Jump to content
Forum Cinema em Cena

Livros Super ou Subestimados


filmesking
 Share

Recommended Posts

  • Members

Viu aí, até a própria madame bovary compreende, de certa maneira, que o livro era tão enfadonho quanto sua vida.06

Não entendi o que vc falou aqui: " Estou desesperadamente a procura do filme "O Vermelho e o Negro", tá relamente muito chato este "clássico".

Vc está lendo o livro e não está gostando, é isso? Se for, são más notícias para mim que o vai adquirir daqui a um pedaço.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

06 hahaha... mas depois de ver o filme, o livro parece um pouco menos enfadonho.

 

Sobre "O Vermelho e o Negro"... é, realmente não estou gostando muito. Bom, mas verdade seja dita... eu só li 12 páginas até agora. Além disso, estou muito mais empolgada com "O Hobbit" então acho que isso influenciou bastante. Vou tentar me dedicar apenas a ele e trocar a edição com a qual estou (uma da Globo).

 

Ah, sobre um livro superestimado... "No Caminho de Swan" do Proust. Com todo respeito, chatísssssssssssimo e nada interessante, na minha opinião.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que os "clássicos" dependem do estado de espírito da pessoa. Muito provavelmente se eu lesse Madame Bovary um tempo atrás, eu acharia um pé no saco. 06

Mas respondendo a pergunta do filmesking, eu escolho os livros pelo estado de espírito mesmo. Tenho que estar inspirado para ler tal e tal obra. Foi assim com Moby Dick, um livro excelente, mas demorei uns 2 anos para terminar. É que somente lia nas férias e nos dias em que estava inspirado, e não ler simplesmente por ler...

 

Outro exemplo é Fausto. Comprei o livro tem anos, mas até hoje não li. Estou esperando a inspiração bater! 06 Amadurecer um pouco também...

 

Mas eu gostei também do Vermelho e o Negro. O Julien é um personagem fascinante! hehehe. Talvez vocês vão pensar que eu gosto dos personagens cínicos, hipócritas, ardilosos, egocentricos...mas são os mais interessantes, hehehe
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Sem falar que Dan Brown, autor do "Código da Vinci", foi acusado de plágio. Pq o mote todo do livro, a de haver uma linhagem de Jesus e Maria Madalena e o signficado do Graal já tinha sido feita antes, na década de 80, no livro "O Santo Graal e a Linhagem Sagrada".

 

 By the way, tb gostei do livro.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que os "clássicos" dependem do estado de espírito da pessoa. Muito provavelmente se eu lesse Madame Bovary um tempo atrás' date=' eu acharia um pé no saco. 06

Mas respondendo a pergunta do filmesking, eu escolho os livros pelo estado de espírito mesmo. Tenho que estar inspirado para ler tal e tal obra. Foi assim com Moby Dick, um livro excelente, mas demorei uns 2 anos para terminar. É que somente lia nas férias e nos dias em que estava inspirado, e não ler simplesmente por ler...

 

Outro exemplo é Fausto. Comprei o livro tem anos, mas até hoje não li. Estou esperando a inspiração bater! 06 Amadurecer um pouco também...

 

Mas eu gostei também do Vermelho e o Negro. O Julien é um personagem fascinante! hehehe. Talvez vocês vão pensar que eu gosto dos personagens cínicos, hipócritas, ardilosos, egocentricos...mas são os mais interessantes, hehehe
[/quote'] Eu até me surpreendi com a velocidade que eu li Moby Dick, talvez eu já tivesse uma certa fascinação pelo mar ou simplesmente fui criando ao ler O Lobo do Mar e A Ilha do Tesouro Perdido. Aliás, é só saber que o livro se trata de um cachalote e que ele tem umas 500 páginas, para admirá-lo.06

Eu tenho a divina comédia aqui, mas até agora não tive coragem de ler. Quem sabe algum dia quando eu estiver mais maduro nesse estilo e quando tiver terminado de ler os romances em prosa que eu quero ler, acho que daqui uns 10 anos só.05

Hum, esse Julien tá parecido com o Dorian Gray, o que me empolga, pois esse livro é um dos meu preferidos.

 

Ah, a pergunta principal é sobre a superestimação.
filmesking2008-01-05 02:02:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também já tinha lido o Lobo do Mar e a Ilha do Tesouro Perdido. E também adoro histórias marítimas 06. Mas o que me impressionou em Moby Dick foi a densidade do livro! Como o autor consegue fazer reflexões, considerações filosóficas, metáforas com as coisas mais banais do dia-a-dia de um navio baleeiro. Tem vários capítulos que não tem nada a ver com a história prorpiamente dita, mas que são considerações sobre a vida dos marinheiros, equipamentos, processos (imagine, um capítulo sobre um instrumento, por exemplo). E daí o autor desenvolve metáforas belíssimas. Os próprios diálogos são difíceis de engolir...

Aliás, é um livro interessantíssimo no próprio relato da vida de um marinheiro da época. Acho que nenhum outro livro tenha tantos detalhes...

O Lobo do Mar também tem várias considerações interessantes a respeito dos personagens. Outro livro foda. Mas o modo e a riqueza em que Melville explora as situações é fantástico...

Falando nisso, tem aquele livro do Victor Hugo, os Trabalhados do mar (ou coisa assim, não me lembro), alguém aqui leu?

 

Quanto a superestimação, acho que a pior parte vem daqueles que lêem os livros só pela "obrigação de ler". Para dizer que já leu taos e tais livros, como se fosse um troféu. Sem nem fazer maiores considerações.

 

Posso fazer uma lista de livros que achei superestimados, mas não vale pois é opinião de quem lia livros por obrigação no colégio. 06 Mas fiquei surpreso por não desgostar tanto quanto o esperado de alguns autores, heheh.

Mas não posso falar muito, pois eu escolho por gosto dentre os chamados clássicos, e não por obrigação de leitura. Então, é mais difícil eu achar um que não goste...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem livro que o cara tem que ler devagar mesmo, talvez fosse o caso de Moby Dick, pois não lembro quase mais nada. O caso é que, há um ano e pouco, aluguei "A montanha mágica" e tive que ler bem rápido. A velocidade não me impediu de achar o livro fantástico(adorava o papo filosófico de setembrini), mas tenho certeza de que não o aproveitei o bastante, um dos motivos para isso é que pulei uma parte que era sobre biologia(matéria que acho detestável)e outra que era escrito em francês.05

 

Ah, confesso que eu não li Madame Bovary por estado de espírito nem por vontade; mas, só por curiosidade, qual seria este estado e que motivações vcs encontraram?
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Moby Dick... De algumas partes eu gostei muito, outras eu achei chatas. Comecei a me sentir perdida naquele navio e desisti. Mas pretendo dar uma segunda chance, daqui a alguns anos.

 

Revolutionary Road é um livro bastante elogiado que eu não consegui terminar. O problema é que eu antipatizei muito com o personagem Frank Wheeler.

 

E como eu já disse em outro tópico, não me entendo com Virginia Woolf. Tentei ler O Quarto de Jacob e Mrs Dalloway, mas fiquei só na tentativa. Não gosto da forma como ela descreve personagens, seus sentimentos, os lugares e os acontecimentos. Embora eu consiga visualizar as imagens, me sinto distante.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...