Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2008: Comentando a Festa do Oscar


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Members

Puxa to sentindo um pouco da má vontade com o Oscar! Achei essa cerimonia uma das mais bacanas q já assisti. Rápida, sem enrolação, com um humor elegante e bem colacado (pra mim Jon Stewart fez a melhor apresentação q já assisti). De mal só situação icomoda de limitar tanto o tempo do discurso ... mas eles proprios perceberam com o caso da menina do Once.

 

Por sinal essa vitória do Once e da Marion foram os momentos q mais me emocionaram. Acredite no seu sonho! Os videos q introduziam as categorias de interpretes foram legais mas o de melhor filme nem tanto. Com as premiações (principalmente interpretes) ficou claro pra mim q o sag e o globo de ouro são mais um pra ajudar, mas ñ decidem mais nada -o Bafta é que manda no Oscar (pela época até).

 

Gostei da surpresa da Tilda (mas pelo jeito ela vistiu um saco de lixo e foi pro Oscar!). Tbém gostei da academia destacando o Ultimato Bourne como o melhor filme "comercial" (colocação discultivel, eu sei) do ano. Daniel ñ era questao de ser óbvio: ele era o melhor pronto e acabou!

 

Unica coisa q ñ entendi foi botar os soldados no iraque e logo depois uma categoria recheada de filmes antiguerra onde um destes ganha! Ficou estranho.

 

Mas no geral gostei! Agradavel de acompanhar (até pq ñ ficaram se reverenciando mto como achei q fariam por completarem 80 anos - repararam q ñ teve Oscar Family Album?), teve mais ritmo, humor bacana, sem homenagens chatas e equlibrio entre surpresas e obviedades. Mais uma vez Jon Stewart!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre as questões das homenagens... Vamos lá... Venhamos e convenhamos... O que aconteceu com o Oscar? Faltou coração...

 

Bergman merecia algo melhor do que ser apenas lembrado no "In memorian"... Me desculpem, mas o cara marcou a história do cinema... Não foi qualquer um não... Um vídeo especial e tal, tinha que ser feito... Mas, bom... O que eu notei na verdade é que a festa foi corrida, principamente em seu final... Acho que não queriam estourar o tempo de forma alguma... E aí correram... E mesmo assim ainda passaram em cerca de vinte minutos do tempo previsto...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

De fato foi isso mesmo' date=' ele fizeram uma festa de última hora, sem script, mas valeu, os premiados foram bons, a safra de filmes era muito boa, valeu a pena ficar acordado...

[/quote']

 

Fico feliz de notar que não sou o único que teve a impressão que a festa foi meio que de última hora e parecia assim, meio aos trancos e barrancos... Greves deixam as pessoas atordoadas... Ainda mais que Hollywood viu que os sindicatos tem cada vez mais força... Quero só ver o que vai ser deles quando chegar o meio do ano e caso estoure a greve de atores que dizem no burburinho que vai ter...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Espero que a baixa audiência não influencia nas escolhas desse ano...07

 

Já estava cogitando isso... mas tipo, os votantes não são os organizadores da transmissão televisiva, logo talvez nem tenha relaçào direta...

 

A relação indireta ocorreria se esse fato repercutir por um tempo, daí alguns votantes vão se deixar influenciar por isso... Esse ano mesmo pode ter rolado isso em relação a Juno. Tenho quase certeza que se não tivesse uma certa preocupação com a audiência, Escafandro tava no seu lugar de direito na categoria principal...

 

Bem, mais um ano pela frente...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E até cheguei a pensar que você, Fe, estaria vendo a cerimônia e fazendo algum comentário pessoal sobre a Nicole Kidman, que, convenhamos, estava estranha... Coitadinha!

E ano que vem ela vem de novo, com Australia a tira colo... Será então que o país a ser homenageado ano que vem será justamente este? 06

 

Convenhamos que depois de México e França, parece que o Brasil ainda não é o da vez... Se bem que a vez dele veio em 2004, com a diferença de "sem prêmios"!
throdo2008-02-25 19:37:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tinha escrito um texto enorme hoje ao meio dia... deu pau e ele não postou.

 

Mas enfim.. vou resumir... rs

 

O Pablo Vilaça acertou vários e deu até uns argumentos interessantes sobre os vencedores.

 

Bom, o Oscar 2008 para mim trouxe algumas boas surpresas (que eram minha torcida, mas não achava que iriam ganhar: marion cotillard e tilda swinton)... e algumas péssimas, como o oscar de efeitos especiais para a Bússola Dourada (não sei nem o que BD estava fazendo lá,  ainda mais vencendo! Péssimo) e figurino para Elizabeth (Ter dado o prêmio de figurino para Elizabeth é o mesmo que dá um prêmio de melhor cantor para aquele que grita mais... Era o mais fraco por ser o mais óbvio de todos.  Atonement era incrivelmente melhor e minha torcida era para ele).

 

Alguns outros resultados eu já esperava e concordo com eles: Diretor para os Coen, Trilha pra Atonement, Animação pra Ratatouille, Ator para DDL, Coadjuvante para Bardem....

