Jump to content
Forum Cinema em Cena

Clássicos do Futuro


filmesking
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pois é, esse é um de uma série de tópicos que irão tentar levantar essa seção.

 

E aí, não se faz mais livros como antigamente?

 

Lembrando que a maioria dos autores obtém reconhecimento póstumo, existe um que vai seguir essa linha, qual?

 

Quais livros fazem um belo ou feio retrato de nossa época?

 

Common, só o que eu vejo é gente dando uma de intelectual ou apelidando os outros de semi-analfabeto, pseudo-intelectual e intelectuóide, mas quando chega a hora de se manifestar na seção literária ficam calados.

 

PS Ler a descrição do tópico também é útil.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Sei lá se isso é o que tu quer com esse tópico, enfim... aí vai?

 

 Gosto de Rubem Braga.  Ele conseguia olhar pela janela e qquer cena que visse transformá-la em algo interessante.

 

  A maioria dos escritores se preocupam em escrever coisas grandiosas, fatos incriveis que marcam (marcarão) a história e nesse processo se esquecem do ser humano comum.

 

 É por essa razão que acho sua obra atemporal. Seu reconhecimento ainda virá, qd aprendermso a separar boa literartura de modismos.

 

  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que vc entendeu sim, mas mesmo assim vou simplificar ainda mais.

O tópico basicamente poderia ter o nome de "melhores autores e livros de atualmente", mas coloquei-o de forma mais prolixa e levantei outros temas como o" não se faz mais livros como antigamente, etc?".

 

O caso é que conheço poucos autores atuais(com exceção de saramago), porque acho que a maioria não chega nem aos pés dos antigos, os criadores de clássicos. Talvez seja mesmo por causa da pouca evidência dos bons, mas não sei, o fato de o livro mais lidos atualmente não passarem de blockbusters consolida muito essa idéia. Anyway, foi por isso que fiz o tópico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho difícil encontrar algum nome atual... hoje em dia, a cada semana aparece um "grande livro". Como já disseram, a maioria não passa de blockbusters. Mesmo os livros bons e escritores bons estão muito comerciais por isso acho que no futuro os clássicos serão os mesmos de hoje: Odisséia, Dom Quixote, Drácula, etc...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

o saramago ja tem livros classicos.

 

 

 

Mas os blockbusters atuais, são meio que sem graça. Poxa Codigo da Vinci, é apenas bom.

 

 

 

E não li muitos dos livros que fazem sucesso atualmente, mas eles não me despertam interesse, sou meio chato para escolher um livro hehehe.

 

 

 

Minha mãe comprou "Marley e eu" e começou a ler, ai fui viajar quando perguntei pra ela do livro, ela disse que tinha achado muito chato e tinha dado de presente de natal pra uma amiga, passou pra frente ja...

 

 

 

Mas sou meio preconceituoso com leitura num sei porque, até mesmo os livros considerados classicos, eu acho um porre, são poucos que me despertam um verdadeiro interese, talvez seja porque ainda não tenho muito hábito de ler.

 

 

 

MAs "O Ensaio sobre a Cegueira" de josé saramago, é um livro classico desde ja, e não tem tendencia a envelhecer, porque o livro pode se passar em qualquer época, e em qualquer lugar. E é muito reflexivo. Mas sou suspeito pois esse eu considero o melhor livro que ja li.

 

 

 

 

 

Porque não Harry Potter virar um classico do futuro, poxa o livro é um sucesso, e vai agradar crianças por muito tempo, apesar que nem curto o livro, curti o primeiro aos meus 11 anos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Hans Magnus Enzensberger e Alberto Moravia...no caso do Hans não seria só Literatura ele tb tem ensaios que falam sobre política' date='acho que essa diversidade na literatura deixa o escritor com um perfil mais sério e cria um clima a ser estudado...[/quote']

 

Tem algum livro em especial que vc recomendaria desses dois? Wikipédia diz que os mais famosos do Moravia são O desprezo e O conformista, eles são também os melhores na sua opinião?
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...