Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Caçador de Pipas


Recommended Posts

  • Members

Olá Pablo ...

Vc interpretou duas passagens que julgo como mal desenvolvidas no filme que gostaria de abordar:

"São momentos como estes que ilustram a sensibilidade de Hosseini (e de Benioff) ao compor seus personagens – algo também confirmado pela natureza absurdamente complexa da raiva que Amir gradualmente passa a sentir de Hassan depois de testemunhar a violência sofrida por este nas mãos dos garotos locais. O que Amir não percebe é que sua antipatia é fruto da própria inação, já que a presença do amigo o faz lembrar da própria fraqueza ao não defendê-lo – e, ao tentar afastar o outro, ele procura esconder o espelho que reflete sua covardia."

O que vc coloca aqui é perfeito e possível. Mas eu não sei se pelo fato de que são crianças, eu não consigo dimensionar a complexidade dessa raiva apenas pelo que vejo na tela. Essa mudança me parece muito rápida, muito drástica, o roteiro não me deixa entender pq isso aconteceu e, se foi pelo motivo que vc citou. Eu concordo que não devemos ter todas as respostas "mastigadas", eu seria um louco se quisesse isso de um filme, mas eu gostaria de ter captado isso que vc coloca nesse texto, mas foi algo que não ocorreu. Apesar de entender que Amir estava se sentindo pressionado pela sua covardia tão alardeada pelo pai (e a coragem do amigo), eu gostaria de ter visto mais indícios de que ele poderia ter uma atitude tão egoísta como ele teve. Ou que lá na frente algo pudesse remeter a esse sentimento.
Thiago Lucio2008-01-19 16:02:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"A diferença é que, aqui, uma revelação feita no final do segundo ato acaba jogando uma sombra particularmente pesada sobre a memória de Baba (o que não deixa de torná-lo ainda mais ambíguo)."

 

Essa tal revelação ... eu sinceramente não a interpreto como um ato que o torna mais complexo, pela sua "frieza" ... eu não vejo o pai de Amin como um sujeito capaz de cometer tal ato de negigência ... e assim como no que comentei acima ... talvez eu como espectador precisasse captar algum tipo de remorso da parte dele pra aceitar o que vc escreveu (agora eu me lembrei daquela cena de bar e me pareceu algo isolado, sem ligação com o fardo que ele carregava) ... aliás eu não o vejo carregando esse fardo, logo não posso considerá-lo ambíguo ... ele era um sujeito de princípios e um bom pai, mas acho que essa situação ficou mal desenvolvida. É uma situação possível, mas gostaria de ter visto algo mais contundente no comportamento do pai de Amin, posteriormente à separação dos amigos, pra captar isso que vc comentou (a cena da despedida, em que ele argumenta pra que o empregado fique, é até fraca do ponto de vista dramático).

 

Enfim ... não me convenci com estes argumentos que você colocou, não por não considerá-los possíveis ... eles são possíveis, mas por entender que eles tinham que ter uma natureza mais clara para o espectador. Algumas coisas ficam subentendidas, mas não acho que seja o caso ainda mais sendo dois pontos tão importantes para o desenvolvimento da narrativa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho perda total de tempo encontrar falhas em "O Caçador de Pipas"

 

A adaptação de David Benioff é excelente, não vejo porque ficar confuso em alguma parte do filme. O romance foi cortado nas partes que poderiam travar a narravtiva na tela e que não teriam importância para o desenvolvimento da obra (nos cinemas)

 

O filme está belíssimo com direção de arte e fotografia perfeitas.

 

A história não perdeu a intensidade na tela e faz os olhos encherem de lágrimas assim como no livro.

 

Resumindo, "O caçador de pipas" nas telas é brilhante.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não estou tentando encontrar falhas, eu apenas estou tentando encontrar méritos sobre aquilo que o Pablo escreveu que eu não visualizo no filme. Pode ser que seja uma limitação minha, ué ??? Pode ser ... mas com relação a esses dois pontos que eu citei sinto que houve uma dedução/interpretação muito grande do Pablo apenas por aquilo que se passa na tela ... por exemplo, quando acontece a tragédia, se Amin simplesmente fugisse, eu até entenderia a sua resistência com relação ao amigo, mas não ... ele esperou o amigo e o tratou como se nada tivesse acontecido ... e na cena seguinte ele já se coloca irritado com o amigo ... achei meio sem nexo. Ué, o que aconteceu nesse meio tempo pra ele mudar de opinião ??? E com relação ao pai do Amin, concordo que ele seja "rude" e até radical em algumas coisas, mas pelo que vi não senti que ele tivesse a frieza de deixar o que ele deixou que acontecesse. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme é sensível sem ser piegas. Qualquer outro diretor menos  qualificado o transformaria num rio de lágrimas. De tudo o que vi, a única situação que me pareceu improvável foi o resgate do filho de Hassam do QG dos talibãs. No mais, nota 1000. Lindo mesmo! 6 estrelas!

 

Ricardo Castanheira
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Isso certamente é um mérito do Foster. Existem duas passagem piegas/clichês (uma qdo Amir se sente um estrangeiro dentro do país, outra qdo o garoto diz que não se lembra mais do rosto dos seus pais), mas o filme é maduro, sem ser melodramático demais. Em algumas vezes ele é até frio, mas no geral, com relação, a isso o resultado é ótimo ...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

a adaptação é ruim por tesourar duas das principais partes do livro que renderiam excelentes sequencias, o estupro foi reduzido e suavizado e a fuga de tão mal elaborada e filmada chega a ser absurda, quebraram uma janela e pularam uma mureta e pronto???... me fez lembrar do charlie sheen em top gang, usando uma corda e gancho pra escalar um muro de centimetros... Diogo Simões2008-06-03 02:42:28

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...