Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tree of Life, de Terrence Malick


-felipe-
 Share

Recommended Posts

  • Members

De Sábado passado até hoje, vi o filme 3 vezes no cinema... E cada vez estou mais certo de que se trata de uma obra-prima.

 

Incrível isso, eu e o Malick devemos ter algum tipo de conexão. Não que eu esteja me comparando a esse gênio... Mas é incrível como cenas abstratas dizem tanto.

PS: O Jack jovem parece mesmo o Caviezel... E parece ainda mais a criança do meu avatar (que está inalterado desde 26 de Janeiro de 2008).

 

O filme todo é genial, mas destaque pra sequência que se segue quando o pai delimita uma linha pro filho não atravessar, a leitura da história infantil pela mãe e a passagem do tempo com aquela maravilhosa sequência musical.

 

PS2: Esse 'You saw the line' (também de 2008) da minha assinatura é uma referência a 'Além da Linha Vermelha', mas não deixa de ser curioso notar que essa frase também se relaciona com 'A Árvore da Vida'.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 152
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Achei que o filme defende uma posição naturalista, meio Rousseauniana, defendida pela figura da mãe, "o lado certo" do filme. Ensinou o amor, a compaixão, o respeito pela natureza e pelos animais. O filme mostra o homem essencialmente bom, que é corrompido pela sociedade.

 

A figura do pai representa a sociedade, com seu excesso de regras. Religião, Estado e o meio social exigem que o homem desenvolva uma série de virtudes para conseguir o sucesso. Isso acaba por corrompê-lo. Afasta-o da natureza e da convivência entre as pessoas. Os bens materiais não compensariam esse trade off.

 

O filme procura mostrar que todos os melhores momentos da vida do protegonista-mirim passaram com os irmãos e amigos, comungando da natureza, no bucólico subúrbio. Ao passo que os piores momentos foram com o severo pai, o qual almejava que o filho aprendesse desde cedo ser devoto a Deus, forte fisicamente, viril (não muito bonzinho), com dotes musicais. Tudo para impressionar os outros e garantir que seus filhos se desenvolvam um bom padrão de vida e se tornem homens com sucesso, fama e dinheiro.

 

O protagonista adulto mostra que apesar de ter conseguido se tornar um homem rico e respeitado, do jeito que o seu pai desejava, estava infeliz. O cenário frio e futurusta demonstra a desumanização do personagem, algo que o dinheiro não teria compensado. Também estava sorendo coma as lembranças   do irmão falecido na guerra. Guerra é a antítese do naturalismo. A obediência ao exército é fruto do respeito demasiado com seus deveres cívicos, com a sociedade e seus valores.

 

No final do filme, até o Brad percebera que todos os seus valores estavam errados, pois tinha falhado na sua luta para conseguir ser alguém de sucesso. E a sua obsessão somente causou sofrimento aos seus filhos, dada sua rigidez e ausências frequentes. 

 

O modorrenta epílogo "a la Discovery Channel" serviria para salientar a magia espetacular da criação da vida, enfatizando como esta é especial. E que neste processo não havia Deus com suas regras a serem seguidas.

 

O final brega "a la ultimo episódio de Lost" mostrou o reencontro  do herói com sua família numa espécie de Caminho de Santiago, demonstrando que o melhor da vida, não é onde você consegue alcançar, mas com que você faz essa viagem.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
"Árvore da Vida" é um filme esteticamente lindo, lindo, lindo. Uma experiência sensitiva, sensorial, profunda, complexa, lúdica. Estabelece uma bonita relação entre Deus, o mundo e o universo; pai, mãe, filhos, família. Senti como se o Malick estivesse comandando uma ópera da vida, onde a figura da mãe é responsável pelas notas mais suaves, e o pai pelas notas mais duras e firmes. Como uma espécie de preparação para que a vida reserva. Mas por isso e apesar disso, o filme não rolou comigo. Me fez reconsiderar "Além da Linha Vermelha" e "Um Novo Mundo" como duas obras-primas. Não vejo a hora do Malick dirigindo um comercial de sucrilhos, pois seria o melhor comercial de sucrilhos do mundo todo. 7/10 Thiago Lucio2011-09-25 11:03:25
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...