Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Hora do Pesadelo (Remake)


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members
O que eu disse é que iam misturar as histórias dos filmes num só, pelas notícias que li. Só que essa "mistura de histórias" não houve no fim das contas. Só fizeram referências mesmo aos filmes antigos (até ao Freddy vs Jason fizeram referências). Mas isso nem vem muito ao caso. Não foi em referência ao 2 que o novo Freddy tá assim. Foi mesmo erro de condução de personagem pela direção do filme.
Jailcante2010-05-10 16:02:34
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 227
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

http://cinemacomrapadura.com.br/criticas/159826/a-hora-do-pesadelo-2010/

 

 

Sáb, 08 de maio de 2010 - 16h25

A Hora do Pesadelo

Esta bomba é a prova em celulóide de que a atual onda de remakes de filmes de terror clássicos pode gerar um verdadeiro horror para os fãs do gênero.

Thiago Siqueira

 

Avaliação: 3

 

Freddy Krueger é um daqueles vilões que todos adoram odiar. Um demoníaco sádico infanticida que se diverte simplesmente torturando almas jovens através dos seus sonhos, em ações que se refletiam no mundo real. Some-se isso ao seu visual grotesco, com queimaduras em todo o seu rosto, chapéu tosco e sua camisa rubro-negra, e com a interpretação peculiar de Robert Englund e temos o porquê desta criação de Wes Craven ser um dos mais carismáticos assassinos da história do cinema.

No entanto, 26 anos depois de sua estréia, Freddy tem o seu filme inaugural refeito em um longa produzido por Michael Bay. O resultado deste remake de “A Hora do Pesadelo” é assustador, e não no bom sentido. A história básica do filme-base a repetida, com um grupo de jovens sendo sistematicamente mortos em seus sonhos por Freddy Krueger. Morrendo nos sonhos, eles morrem no mundo real. As vítimas não são escolhidas aleatoriamente, tendo eles uma ligação misteriosa no passado.

Sabemos que os “adolescentes” (ou os atores com mais de 25 anos vivendo os colegiais) no filme são gado para serem abatidos de forma grotesca por Freddy. Acontece que, para a película funcionar, os personagens têm de dialogar com o público e o mundo onde a trama se passa tem de ter algum sentido, principalmente por se tratar de um ambiente urbano. Mas o roteiro de Wesley Strick e Eric Heisserer se apresenta basicamente como uma costura inexplicável de clichês, chavões, diálogos expositivos e personagens rasos.

O filme esquece-se de colocar qualquer sinal de inteligência ou carisma nas potenciais vítimas de Freddy ou mesmo de nos dar uma razão para que nos importemos com elas. Tomemos como exemplo Jesse, vivido por Thomas Dekker, que já nos é apresentado como um babaca, sendo definido desse modo até mesmo por um de seus amigos.

Após um acontecimento grotesco, Jesse sai gritando desesperado que é inocente de um assassinato, mesmo estando banhado no sangue da vítima, não chama a polícia, invade o quarto de outra personagem e, ao ser inevitavelmente preso, é levado direto para um presídio ao invés de ser conduzido à delegacia. A mocinha loira e siliconada Kris (Katie Cassidy) protagoniza alguns momentos embaraçosos em um enterro e em uma sala de aula que chegam a ser ridículos até mesmo para os parâmetros dessa fita. A lógica mandou lembranças para os moradores dessa cidade.

Nancy e Quentin, nosso casal principal, é vivido por Rooney Mara e Kyle Gallner, com ambos os personagens resolvendo brincar de Nancy Drew e Hardy Boy ao investigar as mortes de seus amigos. A investigação é levada de uma maneira tão absurda e forçada que, em dado momento, os dois parecem esquecer que existe a internet e resolvem fazer perguntas a alguém que eles sabem que irão mentir para só depois usarem um genérico do Google para encontrarem a informação que queriam.

No entanto, em uma produção dessas, ninguém liga para detalhes como lógica ou com os fale… opa, “adolescentes”. O rei do show aqui é Freddy Krueger. Ou deveria ser, já que o assassino aparece muito pouco no filme e sempre recoberto em sombras que mal revelam a sua figura.

Enquanto o Krueger de Englund era um monstro carismático, engraçado e sempre com modos criativos de eliminar suas presas, essa coisa vivida pelo talentoso Jackie Earle Haley é simplesmente entediante, solta duas piadas no filme todo e ainda por cima é mostrado como um pedófilo! Sim, pois os produtores e roteiristas do filme acharam que seria genial ligar Freddy ao personagem vivido por Haley em “Pecados Íntimos”.

