Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sete Pecados Capitais


jujuba
 Share

Quais dos Sete Pecados Capitais tu já cometeu ... ou ainda comete ?  

  1. 1. Quais dos Sete Pecados Capitais tu já cometeu ... ou ainda comete ?

    • Gula: consiste em comer feito louco.
      4
    • Avareza: é a cobiça de bens materiais e money
      0
    • Inveja: cobiçar coisas alheias
      1
    • Ira: mistureba de raiva, ódio e rancor
      1
    • Soberba: falta de humildade
      2
    • Luxúria: apego aos prazeres carnais
      3
    • Preguiça: aversão a trabalho ou esforço físico
      4


Recommended Posts

  • Replies 64
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Faltou a opção nenhum! Eu não cometo e não tenho nenhum pecado..

 

 

Aff! Tete, com esse post acabou de cometer o da soberba!

 

[/quote']

 

Então quer dizer que mesmo praticando o bem, seguindo o caminho correto e não cedendo às tentações conscientemente, não posso dizer isso sem cair em acusações no contexto das opções da enquete...(?) De qualquer forma continuo sem pecados.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Uai, não e´tu que sempre pergunta se as pessoas na net são o que são ou se vestem um personagem???

 

[/quote']

 

Sim, porque muitos (incluindo aí você, que faz esse papel de santinha do pau oco 06) fazem essa questão de assumirem um personagenzinho, o que é bem babaca, mas enfim... Quando eu digo que vc fala isso de mim baseada no que vê, aqui no fórum, quero dizer que você me conhece pouco. Ninguém consegue apresentar 100% do que é, por aqui, a não ser que a pessoa seja mesmo muito limitada. O mesmo acontece, diga-se, quando te chamo de santinha do pau oco. 03
Enxak2007-12-18 16:38:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Faltou a opção nenhum! Eu não cometo e não tenho nenhum pecado..

 

 

Aff! Tete, com esse post acabou de cometer o da soberba!

 

[/quote']

 

Então quer dizer que mesmo praticando o bem, seguindo o caminho correto e não cedendo às tentações conscientemente, não posso dizer isso sem cair em acusações no contexto das opções da enquete...(?) De qualquer forma continuo sem pecados.

 

Olha o desfile dos personagens subindo a avenida... 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Uai, não e´tu que sempre pergunta se as pessoas na net são o que são ou se vestem um personagem???

 

[/quote']

 

Sim, porque muitos (incluindo aí você, que faz esse papel de santinha do pau oco 06) fazem essa questão de assumirem um personagenzinho, o que é bem babaca, mas enfim... Quando eu digo que vc fala isso de mim baseada no que vê, aqui no fórum, quero dizer que você me conhece pouco. Ninguém consegue apresentar 100% do que é, por aqui, a não ser que a pessoa seja mesmo muito limitada.

 

 Ahãn!

 

"... me conhece pouco..."

  Eu te conheço pouco p/ dizer o que disse...mãssss tu me conhece bem, p/ dizer o que disse ?...

 

 "...Ninguém consegue apresentar 100% do que é..."

 

   Então devemos concluir que não sou 100% santinha do pau oco giggle.gif

 

 Isso é calúnia... Aff! Em qual pecado isso se encaixa 17 06

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Faltou a opção nenhum! Eu não cometo e não tenho nenhum pecado..

 

Aff! Tete, com esse post acabou de cometer o da soberba!

 

Então quer dizer que mesmo praticando o bem, seguindo o caminho correto e não cedendo às tentações conscientemente, não posso dizer isso sem cair em acusações no contexto das opções da enquete...(?) De qualquer forma continuo sem pecados.
[/quote']

 

 Tete, ter  muitas virtudes não quer dizer menos pecado.

 

 Mas talvez tu tenha razão.

 Sei lá, talvez as virtudes nos façam pecar menos.

 

 
Chica2007-12-18 16:49:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Faltou a opção nenhum! Eu não cometo e não tenho nenhum pecado..

 

Aff! Tete, com esse post acabou de cometer o da soberba!

[/quote']

Então quer dizer que mesmo praticando o bem, seguindo o caminho correto e não cedendo às tentações conscientemente, não posso dizer isso sem cair em acusações no contexto das opções da enquete...(?) De qualquer forma continuo sem pecados.

