Jump to content
Forum Cinema em Cena

Gastronomia, bebidas e charutos


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members
Não apenas dizem . É a pura verdade . Nunca comeu algum prato extremamente apimentado e sentiu as consequência na hora de realizar a operação de saída traseira ? 06

Imagina então em quem hemorróidas e está em carne viva .....

 

Eu como pimenta todo dia' date=' e... ta tudo certo aki!
[/quote']

 

Depende da pimenta e da dosagem .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

encontrei estes artigos bastante interessantes no uol 02

 

Conheça os principais itens do vocabulário gastronômico japonês

da Folha Online

Sushi: É o mais famoso prato japonês no mundo. E o mais popular entre os japoneses, que os preparam em ocasiões especiais. Basicamente, o sushi pode ser definido como um bolinho de arroz coberto por peixes ou frutos do mar crus. Há, no entanto, vários tipos de sushis, que mudam de nome conforme a forma de preparo ou os ingredientes utilizados. Confira os tipos mais conhecidos:

- Nigiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo frito;

- Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes;

- Norimaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi;

- Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes;

- Chirashi: Frutos do mar espalhados por sobre o arroz de sushi.

Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.

Os mais populares tipos de sashimi são:

- Maguro:atum;
- Toro: atum gordo;
- Ika: lula;
- Tako: polvo;
- Ebi: camarão ou lagosta;
- Saba: cavala (espécie de peixe);
- Sake: salmão.

Como comer: Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato. A maneira correta de embeber o nigiri sushi é virá-lo de cabeça para baixo, com a parte do peixe cru para baixo. Poucos tipos de nigiri sushi devem ser comidos sem o shoyu. No geral, você deve comer o sushi de uma vez, enfiando-o todo na boca. Você pode utilizar as mãos ou os hashis para pegar os sushis;

Como comer grandes pedaços de comida:Ponha um pouco de shoyu em um pequeno prato e acrescente um pouco de wasabi (raiz forte), misturando-os em seguida. Embeba as fatias de peixe ou de frutos do mar crus na mistura e coma de uma só vez. Alguns tipos de sashimi são comidos com gengibre ralado em vez de wasabi.

Tempura: Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também bem conhecido no mundo todo.

Algas:

As algas (kaiso) são uma importante parte da dieta japonesa, por ser muito rica em minerais. Várias espécies de algas são comidas de diferentes maneiras.

As três mais conhecidas são:

- Nori: É a mais comum. São lâminas secas e finas de algas usadas nos "rolinhos" e outros tipos de sushi ou como condimento para o arroz;

- Wakame: É comumente usada em sopas como a de misô ou em alguns tipos de saladas. Hoje em dia, wakame é vendida na forma seca, mas ela se expande quando a põe na água;

- Konbu: É a mais usada como ingrediente básico de sopas.

Wasabi: É o principal tempero japonês. Feito de raiz forte, costuma ser servido na forma de uma pasta verde, utilizada como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.

Saquê: É feito de arroz e água. Há vários tipos regionais de saquê. Sua graduação alcoólica varia entre 10 e 20% e pode ser servido quente ou gelado. Costumam ser servidos em pequenos potes ou em um recipiente especial chamado massu. Atualmente, já são vendidos em embalagens tetra packs (de papelão reciclável).

Vinho de ameixa: Tipo de bebida alcoólica muito doce feita de ameixas.

Shochu: É um tipo de aguardente, feito de cereais, bem mais forte que o saquê, mas menos difundido.

O chá: É uma das bebidas mais populares do Japão. O chá verde é bebido em qualquer lugar e em qualquer ocasião. Diferentemente do chá inglês, o chá verde é servido em canecas sem a asa e nunca é bebido com açúcar ou creme. A maneira correta de beber chá verde é segurar a caneca com uma mão e apoiá-la embaixo com a outra mão. Há vários tipos:

- Gyokuro, sencha, bancha: O chá verde mais comum feito de folhas secas de chá, que apresentam três níveis de qualidade;

- Houjicha: Chá verde feito das folhas torradas do chá, que lhe dá uma colocação marrom;

- Matcha: É usado na Cerimônia do Chá e tem o sabor mais amargo. É feito das folhas de chá moídas;

- Chá chinês: São chás aromáticos, como o 'oolong' e o de jasmim, etc.;

- Kocha: É o nome do chá mate inglês.

Bronson2008-03-27 10:27:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Conheça regras de etiqueta associadas ao hashi, os "palitinhos" japoneses

da Folha Online

Abaixo é possível saborear um pouco do livro "Sushi", da Publifolha e saber mais sobre um item obrigatório quando se fala de comida japonesa: o hashi. Bom, para os menos familiarizados com o termo japonês, aqueles dois palitinhos do restaurante.

