Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sete Pecados Capitais


jujuba
 Share

Quais dos Sete Pecados Capitais tu já cometeu ... ou ainda comete ?  

  1. 1. Quais dos Sete Pecados Capitais tu já cometeu ... ou ainda comete ?

    • Gula: consiste em comer feito louco.
      4
    • Avareza: é a cobiça de bens materiais e money
      0
    • Inveja: cobiçar coisas alheias
      1
    • Ira: mistureba de raiva, ódio e rancor
      1
    • Soberba: falta de humildade
      2
    • Luxúria: apego aos prazeres carnais
      3
    • Preguiça: aversão a trabalho ou esforço físico
      4


Recommended Posts

  • Members

 Donde se conclui que ela seria uma tremenda de uma pecadora séculos atrás... aff! 17

 

 

 By the way...

Segundo Santo Agostinho: A soberba não é grandeza, é inchaço.  O que incha parece grande, mas na verdade é uma doença.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

 

 

 

 
Chica2007-12-23 16:49:18
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 64
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Como naque filme serenity: I like all seven, thanks. But right now, I'll go with the wrath!

 

Pois é, como disse uma vez no fórum de religião, não sou muito fã desse negócio de pecado. Para mim, é mais uma vez o homem tantando bancar o Deus, mas deixemos isso de lado.

 

Me espanta ver a ausência de votos na opção inveja. Quando vejo isso lembo logo de certo autor que dizia que todos os homens são naturalmente invejosos(inveja definitivamente não é apenas cobiça por coisas).  A inveja creio que seja o pecado mais fascinante e às vezes um tanto imperceptível, sendo talvez esse o motivo de tão poucas pessoas o confessarem. Eu mesmo, em um tempo, me orgulhava(soberba, definitivamente, esse é meu pecado mais freqüente) de não ser invejoso, pois bem hoje em dia mudei de opinião, mas ainda sim se me perguntarem do que eu tenho inveja, eu não saberia responder. O fato é que não desejo sucesso a ninguém antes de eu mesmo tê-lo obtido, seria isso um sintoma?

Pois bem, voto na inveja, mesmo tendo consciência  de que sou um soberbo contumaz. A soberba pra mim nada mais é que o medo de ser uma pessoa vulgar, o que por si só já é algo vulgar, infelizmente.

A Ira também é minha amiguinha querida, é muitas vezes sinônimo de motivação também.

Luxúria? Sei nem o que é isso 06. Preguiçoso? Não, sou comodista06

Gula, esse posso dizer com orgulho(06) que quase não cometo. Avaro? Que nada, vejam o tanto de palavras que gastei.05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Tu é um pecador um mala pecador, cara!

 

 Tu tem razão qto a inveja.  Achei que ele, depois da luxuria seria um dos mais votados.

 

 Dizem que a inveja vem da comparação. Tipo, a grama do vizinho sempre é mais verde.

 

 Sei lá, aprece que as nossas conquistas comparadas às dos outros sempre parecem menores e menos importantes... aff!

 

 Qto a preguiça (ou comodismo,que é ruim igual) há o ditado: "Atrás de um folgado há sempre alguém sobrecarregado" .

 

 Ira = motivação??   No way! 

 Qd expressamos raiva se olhe no espelho, fazemos careta, franzimos nos  assemelhando a monstros... aff!

 

 Pecados escolhidos a dedo, hein? 13 06

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Chica Shy, vc tem um jeito de muito legal de escrever, deve ser divertido falar com vc. 05

A raiva não é necessariamente contra alguém ou proveniente de alguém, embora possa assim se manifestar ou ser adquirida; por isso pode ser sim um combustível, bastando saber usá-la.

Fico pensando nessas virtudes e como elas dão a falsa impressão do ideal. Pois bem, o que não faltam são casos de que elas em demasia são na verdade vícios ou mesmo uma manifestação aguda de um pecado(o filme dogville mostra isso e aliás tenho que o rever).

 

Olha uma frase que acho interessante: Não há império maior do que o que se tem sobre os vícios dos outros. Agustina Bessa Luis

 

Ah, gostei da frase do folgado.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Dize-se da ira: "Paixão desregrada que nos leva a vingarmo-nos do que nos ofende". <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 Daí que não vejo nada de bom na ira, ela pode nos levar a dizer palavrões, à gritar, à vingança e até à agressões físicas... aff! 09

 

 Anyway, Jesus, qd viu o templo transformado em área de camelôs, desce o porrete nas bancas... aff! 

 Acho que a lição aí é não envenenar seu corpo com a raiva, botar p/ fora.

 Tipo, não guardar a raiva e se fingir de bonzinho, pois hipocrisia tb é pecado

 

 

 By the way, rebatendo a sua frase:

 

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta segundos felizes."


( William Somerset Maugham )



Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Dize-se da ira: "Paixão desregrada que nos leva a vingarmo-nos do que nos ofende". <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 Daí que não vejo nada de bom na ira, ela pode nos levar a dizer palavrões, à gritar, à vingança e até à agressões físicas... aff! 09

 

 Anyway, Jesus, qd viu o templo transformado em área de camelôs, desce o porrete nas bancas... aff! 

 Acho que a lição aí é não envenenar seu corpo com a raiva, botar p/ fora.

 Tipo, não guardar a raiva e se fingir de bonzinho, pois hipocrisia tb é pecado

 

 

 By the way, rebatendo a sua frase:

 

"A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta segundos felizes."


