Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2008: Previsões


studioworks
 Share

Recommended Posts

  • Members

Muito bom seu comentário, Roony, concordo em tudo. Exceto que não acho que No country tenha algum defeito, mas There will be blood é simplesmente melhor.

Pra ilustrar o que eu penso, é assim, No country tem uma trama rasa. Fala sobre a violência e os próprios personagens são alegorias: o Bardem é a violência personificada, o Lee Jones é o velho inconformado, que consegue enxergar o problema, o Bardem é o alienado, etc. Agora o tema de There will be blood - que ainda é muito soturno pra mim - é tratado pelo PTA intimamente. A gente não vê as coisas por fora como em No country mas por dentro (não é a toa que o som do filme é usado para imergir o expectador na mente dos personagens, seja pela trilha bagunçada - mente do Daniel - seja pelos ruidos+silência - o filho dele), e eu valorizei mais isso. <3

 

 

Link to comment
Share on other sites

Mas geeente' date=' é mais fácil indicar a protagonista de um filme de sucesso do que de um filme que fracassou na bilheteria. Oscar é um prêmio de indústria, não vamos nos esquecer disso. [/quote']

 

Pois é, mas the golden age não só foi mais mal recebido pela critica do que Valente como fracassou bem mais, até porque o filme da Foster ainda conseguiu uma posição 1 no ranking. E a Blanchett nem foi mais elogiada que ela não. Essa sim foi a indicação injusta, ao menos pra mim

 

Caramba! Eu não acredito que no mesmo fim de semana estreou na minha cidade No Country For Old Men' date=' There Will Be Blood e 3:10 to Yuma. E ainda por cima, ANTES do Oscar. 16

Certeza que amanhã vou estar no cinema. ALguém quer dar uma dica de qual ver primeiro? 06 Coen e PTA têm preferência, lógico.
[/quote']

 

O dos coen é demais, mas os indomaveis é legal tbm, os dois valem a pena. O do pta eu não vi, já vi que vai me por inveja 1106
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas para um filme de um gênero tão "comercial" que já teria dificuldade em conseguir uma indicação por Valente para Jodie Foster, apoio do público é essencial para que seu nome continue em evidência e apareca nas premiações (e outras atrizes recentemente já foram esnobadas por papéis em filmes "comerciais"). Já Cate Blanchett é uma atriz em alta, tanto que a campanha para que ela conseguisse uma dupla indicação por Elizabeth: the Age of Golden foi relativamente fácil. Sem contar que seu papel é numa biografia histórica, mais Oscar bait impossível, e que já tinha sido indicada pela Academia previamente, não foi lá um esforço tão grande.

 

Não que eu concorde com essa política da Academia. Veja que eu não argumentei quanto às atuações em si, se elas mereciam ser reconhecidas ou não, mas não é como se fosse um mistério indecifrável porque alguns nomes foram reconhecidos nessa edição e outros não.

 

Coincidência ou não, recentemente vi Margot at the wedding, e de fato Nicole Kidman está surpreendentemente boa. Num mundo justo ela seria indicada, porém seu personagem não é lá dos mais simpáticos, o filme inclusive chega a ser o oposto de Juno, é uma família disfuncional com todos os seus defeitos retratados, sem nenhuma concessão ao público. Não é uma surpresa que o filme tenha desaparecido injustamente das premiações.

 

Não preciso dizer que isso não se aplica a um There will be blood ou a um No country for old men, são gêneros diferentes, estou falando no caso de Kidman mais especificamente de um drama familiar onde o diretor expõe os conflitos que o espectador talvez prefira de uma forma mais agridoce.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

VENCEDORES DO PRÊMIO DO SINDICATO DOS DIRETORES DE ARTE:

 

BEST PRODUCTION DESIGN FOR A FEATURE FILM:

Period Film

  • “There Will Be Blood”
    PD: Jack Fisk

 

 

Esse é o desenhista de produção dos filmes do Terrence Malick, o cara é fera. Aliás, o diretor de arte de There Will Be Blood também trabalhou com esses dois em O Novo Mundo.

 

Poxa, é tanta gente incomum envolvida nessa produção. Além do próprio Anderson, o Lewis protagonizando, o compositor que é o guitarrista do Radiohead, o diretor de fotografia que trabalha com o Anderson desde Boogie Nights... enfim, não há como a expectativa prever um trabalho abaixo do excepcional e inspirado.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sinceramente acho inútil querer trocar Cate Blanchett e Ellen Page por outras 2 americanas... por mim a Anamaria Marinca de 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias poderia muito bem estar indicada, mas todos sabemos porque ela foi esnobada, assim como outras mil estrangeiras que provavelmente estão melhores que Blanchett, Page, Foster e Kidman.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Galera, foi mal...

Mas PQP que filme foda!

Realmente, Fe Camargo...

É difícil comparar Sangue Negro com qualquer outro filme... é como se ele tivesse ultrpassado todas as barreiras e tivesse saído da esfera de "filmes"..