A maquiagem tosca aplicada sobre o rosto de Haley impede que o ator consiga realizar qualquer expressão facial mais interessante e a fotografia nada imaginativa de Jeff Cutter faz questão de escondê-lo mais ainda. Considerando que Freddy quase não aparece durante o filme todo, é uma surpresa que sobre algo ainda a ser escondido.

Por falar em falta de imaginação, o diretor estreante Samuel Bayer, além de seu patente desrespeito aos clássicos do terror e à lógica, também não possui muitos raciocínios criativos. Com todo o aparato onírico a sua disposição, pouco vemos a capacidade de Freddy de manipular e aterrorizar suas vítimas, com os cenários para as cenas de morte sendo limitados a praticamente ao porão de uma escola e olhe lá!

Durante o clímax do filme até que se tenta apresentar algo diferente, como o bom efeito do chão virando piche, mas é pouca coisa e tarde demais e, bem como a noção interessante do cérebro funcionar por alguns minutos após a parada cardíaca, não passa de uma idéia decente desperdiçada em meio a um oceano de imbecilidades milimetricamente apropriadas para jovens de 14 anos.

Enquanto o primeiro “A Hora do Pesadelo” era um exercício anárquico de um verdadeiro e original mestre do terror, este remake não passa de uma bobagem covarde e sem-graça feita para arrancar dinheiro de adolescentes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 sabe o que eu acho que essas más criticas que o remake vem recebendo é culpa da Rachel Talay

 

como eu disse a péssima qualidade do Pesadelo Final (o sexto filme) acabou decretando a imagem de humorista do Freddy Krueger (e isso acabou queimando o filme do Freddy com o público)

 

Eu confesso que o Freddy no 3, 4 e 5 continuou sendo aquele assassino sádico com humor sarcástico dos dois primeiros

 

 

 

 

 

 

 

cinéfilo2010-05-10 17:43:03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse Samuel Bayer mais um dos que contribuiram pra enterrar cada vez mais a imagem marcante de um dos maiores serial Killers do cinema,não sei como tiveram coragem de lançar isso no cinema,se tivesse um prêmio de "pior Maquiagem" esse deveria levar,descaracterizou completamente o personagem,o próprio Jackie sem maquiagem parece mais com o Freddy do que com aquela caracterização,agente passa o filme todo com aquele desconforto de ver que aquele não é o Freddy,pode ser o primo,o tio,qualquer coisa,mais não era o Freddy Krueger,não tinha nada dele ali,um dos piores remakes ja feitos,uma pena,o Personagem não merecia isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi.

 

O filme é uma bosta horrorosa, period.

 

SPOILERS

 

Pra não ficar repetitivo, gostei de algumas (pouquíssimas) coisas. Essa nova versão é bem mais sujona e sangrenta que a original, fotografia que carrega em cores sombrias ajuda muito nisso; o Freddy virou um estuprador de criancinhas, achei algo bem-vindo, contribui para seu aspecto maligno; e há uma ou duas cenas de pesadelo que são ótimas (a da Nancy em um lago de sangue e, especialmente, a cena final).

 

Só.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

ahhh quanto mimimi

 

se não gostaram do remake então fiquem com a infame origem dos poderes do Freddy no Pesadelo Final ou com o Freddy matando o John Doe no maior estilo Tom e Jerry no mesmo filme (Pesadelo Final)

 

 

 

cinéfilo2010-05-11 00:31:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cinéfilo, se o Freddy ficou com uma imagem prejudicada, foi devido à qualidade questionável de quase todas as continuações. Ninguém nem lembra direito de O Pesadelo Final, mas sim das continuações em geral.

 

 

 

Assim como vc, acho que um remake seria até válido... caso fosse feito por alguém competente, com um bom resultado. Também não vi o filme ainda, mas não boto fé (já que os realizadores já demonstraram incompetência em outros remakes).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Visto. Curti bastante o filme. Podem dizer q não curtiram o filme, mas não podem dizer q esse não é o Freddy. Toda a crueldade e o sarcasmo bem colocado do filme original esta lá, pelo menos eu ví.

 

 JAILCANTE comentou q achou o Freddy um açougueiro, e só. Discordo. O Krueger deste remake agiu exatamente como o Krueger do filme original agiria. Ora, ele tem garras, e elas foram feitas para serem usadas.

