Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

Mmm, não gostei desta. Pablo, apesar de eu adorar 90% de suas críticas, concordando com elas ou não, tem horas que você escreve algo que negativamente me tira o fôlego. Exemplos:

 

 

 

- de "A Rainha": (...) embora não consiga fugir completamente da natureza pouco ambiciosa do roteiro de Peter Morgan, que, ambientando principalmente em interiores, parece destinado mais à televisão do que à tela grande.

 

 

 

Ora, você queria que A Rainha - no período da morte de Diana - fosse ambientado aonde, na Praia de Ipanema? E como um roteiro que simula conversas entre a Rainha da Inglaterra e seu primeiro-ministro é "pouco ambicioso"?

 

 

 

- De "O Aviador": você não mencionou o roteiro de John Logan - roteirista do qual você não gosta - até eu escrever um comentário mais "irritadinho" que o ideal reclamando disso. E eu também não sou nenhum fã de Logan.

 

 

 

- Quando você gosta do diretor, você tem o hábito de analisar o filme e ignorar o roteirista. "O Aviador", por exemplo, onde você falou de Scorsese como se ele tivesse escrito o filme. Sem jamais permitir que O Aviador se torne episódico (algo que seria de se esperar em um filme que cobre quase três décadas da vida de um indivíduo), Martin Scorsese ainda demonstra sua inteligência ao encerrar o longa no momento ideal, celebrando as conquistas de Hughes ao mesmo tempo em que deixa claro, para o espectador, que um futuro sombrio se aproxima (de fato, Hughes viria a se tornar um recluso em seus últimos anos de vida, não abordados pelo filme).. Peraí, isso foi o Scorsese ou o Logan?

 

 

 

E nesta crítica de Sweeney Todd, você faz as três coisas:

 

 

 

- Você disse que Burton - "notoriamente" - falha em capturar o coração da platéia em seus filmes. Não em Sweeney Todd apenas, em toda a sua filmografia com "raríssimas" exceções. E você incluiu Edward Mãos-de-Tesoura. Eu perdi o ar ao ler isso. Claro, o quanto Burton te captura emocionalmente varia de pessoa pra pessoa... mas a capacidade dele de criar mundos e personagens cativantes está ligada à alma do filme e ao coração do espectador... não só "intelectualmente", como você descreveu.

 

 

 

- Você menciona rapidamente que o roteiro é de John Logan...

 

 

 

- ... e não menciona se o roteiro com o qual Burton trabalhou é ou não bom, atribuindo a "falta de alma" do filme apenas a Burton. Em suma, você não divide o roteirista do diretor em algumas críticas.

 

 

 

E é isso. Mil perdões pelo tom ácido do comentário, mas não consegui encontrar forma mais branda de expor os pontos negativos de sua crítica.

 

 

 

Outra coisa: estou analisando a crítica em si e o que foi escrito nela. Não vi o filme em questão ainda.Andrenavarro2008-02-08 07:20:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pablo, dentre todos filmes que vi do Tim Burton, só fiquei emocionado com dois deles: Edward Mãos de Tesoura e Peixe Grande (principalmente o primeiro). E levando em conta o talento desse cineasta, duvido que ele sequer tenha tentado incluir uma aura emocional aos seus trabalhos. Então não concordo com o fato de ele fracassar neste quesito. (ainda vou complementar esse comentário depois de ver o filme).

Muita boa observação a do comentário acima (também tinha notado que Pablo não falou nada do roteiro de John Logan em Sweeney Todd)
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Em primeiro lugar, considero "Edward Mãos-de-Tesoura" uma das tais exceções no quesito "alcance emocional", assim como certos instantes de "Peixe Grande". E ponto final. Não há, no restante da filmografia de Burton, momento algum em que o espectador se sinta tocado pelos personagens ou por suas ações. Isto é um "demérito"? Não necessariamente. Mas é um fato.

 

Com relação a Logan, caro André, você parece estar procurando cabelo em ovo. Fiz, neste texto, o que faço sempre: citei o nome do roteirista e fiz uma série de comentários sobre a narrativa que obviamente trazem elogios implícitos ao roteiro. O que mais queria? Que eu incluísse a frase "Logan é o melhor do mundo"? Por que ele mereceria tratamento diferente de todos os outros roteiristas sobre os quais escrevo? No caso de "O Aviador", sua crítica era justa porque eu deixara de citar o nome dele - algo que corrigi imediatamente. Mas agora você está querendo um pouco demais...
Pablo Villaça2008-02-08 14:00:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não chamaria de "fato", Pablo, não no meu caso. Mas isso é mesmo uma questão que depende de cada um.

