Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2008: Previsões


studioworks
 Share

Recommended Posts

  • Members
Ratatouille deveria levar de roteiro original. O filme é fantástico. A cena final, em que o Remy pergunta para o Anton o que ele vai querer e ele fala: Surprise-me! É de arrepiar. [/quote']

acho que Ratattouile só ganha em animação

o oscar de melhor roteiro original vai pra Diablo Cody por Juno

Não... vai pra Michael Clayton :)

 

No Country For Old Men

Coen Brothers

DayLewis

Christie

Screenplay ; Michael Clayton/ Blood???

Bardem

Blanchett
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Divertido e relativamente tocante (graças, principalmente, a Page e Garner), Juno é um filme que jamais alcança a força dramática de Pequena Miss Sunshine, com o qual vem sendo insistente e equivocadamente comparado [/quote']

 

 

Como se Pequena Miss Sunshine fosse essa coca-cola toda também.  Não sei o que o pessoal acha de tão extraordinário nesse filme bonitinho, agradável e simpático, porém só isso.  Até hoje não me conformo com o Oscar de roteiro original (ter ganhando do Peter Morgan por A Rainha foi de doer) e nem no Oscar do Arkin, porque de todos os atores do filme, ele era o menos interessante (o personagem, claro), mas antes ele do que o Eddie Murphy.14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hoje acontece o Independent Spirit Awards, alguém sabe se terá transmissão de algum site ou emissora? Não sabia onde postar por isso escrevi aqui mesmo. 05 

 

Oscar 2008 12

 

AS PERGUNTAS DA ÚLTIMA HORA

 

-6.jpeg

Menos de 72 horas nos separam do Oscar 2008, que provavelmente será registrado como o Oscar Que Quase Não Houve. As campanhas foram inteiramente perturbadas por essa indecisão _ vai ter? Não vai ter? Vai ser só em Abril? _ e  com isso é possível, sim, que tenhamos supresas do tipo O Pianista ou Shakespeare Apaixonado.

Algumas perguntas  impertinentes na contagem regressiva:

- A percebida unanimidade em torno de Onde os Fracos Não Tem Vez pode, ironicamente, prejudicar suas chances na hora H?

- Hollywood, hoje, adora Joel e Ethan Coen. Mas nem sempre foi assim _ e eles com certeza não morrem de amores pelo sistemão. O quanto isso influiu na hora de votar?

- George Clooney está na capa da revistaTime desta semana como O Último Astro de Hollywood. E é mesmo. E a Academia concorda com isso. Quando eu dizia que Conduta de Risco foi a única campanha que não perdeu o pique… Será que conseguiu o objetivo?

clooneytime.jpg

-“
Todo mundo em Londres só fala de Juno”, um amigo me escreve. “Juno pra cá, Juno pra lá. Dizem que ninguém entende o final do filme dos Coens, que Sangue Negro é brutal e que Juno é o único dos cinco filmes a ter uma mensagem positiva.” Levo essas coisas a sério: a Academia está cheia de votantes britânicos… Será que a surpresa vai ser dessa ordem?

- Meu colega David Carr, o blogueiro Carpetbagger do New York Times, aposta em Marion Cotillard – e não Julie Christie - para melhor atriz. Um sonho possível?

E também:

-Quantas vezes a greve será mencionada durante a festa?

- Qual será o primeiro ator a abordar a possível futura greve da categoria?

- É ano eleitoral_ quem vai fazer o primeiro pronunciamento político?

- E quem vai descer a mamona no Bush?

- E finalmente _ com a festona da VanityFair cancelada, para onde irão os vitoriosos? Para o Governors Ball, finalmente, como a Academia sempre sonha e nunca consegue? Ou para degustar os tacos de camarão da Baja Fresh ali do lado do teatro Kodak?


 
R. Deckard2008-02-23 10:57:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou tentar responder:

 

1- Sim, o favoritismo de Onde os Fracos Não Têm Vez me lembra muito BBM, mas a essa altura do campeonato, acho que só Sangue Negro poderia derrotá-lo.

 

2- Acho que não muito, visto que eles premiaram o Polanski, mas é bem relativo isso.

 

3- Sim, as indicações de Conduta de Risco e uma possível premiação pra Tilda Swinton (embora continuo apostando em Blanchett) já o fez alcançar o objetivo.

 

4 - Sim, Cottilard tem chances, é a atuação mais oscarizável das indicadas, mas ela é francesa...  Aquela velha história.  Aposto na Laura Linney.

