Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Lenda do Tesouro Perdido: O Livro dos Segredos


Recommended Posts

  • Members

Pablo, veja a segunda observação no final da crítica. Ela leva a uma conversa de cinéfilo onde você praticamente diz para ignorarmos as estrelinhas e considerarmos o texto. Mas me lembro de uma pessoa acusando você de não ter gostado de 300, e você disse "mas dei quatro estrelas ao filme!". Não sei se o filme foi 300. Afinal, devemos ou não levar as estrelas em consideração?

 

 

 

Quanto à crítica em si: excelente. Muito boa de se ler, detalhada e, é claro, menciona o fato de Nicholas Cage estar cada vez mais interessado em projetos que não fazem jus ao seu talento.Andrenavarro2008-01-25 23:14:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pablo, primeiro, você cita como problema do filme a não explicação do por que encontrar a cidade de ouro ajudaria a inocentar a família Walker, ora creio que esse foi um problema seu, e não do filme. Pois, para mim ficou perfeitamente claro o por que da busca inocentar Thomas Walker, ora, todos sabiam que ele havia queimado as paginas do diário do assassino do presidente, no entanto, a duvida pairava em cima do por que. Para os que acreditavam ele ser um dos assassinos, esse motivo era esconder que o nome dele estava na lista de conspiradores, para os que acreditavam ser ele um herói o motivo era impedir que os confederados encontrassem a cidade de ouro, sendo que as informações do diário eram vitais para isso. Se, a cidade fosse encontrada usando-se informações contidas nesse diário, a segunda tese estaria provada (afinal se Thomas Walker fosse mesmo um traidor, por que ele queimaria o mapa para a cidade de ouro que tanto ajudaria os confederados?). Essa questão me pareceu bem simples durante o filme todo, e fiquei até mesmo feliz que eles não sentiram nenhuma necessidade de ficar explicando milhares de vezes esse fato, coisa que assim como você, eu odeio.

 

O segundo fato problemático da sua resenha, é em relação a suposta inconstância do vilão. Novamente percebemos um preconceito seu em relação ao filme. Ora, em uma resenha recente do filme Crash, você comenta sobre um personagem que age da mesma forma (inicialmente ele age de forma repugnante para depois demonstrar um heroísmo louvável). Naquele filme, você pareceu considerar a inconstância algo brilhante, e eu cito: "E a resposta é simples e complexa ao mesmo tempo: ele é humano e, como tal, contraditório por excelência.", me responda Pablo, por que essa mesma resposta não se encaixa ao personagem desse filme?

 

O vilão era sim um personagem complexo, ele não era apenas alguém atrás de um tesouro ele queria colocar o nome de sua família na história e apesar de estar disposto a cometer atos horríveis, durante a sua busca, ele não sentia prazer nenhum nisso (não era um psicopata, ou um vilão caricato e maniqueísta), apenas enxergava como um mal necessário. Quando ajudar alguém não se colocava como impedimento para seus objetivos, ele ajudava, como geralmente uma pessoa normal faz (em geral todos nós estamos dispostos a ajudar apenas ate o ponto em que não nos atrapalhe). E no fim, seu ultimo ato é explicado pelo fato de que aquela era a única saída que ele tinha para colocar o nome de sua família na história, pois caso não ele fizesse o que fez, ele mataria todos ali, e ninguém jamais saberia que ele descobriu a cidade de ouro. Obvio que inicialmente ele preferia continuar vivo, mas depois que essa opção deixou de existir, ele optou pela saída mais pratica, aquilo não foi um sacrifício e sim a única opção lógica naquela situação impossível. Apenas alguém extremamente egoísta escolheria matar todos ali (enterrando junto seu objetivo principal).

 

Creio Pablo que você já foi assistir esse filme com um conceito estabelecido (ou seja, um preconceito), e fez suas analises com base nele, utilizando-se inclusive de dois pesos duas medidas (e isso não é imparcialidade, que eu acho que completamente justificável em qualquer texto, e sim preconceito que eu acho errado para alguém que se propõe a analisar algo). Você que imediatamente presumiu o filme como simples e raso não conseguiu analisar nada um pouco mais complexo, não por flata de capacidade (que você tem bastante) mas por simples preconceito.

 <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

PS: Não tenho nenhum problema com o numero de estrelas que você deu e sim com o conteúdo da analise, que comete injustiças com o filme.

Abraços
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...
  • Members

A LENDA DO TESOURO PERDIDO - LIVRO DOS SEGREDOS - 7,5/10 - A sensação de "déja vu" me incomodou bastante no começo, parecia que eu estava assistindo ao mesmo filme anterior. Com o tempo, mesmo que essa sensação ainda se mantenha, esta continuação passou a fluir mais, mantendo o mesmo "charme" com o seu íncrivel número de resoluções absurdas. Gostei de algumas referências históricas (embora no primeiro elas tenham aparecido de maneira mais orgânica), gostei da utilização do Justin Bartha (especialmente quando ele brinca como se soubesse que está em um filme), da opção em oferer ao Ed Harris um tipo de vilão um pouco diferente do costume e o Nicolas Cage não parece tão idiota como em seus últimos filmes. No final acabei ficando satisfeito e me diverti mais com esse filme do que com o novo Indiana Jones. Indy que me perdoe...

 

PS: Concordo com o Pablo ... é um filme idiotamente divertido ... não há nenhum problema nisso ... agora, que aquele esqueminha com a água foi duro de engolir, ah isso foi ... 06 ... sem contar a do radar ... 06
Thiago Lucio2008-07-26 13:46:23
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...