( William Somerset Maugham )



[/quote']

Concordo com tudo que vc disse, com exceção dessa citação(que não entendi por que é um contra-argumento àquela outra), pois não ter raiva não é necessariamente estar feliz.

Entenda que não estou tecendo elogios à ira, estou longe disso. Só disse que ela pode servir como combustível para alguma resolução tomada, que não é necessariamente boa. Tou lendo os miseráveis agora e é incrível como victor hugo sabe analisar(eufemismo para literalmente transcrever) o efeito da ira na alma de uma pessoa.

Ah, existe várias maneiras de se vingar, uma delas é provocando inveja ou até mesmo perdoando alguém.
filmesking2007-12-24 20:37:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Perdão como vingança??!  Afff! Não entendi ... mas causar inveja é ruim, pq a pessoa continua seu inimigo.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

  Dizem que qd tu não encontra um alvo p/ descarregar sua raiva tu volta ela contra ti mesmo... afff!09

 Ainda não consigo ver a Ira como algo motivador... 17 

 Se fosse a inveja, entendo, pq invejar é querer p/ si algo alheio.
Tipo, tu está descontente com o que é e/ou o que tem.
Daí tu pode se inspirar na pessoa  invejada e tentar conseguir o mesmo.

 Daí tu descobre que é capaz de conseguir o mesmo e até mais. Assim, tu supera a inveja, através da inveja... confuso (?)

 Tipo assim, a inveja as vezes, pode ser o mal e a cura.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu acho que hoje em dia (quase) todo mundo por aqui, (não tô te incluindo não, Tete) meio que já cometeram todos os sete pecados.

 

 Na verdade ainda cometem, uns com menos outros com maior frequência.

 

 Atire a primeira pedra (again) quem nunca comeu demais?, quem não  desejou p/ si o celular, o carro, a namorada ou aquela sandália lindona... alheia?

 

 Quem não sentiu preguiça, menosprezo e ímpetos de vingancinha???

 

  Aff! 09

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Daí que isso aí engloba todos os sete pecados.

 

 Hoje por exemplo, dia de Natal, aquela mesa de comida, e... sobremesa... yeah!

 

 Eu cometi o pecado da gula, confesso e de quebra o da avareza, pq nem me lembrei de doar aos carentes

 ... da soberba, pq achei que a sobremesa estava estupenda pq fui quem fiz

 ... da preguiça, pq tirei mó cochilo depois de comer

 ... da inveja pq minha irmã vai viajar

... e... e da ira, por sentir e ter feito tudo isso 18

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Perdão como vingança??!  Afff! Não entendi ... mas causar inveja é ruim, pq a pessoa continua seu inimigo.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

  Dizem que qd tu não encontra um alvo p/ descarregar sua raiva tu volta ela contra ti mesmo... afff!09

 Ainda não consigo ver a Ira como algo motivador... 17 

 Se fosse a inveja, entendo, pq invejar é querer p/ si algo alheio.
Tipo, tu está descontente com o que é e/ou o que tem.
Daí tu pode se inspirar na pessoa  invejada e tentar conseguir o mesmo.

 Daí tu descobre que é capaz de conseguir o mesmo e até mais. Assim, tu supera a inveja, através da inveja... confuso (?)

 Tipo assim, a inveja as vezes, pode ser o mal e a cura.

[/quote'] Já eu não entendo como alguém pode se motivar por inveja de alguém, talvez algum dia entenda(na verdade, conforme fui escrevendo entendi, mas acho que ela tem que estar acompanhada de algo mais, como talvez vc perceba adiante). A inveja, para mim, só é pecado, isto é inveja mesmo, se for acompanhada pela ira contra tal pessoa, aquele rancorzinho sobre o qual vcs estavam comentando há pouco. Por isso não acho que vc desejar viajar também seja algum pecado, isso é totalmente natural(quem é o doido que não quer viajar?); mas considerar a sua irmã menos merecedora de uma viagem que vc, isso sim já pode ser classificado como inveja(veja como ela se relaciona com a soberba).

Sei lá, tou começando a achar que soberba, ira e inveja são pecados muito interligados, quase indistinguíveis. É por isso que se vc for religiosa mesmo, evite essas e outras questões; contemple, não observe.
filmesking2007-12-25 18:01:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

  By film:

 "Sei lá, tou começando a achar que soberba, ira e inveja são pecados muito interligados, quase indistinguíveis"

 

 Na verdade tu tá certo.

 

 Há um conto sobre os sete pecados capitais que mostra bem isso:<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 Um casal chega em casa e esta la instalados os sete pecados capitais.

 Daí, é dito ao casal que ela pode escolher que apenas um dos sete pecados saia de sua casa.

 Então o casal refletem sobre e decidem escolher o orgulho p/ sair  de sua casa.

 Então o orgulho se levantou e saiu. Um após outro dos sete pecados capitais seguiram o orgulho e saíram da casa.

 

 Donde se conclui que é preciso orgulho p/ que tu cometas todos os outros seis pecados .

 

 "contemple, não observe".

 Aff! Se eu conseguisse filosofar09

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Bom álibi!

 ...mas é o que os preguiçosos fazem, se justificam p/ adiar ou não fazer a parte que lhes cabem??  Afff! 17 09 18

 Engraçado que ninguém marcou a opção "Avareza".

 Bom saber que todos que passaram por aqui são caridosos, solidários... bonzinhosssss  hug

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...