 

O resto é surpresa.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho essa coca-cola toda e com muito gás. Merece mais reconhecimento que Juno sim (e que Os Infiltrados' date=' Babel e Cartas de Iwo Jima tbm).

 

Antes o Arkin que o Murphy e o Wahlberg.1414
[/quote']

 

 

Primeiro, eu gosto de Pequena Miss Sunshine Bernardo, só não acho que merecia tanto reconhecimento, pois o filme é simples demais.  Não que isso seja problema, pois o elenco (com exceção do Arkin) está maravilhoso.  O roteiro me incomoda e tem três fatos que ocorrem que me deixam irritado com o filme (a morte do vovô e o que eles fazem com seu corpo, super inverossímil; a maldita buzina da kombi que não pára de tocar e a cena onde Abigail faz aquela dança horrenda e depois vai todo mundo pro palco.  Ali eu fiquei envergonhado pelos atores).  Mas o filme tem muitos méritos.  Porém, num ano com filmes como Os Infiltrados, Cartas de Iwo Jima, Vôo United 93, Maria Antonieta, Pecados Íntimos, Volver, O Labirinto do Fauno, A Rainha, é difícil de engolir a indicação do filme, assim como o prêmio de roteiro (e você gosta de A Rainha, roteiro infinitamente superior).  Sobre Arkin, me deu um alívio muito grande quando Rachel Weisz leu seu nome, mas depois de ver o filme, tive certeza que aquela vaga era do Steve Carrel.  Sem contar que ainda faltou Brad Pitt e Michael Sheen.  Ah, e eu prefiro o Mark Wahlberg ao Arkin, mas o melhor coadjuvante era o Djimon Houson.  Pra encerrar, não estou defendendo Juno, pois ainda não o vi.03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

SPOILER: e o menino que em 16 anos de sua vida nunca precisou diferenciar as cores. Mas eu gosto do filme.

 

Engraçado como os assuntos desse tópico se agendam de acordo com os lançamentos dos filmes no Brasil. Não que eu seja contra, mas volta e meia alguém se deixa influenciar por isso nas suas previsões (There will be blood ganhando ares de quase-favorito, agora essa discussão sobre Juno).

 

Tava pensando que Diablo Cody podia ser o novo Eddie Murphy, só que NENHUM outro roteiro original ganhou nas outras premiações, certo?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas guidon, lhe deixo apenas com uma pergunta: quem disse que Pequena Miss Sunshine precisa ser verossímel?

 

Agora sobre A Rainha, tbm concordo que o Peter Morgan merecia maior reconhecimento, mas fiquei extremamente feliz ao ver o cara de LMS vencendo.01

 

E faço parte daqueles que não gosta de United 93. (é difícil se envolver com um filme quando vc não vê nada com aquela câmera de Mal de Parkinson do Greengrass)

 

-----------------------

 

Vi Gone Baby Gone.

 

Filme excepcional, te surpreende em sua metade ao abordar temas que, anteriormente, tu nem sonhava que iria abordar. Casey Affleck excelente, mas Amy Ryan não faz absolutamente NADA.

 

E porra, como puderam indicar a medíocre Sarah Polley quando Ben Affleck merecia MUITO mais?!
Bernardo2008-02-23 12:43:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já discordo dessa comparação de merecimento entre Polley e Affleck. Ela é bem superior nos filmes em questão.

 

Eu até gostei do filme dele, mas nada pelo qual morreria, afinal ele mastiga certas coisas até demais... Ela não, uma sensibilidade bastante feminina, bastante eficiente... Foi o que achei!

 

E, pausa para o comentário.....

 

Ontem vi Sangue Negro....

 

Ai, chega me deu uma dor no coração escrever isso agora... Eu ainda não assimilei o filme... Eu inventei de assistir a O Orfanato depois, e não conseguia esquecer Daniel Plainview... Ai, ai... Preciso rever, mas definitivamente, o melhor dos que vi (falta ver No Country que pretendo ver hoje, ou amanhã, quando voltar à minha cidade atrasada...) indicados.

 

Cheguei a ter a ligeira impressão de que tinha gostado mais de Atonement, mas isso foi só porque havia lido o livro e aprovado o filme de cabo a rabo. Blood me causou um mal-estar tão estranhamente bom que se fosse levar só pela emoção, estaria me cegando... Um mal-estar de incredulidade, de diminuta presença diante daquela tela de cinema... Parece que estou exagerando, mas só eu sei o que senti ontem à noite...

