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Oscar 2008: Previsões


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Eu não vou mais subestimar Atonement. Todo mundo dizia que ele não seria indicado a melhor filme e olha no que deu.

No Country é o favorito. Mas pode haver surpresas...mas fica difícil imaginar qual seria o vencedor no lugar de No Countryo. O mais óbvio seria Sangue Negro (mesmo número de indicações' date=' montagem, diretor). Mas o problema é que os votantes de Sangue Negro são os mesmo tipo de votantes de No Country.

Não podemos esquecer da estranha indicação de Jason Reitman, que mostrou que eles REALMENTE gostaram de Juno. E ainda o filme é o mais popular deles...a sua bilheteria chega a ser  o dobro da segunda colocada....e eles adoram premiar filmes que tb foram sucesso de bilheteria! Se Ellen Page vencer melhor atriz eu começarei a desconfiar seriamente da vitória de Juno. Mas sempre tem aquele argumento: eles não gostam de comédias.

Já Atonement tem também bons "atributos" para vencer. Vitorioso no BAFTA e no GG (sempre uma combinação perigosa) e deve receber os
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Por essas e outras creio que Atonement é o vice favorito.

Pode ocorrer um "vote split" entre TWBB e  NCFOM, e Atonement levar o Oscar. Uma pista pra isso será se eles levarem três técnicas (creio que as chance de levar roteiro ou atriz coad são mínimas). Seria bizarro, um dos vencedores mais atípicos da história do Oscar.

 

Curiosidade: nunca um filme começando com a letra N venceu o Oscar de melhor filme. "No Country..." pode ser o primeiro...
guilbj2008-02-12 04:56:41
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Não podemos esquecer da estranha indicação de Jason Reitman' date=' que mostrou que eles REALMENTE gostaram de Juno. E ainda o filme é o mais popular deles...a sua bilheteria chega a ser  o dobro da segunda colocada....e eles adoram premiar filmes que tb foram sucesso de bilheteria! Se Ellen Page vencer melhor atriz eu começarei a desconfiar seriamente da vitória de Juno. Mas sempre tem aquele argumento: eles não gostam de comédias.

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Meio contraditório, não? E não acredito em uma possível vitória de Atonement. Na minha opinião, só No Country, There Will e Juno têm chances.
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Por essas e outras creio que Atonement é o vice favorito.

Pode ocorrer um "vote split" entre TWBB e  NCFOM' date=' e Atonement levar o Oscar. Uma pista pra isso será se eles levarem três técnicas (creio que as chance de levar roteiro ou atriz coad são mínimas). Seria bizarro, um dos vencedores mais atípicos da história do Oscar.

 
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Mínima, não. Praticamente NULA. Os Oscars de roteiro já têm donos: Diablo Cody e os Coen.
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Só que quando Brokeback Mountain era favorito, o adversário evidente era Crash, que inclusive foi o único que apareceu vez por outras no precursores. Acho que isso não tá acontecendo esse ano, nao vejo outro filme premiado na categoria principal se não existir um consenso de um filme que seja bem recebido entre diferentes segmentos dos votantes, e não em um público específico.

 

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Eu não diria que Crash era um adversário "evidente"' date=' pelo que eu lembro na época... o favoritismo de Brokeback só foi posto em xeque durante a cerimônia do Oscar, quando Crash levou o prêmio de melhor edição.

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Mas ele já tinha aparecido nos precursores, no ACE e no SAG. Inclusive durante a transmissão dos indicados os jornalistas chegaram a aplaudir quando Crash foi anunciado como um dos cinco filmes que concorrem na categoria principal. E alguns dos pundits já tinham previsto o filme como vitorioso,  Roger Ebert, David Poland, etc.

 

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Só que quando Brokeback Mountain era favorito, o adversário evidente era Crash, que inclusive foi o único que apareceu vez por outras no precursores. Acho que isso não tá acontecendo esse ano, nao vejo outro filme premiado na categoria principal se não existir um consenso de um filme que seja bem recebido entre diferentes segmentos dos votantes, e não em um público específico.

