Jump to content
Forum Cinema em Cena

Inimigos Públicos (Public Enemies)


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

INIMIGOS PÚBLICOS - 7,5/10 - Gostei do filme, mas fiquei um pouco decepcionado. Sem dúvida a direção do Mann é notável, ninguém melhor do que ele sabe trabalhar com a câmera digital, é incrível ver onde ele é capaz de colocar a sua câmera tb. Tecnicamente impecável (fotografia, direção de arte, figurino, montagem) com algumas ressalvas da trilha sonora (adoro a trilha nos momentos de tensão, mas acho que ela destoa em alguns momentos mais intimistas). Bale manda bem, mesmo com pouco tempo em cena assim como o Billy Crudup. Depp tem uma atuação muito boa, cria um anti-herói carismático, mas indo contra a maioria sinto que faltou mais complexidade e humanidade no personagem. Não o enxerguei como uma figura humana por boa parte do tempo e o que ajudaria a compor isso fica na superfície do roteiro (ele não pega o dinheiro dos clientes dos bancos que assalta; ele é frio, mas sente a morte dos comparsas). E com relação a garota é muito mais tesão, a possibilidade de conquistar uma mulher inalcansável (mesmo que ela não fosse) e se há algum mérito se deve pelos dois atores (ela, no clímax, ele no momento em que desaba emocionalmente).

 

MANN (DIREÇÃO) -10/10

ATUAÇÕES - 8/10

ROTEIRO - 5/10
Thiago Lucio2009-08-01 18:10:30
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 177
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Miami Vice é o melhor, já esse último fraquíssimo. Não sei como deixaram ser lançado em uma temporada de BlockBusters.

 

Inimigos Públicos está como Benjamin Button, o filme é fraco, mas devido ao diretor tem gente que força para gostar.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filmaço. Acabei de ver, ainda estou com ele na cabeça.

 

Incrível como o Mann não precisa ser acelerado e faz tudo com muita calma, nos mostrando cada passo e cada personagem. O Depp está extremamente carismático como Dillinger e nos faz torcer por ele o tempo todo. Ainda era uma estrela ele, como podemos ver na cena da cadeia quando ele é entrevistado. Bom demais ver o Depp "normal", longe de algumas caras que estávamos acostumados a ver - não me entendam mal, Depp é meu ator favorito, sou alucinada por ele - e ele estava super a vontade como o Dillinger.

 

Quanto a Marion, estou maravilhada com ela e com o que ela construiu como a Billie. Lembro que o Renatão falou na CMJ, brincando, que ela tinha caído muito fácil na lábia do Dillinger, mas, convenhamos, quem não caiu? No momento em que ele a conquistou, ele conquistou a todos os espectadores. Para quem viu: lembram a cena do restaurante? Quando eles estão conversando e ele diz tudo o que sente para ela? Ela retribuiu com o olhar que possívelmente o cinema todo pode ter retrubuído. Seus olhos só faltaram piscar, de tanta fascinação que ela tinha por ele. E a cena em que é torturada, nos convenceu de que nós faríamos o mesmo, nós não entregaríamos ele pelo mesmo motivo que ela: nós gostamos dele, queremos que ele saia sã e salvo.

 

Gostei do Bale também, mas acho que nada além disso.

 

O melhor filme que já em 2009 até agora, de longe.

 

 

 

Vou ver o comentário do pessoal aqui agora, fiquei com tanta coisa na cabeça que nem li, saí escrevendo 06