 

Pretendo ver Elizabeth, Senhores do Crime e No Country hj (e se der, Paranoid Park), mas quem sabe eu não desista de algum (ou alguns) só para rever a beleza daquele filme de petróleo.....

 

Definitivo: Daniel Day-Lewis é simplesmente um marco, um momento do cinema mundial, estou extasiado com ele!

 

Tá bom, chega por agora...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi Into the Wild.


Não existe comparação entre este filme com There Will Be Blood' date=' Atonement, Juno, Michael Clayton e (especialmente) No Country For Old Men. Estou em êxtase por ver esta "esnobada" fabulosa ao longa de Penn. Hal Hollbrook? O que este velho faz ao lado de Javier Bardem, Phillip Seymour Hoffman e Tom Wilkinson? Esse filme não merece porra alguma, concordo plenamente com o Vicking. É medíocre.
[/quote']

 

putz, medíocre?! 06 e vc comparando com atonement, juno e michael clayton, filmes originalíssimos! faz favor, né? o q o penn faz com a câmera nesse filme é algo pra poucos cineastas, e experientes, o cara não é só um puta ator na frente dela e sim tb um puta diretor por trás dela, nunca imaginei q ele pudesse entregar 1 filme não só com tanta sensibilidade, mas com tamanha eficiência, autenticidade, into the wild é a prova viva q a grande facção do ampas infelizmente ainda se guia muito mais pelo convencional do q pelo experimental, autoral, sem dúvida 1 dos grandes erros do oscar em não indicar um filme dessa magnitude, uma pérola, uma verdadeira obra-prima dos tempos modernos 16... ah, e não sei se vc sabe, mas o bardem, sim o bardem disse q achou a atuação de holbrook, uma das mais belas e maravilhosas de todos os tempos! q o emocionou profundamente, e realmente impossível pra quem entrou no clima, no espírito do filme, não se emocionar com o curto, porém especial encontro entre hirsh e holbrook ... e definitivamente, pro bardem falar isso, disputando a estatueta mais cobiçada com alguém q é provavelmente o seu grande rival na grande noite, só mostra qt personalidade ele tem 10

 

Pra poucos mesmo, o filme é fraco em todos os sentidos. Além do desperdício de elenco, é basicamente um 1- dramalhão com belas imagens. Sua mera existência é fazer seu espectador chorar, nem que com isso apele, apele e apele mais um pouco (a cena do Hirsch e o Hollbrook no carro é uma prova incontestável disso - embora admita que a performance do cara naquela cena seja muito boa por não ter entrado no clima e debulhasse em lágrimas). 

 

A cada segundo o personagem do Hirsch recita um poeminha raso e medíocre, muleta que o Penn utiliza para desenvolver o protagonista durante o filme inteiro, mas que se torna pedante já no primeiro ato... Só não entendo mesmo como não foi indicado, 2- porque Into the Wild é Oscar bait dos pés a cabeça. O Hollbrook então... é bem óbvio, afinal aquela cena já garante uma chuva de prêmios mesmo.

 

3- Agora sobre o Bardem... o que há a dizer, bom para ele?

 

Ah, e vc mencionou Atonement, Juno, Michael Clayton e analisou de maneira bastante superficial a história, esquecendo que o que mais chama atenção é a maneira com que o diretor conta a história. 4- Já Into the Wild não, fica só naquela mesmice....

 

1- não sabia q vc era um cara sensível a esse ponto, para estar enxergando tanto sentimentalismo barato assim no filme bernardo, quais cenas especificamente o fizeram chorar a tal ponto?

 

2- um filme onde temos o protagonista cortando com a tesoura sua identidade, sua carteira de motorista, deixando o carro a deriva num lugar qq, colocando fogo em dinheiro, e volta e meia dizendo q a sociedade, as pessoas, e os pais são hipócritas por estarem vivendo uma vida de falsidade, ignorância e aparências? oscar bait? 09

 

3- sobre o bardem? eu já falei, um cara com extrema personalidade e q por mim, merece levar o oscar não só pela excelente atuação em NCFOM, mas tb pela boa carreira ... apesar dele assim como o affleck, ambos serem protagonistas principais em seus filmes, portanto, um pouco covardia querer comparar com o pouco tempo de cena de holbrook por exemplo, mas enfim, nunca vai se chegar num denominador comum qt a isso

 

4- um filme com uma montagem, onde se intercalam cenas desde q ele encontrou o magic bus no alasca, e o começo de sua trajetória 2 anos antes em sua formatura, tomadas q nunca se repetem, vc diz q o filme fica na mesmice o tempo inteiro? hmmm, ok!