Hashi

Também conhecidos como wari bashi, os pauzinhos foram o primeiro instrumento que o homem criou para evitar o contato direto dos dedos com a comida durante a refeição. Sua importância se reflete na maneira como é chamado no Japão: o-hashi em japonês, o 'O' que precede as palavras tem sentido honorífico.

O hashi constitui um prolongamento natural dos dedos, especialmente útil e higiênico nos tempos em que se comia em pratos comunitários. Não é difícil manipulá-lo, e quem o despreza, no mínimo, ignora que a humanidade já o utilizava 5 mil anos antes da invenção do garfo.

Quem vai a um restaurante japonês (ou asiático) deve pelo menos fazer um esforço para não usar garfo, faca e colher. Se houver dificuldade em usar os pauzinhos, a garçonete poderá improvisar um hashi com elástico na ponta superior, o que facilitará as coisas.

Como diz o ex-árbitro de futebol, a regra é clara: a comida foi preparada em porções de tamanho ideal para o hashi, e comer com ele, sem brincadeira, melhora muito o gosto dos pratos.

Algumas dicas de etiqueta sobre o hashi:

- Em qualquer pausa durante a refeição, deposita-se o hashi em paralelo ao balcão, no suporte apropriado (oki), jamais apontando para o itamae-san: é agressivo! Se não houver oki, pode-se usar o próprio invólucro de papel, dobrado. Há quem faça as dobraduras tão bem que os invólucros improvisados como suporte resultam em belos origamis.

- Nunca 'afie' os pauzinhos, um contra o outro: fazer isso significa insinuar ao itamae-san que os hashi da casa são de qualidade inferior.

- Ter o próprio hashi, todo decorado e dentro de uma caixinha, guardado no sushi-ya predileto é um estranho costume brasileiro, provavelmente introduzido para fidelizar clientes, mas sem qualquer vínculo com a tradição japonesa. Além disso, que eu saiba, ninguém guarda seu próprio garfo e sua faca na churrascaria preferida...

- Nunca use o próprio hashi para servir os outros. Se houver prato, estenda-o para a outra pessoa; se não houver, use as pontas superiores do hashi para colocar a peça no balcão. Jamais a passe diretamente para o hashi do companheiro.

- Gesticular com o hashi nas mãos é deselegante _tanto quanto fazer isso com o garfo e a faca.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Bronson, tu tem origem asiática?

 

 Eu desisti há muito de tentar os palitinhos.

 Sempre como comida oriental a la ocidental... se bem que de oriental só comi Yakissoba... afff! 08

 

 É verdade que chocolate é afrodisíaco? 17

 

 
[/quote']

 

Comer sushi de garfo e faca é como tomar vinho em copo plástico
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Eu não como nada cru... acho isso um  ritual meio muito canibalístico...sei lá... aff! 14

 

 By the way, que tu não me leia, mas já tomei muito vinho em copo plástico 08 giggle.gif

 

 

 

[/quote']

 

Fica tranquila , Chica . Pelo que você escreve e pelo que você diz gostar não deve ter sido vinho , não .
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O charuto eu dispenso, mas comida e bebida é comigo mesmo...

 

alguem ai tem a recita de ratatouille???

 

eu vi uma vez o Olivier fazendo na tv e fiqui curioso pra esperimentar, parece ser bem saudável.

 

mas eu queria aprender a fazer do jeito que ele fez.

 

alis outra desse Oliver foi uma reportagem em portugal mostrando várias formas de fazer bacalhau, tinha uma que era o bacalhau mergulhado no azeite... huuuum...3d01
LEospider2008-03-27 11:39:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Tinha cor de vinho, aroma de vinho, era feito de uva e tinha 'VINHO' escrito no rótulo da garrafa, logo... isso me fez pensar que fosse vinho 17[/quote']

 

Se for o que estou pensando , vamos lá :

 

Cor de vinho ? Talvez , se aceitar comparar com uma cepa tipo Pinot Noir

Aroma de vinho ? DUVIDO MUITO !!!!!!!!! Aroma de vinho é algo extremamente complexo e não é o cheiro da uva no copo . O que cheira uva é suco .

Feito de uva ? Sim , porém não Vitis Vinífera , que é a uva indicada para a produção de vinhos e sim Vitis Americana , indicada para consumo de mesa .

Estava escrito "Vinho" no rótulo ? E daí ? Conhaque de Alcatão de São João da Barra tem "conhaque" no rótulo e nunca chegou sequer a 10.000Km da região de Cognac , que é onde esta bebida pode ser rotulada de acordo com normas internacionais de respeito às patentes .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Tinha cor de vinho, aroma de vinho, era feito de uva e tinha 'VINHO' escrito no rótulo da garrafa, logo... isso me fez pensar que fosse vinho 17[/quote']

 

Se for o que estou pensando , vamos lá :

 

Cor de vinho ? Talvez , se aceitar comparar com uma cepa tipo Pinot Noir

Aroma de vinho ? DUVIDO MUITO !!!!!!!!! Aroma de vinho é algo extremamente complexo e não é o cheiro da uva no copo . O que cheira uva é suco .