 

 Quanto ao novo Freddy: em quesito d interpretação, é q oq movia o Freddy d Englund era o sadismo, enquanto a ideia d vingança era mais sutil. Earle escolheu o caminho inverso, construindo um Freddy q de fato odeia as suas vitimas e quer se vingar, mas o sadismo continua lá, mas de forma mais sutil. Quanto á maquiagem, é uma abordagem nova para Krueger, mas funcionou dentro da proposta do filme.

 

 Os jovens do filme estão no nivel d interpretação q espera-se nesse tipo d filme, embora a nova Nancy não consiga ser tão carismatica e passar tanto sofrimento quanto á vivida por Heather Langemkamp, mas cumpre o seu papel.

 

 O filme tem o mérito d resgatar o Krueger mais sombrio visto em poucos filmes da série,e voltar a questão do sofrimento q é tentar não dormir, oq só havia sido abordado mesmo no original.  Alem d trazer algumas ideias novas interessantes, como os microsonos e os seis minutos pós morte, q de fato, poderiam ser melhor aproveitados.

 

 O novo A HORA DO PESADELO ainda presenteia os fãs com referencias a todos os filmes da série, embora claro, o foco seja  o original. O diretor comete alguns erros como um furo d roteiro, q poderia ter sido facilmente concertado pelo diretor (refiro-me ao envio imediato para o presidio) e anunciar a chegada do sonho em algumas cenas q isso não se fazia necessario.

 

 No geral, o novo A HORA DO PESADELO obviamente não supera o original, mas não o desrespeita, o honrando. Dentro da franquia, fica com o bronze pra mim, ficando atrás do divertidissimo 3º filme da franquia original, e do insuperavel filme original dirigido por Wes Craven.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 

 JAILCANTE comentou q achou o Freddy um açougueiro' date=' e só. Discordo. O Krueger deste remake agiu exatamente como o Krueger do filme original agiria. Ora, ele tem garras, e elas foram feitas para serem usadas.

 
[/quote']

 

Onde eu disse que era para ele não usar as garras?17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

ficar de mimimimi pelo que lembre é implicar com os defeitos de algo

 

eu não sei se vou ver o filme. Mesmo que tenha visto apenas os trailers

 

Mas mantenho oq disse na 1ª frase. Não acho q o Freddy tenha virado um

açougueiro, e só. Ele age exatamente como agia o Krueger do 1º filme.

 

então

 

é o que eu tinha dito na página anterior

 

cinéfilo2010-05-12 13:09:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Sinto muito JAILCANTE' date=' devo ter confundido seu comentario com outro q ouvi por ai, mea culpa.

 

 Mas mantenho oq disse na 1ª frase. Não acho q o Freddy tenha virado um açougueiro, e só. Ele age exatamente como agia o Krueger do 1º filme.
[/quote']

 

Po, sério? Eu pelo menos não consegui ver algo remotamente parecido com a cena em que o Freddy dá uma lambida na Nancy pelo telefone, no filme do Craven.

 

A única parte que eu realmente vi sarcasmo dele nesse filme foi na cena do lago de sangue, quando o Freddy diz algo como "this is what I call a wet dream".
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 

 O filme tem o mérito d resgatar o Krueger mais sombrio visto em poucos filmes da série' date='e voltar a questão do sofrimento q é tentar não dormir, oq só havia sido abordado mesmo no original.  Alem d trazer algumas ideias novas interessantes, como os microsonos e os seis minutos pós morte, q de fato, poderiam ser melhor aproveitados.[/quote']

 

Eu achei esse negócio de microsono uma idéia teoricamente boa, mas na prática um lixo sem tamanho. Ele foi utilizado como uma mera ferramenta para introduzir aqueles microsustos que são seguidos por explosões da trilha sonora.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

se não me engano o 5º filme explorou um pouco esse lance do microsono (pelo menos eu lembro de duas cenas que explorava isso)

 

o Dan (namorado da Alice) dá uma cochilada enquanto andava de moto

 

a 2ª sobrevivente do filme cochila depois de nadar e o Freddy tenta afogá-la (no remake o Quentin que passa por isso)

 

cinéfilo2010-05-12 15:03:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 LUMIERE, dessa parte do filme original, pessoalmente eu gosto mais quando o Freddy liga a 1ª vez, a Nancy atende, e só ouve o arranhar das garras dele no outro lado da linha.

