Jump to content
Forum Cinema em Cena

Apenas Uma Vez (Once)


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • 4 weeks later...
  • Members

 eu assistiria a  esse filme várias vezes, é uma história bem cativante.

  As músicas... ah! As músicas eu as ouço todos os dias...todas!

 

 Anyway, não sei se me encantaria tanto pelas musicas se tivesse apenas ouvido sem ter assistido Hansard ou/e Marketa cantando!

 

 Sabe linguagem corporal? Toda aquela voz e força na garganta... aff! 3d17

 Tu tem certeza de que  ele tá fazendo algo mais sagrado que cantar... aff!

  Tá, pode soar estranho, mas se entende melhor o que digo qd se ouve o cara cantando "Say to me"  e "Leave" 10

 

 By the way, é estranho mas acho que os nomes dos personagens deles no filme nem é mencionado.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não são mesmo, Chica. No imdb, ele puseram como "guy" e "girl".

E sim, Thiago, é melhor vc escutar as músicas APÓS ver o filme, pois tudo que sai do filme parece improvisado, mera magia do momento mesmo. Já penso que foi um erro vc ter escutado Falling Slowly sem ver o filme, pois no momento que entra, soa tão surpreendentemente lindo e mágico, que o mero fato de vc ter escutado a música antes pode tirar o impacto da cena em que aparece. Agora, não vejo problema em escutar DEPOIS...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Ou talvez  não, Be.

 

 T.L. pode ver a música de uma outra maneira.

 Não dá p/ não ser tocado pela cena. A música é importante sim, mas tb um complemento do momento ali.

 

 Hansard olha p/ a garota de uma outra maneira.

Talvez encantado por descobrir uma cúmplice, alguém que ama, da mesma maneira, com a  mesma intesidade  algo sagrado p/ ambos.

 
Chica2008-03-21 09:16:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Puts, Bernardo ... muito obrigado pela notícia. Eu realmente evitei de escutar as demais músicas, depois de ter baixado "Falling Slowly", eu apenas vi o clipe (que conta com algumas cenas do filme), afinal tinha algumas expectativas de que o filme poderia sequer ser lançado nos cinemas ou até mesmo em DVD. Mas ainda bem que estava enganado.05

 

Pela pouca experiência que eu tenho, a maioria das músicas funcionam melhor se vc assistiu o filme primeiro ... foi assim como "Moulin Rouge" ... com "Across The Universe" ... eu não queria colocar o carro na frente dos bois dessa vez tb ... em partes, é claro ...01

 

18 de abril estarei na bilheteria comprando o meu ingresso para "Apenas Uma Vez" ... custe o que custar ....03
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • Members

O filme estreou em apenas 3 salas aqui em SP, portanto até quinta-feira irei conferí-lo. Aliás, na sessão de "Um Beijo Roubado" assisti o trailer e fiquei mais interessado ...

 

"Quantas vezes na vida você pode encontrar a pessoa certa?

Apenas Uma Vez"03

 

Ainda não sei se verei sozinho ou acompanhado (a segunda opção é o que mais me agrada), mas estou com receio de que o filme não fique muito tempo em cartaz ... depois eu passo por aqui com o filme visto.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

APENAS UMA VEZ (ONCE) - 10/10 - É uma história encantadora e inspiradora sobre duas almas perdidas que se conectam através da música para só então guiarem seus “barcos” rumo a um porto verdadeiramente seguro. Essa jornada é muito mais do que uma mera balada romântica, afinal ela se sustenta através dessa nossa capacidade como seres humanos de nos doarmos uns aos outros, de nos “emprestarmos” uns aos outros. Trata-se de um senso de união muito mais amplo, afinal se há algo na vida que nos marca ao longo de tempo é justamente a lembrança daquelas pessoas queridas que foram tão importantes para a história de vida de cada um de nós.

 

PS1: Quem quiser formar uma banda de "folk" irlandês, por favor me procure ... não sei cantar, não toco nenhum instrumento, mas tenho muita história pra contar ... 040406

 

PS2: Visto acompanhado da namorada que tb adorou o filme, ou seja, a produção e as canções ganharam mais dois fãs.

 

PS3: Agora a missão é baixar todas as músicas para ouví-las no MP3.

 

OFF TOPIC: Na sessão de "Apenas Uma Vez" vi o trailer de "Longe Dela", da Sarah Polley, com estréia prevista para maio.03
Thiago Lucio2008-04-21 23:54:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Review: ONCE Abril 24, 2008

f_oncem_8c2ca641.jpgw=497&ampamph=101

”Once” (no Brasil ”Apenas Uma Vez”) é um filme ‘’sorriso canto de rosto”, e se estende assim toda a projeção. O casal principal é cativante o suficiente para nos fazer ir a qualquer lugar que a seqüencia mandar - de forma apaixonada e inconseqüente - enquanto torcemos por eles.

O romance é palpável e faz decrescer qualquer falha que tenha. Clichês da projeção parecem únicos, reais. Não atrapalham. A câmera e a filmagem amadadora têm seus encômodos excluídos assim que vemos o filme como um documentário sobre o amor acontecendo.