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se o início de Public Enemies mostra o destemido Dillinger fazer o que bem entender e sair impune' date=' um super herói absoluto, a parte final mostra que Dillinger é um homem, mesmo que ele mesmo tente negar essa condição. Ele promete coisas que ninguém poderia cumprir, muito menos alguém na condição dele (prometer a Billie morrer velhinho nos braços dela parece até uma piada, mas na qual ele acredita e a faz acreditar também), e segue uma trajtória fantasiosa, em sua própria condição. Daí a complexa mutação que Depp empreende em seu personagem nos minutos finais, quando Dillinger parece entender que libertar Billie seria sua própria necessidade de liberdade de si, de sua figura. Dillinger não pode mais prender Billie e não suportar a dor de vê-la pagar por ele, mas acima disso ele não pode mais ser ele. Ao planejar o assalto ao trem para terça e a partida para quarta, Dillinger dá sua última mostra de esperança na fantasia: caso não desse certo "deixar a cena", só restaria a ele continuar. Mas ele se deixa pegar, é morto do modo mais simples que alguém como ele poderia ser; o super herói vira ser vivo, mas não perde a áurea de mito. Dillinger morre em meio ao povo, subitamente (como Gable prega no filme do cinema), mas de modo planejado. Seu modo de se matar, sem precisar sujar as mãos, de deixar Billie ir, de se libertar enfim.[/quote']

 

De fato! Maravilhosa essa análise, Thico. Eu não havia "digerido muito bem essa parte que ele está no cinema e tal, mas lendo teu comentário agora "veio a luz", hahah.

 

Billie observa cada passo de Dillinger com extremo zelo e profunda admiração. É essa admiração que o público tem pelo criminoso/herói mostrado em tela, e a aceitação de Billie em fazer tudo que ele pede é completamente crível. O amor dela é o nosso amor, o olhar dela é o nosso olhar. E é esse olhar que Mann coloca em perspectiva, na câmera subjetiva do olhar de Billie, vendo a lei fechar a porta para sua fantasia, num final magistral para este filme inacreditável!

 

Eu pensei exatamente o mesmo. E incrível a cena final dela, de cortar o coração.

Kate B.2009-08-02 00:58:59
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Olha é muito bacana ver o comentário de alguns usuários e notar o quanto o filme despertou sentimentos tão intensos, sentimentos tão maravilhados... confesso que dá aquela sensação de "eu queria ter gostado do filme tanto quanto esse pessoal", o que não é o caso (eu gostei, não me apaixonei)... logicamente que o futuro a Deus pertence, revisões serão feitas, mas mantenho as minhas reservas com relação ao filme... mas de qualquer forma li coisas muito bacanas sendo escritas por aqueles que se apaixonaram pelo filme e isso é sempre inspirador... enfim...

 

E mesmo assim as opiniões estão se dividindo entre aqueles que se apaixonaram e aqueles que gostaram, mas nem tanto... algo saudável...
Thiago Lucio2009-08-02 11:05:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Galera que acha "Inimigos Públicos" um grande filme, talvez ainda não tenha sido apresentado aos grandes filmes do gênero, como "Os Intocáveis", só para começar a brincadeira! =)

 

Achei mais um bom filme, mas esquecível e nada representativo no gênero. Depp está bem, mas nem de longe é um de seus melhores papéis. Nada se sobressai no filme; não há nada que não tenhamos visto em outros filmes mais consistentes do gênero, só que naqueles a inspiração e criatividade é muito maior.

 

A estética do filme me chamou a atenção, mas de resto, nada tão novo, inovador ou que acrescente algo ao que já tenho visto em filmes semelhantes. Seria quase como um filme genérico do gênero, talvez eu esteja exagerando, mas acho que não foi desta vez que mudei de opinião sobre o melhor de Mann, que para mim ainda é, de longe, o "O Informante" e "Fogo Contra Fogo".

 

 

***/*****

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu já vi Os Intocáveis e acho Public Enemies superior, sim senhor. aliás, não "apresentar nada de novo" não é demérito algum (e eu discordo dessa afirmação, já que PE sequer entra na minha cabeça como um filme de máfia, tá mais pra um romance com com temática anos 30, sem contar a estética sublime e incomum) o mérito maior está em como é feito.

batgody2009-08-03 12:29:56

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comentário meio infeliz, esse. Eu não vi Os Intocáveis e isso não quer dizer nada. O jeito que Inimigos Públicos mexeu comigo pode (e, aliás, vai, pq cada filme é um filme) ser completamente diferente do que Os Intócaveis quando eu assistir. Comparar filmes, por mais que sejam do mesmo gênero etc., creio eu, que é sempre infeliz.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu já vi Os Intocáveis e acho Public Enemies superior' date=' sim senhor. aliás, não "apresentar nada de novo" não é demérito algum (e eu discordo dessa afirmação, já que PE sequer entra na minha cabeça como um filme de máfia, tá mais pra um romance com com temática anos 30, sem contar a estética sublime e incomum) o mérito maior está em como é feito.