 

 

 

Agora, minha reclamação a respeito de Logan (repito: não sou nenhum fã dele, a maior parte do trabalho dele é uma merda) é mais porque em algumas críticas, você parece escrever os "elogios implícitos ao roteiro" como se eles fossem mérito do diretor, não do roteirista. Um exemplo: Como em vários de seus trabalhos, Burton já inicia o longa com uma viagem atípica pelo universo de Todd durante os créditos iniciais – e, sem perder tempo, logo introduz um flashback que estabelece as motivações do protagonista de maneira esquemática, mas nem por isso menos eficaz. Quem é o responsável pelo flashback, Burton ou Logan? Seria natural que esse flashback esteja no roteiro. Pode ser uma observação meio chata, mas é uma observação. Sutil, mas é. 01.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tb não concordo com o Pablo com relação a afirmação de que os filmes de Tim Burton não tocam o coração do espectador, embora tenha que reconhecer que essa opinião é compartilhada por outros críticos tb. Apesar disso não considero um "fato. Se há um filme de Burton em que eu não me envolvi emocionalmente foi com "Planeta dos Macacos", justamente o filme que menos representa o estilo do diretor.

 

Com relação aos comentários sobre "Sweeney Todd" concordo que o jovem casal é bem fraquinho. Agora Johnny Depp mostra uma qualidade vocal muito boa, eu achei muito agradável. Não acho que o típico humor negro dos filmes de Burton falhou neste aqui (a passagem do sonho é muito divertida, principalmente pelo bom humor da letra e pelas caras e bocas de Depp). Não acho que o impacto dos crimes de Todd perdem impacto, afinal temos que considerar que o negócio só sobrevive com a produção em série, algo captado por Burton e pela montagem. Achei ótimas as músicas. E acho que a participação de "Borat" gera um momento engraçado isolado, mas deslocado do restante da narrativa só servindo pra introduzir o garoto no núcleo principal.

 

Poderia dizer que essa é uma das piores críticas do Pablo que li ultimamente, mas trata-se apenas daquela que eu mais discordei. Algo normal, só acho que o discurso do André soou muito conspiratório ...
Thiago Lucio2008-02-09 21:35:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Esquisito... Achei que a crítica não condiz com o número de estrelas dadas pelo Pablo. oO

 

Eu tb achei ... pelo teor da crítica seriam 3 estrelas, mas esses assuntos de cotação são muito subjetivos. O Pablo mesmo deu 5 estrelas para "O Caçador de Pipas" e 8,5 para esse mesmo filme na SET ... ou seja .... 0917

 

Eu, por exemplo, tem filmes que eu adoro que recebem nota 8 e outros que eu não gosto tanto como estes que eu dou 9, 10 ... enfim ... é complexo. 03
Thiago Lucio2008-02-09 21:38:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Esquisito... Achei que a crítica não condiz com o número de estrelas dadas pelo Pablo. oO

 

Eu tb achei ... pelo teor da crítica seriam 3 estrelas' date=' mas esses assuntos de cotação são muito subjetivos. O Pablo mesmo deu 5 estrelas para "O Caçador de Pipas" e 8,5 para esse mesmo filme na SET ... ou seja .... 0917

 

Eu, por exemplo, tem filmes que eu adoro que recebem nota 8 e outros que eu não gosto tanto como estes que eu dou 9, 10 ... enfim ... é complexo. 03
[/quote']

Tbm não entendi isso, achei que fosse erro da revista.09

E quanto ao comentário do André, não me soou conspiratório. Pelo que entendi ele está apenas criticando o fato do Pablo atribuir aos diretores qualidades provenientes do roteiro.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Esquisito... Achei que a crítica não condiz com o número de estrelas dadas pelo Pablo. oO

 

 

Eu tb achei ... pelo teor da crítica seriam 3 estrelas' date=' mas esses assuntos de cotação são muito subjetivos. O Pablo mesmo deu 5 estrelas para "O Caçador de Pipas" e 8,5 para esse mesmo filme na SET ... ou seja .... [img']http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/09.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="09" />http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/17.gif" height="20" width="21" align="absmiddle" alt="17" />

 

 

Eu, por exemplo, tem filmes que eu adoro que recebem nota 8 e outros que eu não gosto tanto como estes que eu dou 9, 10 ... enfim ... é complexo. http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/03.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="03" />
Tbm não entendi isso, achei que fosse erro da revista.smileys/09.gif" align="absmiddle" alt="09" /> E quanto ao comentário do André, não me soou conspiratório. Pelo que entendi ele está apenas criticando o fato do Pablo atribuir aos diretores qualidades provenientes do roteiro.