 

Uma coisa muito boa foi a justiça feita em nome de Deus para premiarem Bourne como aconteceu. Até porque, essa excelência nesses aspectos não dizia direito somente a 3º parte dessa trilogia fantástica, mas a todos os filmes que a compuseram. Nada mais justo do que premiá-la corretamente no fim de tudo. Tudo bem que alguns filmes ali também mereciam por mixagem (Ratatouille e NCFOM), mas pow... Bourne encerrou a trilogia perfeitamente. Achei justíssimo!!!

 

A premiação de maquiagem fez jus tb. Achei muito bom.

 

Já direção de arte... Bem, tenho que assumir que Sweeney Tood não era meu preferido.  Até porque, era caricatural e artificial demais... e eu admiro muito mais quando tudo fica com uma naturalidade assustadora... como no caso de Atonement ou Zodíaco (que não concorreu, eu sei). Nada contra o Burton e seu estilo naturalmente caricatural... questão de preferência mesmo.

 

Quanto aos roteiros. Bem... já estava esperando o adaptado para os Coen... embora eu torcesse para Sangue Negro. Agora o original... não gostei. Juno é um filme fofitíssimo... mas tem um roteiro cheio de pequenos poréns. Estava torcendo com todas as minhas forças para Michael Clayton ou Ratatouille. 2 roteiros muito bons e ambos se destacaram bastante dentro dos seus universos.

 

Quanto ao de melhor filme... É... eu já estava me convencendo com essa vitória dos Coen... mas realmente fiquei triste. Torcia demais pra Sangue Negro. Muito mesmo.

 

É aquela coisa: NCFOM merecia o Oscar fácil fácil em cima de vários filmes que ganharam o Oscar nos últimos anos (tipo: Shakespeare Apaixonado, Galdiador e, lógico, Trash... digo... Crash!)... Mas não em cima de Sangue Negro. O Filme do PTA tem um charme a mais inexplicável.

 

Muito difícil o Oscar desse ano. Onde os Fracos Não Têm Vez merecia tudo o que levou e até mais... mas em detrimento de outro que merecia mais ainda.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi O Assassinato de Jesse James. Roger Deakins merecia, no mínimo, 1546498465165498756465498 vezes mais que o Ellswit e Casey Affleck ta MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO foda MESMO! Esse cara vai longe se continuar entrando em projetos ambiciosos como Gone Baby Gone e esse aqui. Mas se continuar entrando em homens com segredos e servindo de mero figurante...09 Pena que o coitado não tinha a menor chance com o Bardem ao lado. Ele merecia muito qualquer tipo de reconhecimento (embora Bardem esteja melhor, admito).

 

E perdoem os fãzóides, mas a perda de Persépolis foi a segunda maior injustiça da cerimônia (a primeira o Deakins, como eu já mencionei). Ratatouille é brilhante, mas não se compara a Persépolis! Nunca, jamais!

 

Agora a melhor coisa do dia foi a fodona da Cotillard, de loooooooooooooooooooooooooooooooooonge a melhor das indicadas (e a terceira melhor de 2007). E Coens com 4 prêmios!!!!!!!!!!!!161616161616 
Bernardo2008-02-25 20:31:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como mixagem som, trilha sonora, estudo de realidade de movimentos... coisa que não compete ao estilo de persépolis.

 

persépolis é lindíssimo... mas pra realizá-lo precisou de pouco: uma idéia e um estilo simples de representação gráfica. Ele é muito simples... o trabalho com ratatouille foi bem maior.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Como mixagem som' date=' trilha sonora, estudo de realidade de movimentos... coisa que não compete ao estilo de persépolis.

 

persépolis é lindíssimo... mas pra realizá-lo precisou de pouco: uma idéia e um estilo simples de representação gráfica. Ele é muito simples... o trabalho com ratatouille foi bem maior.

 

[/quote']

Mas não acho que as qualidades técnicas da animação devam ser levadas tão em consideração. Pelo contrário. Ainda não vi Persepolis, mas se ele consegue ser tão simples e ainda assim se sobressair a Ratatouille talvez seja um mérito ainda maior.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente... ainda não vi Ratatoille, mas Persépolis é um filme que encanta pelo seu teor e criatividade. Um incentivo à animação 2D, quase extinta em longas dos dias de hoje...

 

Se técnica tivesse de ser considerado, uma animação sem sal como Steamboy deveria levar o prêmio.

 

Se Ratatoille mereceu, foi também pelo seu teor.

 

E felipe, será que eles só colocam no video membros da Academia que morreram? Pode ser um motivo que explique a ausência do Renfro.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu prefiro Ratatouille, mas não por qualidade técnicas, etc, mas porque ele simplesmente "mexeu" mais comigo, do que Persepolis, que é ótimo aliás.

 

Nossa, estou cada vez mais ansioso para assistir The Savages, adorei aquele clipe da Laura Linney.
Monster2008-02-25 22:25:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Honestamente eu acho que os dois estão quase no mesmo nível. Ratatui não é tão ruim assim, não. Tem uma história maravilhosa, cheia de simbolismos e contrastes. Persepolis tá só um pouquinho acima de Ratatui, porque é mais divertido, há passagens com as quais em me indentifico e tudo mais.

Mas não consigo ignorar que Ratatui tem muito mais paixão que Persepolis.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...