[/quote']

 

Aí fodeu. É o The Mann e o filme é ótimo mas o The Palma (06) é melhor pra mim. E olha que Intocáveis está longe de ser o melhor do mestre.

 

Aliás, interessante perceber que ambos são mestres do visu.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

eu gosto dos dois, mas tenho leve preferência pelo Mann (mesmo o De Palma tendo um amior número de OP´s e ser mais versátil). mas pra meu gosto qualquer filme do Mann de 95 pra cá (exceto Ali) é superior aos Intocáveis (que mesmo sendo foda, é o segundo mais "fraco" do De Palma, atrás só do Missão Marte). Anyway a comparação é besta e desnecessária.

 

batgody2009-08-04 15:26:09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É um filme de personagens, não de história ou narrativa. Mann sabe disso, aproveita isso, se esbalda em cima disso e ainda por cima nos entrega um quitute estético e técnico delicioso... Mas mesmo assim não achei nota 10 e ainda estou tentando entender o porquê, já que todas as peças estão lá. A ser revisto...

 

4/5 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

O que eu mais gosto nos filmes do Michael Mann é a maneira como ele engendra cenas primorosas aparentemente sem esforço algum. A sequência da fuga da pousada Little Bohemia é sensacional, orquestrada (essa é a melhor palavra pra definir) com grande maestria. Todo o visual do filme é esplêndido, rico sem ser espetaculoso.

Inimigos Públicos é como uma grande tragédia, tem todos os elementos de uma. E também é uma estória de amor bem bonita, graças a Johnny Depp e, principalmente, a Marion Cotillard. O filme tem outras coisas legais, como a maneira como Mann constrói e desconstrói o mito Dillinger - o grande ladrão de bancos, herói às avessas que não passava de um homem comum - e umas discussões interessantes sobre masculinidade e gênero, que sempre foi a praia do diretor. Mas o amor potencialmente destrutivo dos dois é o foco. 

 

Ainda curto mais Miami Vice, até agora o grande state of the art de Michael Mann. Tem mais substância e mais pegada. Mas que esse aqui é um filme bem bonitão, isso é. Saí do cinema com um sorriso de orelha a orelha.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi ontem, mas tá tudo assentando ainda na minha cabeça. Ainda estou maravilhado, 1º com a experiência visual em si e em como o Mann conseguiu imprimir aqui essa linguagem atrevida que ele desenvolveu nessa década; 2º com a forma como ele tornou isso relevante: retratar o fim da era mais glamourizada por Hollywood através da crueza do digital, putaquepariu!, é uma das idéias mais geniais dos últimos tempos. Definitivamente não é só o Dillinger que está sendo desmistificado aqui. E o Mann não é exatamente um cara que desperdiça grandes idéias, é um anti-Luhrmann por excelência. Adorei também a forma como ele, mais do que nunca, explora os sonhos dentro do crime vestindo a camisa do homem que "quer tudo e agora mesmo", que pode estar em qualquer lugar que quiser e que se considera invencível. É o Mann mais sonhador e mais romântico de todos, acredito. Centraliza a personagem da Marion e nos envolve na cumplicidade dos dois. A cena em que ela é presa diante dele é prova disso. É realmente um dos filmes mais fascinantes do ano. Em seu formato e em seu alcance. E o ratatá e a ação continuam foda.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Tambem acho que não cabe comparação entres os dois filmes. Eu particularmente, prefiro os Intocáveis.

 

Mas Inimigos Públicos também é ótimo. Concordo com o Alexander que o filme perde o ritmo em alguns momentos, mas nada que diminua a qualidade do filme.

 

Aliás, já faz tempo que o De Palma não faz nada que preste. Depois de femme fatalle, desisti.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...