 

Pra mim o sarcasmo do Freddy tá todo lá nesse novo filme, toda a sequencia envolvendo a morte da Kris, desde a hora q ela acha o cachorro, passando pelo "3,2,1, pronta ou não, ai vou eu"  até o "Enganei você!", isso é o Freddy Krueger original puro. Claro q a morte em sí não chega aos pés da morte da Tina no original. E a propria perseguição a Nancy no climax esta cheio do velho sarcasmo do Freddy.

 

 Os microsonos poderiam ter sido melhor aproveitados com certeza, o momento melhor aproveitado foi na cena do mercado, onde a Nancy fica indo e voltando do mundo dos sonhos. Quanto a esses "sustos faceis" é um cliche quase inescapavel nesse tipo d filme, estando inclusive presentes no original.

 

 CINEFILO, essas sequencias q vc citou da parte 5 não foram microsonos, eles dormiam mesmo. O microsono é uma questão d segundos.
Questão2010-05-12 20:08:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Questão no trailer tem uma:

 

ele fala: Why are you screaming? I haven't even cut you yet!

 

é como eu disse o Freddy do original está no remake até os momentos que o sueter dele parece a camisa do flamengo está lá

 

 

 

 

cinéfilo2010-05-17 19:00:29

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

eu gostei do remake

 

o sarcasmo do Freddy Krueger foi mantido no remake. Ponto para o Jackie Earle Haley que manteve a essência do Freddy do Robert Englund

 

as cenas do original  que foram relembradas ficaram muito melhores no remake (o confronto da Nancy com o Freddy no remake foi muito melhor que aquela forma McGyver que a Nancy encontrou pra enfrentá-lo no original)

 

outra coisa que eu gostei bastante foi da forma que o Quentin descobre o segredo que o pai dele e a mãe da Nancy tanto escondiam (foi melhor que aquela palhaçada feita no Pesadelo Final)

 

Fazer a luta final ser no mesmo lugar que a história toda começou foi ótimo (no original aquela escola onde aconteceu os crimes do Freddy nem se quer era citada)

 

 

 

cinéfilo2010-05-17 20:39:22

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 De fato, o climax do filme ficou muito mais interessante no remake do q no original. A perseguição a Kris (Tina no original) tambem ficou mais interessante, embora na hora da morte em sí, o original continua superior, pois Freddy retaliando Tina foi muito mais assustador e visceral do q Freddy retaliando Kris.

 

 De fato, Jackie Earle Haley mandou bem, conseguiu manter a essencia do Freddy, mas sem se tornar uma mera copia d Robert Englund, criando sua propria interpretação para o assassino onirico.

 

 CINEFILO, no original, essa escola não existia. Freddy cometia seus crimes na casa dele, ou na usina aonde trabalhava.

 

 Pena q pouca gente gostou deste remake. Pessoalmente achei q ele fez jús ao original, embora não o tenha superado (e nem tinha essa obrigação).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

2/5

 

Sai o humor, entra a seriedade. O filme não pretende ser engraçado, mas também não consegue ser assustador com a sua seriedade, que por si só não é ruim nem boa. Os pesadelos não dão aquela sensação de pesadelo (o simples fato de terem efeitos especiais modernos não os torna bons).

 

Tive dificuldade pra ver Nancy e seu amigo como pessoas de verdade, seres humanos tentando sobreviver, mas num certo ponto finalmente eu consegui. Ela é péssima, mais morta que os seus amigos mortos. Freddy perdeu seu charme e não ganhou nada em troca. Existe a boa intenção de não fazer dele uma simples imitação do original. E tentaram torná-lo imponente, mas tudo que conseguiram foi fazer dele um vilão que não é ruim e cumpre seu papel, mas é apenas mais um.

 

Dá pra aproveitar alguma coisa do suspense (o que exatamente Freddy vai fazer em seguida e o que aconteceu no passado), da agonia dos personagens e do próprio Freddy, que é um bom vilão. Tem dois momentos meio assustadores: quando Freddy diz “Temos mais seis minutos para brincar” e quando ele diz que Nancy não vai mais acordar.

Lucy in the Sky2010-05-17 22:19:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei o filme muito fraco, não tem a energia do original, mas não chega a ser ruim.

 

Sei lá... acho que na época do original eu ainda conseguia sentir medo dessas coisas (por isso causava um impacto maior), e hoje não. Por isso é difícil eu me empolgar com um filme de "terror".

  

Agora é impressionante ver a má vontade do Pablo. Ele criticou sobre um personagem que teria "dormido enquanto nadava." Quando na verdade o rapaz se afogou. =p
Alexander_Bell2010-05-18 15:27:36
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...