Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Ética - Projeto de Pablo Villaça


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Replies 68
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

SPOILERS

 

Em partes:

- Existe algo mais engenhoso que um assassino profissional proferindo um longo (e genial) discurso sobre ética? menos pablo impossível.

- Pablo é quase um Quentin Tarantino na hora de escrever palavrões. Aliás, não no discurso, mas no humor e diálogos o filme é praticamente um Cães de Aluguel; tem como ser ruim algo parecido com isso?:

" Porra, caralho, mas que merda, seu porra! mata o Macedo!
- Eu não sei, sabe qual é... Tem a ética, etc.
- Mas que porra, seu merda filha da puta, aquele porra, mas que caralho, mata o Macedo! (espumando)
- Ta bom."

Ou algo assim. E tem também aqueles fantásticos diálogos com eco.

"- eu pago o dobro que ele te pagou
-                         que ele te pagou... eco, eco, ecooo..."

Daí depois o personagem levanta irritado e fala algo do tipo "já te falei, conheço essa ladainha toda, Dr." É o pablito jogando suas pistas quanto a reviravolta final, e nesse sentido, foi quase um M.Night Shyamalan.

Genial.

- As atuações tem que ser destacadas também, mas principalmente a do bandidão "muléquissss, muléquissss... Amadorisss." Acho que tentou imitar uma espécie de serpente na hora da atuação para parecer mais ameaçador, e essa escolha foi genial também.

- Todo o curta em si é genial, tanto filosoficamente quanto tecnicamente falando, me lembrou aqueles videozinhos que passam antes dos filmes quando tu assiste um DVD "olha o que o esperto do seu pai comprou pra você: um DVD pirata!" É fantástico.

nota:

16/10
Tensor2008-10-01 12:12:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Só por curiosidade: em que sentido o filme poderia ser "escapista"' date=' Calvin? Não captei...[/quote']

 

A esmagadora maioria dos filmes é "escapista" ou seja, não tem a menor pretensão de mudar o pensamento do mundo, quer apenas se expressar (e entreter).

 

Para mim, qualquer arte é escapista. Desde um filme do Kurosawa, passando por Shakespeare, até Chopin. Isso não quer dizer falta de compromisso, conteúdo ou seriedade...
Conan o bárbaro2008-10-01 14:24:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também não gostei; um curta comum, inofensivo, sem arroubos.

 

 

 

A atuação do Carlos Magno é indigna até do Framboesa. Esse underline do título, que quer parecer uma boa sacada, na verdade é só pretensioso. O Pablo, que é o maior crítico dos roteiros do Shyamalan por causa, entre outras coisas, da muleta do final surpresa, comete o mesmo equívoco que critica nos outros.

 

 

 

A_Ética: aético, "aestético", anestésico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

J. de Silentio2008-10-01 18:26:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito bom!

As atuações foram muito boas. O assassino ficou perfeito. Frio, calculista, quase inexpressivo. O ator que fez o Dr. Marcos poderia ser um pouco melhor, mas também foi bom.

 

O roteiro é bem conciso, tem um bom plot Twist (Eu adivinhei só uma parte dele), a ambientação ficou legal e os palavrões... Putz! ''Tem uma porra dum alvo na porra da minha testa, caralho?'' SENSACIONAL! 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não sabia que ia ter tantos, mas já era previsível a penca de comentários negativos. Acho que as pessoas já estava com a julgamento na cabeça antes de assistir o curta. Assistir foi só um detalhe, mas o menos importante, e até dispensável Na verdade foi só o gatilho liberando as "criítcas prontas".

Quem não sabia que o jargão "caiu no mesmo erro que critica" ou "fez o mesmo erro que o Shyamalan" iria aparecer? Era só questão de tempo.

Não achei a última maravilha do mundo, mas foi bem feito. Atuações inconstantes, mas não sofríveis. Enredo batido e até clichê, mas que não tira a graça nem deixa prender a atenção.

 

Num ramo que considero extremamente difícil (pois não sou fã, e o que vejo por aí não me agrada), que é o curta, ele tem os seus méritos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ótimo  roteiro.<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Um bandido “vendendo” sua ética,  sua  vítima lhe encomendando

uma morte...  aff  

        

       Qto as atuações: falas bem recitadas apenas .

Faltou ao matador tomar fôlego, dar aquela pausa que nos

angustia esperando pelo que virá depois, Isso impossibilitou interação entre os atores.

Era como se a vítima esperasse sua vez de  dizer suas falas... sem

química, sem fluidez.

Faltou ainda movimento, o matador parecia estático, engessado

no cenário.

          E se o matador parecesse  mais sádico ?

          E se a vítima parecesse  mais passional ?

Afinal, alguém ia morrer ali... "porra"!

 

Anyway, bom  duelo  verbal - 10

Cenário Claustrofóbico até o sabugo da unha!  - 10

 Atuações sem densidade nenhuma – 4

 

Adorei!    

8,0 / 10,0

MariaShy2008-10-01 23:11:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti o filme com o meu irmão agora pouco. IMHO, o roteiro é bom (embora tenha umas capengadas), as atuações da dupla foram inconstantes (o assassino atuou bem no início e a vítima, só no final). Senti que faltou ao Pablo falar pro pessoal: "Mas que p**** de atuação é esta?"

