Jump to content
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Forum Cinema em Cena

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Family Search - Montando a árvore genealógica

Featured Replies

• Members

Esse site FAMILY SEARCH é bem útil pra achar registros de parentes, tem de criar conta (pode usar o GÚGOL) pra pesquisar/ver o que já montaram lá, pra mim só deu pra achar parentes PATERNOS (maternos não encontrei nada, registro de 1 século atrás e com nome comum não rola):

https://www.familysearch.org/pt/brasil/

Existe também app pra Android e IOS.

Algumas certidões de óbito eu localizei, outras (inclusive são dos anos 2010), não. Evidente que muita coisa vários cartórios não mandam.

Certidões de nascimento não acho que mostrem, eu pelo menos não consegui enxergar várias (só de 2 primos, e da década de 1960). Tem gente aí que morreu há décadas, vc entra no link, e a imagem é restrita (paia).

De casamento, idem.

Pelo que entendi, não existe como localizar NENHUMA certidão de nascimento e casamento de pessoas VIVAS. Essas de 2 primos foi uma exceção, porque nenhuma outra de parente eu encontrei.

Mas cheguei a ver certidão de casamento até de 1949 de avôs paternos (e uma de 1940 de uma tia).

Sobre essas certidões (pra quem vai no cartório pedir pra emitir), pelo que entendi existem 3 tipos:

1) Breve relato (vem naquele formato ajeitadinho, mas não é a que mais vale a pena);

2) Inteiro teor (essa sim que vale o investimento, traz todo o teor do livro, é na versão digitada);

3) Cópia reprográfica (mesma coisa da inteiro teor, mas apenas tiram uma foto e imprimem, de como o registro se parecia na época).

Pra fins de preservação, as opções 2 e 3 são as melhores (a reprográfica parece que obrigatória pra questão da cidadania). Mas tem uns poréns:

- Não adianta chegar com todos os dados tipo CPF, data de nascimento, filiação, porque só com eles, não acham (inclusive, registros antigos nem CPF tem "averbado" ao mesmo). E tem cartório que cobra pra fazer a busca (e só nele, não vão encontrar se estiver em outro, ou pior ainda, mudar de estado).

- Se a certidão for do RJ e vc estiver em SP (exemplo), ou em cartórios diferentes, o valor dobra (ex: é R$ 70 a segunda via, mas 140 se eles tiverem de pegar de outro local).

- Dependendo do local, o custo da segunda via é fuleiro (no RIO, pediram mais de R$ 200 pela reprográfica de casamento, mas essa eu achei a que procurava).

- As certidões mais antigas não eram datilografadas (isso deve ser dos anos 1980 em diante), mas todas escritas à mão, claro. Tem umas que não dá pra entender NADA (pra mim, 90% delas, só o que vc mesmo escreve que entende), todas tem algum arrombado com letra de médico. E aí sempre terá erros na INTEIRO TEOR digitada (mas que vc pode corrigir na hora, mandam rascunho). Claro que precisa saber o nome dos parentes envolvidos.

- O site Registro Civil: https://www.registrocivil.org.br/

Serve pra isso, mas no caso daquela de casamento, eles sempre pedem LIVRO + FOLHAS + TERMO (3 dados que constam no RG, mas se não tiver, vc não pode solicitar). Acontece que não enviam por Correios, e se vc quiser transformar o PDF naquela versão impressa que o cartório exibe, vai ter de gastar (levando a um cartório de escolha) pela "materialização".

Mas não acho que valha a pena essa página, não apenas por isso, mas porque a única hipótese de vc não perder $ (em pedidos) é se não acharem. Se houver exigência e não cumprir, vai ter prejuízo (por essa razão é melhor solicitar pessoalmente, ou entrando em contato com o cartório por email/telefone, se descobrir onde está).

Acontece que se vc não for o parente mais próximo, pode ter cartório que fique com frescura, e peça procuração ou autorização de OUTRO que tenha esse status. Aconteceu isso na de CASAMENTO do meu tio, não quiseram liberar nem pagando, tive de pedir CPF + enviar por email (com assinatura do GOV) da mãe, pra ir lá pagar e tirar (vou precisar dela, pra uma escritura, não é por mera preservação, não).