 

Tete, ter  muitas virtudes não quer dizer menos pecado.

 

 Mas talvez tu tenha razão.

 Sei lá, talvez as virtudes nos façam pecar menos.

 

Mari, esse é o ponto...

 

Perceba, não existe pecar um pouco ou bastante (pecado não tem tamanho), existe apenas o pecado. Quando alguém te telefona, outra pessoa atende e você manda dizer que não está, isso é pecar menos que ativar uma bomba Nuclear em Manhattan? Não.

 

Mas sempre teremos o perdão do pecado ao nos confessar e reconhecer que pecamos, de forma que as prevaricações serão esquecidas.

 

Isso para quem é cristão, do contrário, não faz diferença..

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Perceba, não existe pecar um pouco ou bastante (pecado não tem tamanho), existe apenas o pecado. Quando alguém te telefona, outra pessoa atende e você manda dizer que não está, isso é pecar menos que ativar uma bomba Nuclear em Manhattan? Não.

 

 

 

Mas sempre teremos o perdão do pecado ao nos confessar e reconhecer que pecamos, de forma que as prevaricações serão esquecidas.

 

 

 

Isso para quem é cristão, do contrário, não faz diferença..

 

 

 

10, THX 10.gif10.gif10.gif

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mari' date=' esse é o ponto...

 

Perceba, não existe pecar um pouco ou bastante (pecado não tem tamanho), existe apenas o pecado. Quando alguém te telefona, outra pessoa atende e você manda dizer que não está, isso é pecar menos que ativar uma bomba Nuclear em Manhattan? Não.

 

Mas sempre teremos o perdão do pecado ao nos confessar e reconhecer que pecamos, de forma que as prevaricações serão esquecidas.

 

Isso para quem é cristão, do contrário, não faz diferença..

 

 
[/quote']

 

mas são 'pecados diferentes'...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 By THX:

  Quando alguém te telefona, outra pessoa atende e você manda dizer que não está, isso é pecar menos que ativar uma bomba Nuclear em Manhattan? Não.

 

 

  Mentir é um pecado menor, nesse caso, pq  mentir e a ativar uma boma tem consequências diferentes. 

 Num,  aconsequência é passar umcarão se for descoberto na mentira.

 O outro, uma multidão de mortos e destruíção  (remember Hiroshima).

 

 

 Mas sempre teremos o perdão do pecado ao nos confessar e reconhecer que pecamos, de forma que as prevaricações serão esquecidas.

 

Isso para quem é cristão, do contrário, não faz diferença..

 

 Tu pode confessar, reconhecer que pecou... sei lá, talvez Deus esqueça.

 Eu jamais esqueceria se tivesse detonado uma bomba... e nem me perdoaria se tivesse feito... aff!

 
Chica2007-12-18 18:25:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Shy, você está confundindo as coisas:

 

 

 

Jogar uma bomba e mentir são pecados de iguais pesos para Deus. porém, a consequência para os dois é totalmente diferentes.

 

 

 

Talvez Deus esqueça não. Deus esquece mesmo. Esse é o perdão divino. Aí aplicamos para o perdão humano. Oramos: "perdoa a nossas dívidas assim como perdoamos os nossos devedores". Devemos perdoar os que nos fazem mal, assim como Deus perdoa os nossos pecados. portanto, devemos esquecer completamente o que o outro fez.

 

 

 

(não é querendo ser negativo não, mas esse tópico pode ser trancado com o argumento de que é um tópico religioso segundo)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 "perdoa a nossas dívidas assim como perdoamos os nossos devedores".

 

 Se for essa a moeda que paga nosso perdão, aí mesmo que tamosferrado!

 Pq é fato que não  perdaoma os nosso inimigos com a mesma benevolência que Deus... logo... !

 

 By the way, não vejo como esse tópico pode ser visto como uma extensão do religioso. Embora fale de pecado, estamos indo em outra direção.

 

 Tu sabia que dizem que os Sete Pecados Capitais, nem consta da bíblia ?  Eles apenas foram criados/modificados ( o teólogo e monge grego Evágrio do Ponto (345399) por várias pessoas ligadas a igreja.

