Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Separatismo


King Edward
 Share

Você é a favor do separatismo étnico?  

2 members have voted

  1. 1. Você é a favor do separatismo étnico?

    • sim
      1
    • não
      1
    • depende do caso
      0


Recommended Posts

  • Members

Durante a história da humanidade encontramos diversas nações que se separaram por motivos étnicos, culturais ou religiosos. Mas não vejo nenhum cuja separação tenha sido tão drástica e cruel quanto a da antiga Iugoslávia. Vários povos de origens, línguas, culturas e religiões diferentes que formavam um mesmo país. Mas se separou depois de tantos anos, formando vários países pequenos.

 

 

 

Por isso aqui lanço a pergunta: é necessário que um país se separe por causa das diferenças étnicas de sua população?

 

 

 

-------------------------

 

 

 

Parlamento aprova independência de Kosovo

 

 

 

 

 

A população celebrou a declaração da independência nas ruas.

 

O Parlamento de Kosovo aprovou a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro Hashim Thaci durante uma sessão especial neste domingo na capital, Pristina.

 

A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.

 

 

 

Durante a sessão, o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, afirmou que

 

"muitas pessoas se sacrificaram para que a independência se tornasse realidade e esperamos por este dia durante muito tempo".

 

 

 

"Kosovo é independente, soberano e livre", disse Thaci. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo".

 

 

 

Ele garantiu que o país irá obedecer aos preceitos da ONU (Organização das Nações Unidas) e das leis internacionais e pediu o reconhecimento da comunidade internacional.

 

 

 

O premiê afirmou ainda que a nova república terá boas relações com a Sérvia.

 

 

 

Thaci assegurou que os direitos da minoria sérvia serão respeitados com a independência.

 

 

 

"Todas as comunidades terão um papel importante na construção da nação, não há lugar para medo e discriminação em Kosovo. Qualquer ato de discriminação, principalmente contra as minorias, será removido das nossas instituições e do nosso Estado".

 

 

 

Milhares de kosovares saíram às ruas para comemorar o anúncio da independência do país. O governo preparou shows para a população e oito toneladas de fogos de artifício serão usadas nas celebrações.

 

 

 

Thaci vinha dando indicações de que a independência seria declarada neste final de semana e milhares de kosovares de origem albanesa já comemoravam a decisão desde a madrugada.

 

 

 

Quando assumiu o poder, em dezembro passado, Thaci, ex-guerrilheiro que lutou contra a Sérvia entre 1998 e 1999, afirmou que a independência da província seria uma das primeiras medidas do seu governo.

 

 

 

Opositores

 

 

 

Os governos da Sérvia e da Rússia já haviam afirmado que não reconheceriam a independência de Kosovo.

 

 

 

No juramento de posse para o segundo mandato no cargo, o presidente eleito da Sérvia, Boris Tadic, prometeu nunca desistir da luta pela província, considerada o coração religioso e cultural do país.

 

 

 

A declaração foi reforçada por outra, do primeiro-ministro Vojislav Kostunica. Ele pediu aos sérvios que vivem em Kosovo que não abandonem o território e disse que eles têm o direito de ignorar qualquer proclamação de independência.

 

 

 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que seria ilegal e imoral a comunidade internacional reconhecer a independência da província.

 

 

 

Além da Rússia e da Sérvia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro também são contra a independência.

 

 

 

Bálcãs

 

 

 

A população dos Bálcãs está acompanhando de perto os eventos no Kosovo e as consequências que a independência da província poderá trazer para a região.

 

 

 

A Albânia e a Eslovênia devem ser os primeiros países a reconhecerem a independência.

 

 

 

Já a Macedônia e a Bósnia devem hesitar em reconhecer a ruptura, pois também sofrem com problemas de separatismo étnico.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa noite pessoal,

 

 

 

Eu não sou a favor, inclusive, se tivesse o poder de mudar, acabaria com o "Nacionalismo", mas focando na questão de "Kosovo", é uma região importante de uma "Servia" que antes já fora uma região extremamente importante da "Servia e Montenegro" que foi uma região importante da "Iugoslávia". Pessoas com pensamentos diferentes, com histórico de grandes conflitos e "rachas", o resultado mais fácil é realmente a separação...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não é uma questão de ser a favor de separatismo étnico por questões racistas , mas existem vários exemplos no mundo de povos que se viram forçados a viver sob a mesma bandeira e que resultou numa história de sangue e morte .

Nesse caso sou a favor de que cada povo tenha sua Nação-Estado ao invés de serem obrigados a viverem juntos "na porrada"
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Antes de tudo é preciso ver o contexto em que este separatismo está inserido. Um contexto de Estado-nação, uma criação dos tempos modernos. Ou seja, não é uma instituição universal que prevaleceu ao longo da história. Assim, a questão étnica, como uma problemática, está inserida na questão da criação da nação.

Por exemplo, os grandes impérios do passado ou nas monarquias, o que determinava os "países" eram os reis e não os povos. E deste modo, diversos povos viviam num mesmo reino com um mesmo sentido de lealdade...

 

E se for ver, a definição de nação é extremamente problemática. O que define nação? Quantos e quantos países, considerados nações não possuem diferentes entre as suas partes e sua população. Não só a questão étnica desempenha um papel importante, assim como cultural, linguística, religiosa, histórica, etc...etc...E do mesmo jeito, povos de mesma etnia brigam por questão religiosa (por exemplo o caso da Irlanda). Disso tudo, para dizer que a etnia não é o elemento predominante na determinação da criação de uma nação ou não.

 

Muitas vezes o nacionalismo é uma tradição inventada (certamente pelas partes dominantes), ou então um sentimento incorporado pelos homens. Ou seja, importante é o sentimento de pertencimento a uma determinada comunidade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara quase todas essas fronteiras feitas "no canetaço" acabam ruindo mais cedo ou mais tarde. Acabam misturando povos com cultura, línguas, religiões e etc diferentes em função de conveniências políticas de um determinado contexto, mas mais cedo ou mais tarde vai pro saco... Vide Tchecoslováqui, União Soviética, Iugoslávia e por aí vai...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...