Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Casa de Alice


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

casa-de-alice02.jpg

A Casa de Alice (idem, Chico Teixeira, 2007)

 

Sinopse: Alice (Carla Ribas) é uma manicure que tem em torno de 40 anos e mora na periferia da cidade de São Paulo. Ela vive com sua mãe, dona Jacira (Berta Zemel), seu marido, o taxista Lindomar (Zé Carlos Machado), e seus três filhos Lucas (Vinicius Zinn), Edinho (Ricardo Vilaça) e Júnior (Felipe Massuia). O casamento de Alice está em conflito e Lindomar tem casos extraconjugais. Alice faz “vistas grossas” e também tem seus casos, vendo em seu namorado de adolescência, Nilson (Luciano Quirino), um candidato a realizar seus sonhos românticos


-------------------------------------------------------------------------

 

Esse filme é minha prioridade para hoje (sim, fiz o tópico pois chegou por aqui).01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Casa de Alice assume de cara um caráter realista, utilizando um estilo documental ao acompanhar até mesmo as conversas mais prosaicas de seus personagens, importantíssimas para o desenvolvimento dos personagens: como a câmera na mão, o improviso, um final em aberto (elegantíssimo), etc., etc., etc. Interessante tbm é que a câmera de Teixeira não pára, sempre enriquecendo seu longa com alguma sutileza de um de seus personagens, observando sempre atos discretos dos personagens (como Alice no ônibus ou na cama com o marido). Outra coisa muito foda são as várias metáforas dispersas, algumas meio óbvias (a cena em que Alice e a mãe contornam uma escada no meio da rua após elas ouvirem uma má notícia), mas que não deixam de funcionar. E o elenco foi muitíssimo bem comandado.

Enfim, é um filme que não te faz chorar, mas que te deixa triste pra caralho. 8/10

Tomara que Mutum chegue por aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members

É muito bom mesmo. Alguns podem estranhar por o filme não seguir uma história específica que desenvolva a narrativa, mas de certa forma é como se isso resumisse o filme, é mais uma filmagem da vida daquela família do que uma história específica. É impossível não reconhecer ali várias situações com as quais você está extremamente familiarizado e ainda assim nunca havia visto num filme.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...