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 There will be blood ganhou tipo uns 2 ou 3 prêmios na categoria principal esse ano, não sei direito, hehe. Mas nem se compara com os prêmios de No country, verdade.

 

 Enfim, só to passando pra falar pro pessoal que ganhei do CeC um par de ingressos pra ver O gangster, foi mal aew. (H)

 

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There will be blood ganhou nas associações de críticos, onde é esperado que a escolha para filme do ano seja mais diversa (são grupos menores, regionais, o sistema de votação varia entre cada associação). Diria que TALVEZ Atonement seria um adversário mais consistente por vencer o Globo e o BAFTA, mas mesmo assim ele não fez a rapa nas premiações e são os dois grupos mais propícios para a vitória de um filme inglês.

 

Veja bem, eu não estou colocando minha mão no fogo por NCFOM, só acho que alguns jornalistas, Sasha Stone nesse seu texto, por exemplo, descrevem uma disputa mais acirrada do que a realidade.

 

thalesgn2008-02-12 13:08:23

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Olha que legal isso aqui:

 

07magcov-395.jpg

 

http://nytimesshorts.feedroom.com/?fr_chl=1d21f47356caf6186eb6bf33885a8b1c3fc4a299

 

Um curta dirigido pelo Jake Paltrow com alguns dos atores revelações desse ano falando dos atores que os infuenciaram. Aliás, quem assistiu a mesa redonda do Oscar do Newsweek (http://www.newsweek.com/id/96123) já viu a Marion Cotillard citar Greta Garbo, a Ellen Page falar da Molly Parker e o James McAvoy citar que o filme que o marcou foi Goonies, haha.

 

thalesgn2008-02-12 13:36:47

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É QUASE sempre assim: se não é o favorito, é o que mais se assemelha ao estilo do Oscar (isto quando esses dois quesitos não se unem). NCFOM é o favorito e Atonement é o que se assemelha ao Oscar. Em terceiro, PTA; quarto Juno e quinto, Conduta de Risco (que creio eu vai ser o grande azarão da noite, sem levar um único prêmio pra casa).

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Não podemos esquecer da estranha indicação de Jason Reitman' date=' que mostrou que eles REALMENTE gostaram de Juno. E ainda o filme é o mais popular deles...a sua bilheteria chega a ser  o dobro da segunda colocada....e eles adoram premiar filmes que tb foram sucesso de bilheteria! Se Ellen Page vencer melhor atriz eu começarei a desconfiar seriamente da vitória de Juno. Mas sempre tem aquele argumento: eles não gostam de comédias.

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Meio contraditório, não? E não acredito em uma possível vitória de Atonement. Na minha opinião, só No Country, There Will e Juno têm chances.

 

 

 

Eles não gostam de premiar comédias, Jon. A última acho que foi Annie Hall.

 

Indicar eles até indicam. Inclusive está virando algo comum nos últimos anos ter ao menos uma entre os 5.

 

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Se No Country perder seria mais surpreendente do que a derrota de Bokeback Mountain. Crash havia aparecido no SAG de elenco e algumas pessoas de peso apostavam em sua vitória. Havia uma suspeita da derrota de BBM sim. O que não há em No Country.

 

Mas acho que, ainda mais nos últimos anos, não se pode firmar com certeza absoluta o vencedor do Oscar de melhor filme.

 

Mas eu acho que se No Country perder será para Juno ou Atonement.

 

E que seria sensacional a sua derrota, seria. 06

 

Ainda mais para Atonement. 06

Sync2008-02-12 17:35:31

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A quem possa interessar' date=' o documentário Taxi Para a Escuridão (Taxi to the Dark Side), indicado ao Oscar desse ano e um dos favoritos na categoria será exibido nessa quarta às 21:30 no canal Futura.