Feito de uva ? Sim , porém não Vitis Vinífera , que é a uva indicada para a produção de vinhos e sim Vitis Americana , indicada para consumo de mesa .

Estava escrito "Vinho" no rótulo ? E daí ? Conhaque de Alcatão de São João da Barra tem "conhaque" no rótulo e nunca chegou sequer a 10.000Km da região de Cognac , que é onde esta bebida pode ser rotulada de acordo com normas internacionais de respeito às patentes .

 

 

 

 Tarde demais... aff! Eu tomei pensando que era.

 Sabe o que? Rarodiando blasfemamente Shakespeare, "ser ou não ser" achei que era e tomei como se fosse, então... ERA vinho.

 

 
Chica2008-03-27 15:18:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O charuto eu dispenso' date=' mas comida e bebida é comigo mesmo...

 

alguem ai tem a recita de ratatouille???

 

eu vi uma vez o Olivier fazendo na tv e fiqui curioso pra esperimentar, parece ser bem saudável.

 

mas eu queria aprender a fazer do jeito que ele fez.

 

alis outra desse Oliver foi uma reportagem em portugal mostrando várias formas de fazer bacalhau, tinha uma que era o bacalhau mergulhado no azeite... huuuum...3d01
[/quote']

 

Ratatouille

Ingredientes (4 porções)

2 berinjelas em cubos
3 abobrinhas em cubos
2 pimentões verdes sem sementes em cubos
2 pimentões amarelos sem sementes em cubos
4 tomates em cubos
3 cebolas médias cortadas em lascas finas
5 alhos cortados em lascas finas
1 maço de manjericão
3 folhas de louro
6 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo


 Numa panela, aqueça o azeite. Junte o alho, a cebola e doure-os. Acrescente os legumes e cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, mexendo para não grudar. Abaixe o fogo e cozinhe mais 20 minutos. Adicione o manjericão, o louro e tempere com o sal e a pimenta. Tampe e cozinhe por aproximadamente 45 minutos em fogo baixo.

Origem 

 

 O ratatouille é uma especialidade da região francesa da Provença. No idioma provençal, "ratatouille" significa "comida". Há muitas maneiras de prepará-lo - até porque, como é um prato de regiões campesinhas, cada família o prepara à sua maneira -, portanto é difícil precisar qual é a receita original.

wrPagMat()

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Bronson, tu tem origem asiática?

 

 Eu desisti há muito de tentar os palitinhos.

 Sempre como comida oriental a la ocidental... se bem que de oriental só comi Yakissoba... afff! 08 

 
[/quote']

 

não tenho origem asiática querida Chica, apenas achei interessante o artigo encontrado no Uol e compartilhei com vocês02
Bronson2008-03-27 23:22:36
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O charuto eu dispenso' date=' mas comida e bebida é comigo mesmo...

 

alguem ai tem a recita de ratatouille???

 

eu vi uma vez o Olivier fazendo na tv e fiqui curioso pra esperimentar, parece ser bem saudável.

 

mas eu queria aprender a fazer do jeito que ele fez.

 

alis outra desse Oliver foi uma reportagem em portugal mostrando várias formas de fazer bacalhau, tinha uma que era o bacalhau mergulhado no azeite... huuuum...3d01
[/quote']

 

Ratatouille

Ingredientes (4 porções)

2 berinjelas em cubos
3 abobrinhas em cubos
2 pimentões verdes sem sementes em cubos
2 pimentões amarelos sem sementes em cubos
4 tomates em cubos
3 cebolas médias cortadas em lascas finas
5 alhos cortados em lascas finas
1 maço de manjericão
3 folhas de louro
6 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo


 Numa panela, aqueça o azeite. Junte o alho, a cebola e doure-os. Acrescente os legumes e cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, mexendo para não grudar. Abaixe o fogo e cozinhe mais 20 minutos. Adicione o manjericão, o louro e tempere com o sal e a pimenta. Tampe e cozinhe por aproximadamente 45 minutos em fogo baixo.

Origem 

 

 O ratatouille é uma especialidade da região francesa da Provença. No idioma provençal, "ratatouille" significa "comida". Há muitas maneiras de prepará-lo - até porque, como é um prato de regiões campesinhas, cada família o prepara à sua maneira -, portanto é difícil precisar qual é a receita original.

wrPagMat()

 

Ratatouille não é o filme com o ratinho cozinheiro???17
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...