 

 Além disso estamos apenas debatendo não exatamente o pecado, mas, como disse, crimes e paixões humanas.

 

 

 
Chica2007-12-18 19:19:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não existe níveis para pecados, pecar menos ou mais não existe.. Quando pecamos, pecamos e ponto final.

No entanto, não podemos ignorar o fato de um desastre nuclear, as conseqüências são bem maiores e o impacto inegavelmente muito mais dramático. Porém, essa é uma questão de valores absolutos e comparações baseadas na percepção moral e sentimental do ser humano. E o pecado não deve ser categoricamente englobado nesse contexto.

Ou seja, para quem cria 'níveis para pecados' acaba caindo na ilusão, por exemplo, de que furtar um CD é menos errado que furtar uma bala. Ora, a comparação é materialmente classificada, porém moralmente diferente.

Uma mãe sem condições que rouba comida para alimentar seu filho, morrendo de fome, é menos pecadora que outro que rouba por qualquer outro motivo que não seja a necessidade?

Os pecados da enquête são sete, porém e lei é uma só.. Ao cometer um único pecado, você está transgredindo a lei.

Só para constar, assim como existem os Sete Pecados, também temos as Sete Virtudes:

 

* Castidade
* Generosidade
* Temperança
* Diligência
* Paciência
* Caridade
* Humildade

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Xico, é fato conhecido que tu é muito luxuriento 03

 

By Tete:

 "Uma mãe sem condições que rouba comida para alimentar seu filho, morrendo de fome, é menos pecadora que outro que rouba por qualquer outro motivo que não seja a necessidade?

Os pecados da enquête são sete, porém e lei é uma só.. Ao cometer um único pecado, você está transgredindo a lei.

 É, mas eu acharia justificável a  mãe. Acho que este sim é um pecado perdoável. Por mais certa que a lei esteja, há ocasiões em que tu não pensa com a razão. Eu acho que Deus não nos deu um coração por acaso.

Só para constar, assim como existem os Sete Pecados, também temos as Sete Virtudes:

 

* Castidade
* Generosidade
* Temperança
* Diligência
* Paciência
* Caridade


 Em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios.

 

 Cada pecado tem um demônio próprio e a sua virtude correspondente:

• Vaidade: Lucifer - seu oposto é a Humildade
• Inveja: Leviatã - seu oposto é a Caridade
• Ira: Satã - seu oposto é a Paciência
• Preguiça: Belphegor - seu oposto é a Diligência
• Avareza: Mammon - seu oposto é a Generosidade
• Gula: Belzebu - seu oposto é a Temperança
• Luxúria: Asmodeus - seu oposto é a Castidade<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

 Xico, Belzebu é o da gula! Afff! 06 19 09 

 

Chica2007-12-19 04:47:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Tu sabia que dizem que os Sete Pecados Capitais' date=' nem consta da bíblia ? Eles apenas foram criados/modificados ( o teólogo e monge grego Evágrio do Ponto (345 – 399) por várias pessoas ligadas a igreja.

 

 

 

Além disso estamos apenas debatendo não exatamente o pecado, mas, como disse, crimes e paixões humanas.[/quote']

 

 

 

pensei que a idéia dos 7 pecados vinha de Dante... 17.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
  ...foram criados/modificados (teólogo e monge grego Evágrio do Ponto e por várias pessoas ligadas a igreja.
...

pensei que a idéia dos 7 pecados vinha de Dante... 17.gif

Nope!

 

 Teve osc aras que citei aí, o papa Gregório e tb São Tomas de Aquino.

 

 Mas a lista foi se modificando...

 

 Esta é a lista  do Papa Gregório (séc.VI),  em ordem decrescente   (os pecados que mais ofendiam ao amor... ele colocou luxuria por último... aff!):

Orgulho;

Inveja;

Ira;

Melancolia;

Avareza;

Gula;

Luxúria;

  A lista atual é do séc.XVII, onde foi substituído melancolia por preguiça.

 Grifei melancolia pq achei estranho considerar pecado algo que lhe é incontrolável e involuntário... afff!

 Uai, seria a tristeza algo controlável?? 17

Chica2007-12-19 05:05:38
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...