 

 

 

Foi isso mesmo. O Pablo faz isso de vez em quando, então deixei uma observação. Mas, como já disse, adoro 90% das críticas dele, concordando com elas ou não. Por exemplo, eu achei "Cruzada" um filme fraquíssimo, mas gostei da crítica, onde ele expôs alguns pontos positivos. Eu ainda tento entender o que passou pela cabeça de Ridley Scott pra colocar Orlando Bloom no papel principal...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
alguém se reconhece em algum personagem no burton?
caramba.. tem gente de todo jeito no mundo. 06

 

Ah Veras não é bem assim ... vc pode não se reconhecer como o "Edward Mãos de Tesoura", mas nem por isso vc não se sensibiliza com ele ? O mesmo vale para o personagem do Freddie Highmore em "A Fantástica Fábrica de Chocolates", o noivo em "A Noiva Cadáver", o trio central de "Peixe Grande" ... o fato de vc se sensibilizar com os filmes de Burton não quer dizer que vc está se reconhecendo ...03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Esquisito... Achei que a crítica não condiz com o número de estrelas dadas pelo Pablo. oO

 

Eu tb achei ... pelo teor da crítica seriam 3 estrelas' date=' mas esses assuntos de cotação são muito subjetivos. O Pablo mesmo deu 5 estrelas para "O Caçador de Pipas" e 8,5 para esse mesmo filme na SET ... ou seja .... 0917

 

Eu, por exemplo, tem filmes que eu adoro que recebem nota 8 e outros que eu não gosto tanto como estes que eu dou 9, 10 ... enfim ... é complexo. 03
[/quote']
Tbm não entendi isso, achei que fosse erro da revista.09
E quanto ao comentário do André, não me soou conspiratório. Pelo que entendi ele está apenas criticando o fato do Pablo atribuir aos diretores qualidades provenientes do roteiro.
 

 

Eu concordo com o André em seus comentários, acho realmente que o Pablo pisou na bola nos exemplos que ele deu, mas sei lá ... achei muito ... "jogo dos 7 erros" ... vamos procurar nas críticas do Pablo onde foi que ele errou ... ele errou aqui, aqui, aqui e acolá ... o Pablo não é perfeito. Isso é fato !03 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esquisito... Achei que a crítica não condiz com o número de estrelas dadas pelo Pablo. oO


Eu tb achei ... pelo teor da crítica seriam 3 estrelas' date=' mas esses assuntos de cotação são muito subjetivos. O Pablo mesmo deu 5 estrelas para "O Caçador de Pipas" e 8,5 para esse mesmo filme na SET ... ou seja .... [img']http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/09.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="09" />http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/17.gif" height="20" width="21" align="absmiddle" alt="17" />


Eu, por exemplo, tem filmes que eu adoro que recebem nota 8 e outros que eu não gosto tanto como estes que eu dou 9, 10 ... enfim ... é complexo. http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/03.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="03" />
Tbm não entendi isso, achei que fosse erro da revista.smileys/09.gif" align="absmiddle" alt="09" /> E quanto ao comentário do André, não me soou conspiratório. Pelo que entendi ele está apenas criticando o fato do Pablo atribuir aos diretores qualidades provenientes do roteiro.


Foi isso mesmo. O Pablo faz isso de vez em quando, então deixei uma observação. Mas, como já disse, adoro 90% das críticas dele, concordando com elas ou não. Por exemplo, eu achei "Cruzada" um filme fraquíssimo, mas gostei da crítica, onde ele expôs alguns pontos positivos. Eu ainda tento entender o que passou pela cabeça de Ridley Scott pra colocar Orlando Bloom no papel principal...

 

Ok, cara, sem problemas ... 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esquisito... Achei que a crítica não condiz com o número de estrelas dadas pelo Pablo. oO

 

 

Eu tb achei ... pelo teor da crítica seriam 3 estrelas' date=' mas esses assuntos de cotação são muito subjetivos. O Pablo mesmo deu 5 estrelas para "O Caçador de Pipas" e 8,5 para esse mesmo filme na SET ... ou seja .... [img']http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/09.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="09" />http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/17.gif" height="20" width="21" align="absmiddle" alt="17" />

 

 

Eu, por exemplo, tem filmes que eu adoro que recebem nota 8 e outros que eu não gosto tanto como estes que eu dou 9, 10 ... enfim ... é complexo. http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/03.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="03" />
Tbm não entendi isso, achei que fosse erro da revista.smileys/09.gif" align="absmiddle" alt="09" />E quanto ao comentário do André, não me soou conspiratório. Pelo que entendi ele está apenas criticando o fato do Pablo atribuir aos diretores qualidades provenientes do roteiro.