- Em caso de problemas com cartórios, usem o "FALE COM" da Corregedoria do estado. 🫡

• Author
  • Members

Só tem que tomar cuidado com o que já tenha sido colocado lá, fui ver a árvore que botaram aqui da parte do PAI e tem um parente que deve ser meu/minha trisavó ou tetravó, e não tem NADA A VER (primeiro nome e sobrenome), inclusive o perfil de um tinha 200 anos. Já retirei, até porque tinha na árvore uns 15 filhos de Portugal. Se não existe comprovação dessas pessoas, não dá pra afirmar nada.

Esses registros velhassos eram todos escritos a mão (o site parece que tem até de batismo), mas não é incomum você achar gente com mesmo nome E SOBRENOME. Tem várias pessoas de nome similar, mas como esse FamilySearch não permite olhar 95% daqueles de NASCIMENTO, não tem como saber.

Pelo menos os que ele mostra (como o de casamento de 1949 que citei) dá até pra descobrir onde fica o cartório (já fui lá e tirei 2a via).

Inclusive tem um parente meu que descobri que morreu 2 vezes (????) , a de óbito é de 1985 e do meu estado, mas tem uma de 1990 no RJ. E é de fato a mesma pessoa. Sim, achei 2 certidões de óbito. Family Search - Montando a árvore genealógica - hardMOB 16

O CPF também pode ser que a Receita não tenha atualizado, bote apenas suspenso/cancelado, mas tem que ficar como "titular falecido".

Eu descobri que não tem nada a ver essa trisavó/tetravó quando encontrei uma certidão de nascimento de uma tia-avó, que:

- Foi registrada pelo marido em 30/12/1933, mas ela nasceu em 13/2/1915.

- Faz menção ao NOME dos avós maternos e paternos (nome e sobrenome deles).

Se for mulher, o cadastro correto no Family Search é pelo nome de solteira, não casada.

Exemplo (imaginário):

Cônjuge: Maria Alcântara dos Anjos

Cônjuge: Felipe Gomes Gonzaga (normalmente a mulher herda sobrenome do marido, e pode até cortar um dela)

Se ela passou a se chamar Maria Alcântara Gonzaga, não é por esse nome que vc vai pesquisar (e nem o que deve cadastrar na plataforma). É o original, "Maria Alcântara dos Anjos". Inclusive, tem campo de formulário pra vc também informar o de casada, nesse perfil dela.

Mas pode ser que só encontre pelo nome de casada.

Era comum nesse período (digo, 1 século atrás) você só fazer o registro depois (nesse caso, décadas de distância). Não significa que nasceu na data do registro, mas tem que levar isso em conta, caso não ache. Aí presumo que ou a pessoa perdeu o documento (será que o cartório pegou fogo?) ou nunca tinha feito.

Além disso, inúmeros não tinham RG, CPF (que se chamava CIC), "averbado" (anexado aos mesmos), e por serem velhos, é bem alta a probabilidade de não estarem no sistema informatizado (então, apenas fisicamente naquele cartório).

A de nascimento de um pai, avô materno, e de casamento de avós, não achei até agora. Inclusive, uma avó materna minha não tinha CPF (isso consta na de óbito).

Na de óbito diziam que ambos meus avós eram naturais de uma cidade do interior do meu estado, mas a filha nasceu em outro (SP). Então pode ser que nem sejam nascidos aqui, mas de SP mesmo.

Quando fui num cartório local, eles acharam a matrícula de algumas certidões, nome completo da pessoa, data do evento, filiação... e sem cobrar, mas se o casamento (por ex.) foi em 1970, mesmo que seja no cartório da esquina, esse que fez a primeira pesquisa talvez nem ache (e não encontraram).

- No R.G. (que agora vai deixar de existir) aparece a referência ao cartório onde está a certidão de nascimento ou casamento. A do meu tio tem todos os dados que precisava (livro, que é letra + número, folhas e termo). Aí facilita.

- Mas se for o CPF novo, pode nem conter mais essa informação.