, mas Atonement não).

 

Enfim...

 

Sorte para o Brasil, que agora só concorre com filmes supostamente fracos, já que a obra-prima 4 meses... saiu da disputa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
E Titanic tem alguma virada ou surpresa? Em Titanic o barco afunda no final e a Rose "sem seu amor inesquecível". Não vejo surpresa alguma (pelo contrário' date=' é previsível). [/quote']

 

 

 

 

Pra mim tem uma surpresa.  Ou vai dizer que vc imaginava que o colar estava com ela o tempo todo?  Pq eu nem sonhava.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...