Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2008: Previsões


studioworks
 Share

Recommended Posts

  • Members

Nossa Bernardo' date=' o Bat é quê seu? Termômetro?[/quote']

 

Única referência que eu obtive daquele filme.

 

Vocês precisam primeiro fazer a lição de casa.

 

Já fiz Nacka (se é que aquilo pode ser considerado como lição de casa). Vi 4 dos 5 filmes dele. Sangue Negro é o melhor e o único que se encaixa na descrição do FeCamargo (IMO). Agora me diga, quantos filmes dele vc já viu?
Bernardo2008-02-17 21:57:37
Link to comment
Share on other sites

Nossa Bernardo' date=' o Bat é quê seu? Termômetro?[/quote']

 

Única referência que eu obtive daquele filme.

 

Vocês precisam primeiro fazer a lição de casa.

 

Já fiz Nacka (se é que aquilo pode ser considerado como lição de casa). Vi 4 dos 5 filmes dele. Sangue Negro é o melhor e o único que se encaixa na descrição do FeCamargo (IMO). Agora me diga, quantos filmes dele vc já viu?

 

Tá bom. Vou ver Nines e depois Juno, assim fico melhor (espero).

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O Bat viu Sidney e disse que achou ruim. Aí mesmo que não dá pra admitir que PTA é "o cineasta mais brilhante em décadas".

Eu gostei de Jogada de Risco. Não é nada de outro mundo mas é um bom filme, com uma história interessante e levada de forma quase que imprevisível, além de contar com boas atuações.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Só por curiosidade' date=' o fórum do Awards Daily fez um ranking com as melhores atuações do ano:

 

1. Daniel Day-Lewis, There Will Be Blo[/quote']

 

MERECE, MERECEEEEEEEE! 16

Eu adoro aquilo que ele faz com os olhos...! E o jeito como ele fala!

 

O mais agoniante de tudo... é que todos os atores que estão concorrendo merecem MUITO ganhar o Oscar... mas o DDL transcendeu!!!!

TWBB atropelou todo mundo!!!!!!!!!!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já que o assunto da vez é PTA, vou dar meu pitaco.

 

Gosto muito de Magnólia e acho Embriagado de Amor apenas simpático. Não vi Boogie Nights e nem Sangue Negro.

 

Nesse panorama, acho PTA um diretor acima da média mas ainda "não gênio" para mim. Talvez vendo Boggie Nights e Sangue eu passe a considerar como tal, mas apenas com Magnólia e Embriagado de Amor ele é apenas, para mim, um diretor em fase de teste. 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sou fã do PTA, mas não o considero um gênio ainda, apenas um gênio em potencial. Tenho seus 3 principais filmes em DVD, e Magnólia é certamente um dos melhores filmes que vi em minha vida. Mas Sangue Negro ainda é futuro para mim, então comentários apenas em tempo igual...

 

Esse fim de semana pude conferir 4 filmes indicados ao Oscar, e não posso deixar de comentar...

 

Medo da verdade, é um bom filme, e Amy Ryan pode ser vista com maus olhos, pela personagem em si, mas ao mesmo tempo, ela emociona (mesmo aparecendo pouco). Mesmo assim, não entendo ainda porque ela foi a preferida quase unânime da crítica... Estou curioso para ver quem vai ganhar esse Oscar já que só não vi Blanchett, a única que parece que o Oscar não vai para... Acho que vai dar "Julianne Moore" para Blanchett, se é que me entendem... E como revi Atonement esse fim de semana, como eu ficaria feliz se Saoirse levasse o prêmio... Mas já aterrisei... Se bem que já estou começando a me acostumar com a idéia de Dee levar o prêmio; não queria, mas ela não faz feio quando aparece (e sua cena mais climática com Denzell é ótima). 

 

Os indomáveis outro bom filme, talvez até melhor que o original (Glen Ford inesquecível como Ben Wade)... Sua trilha sonora foi indicada, nada contra, mas como já disse que revi Atonement, não há outra trilha para mim esse ano (por enquanto)...

 

Jogos do poder... amei o filme, adorei o tom cômico, adorei Hanks, adorei Julia, adorei (e como) Hoffman, só é curto demais... Tem um momento em que a personagem de Julia pergunta se um tal filme deveria ser indicado ao Globo de Ouro; na hora me veio que o Globo caiu de amores pelo filme por causa dessa menção... 06... Mas 5 indicações foram convertidas em 0 globos...