 

 

Eu concordo com o André em seus comentários, acho realmente que o Pablo pisou na bola nos exemplos que ele deu, mas sei lá ... achei muito ... "jogo dos 7 erros" ... vamos procurar nas críticas do Pablo onde foi que ele errou ... ele errou aqui, aqui, aqui e acolá ... o Pablo não é perfeito. Isso é fato !http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/03.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="03" />

 

 

 

Eu nunca disse que ele é perfeito. E se eu vou criticar o Pablo, é claro que eu vou mencionar aspecto por aspecto. Eu não vou simplesmente dizer, "É, Pablo, teve partes que eu não gostei. Abraços." Eu sou um cara muito detalhista.   01.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dificilmente uma "crítica" agrada a todos, por diversos motivos... e mais dificilmente ainda uma crítica me influencia a tal ponto que eu passe a querer (ou deixe de querer) ver algum filme. Sweeney é um exemplo. Espero ansiosa desde que ouvi os primeiros rumores sobre o projeto e vou vê-lo de qualquer jeito!

Tem mais: assisto e assistirei sempre a qualquer coisa em que os nomes Depp-Burton estejam envolvidos, seja uma obra-prima ou um comercial de Coca-Cola, seja o diretor capaz de "capturar o coração da platéia" ou não...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti o filme. Amei. Absolutamente brilhante, uma versão contrária de Edward Mãos-de-Tesoura (um é mal-compreendido e não quer machucar ninguém, o outro é enganador e adora matar, ambos usam lâminas). E devo clarificar que me senti muito emocionado, e não num nível intelectual, num nível visceral mesmo.

 

 

 

Mas se isso acontece ou não com outros espectadores, acho que depende da forma como cada um é. Pra mim, ao menos, Burton sabe equilibrar plástica e emoção muito bem, principalmente neste filme.

 

 

 

Ah, e que elenco, com Johnny Depp dando o show de sempre, claro.

 

 

 

É bom ver Tim Burton retornado a seu mundo gótico e cheio de sombras, depois de anos realizando filmes mais leves e coloridos (mas ótimos mesmo assim).

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

 Tim Burton esta entre os meus diretores favoritos, então tive q ver Sweeney todd,mesmo não gostando de musicais. O filme não é uma obra prima, mas me fez, pelo menos gostar de um musical. Johnny Depp e Helena Bonhan Carter demonstram uma quimica incrivel em cena, em especial na musica " My friends". O humor negro caracteristico de Burton está lá, mas não na mesma proporção do q em " Batman" "Ed Wood" ou "A lenda do cavaleiro sem cabeça" por exemplo. A subtrama do marinheiro e da filha de Todd, é bem fraquinha e mal resolvida, falha do roteiro.

 " Sweeney todd" é bom, mas ao término do filme, fica a impressão de q poderia ser melhor. Se Burton pudesse ter incutido mais de sua visão no roteiro, e não apenás no visual, o filme teria saido muito melhor.

 Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Os filmes do Tim Burton que eu vi até agora foram:

As grandes aventuras de Pee-Wee:5 estrelas

Os fantasmas se divertem:5 estrelas

Batman-O Filme:5 estrelas

Edward Mãos-de-tesoura:5 estrelas

Batman-O retorno:3 estrelas

Sweeney Todd:o barbeiro demoniaco da rua Flett:5 estrelas

Os unicos filmes em que Burton realmente pegou o meu coração foi em Edward mãos-de-tesoura e Sweeney Todd.Só!

 

E só para esclarecer,adorei o filme.Excelente direção de arte,figurino brilhante e um show de atuação de Deep.5 estrelas.
Allan Verissimo2008-08-07 12:31:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Os filmes do Tim Burton que eu vi até agora foram:

As grandes aventuras de Pee-Wee:5 estrelas

Os fantasmas se divertem:5 estrelas

Batman-O Filme:5 estrelas

Edward Mãos-de-tesoura:5 estrelas

Batman-O retorno:3 estrelas

Sweeney Todd:o barbeiro demoniaco da rua Flett:5 estrelas

Os unicos filmes em que Burton realmente pegou o meu coração foi em Edward mãos-de-tesoura e Sweeney Todd.Só!

 

Nesse final de semana revi Batman e percebi que, com o passar do tempo, os filmes bons vão ficando ruins e vice-versa (ou não).

Mas nesse caso a assertiva é verdadeira.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...