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho essa coca-cola toda e com muito gás. Merece mais reconhecimento que Juno sim (e que Os Infiltrados' date=' Babel e Cartas de Iwo Jima tbm).

 

Antes o Arkin que o Murphy e o Wahlberg.1414
[/quote']

 

 

Primeiro, eu gosto de Pequena Miss Sunshine Bernardo, só não acho que merecia tanto reconhecimento, pois o filme é simples demais.  Não que isso seja problema, pois o elenco (com exceção do Arkin) está maravilhoso.  O roteiro me incomoda e tem três fatos que ocorrem que me deixam irritado com o filme (1- a morte do vovô e o que eles fazem com seu corpo, super inverossímil; a maldita buzina da kombi que não pára de tocar e a 2- cena onde Abigail faz aquela dança horrenda e depois vai todo mundo pro palco.  Ali eu fiquei envergonhado pelos atores).  Mas o filme tem muitos méritos.  Porém, num ano com filmes como Os Infiltrados, Cartas de Iwo Jima, Vôo United 93, Maria Antonieta, Pecados Íntimos, Volver, O Labirinto do Fauno, A Rainha, é difícil de engolir a indicação do filme, assim como o prêmio de roteiro (e você gosta de A Rainha, roteiro infinitamente superior).  Sobre Arkin, me deu um alívio muito grande quando Rachel Weisz leu seu nome, mas depois de ver o filme, tive certeza que aquela vaga era do Steve Carrel.  Sem contar que ainda faltou Brad Pitt e Michael Sheen.  Ah, e eu prefiro o Mark Wahlberg ao Arkin, mas o melhor coadjuvante era o Djimon Houson.  Pra encerrar, não estou defendendo Juno, pois ainda não o vi.03

 

 1- simples, pq o filme é uma comêdia, portanto não existe a necessidade de ser verossímel nesse ponto especificamente, vc está procurando pêra numa cesta de maçãs, ai fica dificil ... 2- o grand finale é a grande genialidade do filme, por justamente derrubar a máscara hipócrita das pessoas q as estão assistindo, dizendo a todos q eles podem ser felizes de sua própria maneira, e não tendo q seguir padrões pré-concebidos de 'beleza' e 'graciosidade' criados pela mundo fashion (leia-se sociedade) 

 

.

.

.

 

olha, eu já acho q o forte de gone baby gone é a excepcional estória criada por dennis lehane de sobre meninos e lobos, se fosse um diretor de ponta, como um eastwood por exemplo, provavelmente teria entregado uma OP e fatalmente estaria disputando o oscar amanhã ... agora com é o affleck, o filme ficou simplesmente bom e só! IMO
D4rk Schn31d3r2008-02-23 13:30:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu já discordo dessa comparação de merecimento entre Polley e Affleck. Ela é bem superior nos filmes em questão.

 

Eu até gostei do filme dele' date=' mas nada pelo qual morreria, afinal ele mastiga certas coisas até demais... Ela não, uma sensibilidade bastante feminina, bastante eficiente... [/quote']

 

O que ele mastiga?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim, uma conversa entre Affleck e Freeman muito importante é, digamos, mastigada (mas nem sei se estou usando a palavra certa), traz um tom de Hollywood com ela, de que as coisas têm que ser resolvidas e tal, e aquela trilha sonora sentimental vem junto e não há uma sensibilidade delicada como a de um Ang Lee.

Me lembro que quando vi o filme, achei que isso se explicava pelos questionamentos e sentimentos que acabam sendo extraídos de tudo isso, ótimos por sinal.

 

Polley, ah, Polley brilha nessa delicadeza de sensibilidade, pelo menos para mim (as pessoas com quem vi o filme, não gostaram muito dele, paciência).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

There Will Be Blood está na posição 23 do IMDB, mas eu sinceramente nem ligo praquele ranking, que coloca Um Sonho de Liberdade como o segundo melhor filme já feito...

 

 

SPOILERS

Pra mim Gone Baby Gone é bem ok também, nada demais... e acho certas coisas mastigadas sim, acho a última cena com a menina e a mãe pra lá de óbvia e dispensável. Também prefiro a sutileza de Sarah Polley, muito mais promissora e respeita a inteligência do expectador.