 

E finalmente consegui ver O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford... Antes de falar no Affleck, o próprio Pitt merece muito destaque. Mas realmente Affleck está excelente no papel. Acho que foi bom ter visto ele em dois filmes diferentes em dois dias seguidos. Como não vi Bardem, o vencedor-e-já-está-decidido do Oscar, para mim essa é a melhor atuação coadjuvante (indicada...). E o filme em si, nossa, preciso rever... Que Deakins leve um Oscar por esse...

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás, juntando-se aos resultados do CAS e do ADG, saíram os Eddies esse fim de semana:

 

CAS: Som... No Country for Old Men

 

ADG: Direção de arte... Blood (Period), Compass (Fantasy), No Country (Contemporary)

 

ACE: The Bourne Ultimatum (Drama), Sweeney Todd (Comedy/Musical)

 

(E eu que achava que Dante Ferreti era certeza...)

 

Bem, e no Oscar? Será que Transformers não levará o prêmio de som para Keevin O'Connel finalmente? Será que Roderick Jaynes terá que se contentar com a indicação? Será que o mundo fantasioso de Bússola será esquecido pela baixa bilheteria, valorizando as 8 indicações do concorrente?

 

Time will tell...

 

Eu estava pensando que poderíamos ter um clean sweep para No Country, mas acho que esse ano, o Oscar de montagem realmente não vai para nenhum indicado a filme...

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se bem que já estou começando a me acostumar com a idéia de Dee levar o prêmio; não queria' date=' mas ela não faz feio quando aparece (e sua cena mais climática com Denzell é ótima). 
 
[/quote']

Eu ainda não consegui entender pq ela foi sequer indicada, quem dirá vencer...09 Mas eu sei que é bem possível mesmo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu mesmo havia pensado nisso, mas ao mesmo tempo exclui tal hipótese pois seria um preconceito incabível na própria classe. Se eles editam seus próprios filmes, eles antes de mais nada são também editores, e como tais deveriam ser reconhecidos pela classe...

 

Podemos ficar tentando achar o porquê de Bourne ter ganhado, mas acho que além de vir indicado em um ano consecutivo (por United 93) e por ser uma edição dita excelente, a explicação parece obviamente calcada na qualidade. O buzz e etc é que nos faz ficar doidos...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda There Will be Blood

 

 

Quanto mais penso nesse filme, mais desnorteado fico com a declaração de amor sem concessões ao cinema que PTA confeccionou tão singularmente.

Tudo que caracteriza PTA tá presente ali. Seu estilo estético e narrativo vigoroso; o uso da trilha sonora como engenhosa ferramenta dramática; seus planos frenéticos mas funcionais.

Poucas pessoas se tocaram disso, mas SANGUE NEGRO em tudo atesta PTA como um gênio em potencial. Como afirmou um colega, "ele deixou o olimpo das grandes revelações e ascendeu ao posto de grande diretor".

Esse filme representa quase o oposto da natureza dos projetos que caracterizavam PTA. (Eu particularmente credito MAGNOLIA e BOOGIE NIGHTS como obras-primas)
É essa capacidade de transitar por inúmeros generos sem perder o seu ponto de referencia, a sua marca, que caracteriza os grandes. PTA vai além e, no exercicio de seu estilo, se supera. Supera também todo e qualquer exemplar do cinema americano feito nos ultimos anos.


SPOILER
Eu confesso que quase molhei as calças inumeras vezes.
Todo o jogo que se instaura entre Daniel e Eli me emocionou. Quando Daniel esbofeteia Paul clamando "pq o seu Deus não faz o meu filho voltar a ouvir?", eu fiquei praticamente impotente. E a continuidade dessa cena se dá no final, quando Eli, finalmente se revelando da mesma natureza que Daniel, abdica de Deus e assume a sua ganancia. Naquela cena PTA fecha um ciclo magistral de construção de personagens. Durante todo o tempo, sem piscar um minuto, um estava sendo construido à imagem e semelhança do outro. Não é só Eli que se despe de suas mascaras, mas tb Daniel de suas ultimas esperanças de redenção (apos renegar o filho). Encaro essa cena como uma poderosa metafora. Daniel mata Eli como uma forma de catarse. Ele mata na verdade a si mesmo, por se ver refletido no outro.


Conto nos dedos os filmes que me fizeram mergulhar em personagens tão fascinantes e também tão díspares de mim, mas que em toda sua complexidade me fizeram refletir sobre mim mesmo.

Obra-Prima
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E faltam 6 dias...

 

Todos fazendo suas apostas finais, criando textos interessantes e ao mesmo tempo calcados em muita fritação neuronal que depois da premiação vai ser vista como perda de tempo... Mas faz parte né?