 

 

Sobre Magnólia, eu vi pela primeira vez em 2000 (tinha 12 anos, veja só) e achei uma bosta. Depois revi ele três anos mais tarde e achei genial. Ano retrasado revi algumas cenas e continuei achando aquilo tudo muito bem filmado.

 

É inegável que a crítica do Pablo faz uma abordagem interessante (é uma das poucas boas críticas dele), mas o filme é mais que isso. O PTA já afirmou em várias entrevistas que não sabia sobre o negócio da bíblia antes de começar a filmar, descobriu durante as filmagens e daí colocou aquelas "pistas". PTA diz em inúmeras entrevistas que quando faz um filme ele nunca sabe direito o que está fazendo, tem umas 2 ou 3 idéias e o resto é tudo uma busca por coisas e momentos que acontece durante a filmagem. E não sei porque seus filmes parecem ter algo a mais, me parecem filmes honestos, e sempre provoca algumas sensações inexplicáveis em mim.

 

***SPOILERS***

 

Gosto de Magnólia principalmente pelos personagens, Anderson tem um carinho muito grande por eles, e os atores estão todos muito bem. E eu encaro a chuva de sapos meio como uma piada sobre toda aquela realidade dolorida e amargurada presente no filme inteiro. É como se Anderson dissesse para seus personagens não levarem suas vidas tão a sério, o inexplicável e o imponderável está presente em todo o momento. Enfim, sei lá, estou divagando, hehehe. Preciso rever o filme mais uma vez. E eu também adoro realismo fantástico, portanto...

 

FIM DOS SPOILERS

 

 

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Já que todos comentaram sobre Magnólia vou dizer o que penso tbm:

 Assim como no inicio do filme mostram algumas situações improvaveis que aconteceram, a chuva de sapos seria uma dessas situações improvaveis - tipo "coisa de filme" - mas que aconteceu na vida real (segundo a bíblia) não importa o quão improvavel pareça. Assim como mencionam no filme coisas como "Isso parece coisa de filme, mas não é. É a vida real." achei que a chuva era pra completar essa idéia de que o cinema não é um mundo fantástico, que as coisas mais estranhas que são mostradas lá acontecem tbm na realidade. Não sei se faz muito sentido, mas foi o que eu achei.

 

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A quem possa interessar' date=' o documentário Taxi Para a Escuridão (Taxi to the Dark Side), indicado ao Oscar desse ano e um dos favoritos na categoria será exibido nessa quarta às 21:30 no canal Futura.

 

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Só consertando, TAxi to the Dark Side passa hoje às 23:30. e não às 21, como eu tinha dito aí antes.
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 Aproveitando o clima do Oscar eu fiz uma

resenha sobre o filme Cabaret em meu blog. Vencedor de 8 Oscar,

incluindo melhor direção (Bob Fosse) e melhor atriz (Liza Minnelli), o

filme é um dos melhores do gênero. Poucas vezes vi uma atriz se

entregar tanto a um papel. Liza domina a tela da primeira cena ao

minuto final. Uma pena que ainda não o lançaram em DVD no Brasil, mas

fica aqui a sugestão.

 

 

 

 Por favor acesse e façam comentários. Críticas e elogios serão bem-vindos.

 

 

 http://www.blogjanela.blogspot.com/

 

 

talgufi2008-02-13 09:31:55

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A quem possa interessar' date=' o documentário Taxi Para a Escuridão (Taxi to the Dark Side), indicado ao Oscar desse ano e um dos favoritos na categoria será exibido nessa quarta às 21:30 no canal Futura.

 

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Só consertando, TAxi to the Dark Side passa hoje às 23:30. e não às 21, como eu tinha dito aí antes.

O sinal da Futura tá bem ruim aqui em casa mas vou tentar ver.01

 

---

 

Alguém entendeu isso no Bafta?

 

Best Film

10s.jpg

Outstanding British Film of the Year

10s.jpg

09

 

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