Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes Sobre Escândalos Financeiros


Marko Ramius
 Share

Recommended Posts

  • Members

Até por ser um assunto presente no meu dia a dia ( o mercado financeiro , não os escândalos 05 ) eu curto muito de filmes desse gênero .

Alguém me indicaria mais algum ?

 

Eu , de cara , indico 2 :

 

The Day the Bubble Burst ( em Português , O Dia em que a Bolsa Estourou ) com Richard Crenna no papel do mega-especulador Jesse Livermore conta detalhes do "crack" de 1929 na Bolsa de Nova York .

 

 

 

Rogue Trader , com Ewan McGregor :

 

Rogue Trader

Um filme legal para quem se interessa por finanças: Rogue Trader. É a história de Nick Leeson, que quebrou o banco Barings em 1995 por meio de operações azaradas com derivativos. O filme é baseado no livro homônimo. Infelizmente, não consegui encontrá-lo à venda na Amazon -- apenas exemplares usados que não podiam ser remetidos para o Brasil.

Sendo uma produção com orçamento baixo, o filme tem alguns méritos: consegue ser interessante sem nenhum efeito especial, contando uma história que todo mundo já conhece, e faz um grande esforço em introduzir termos do jargão financeiro para que a história faça sentido a um leigo. Consegue isso com um grande elenco, em particular o Ewan McGregor, com sua cara de "bom moço que se meteu numa encrenca" -- melhor que o Nick Leeson "original" que não inspirava nenhuma compaixão com sua cara de estróina.

Toda tragédia depende de uma longa conjunção de fatores. Um subordinado de Leeson comete um erro de negociação, perdendo 20.000 libras. Ao invés de assumir a perda e demití-lo, Nick tenta ganhar o dinheiro de volta apostando em derivativos usando dinheiro do banco. Não adiantou muito pois seu subordinado acaba pedindo demissão.

O prejuízo é oculto numa falsa conta bancária -- de código tristemente famoso: 88888. Assim, parece que é apenas um cliente do Banco que está perdendo dinheiro.

Outros problemas aparecem. Um grande cliente pressiona por contratos a preços abaixo do mercado, do contrário vai para outro banco. Nick garante o preço assumindo que pode ganhar a diferença nas próximas especulações. Mas o cliente muda de banco assim mesmo, deixando Nick com o mico na mão.

Sem saber do prejuízo oculto, a cúpula do Barings acha que Nick está fazendo uma montanha de dinheiro, e é contaminada pela cobiça. Requisitam que faça lucros absurdos em questão de dias para assegurar um gordo bônus. Há a famosa citação de Peter Baring: "Afinal de contas, parece não ser tão difícil fazer dinheiro nos mercados de ações.". Outro executivo chega a brincar com a possibilidade de fechar o resto do banco, "pois somos apenas overhead".

A estocada final foi o terremoto de Kobe em 1995, que derrubou a Bolsa japonesa e dobrou as perdas de Nick num único dia. Leeson ainda tentou uma última cartada: apostou que a Bolsa japonesa recuperar-se-ia rapidamente nas semanas seguintes. Isto não aconteceu, e Nick fugiu, para ser preso alguns dias depois.

Nick deixou para trás perdas de 300 milhões de libras. Para supremo azar, o banco agiu de forma inepta nos dois dias seguintes à sua fuga. As perdas subiram a 800 milhões, o Barings foi declarado insolvente e vendido ao banco holandês ING... por uma libra esterlina.

O interessante é que Leeson cometeu poucos crimes "de verdade", tendo sido condenado essencialmente por estelionato -- por ter fraudado os registros que justificavam o saldo negativo da conta 88888. Até onde se pôde apurar, ele nunca tirou proveito pessoal das operações.

O mundo da especulação aprendeu uma dura lição, e o episódio virou exemplo de como não se deve fazer as coisas, tanto em termos de controle interno, como em termos de gerenciamento de riscos de investimentos.

Nick Leeson sobreviveu à prisão e a um câncer de intestino. Ele vive na Irlanda, casou-se novamente, formou-se em Psicologia e vive basicamente de proferir palestras. Ele pode trabalhar no que quiser e inclusive opera na Bolsa -- com com seu próprio dinheiro, é claro. Mas qualquer renda acima de 7.000 libras mensais deve ser entregue ao liquidante do Barings para ajudar a pagar as antigas dívidas. O site dele é http://www.nickleeson.com.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não chega a ser sobre um escândalo, mas é um ótimo filme sobre ambição na bolsa de valores, destaque para Michael Douglas ganhador do Oscar de melhor ator:

 

Wall Street - Poder e Cobiça

wall-street-poster01t.jpg

 

Nova York, 1985. Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem e ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas ele consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Durante a conversa Bud sente que precisa dar alguma dica muito quente para ter a atenção de Gekko e então lhe fala o que seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), um líder sindical, tinha lhe dito, que a Bluestar, a companhia aérea para a qual trabalha, ganhou um importante processo. Esta informação não foi ainda divulgada oficialmente, mas quando isto acontecer as ações terão uma significativa alta. Gekko o adota como discípulo e logo Bud trabalha secretamente para Gekko, abandonando qualquer escrúpulo, ética e meios lícitos, pois só quer enriquecer. Bud obtém sucesso, o que faz seu padrão de vida mudar. Além disto se envolve Darien Taylor (Daryl Hannah), uma decoradora em ascensão, mas se os ganhos são bem maiores, os riscos também são.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho uma bosta.

Porque?

 

Fiz um comentário no tópico do Oliver Stone. Acho o filme muito monótono e pedante ao recontar uma história fraquíssima com um protagonista pessimamente interpretado. O Stone não dá vida ao filme, daí tudo fica esquemático e previsível, comprometendo de vez o argumento fraco.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Deviam fazer um filme sobre escândalos financeiros no Brasil. Aí é que as pessoas vão descobrir o verdadeiro significado da palavra polêmica.

Se mesmo com noticiários e reportagens diárias com escândulos o povo não se espanta como deveria, não vai ser um filme... 04

 

 

 

Um filme bacana é o Enron: The Smartests Guys in The Room. O título cai bem neles... A propósito, este filme foi até um pilar do meu trabalho interdisciplinar do semestre passado!!! Vale a pena dar uma conferida...

 

 

E que tópico interessante no momento que o carinho lá conseguiu fazer uma pequena fraude de 4 e poucos bilhoes de euros 19

Thal2008-01-29 23:27:03

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...