 

Agora o mais fritador mesmo é ficar lendo sobre as possobilidades da categoria de melhor filme... No Country parece ser barbada e pronto, mas todos querem manter o pé atrás, pois com Brokeback ter que recuar ambos os pés depois foi difícil.

 

E eu adoraria que todas as categorias estivessem como a de atriz coadjuvante... Que categoria hein? Essa indefinição é excitante...

 

Pena que meu Oscar pessoal eu daria para uma não indicada: Jennifer Garner, um trunfo de um filme que foi supervalorizado pela Academia.

 

Sim, Bernardo, o Hoffman faz rir mesmo no filme, mas o Hanks me fez rir ainda mais, estando confortável num papel como nunca mais tinha visto Hanks (ou vi, mas depois de Da Vinci, esqueci...)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quando na primeira pregação do Eli, aquela da mulher com artrite, o Dano olha pra câmera e começa a pregar eu gozei, porque o PTA é desses que gosta de interagir com a gente que assiste aos filmes, foi assim com a Claudia em magnólia e agora com o Eli nesse novo filme dele. O Paul Dano tá fantástico mesmo, indicaria ele facíl no lugar daquele velho de Michael Clayton que só grita e baba.

 

spoilers

 

Eu também vou por aí, Ronny. Se o Eli é a imagem-semelhança do Daniel (algo que se evidencia mais quando a gente para de pensa no Paul que só fortalece ele vínculo entre os dois) pode-se dizer duas coisas. A primeira é que realmente o cara acabou consigo mesmo naquele final (e aí a ambiguidade do que ele diz no final TEM que ser levada em conta, porque 'I'm finished' é 'eu to acabado' e não 'eu terminei'), mas sem se esquecer que há a herança da família Plainview em HW; a segunda é que se tem essa parada de imagem-semelhança, pode-se dizer também que o Daniel (dessa vez o Lewis) tá ali pra comandar geral, ele é o deus do filme, sem mais.

 

fim do spoiler

 

O Vicking disse lá na época do SAG que deu até dó dos outros concorrentes com aquela palinha do Lewis em Twbb que passou lá. Agora que já assisti ao filme todo posso dizer que é peninha mesmo, da mesma forma que eu to de mimimi com todo mundo que premiou o filme dos Coen - que é perfeito - ao invés desse daqui.

 

Ai ai, to emocionado até hoje <3

 

 

 

 

1. Daniel Day Lewis

 

 

 

 

 

2. Viggo Mortensen

3. George Cloney

4. Johnny Depp

Troy Atwood2008-02-18 18:01:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

visto there will be blood, e realmente o filme é excelente 10, mas discordo totalmente q esse filme sobrepuja e muito todos os filmes lançados esse ano, principalmente um filme como no country for old men, no way! mas um coisa eu concordo inteiramente, não existem adversários pra day lewis dentre os indicados, pra mim só pitt poderia fazer frente a ele se tivesse sido indicado, of course, ok, gosling eu ainda não assisti, então não vou opinar a respeito dele ... agora, q ano é esse! o melhor de nem sei a qts anos, p.q.p. 16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Revi Juno.

 

Acabei gostando muito mais da Ellen Page e da Jennifer Garner, mesmo que continue pensando que Page não merece o reconhecimento que levou (nem o filme).

 

Sim' date=' Bernardo, o Hoffman faz rir mesmo no filme, mas o Hanks me fez rir ainda mais, estando confortável num papel como nunca mais tinha visto Hanks (ou vi, mas depois de Da Vinci, esqueci...)
[/quote']

 

Não achei Hanks isso tudo não. Aliás, quem me surpreendeu mesmo foi a Julia Roberts. Mesmo que seu papel não exija muito, ela mostra uma segurança inabalável, ao transmitir charme enquanto recita vários diálogos sobre política.

 

Mas enfim, não duvido nada que muitos vão dizer que ela interpreta a si mesma. Ainda assim, ninguém pode tirar os méritos dela...
Bernardo2008-02-18 19:18:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de assistir No vale das sombras, e... não tinha atuação melhor que a de Tommy Lee Jones para ser indicado? Ou será que todo filme do Paul Haggis tem que ser indicado em alguma categoria.

Tipo, o Tommy Lee Jones está bem, mas é só, consigo pensar em pelo menos umas quatro atuações melhores: James McAvoy em Atonement, Philip Seymour Hoffman em Antes que o diabo saiba que você está morto, Brad Pitt em O Assassinato de Jesse James e Christian Bale em O Sobrevivente. E isso porque não vi The Savages, Lars and the real girl, etc.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...