 

-“Todo mundo em Londres só fala de Juno”' date=' um amigo me escreve. “Juno pra cá, Juno pra lá. Dizem que ninguém entende o final do filme dos Coens, que Sangue Negro é brutal e que Juno é o único dos cinco filmes a ter uma mensagem positiva.” Levo essas coisas a sério: a Academia está cheia de votantes britânicos… Será que a surpresa vai ser dessa ordem?[/quote']

 

Ai, é cada uma... 07 O povo adora suspense e procura cabelo em ovo. Sinceramente mesmo que não tivesse entendido o filme dos Coen ou o do PTA, teria vergonha em dar o meu voto pra qualquer um dos outros, se fosse membro da Academia. Não por serem ruins, mas a posição nos patamares é explícita...
Vicking2008-02-23 14:57:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sangue Negro em 23º dos melhores gerais...

Top 250 movies as voted by our users

For this top 250, only votes from regular voters are considered.
Rank Rating Title Votes
1. 9.1 The Godfather (1972) 263,501
2. 9.1 The Shawshank Redemption (1994) 311,780
3. 9.0 The Godfather: Part II (1974) 150,944
4. 8.9 Buono, il brutto, il cattivo, Il (1966) 85,787
5. 8.8 Pulp Fiction (1994) 267,607
6. 8.8 Schindler's List (1993) 179,646
7. 8.8 One Flew Over the Cuckoo's Nest (1975) 134,222
8. 8.8 Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980) 189,591
9. 8.8 Casablanca (1942) 117,739
10. 8.8 Shichinin no samurai (1954) 65,848
11. 8.8 Star Wars (1977) 229,313
12. 8.8 The Lord of the Rings: The Return of the King (2003) 239,680
13. 8.7 12 Angry Men (1957) 63,075
14. 8.7 Rear Window (1954) 77,886
15. 8.7 Goodfellas (1990) 145,815
16. 8.7 Cidade de Deus (2002) 90,780
17. 8.7 Raiders of the Lost Ark (1981) 162,510
18. 8.7 The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001) 273,189
19. 8.7 C'era una volta il West (1968) 43,456
20. 8.7 The Usual Suspects (1995) 184,698
21. 8.6 Psycho (1960) 95,909
22. 8.6 Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964) 111,434
23. 8.6 There Will Be Blood (2007) 28,405
24. 8.6 Citizen Kane (1941) 101,398
25. 8.6 The Silence of the Lambs (1991) 163,805
26. 8.6 Fight Club (1999) 237,603
27. 8.6 North by Northwest (1959) 63,491
28. 8.6 Memento (2000) 175,095
29. 8.6 The Lord of the Rings: The Two Towers (2002) 224,762
30. 8.6 Sunset Blvd. (1950) 33,816

 

 

 

3º dentre 2000-09:

 

b.gif

 

 

 

 

 

 

 

Top Rated "2000s" Titles

Rank Rating Title Votes
1. 8.8 The Lord of the Rings: The Return of the King (2003) 239,680
2. 8.7 Cidade de Deus (2002) 90,780
3. 8.7 There Will Be Blood (2007) 28,405
4. 8.7 The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001) 273,189
5. 8.6 Memento (2000) 175,095
6. 8.6 The Lord of the Rings: The Two Towers (2002) 224,762
7. 8.6 No Country for Old Men (2007) 60,744
8. 8.5 Fabuleux destin d'Amélie Poulain, Le (2001) 120,390
9. 8.5 The Departed (2006) 148,707
10. 8.5 Leben der Anderen, Das (2006) 32,222
11. 8.4 Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004) 135,889
12. 8.4 Sen to Chihiro no kamikakushi (2001) 61,240
13. 8.4 Laberinto del fauno, El (2006) 85,545
14. 8.4 The Pianist (2002) 76,974
15. 8.4 Untergang, Der (2004) 46,646
16. 8.4 Requiem for a Dream (2000) 113,590
17. 8.4 Hotel Rwanda (2004) 53,696
18. 8.3 Sin City (2005) 157,972
19. 8.3 The Prestige (2006) 102,481
20. 8.2 Batman Begins (2005) 153,769
21. 8.2 Oldboy (2003) 51,530
22. 8.2 Ratatouille (2007) 60,469
23. 8.2 Donnie Darko (2001) 132,580
24. 8.2 Kill Bill: Vol. 1 (2003) 148,451
25. 8.2 Million Dollar Baby (2004) 83,656
26. 8.2 The Bourne Ultimatum (2007) 74,864
27. 8.2 Into the Wild (2007) 15,221
28. 8.2 Persepolis (2007) 5,640
29. 8.2 Tropa de Elite (2007) 5,003
30. 8.2 Gladiator (2000) 181,444

Veras2008-02-23 15:02:31

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...