O ar documental ainda traz um momento fascinante. Após um vermos um video (com fotografia de grande brilho e constraste, como de costume) com a ex-namorada do personagem principal, temos um corte seco para a imagem real de Markéta Irglóva. O amadorismo na imagem do longa faz demorar o reconhecimento do fim do vídeo, criando uma alegoria perfeita para ilustrar a substituição de amantes.

”Once” também não seria tão satisfatório sem a presença de Markéta Irglóva e Glen Hansard. A primeira com um sorriso quase infantil de tão apaixonante, e o segundo com seu ar desleixado e sonhador. Ambos possuem, em seu primeiro filme, interpretações dingníssimas, dentre melhores e exemplares para romances. Possuindo tudo o que se é necessário para um casal acontecer na tela. Passando amor real em entreolhares.

thedarjeelinglimited_poster3.jpgw=300

Com orçamento curtíssimo, o diretor John Carney merece vários aplausos por inúmeras vezes criar planos e cenas maravilhosas, tendo várias vezes apenas notáveis som e luz ambiente, fotografia e edição de som quase inexistente. Veja a primeira canção (Falling Slowlly, Melhor Canção no Oscar 2008 ) e a cena da primeira composição da moça. São mostras máximas de simples-expressão artística. Rebuscada mas intensa.

Em ”Once”/”Apenas Uma Vez” além de um romance cativantissímo, de personagens que se tornarão marcantes a quem veja,  é exposição de amor a arte (tanto música quanto cinema) por parte da equipe geral do longa. É um exemplo bem-sucedido de projeção onde há sobreposição de emoções pessoais nos personagens fictícios. Os personagens se tornam próximos do espectador, e para crer nisso, basta assistir aos momentos finais do longa e se emocionar.

“ONCE” Direção: JOHN CARNEY, Roteiro: JOHN CARNEY.
2006 (Irlanda)
blankstar.gifblankstar.gifblankstar.gifblankstar.gifblankstar.gif

Faéu2008-04-25 14:26:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Review: ONCE Abril 24' date=' 2008

f_oncem_8c2ca641.jpgw=497&ampampamph=101

”Once” (no Brasil ”Apenas Uma Vez”) é um filme ‘’sorriso canto de rosto”, e se estende assim toda a projeção. O casal principal é cativante o suficiente para nos fazer ir a qualquer lugar que a seqüencia mandar - de forma apaixonada e inconseqüente - enquanto torcemos por eles.

O romance é palpável e faz decrescer qualquer falha que tenha. Clichês da projeção parecem únicos, reais. Não atrapalham. A câmera e a filmagem amadadora têm seus encômodos excluídos assim que vemos o filme como um documentário sobre o amor acontecendo.

O ar documental ainda traz um momento fascinante. Após um vermos um video (com fotografia de grande brilho e constraste, como de costume) com a ex-namorada do personagem principal, temos um corte seco para a imagem real de Markéta Irglóva. O amadorismo na imagem do longa faz demorar o reconhecimento do fim do vídeo, criando uma alegoria perfeita para ilustrar a substituição de amantes.

”Once” também não seria tão satisfatório sem a presença de Markéta Irglóva e Glen Hansard. A primeira com um sorriso quase infantil de tão apaixonante, e o segundo com seu ar desleixado e sonhador. Ambos possuem, em seu primeiro filme, interpretações dingníssimas, dentre melhores e exemplares para romances. Possuindo tudo o que se é necessário para um casal acontecer na tela. Passando amor real em entreolhares.

thedarjeelinglimited_poster3.jpgw=300

Com orçamento curtíssimo, o diretor John Carney merece vários aplausos por inúmeras vezes criar planos e cenas maravilhosas, tendo várias vezes apenas notáveis som e luz ambiente, fotografia e edição de som quase inexistente. Veja a primeira canção (Falling Slowlly, Melhor Canção no Oscar 2008 ) e a cena da primeira composição da moça. São mostras máximas de simples-expressão artística. Rebuscada mas intensa.

Em ”Once”/”Apenas Uma Vez” além de um romance cativantissímo, de personagens que se tornarão marcantes a quem veja,  é exposição de amor a arte (tanto música quanto cinema) por parte da equipe geral do longa. É um exemplo bem-sucedido de projeção onde há sobreposição de emoções pessoais nos personagens fictícios. Os personagens se tornam próximos do espectador, e para crer nisso, basta assistir aos momentos finais do longa e se emocionar.

“ONCE” Direção: JOHN CARNEY, Roteiro: JOHN CARNEY.

2006 (Irlanda) blankstar.gifblankstar.gifblankstar.gifblankstar.gifblankstar.gif

[/quote']

 

Concordo com tudo o que você disse, mas acrescento uma coisa: Once é tão sutil que você nem percebe que os personagens não tem os seus nomes citados.

Incrível!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vixe' date=' um raro caso de unanimidade aqui no Fórum. Já estou pulando nas tamancas de vontade de ver.

 

Bernardo, estreou aí em João Pessoa ou vc viu de outra forma?
[/quote']

 

Mas, menina, por que você não viu ainda?