 

Jamais deverá ser feita nenhuma comparação deste com outros. Aliás... ele nem devia concorrer ao Oscar! Rebaixa qq um ali!

 

 

Fodaaaaaaaaaaa!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não é Veras? Eu disse. Ele deixa muito cineasta dito fodão hoje e do passado no chão!!! Só que o engraçado, é que muitos se recusam a aceitar que estão diante do cineasta mais brilhante em décadas.

 

Com todos esses comments sobre Margot, eu estou bem curioso com o filme do Noah. Confesso que A Lua e a Baleia me incomodou um pouco, mas tenho que rever.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ah é' date=' PTA é pra lá de superestimado, mesmo que Sangue Negro não seja.

[/quote']

 

 

 

Bernardo ainda bem que seus comentários não encontram eco.

 

 

 

 

 

 

 

Anderson é superestimado. Magnólia é bem interessante, mas está longe de ser o clássico que todos falam (o filme ficaria melhor com vários plots a menos). Embriagados de Amor é um filme bonitinho, e só.

 

Quero ver Sydney e Boogie Nights um dia. Devo ver There Will Be Blood ainda essa semana.

 

 

 

É um bom diretor, mas não o gênio que este fórum considera ser.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ah é' date=' PTA é pra lá de superestimado, mesmo que Sangue Negro não seja.[/quote']

 

Bernardo ainda bem que seus comentários não encontram eco.



Anderson é superestimado. Magnólia é bem interessante, mas está longe de ser o clássico que todos falam (o filme ficaria melhor com vários plots a menos). Embriagados de Amor é um filme bonitinho, e só.
Quero ver Sydney e Boogie Nights um dia. Devo ver There Will Be Blood ainda essa semana.

É um bom diretor, mas não o gênio que este fórum considera ser.

 

Ótimo! No cCc já descobri o Alexei e o bat. E aqui: o Yoh. Fico muito feliz.
Bernardo2008-02-17 20:37:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu Deus, exigir que magnólia tivesse plots (what... the... FUCK?) a menos seria negar uma das propostas do filme. Porque magnólia é uma espécie de rameke de Short cuts e porque a idéia do filme é essa mesma de ter várias pessoas, cada uma com seu problema encontrando a rendenção para o próprio posteriormente. Não sei se todo mundo repatou mas cada personagem do filme enfrenta um problema diferente. Não importa se é o Tom Cruise ou a mãe da Cláudia lá.

 

Boogie Nights é o filme mais Paul Thomas Anderson do Paul Thomas Anderson. Aquele panorama pornô dos anos 70~80 evoca o instinto das pessoas - aqui representado pelo sexo - e é exatamente esse instinto que tem guiado o PTA ao longo da carreira dele. Ele não fez escola de cinema e acho que pouca gente deveria fazer mesmo, afinal, é câmera na mão e - muita - idéia na cabeça. E essa é só a cobertura do bolo boogie nights, em.

 

Embriagado de Amor é lindo, o maior filme de romance sobre romance de todos os tempos. Aqui nesse filme é onde o Paul Thomas Anderson exibiu toda a criatividade que ele possui, afinal, ele coloca um piano na rua trazido por um acidente de carro, o uso das cores como forma de gritar na cara do expectador o amor daqueles dois personagens que, como as elipses parecem sugerir, 'estava escrito nas estrelas'. E fecha o filme com chave de ouro, afinal, não há abertura e o nome "Punch drunk love" está no final. Emily Watson diz "e aqui vamos nós" e os dois acompanhados do piano, do acidente se embreaguecem naquele amor predestinado. O otimismo com relação ao sentimento é corajoso e eu desconfio inclusive que o filme seja uma homenagem a alguma das mulherzinhas dele. Tanta paixão usada no filme não deve ser a toa.

 

E There will be blood eu prefiro não comentar antes de ver mais umas 2 ou 3 vezes. E é aquilo que a Veras disse ali em cima aqui também. Não dá pra classificar esse daqui, é o melhor filme do ano, é o melhor filme do PTA (junto com magnólia e PDL) e é o melhor filme feito nos estados unidos EM MUITO, MUITO TEMPO.

 

Sydney não conta, btw.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É Sydney, e como eu falei, não conta. É o primeiro filme do cara, completamente controlado por produtores e o PTA sabia disso e não se esforçou pra fazer algo inteligente simplesmente e sim algo que fosse 'ok' e que desse bilheteria. É um filme com a cara de hollywood, só isso. E também não tem muita gente dizendo que o PTA é o cineasta mais brilhante em décadas, tem? haha

 

 

Link to comment
Share on other sites

O Bat viu Sidney e disse que achou ruim. Aí mesmo que não dá pra admitir que PTA é "o cineasta mais brilhante em décadas".

Nossa Bernardo, o Bat é quê seu? Termômetro? O outro lá acha o diretor superestimado mas não viu Boogie Nights... 09 

 

Vocês precisam primeiro fazer a lição de casa.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...