O meio alternativo está aí pra isso! 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sabe...eu sou um cara que tem coração, gosto de filmes romanticos e bonitinhos...

 

 

 

Quando fui assistir "Apenas uma Vez" talvez eu estava em um dia bem agradavel e feliz, no clima de um filme romantico, começa o filme de forma agradavel, e logo na primeira cena do casal ja é bem agradavel os dois mostram quimica...

 

 

 

O filme segue, mas com o tempo mesmo com as musicas o filme se tornou um pouco cansativo para mim....a cena dos dois cantando e tocando juntos pela primeira vez é muito legal, mas meu com o tempo para mim o filme ficou cansativo não sei explicar acontece....no geral um filme agradavel.

 

 

 

3/5

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu DVD chegou na quarta-feira, mas como viajei, só poderei rever o filme hoje à noite... Pedi a uma amiga que estava no canadá para trazer o filme para mim, já que não fazia idéia de quando ou quem lançaria o filme por aqui (o "quem" foi pela minha preocupação com a futura versão em DVD nacional... mas agora já acho que a Imagem deve fazer algo no mesmo nível que o simples DVD americano)

Nada do filme aqui em minha cidade, mas se passar irei vê-lo no cinema mesmo com o DVD em casa... é um evento cinematográfico, dos cinco melhores do ano passado (EUA)...

E o pior é que eu estava justamente em Salvador, onde o filme está em uma sala, mas era impossível assisti-lo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vixe' date=' um raro caso de unanimidade aqui no Fórum. Já estou pulando nas tamancas de vontade de ver.

 

Bernardo, estreou aí em João Pessoa ou vc viu de outra forma?
[/quote']

 

Foi pelo PC mesmo, mas já combinei com a namorada para assistir quando chegar por aqui. Como a Shica disse, é de se assistir várias e várias e várias vezes. Baixa logo, po! E depois faz como eu e revê!05
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • Members

 

pq esse filme é tão superestimado? é tanta carência afetiva assim? 06

 

O filme não é superestimado. É porque de fato as qualidades dele superam os defeitos. E em tempos de mega produções, um filme simples, bem feito, com uma boa história, conquista e cativa as pessoas. A história de amor nem é desse tipo que resolve "carências"...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

um dos melhores filmes que eu vi esse ano. e também já virei fã do trabalho musical do Glen Hansard. Ele com a Marketa Irglova formando o The Swell Season e ele com o diretor John Carney e mais outros músicos formando o The Frames

 

 

 

e quanto ao filme, eu tinha escrito essa análise rápida em meu blog há um tempo:

 

 

 

O filme é quase uma versão mais musical de Antes do Amanhecer. Uma pianista conhece um rapaz que toca violão na rua e começam um relacionamento. O filme então se baseia em conversas e músicas sem praticamente nenhum arco dramático.

 

 

 

Glen Hansard e Marketa Irglova estrelam o filme como o casal anônimo (não, nós não sabemos os nomes deles, uma ironia, já muito da vida deles é revelada durante o filme, menos o nome). Marketa é estreante como atriz e Glen tem um filme no currículo, mas ambos conseguem fazer muita gente duvidar dos seus currículos (ou ausência deles): ambos conseguem mostrar personagens que, com fracassos amorosos passados, mostram certa relutância em começarem um romance.

 

 

 

A direção de John Carney parece saída de um documentário, como em uma cena em que filma os personagens em um Café através de um vidro, como se estivesse se escondendo. Fora que boa parte do tempo ele usa a câmera digital de mão. Outras vezes há cenas que poderiam virar clássicas, como a da personagem de Marketa voltando para casa cantando pela calçada - cena filmada em um take com travelling – e com um belíssimo significado.

 

 

 

Agora o roteiro, também de John Carney. As músicas desse filme poderiam ser lançadas como um álbum e seriam belíssimas do mesmo jeito. Letras que falam do sofrimento com relação ao amor de forma, incrivelmente, não-piegas. Só por esse feito, o filme já merecia qualquer prêmio de roteiro. Mas o ponto alto é realmente a música vencedora do Oscar (com todo o mérito do mundo), Falling Slowly. Tocada estrategicamente no início do filme, a música deixa você extasiado até o final, realmente muito linda.

 

 

 

Um dos grandes filmes do ano a passar despercebido, Once é uma pequena obra-prima que provavelmente não deve sair do anonimato, mas vai ficar guardada para sempre na memória de quem assistiu.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
pq esse filme é tão superestimado? é tanta carência afetiva assim? 06


O filme não é superestimado. É porque de fato as qualidades dele superam os defeitos. E em tempos de mega produções' date=' um filme simples, bem feito, com uma boa história, conquista e cativa as pessoas. A história de amor nem é desse tipo que resolve "carências"...
[/quote']

 

e quem disse q resolve? engrandece, isso sim 06 ... e apesar de ver algumas qualidades semelhantes com antes do amanhecer e encontros e desencontros, acho q os personagens principais deixaram um pouco a desejar, em alguns momentos o cara é rude demais, e a mulher inexpressiva, sem energia, acho q o filme força um tanto todo esse amor q um sente pelo outro, e as belas composições camuflam isso a meu ver
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...