 

E, falando nisso, agora sabemos que o Pablito é cineasta brasileiro: palavrões a granel em todo o filme! 16

 

E a fotografia, não gostei que foi em digital (é a nova sina do cinema brasileiro; ainda vou me acostumar), mas no geral foi bem feita.

 

Nota: 6/10

 

P.S.: Vi algumas fotos do Pablo no filme no início do tópico. Será da Versão do Diretor? 05

 

 

Link to comment
Share on other sites

Eu não gostei não. Achei a construção de diálogos toda muito forçada e a atuação dos atores definitivamente não ajudou em nada pra melhorar isso, o psiquiatra ... deixa. Aquele negócio todo envolvendo a ética (desde a introdução até o final) foi bem chavão desses filmes meio trashes que acabam saíndo direto pra locadora que a gente ve ao monte por aí, seria bom ter visto alguma coisa mais individual, menos padronizada, especialmente pra um projeto tão idealizado como aparentemente foi. Isso meio que demonstra que não interessa o número de boas referências que uma pessoa tem, é importante saber inserir as mesmas de maneira sútil dentro do contexto, senão o mesmo acaba perdendo identidade e o interesse, que eu poderia ter tido caso fosse mais pessoal e menos mecânico.

 

Enfim, opinião de leigo mesmo.
Beckin2008-10-04 13:38:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também não gostei; criticam muito o Magno, até gostei dele, o doutor lá achei pior. Não interessa, e só. É o tipo de filme que ninguem reve. Desinteressante; dialogos até legais, mas enfim, não vi. Esperava mais de um critico tão atento e bom como Pablo, achei os erros cometidos, como o do desfecho, grande pra, como falaram acima, vive de analisar e criticar filmes.

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

Não sabia que ia ter tantos' date=' mas já era previsível a penca de comentários negativos. Acho que as pessoas já estava com a julgamento na cabeça antes de assistir o curta. Assistir foi só um detalhe, mas o menos importante, e até dispensável Na verdade foi só o gatilho liberando as "criítcas prontas".

Quem não sabia que o jargão "caiu no mesmo erro que critica" ou "fez o mesmo erro que o Shyamalan" iria aparecer? Era só questão de tempo.

Não achei a última maravilha do mundo, mas foi bem feito. Atuações inconstantes, mas não sofríveis. Enredo batido e até clichê, mas que não tira a graça nem deixa prender a atenção.

 

Num ramo que considero extremamente difícil (pois não sou fã, e o que vejo por aí não me agrada), que é o curta, ele tem os seus méritos.
[/quote']

Olha, eu até acredito sim que muitas pessoas já tinham pedras na mão para lançar assim que o filme fosse finalmente liberado. Muitas aguardavam ansiosamente para ter finalmente um motivo para criticar o Pablo por algo que fosse dele, construído por suas mãos.

O problema todo é que não há como identificar essas pessoas e muito menos quantas são. E como já disseram aqui, existem também pessoas que vão para o lado oposto (vêem o filme com extrema boa vontade).

 

Até evitei de ficar falando muito do filme porque é um curta e minhas impressões de leigo dificilmente se avivam muito (tampouco gosto dos discursos inflamados de seus detratores), especialmente porque "infelizmente" preciso normalmente me identificar, conhecer e me aprofundar nos personagens para conseguir mergulhar na atmosfera do filme.

 

E nesse fator principalmente A_ética para mim não funciona bem em nenhum instante. Acho as atuações muito, mas muito fracas (quase amadoras mesmo, o que prejudica demais o filme), não gosto muito do roteiro (embora tenha uma premissa bem interessante) e nem da forma que foram expostas as revelações finais, tudo soa bastante artificial.

 

Algo a ser intensamente trabalhado em projetos futuros, na minha opinião, mas acho perfeitamente natural, ele está iniciando, justamente por isso precisamos ser sinceros...quem quiser entrar no ramo precisa começar mesmo para ver o que pode melhorar e estar preparado para as críticas, torço para que ele continue realizando seus projetos e em breve possamos discutir seus novos filmes (aliás, adorei ele postar o filme para ver o feedback do pessoal).

Mr. Scofield2008-10-05 14:59:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já acho que isso aí não tem muito a ver. Eu até entendo que antes de assistir o filme tenha alguém que fique "torcendo" pra que ele seja uma merda, por não gostar Pablo ou algo do tipo. Mas depois disso não consigo acreditar que alguém "minta" sua opinião aqui pra agradar ou deixar de agradar, ou deixe esse pensamento conveniente atrapalhar na hora que esteja assistindo. Quando eu vou assistir um filme do Michael Bay (exemplo classico) ou qualquer outro diretor que devido a filmes anteriores eu não teria motivo pra esperar grande coisa, é claro que eu já vou esperando que pode ser uma merda, isso é inevitável, mas eu vou sempre também com um pensamento que ele pode me surpreender. Eu não gosto do Michael Bay, fui assistir A Ilha achando que seria uma grande merda, gostei do filme. Fui assistir Transformers com um pouco mais de otimismo, achei uma grande merda. O que eu penso da pessoa não influencia em nada na hora de eu avaliar um filme, e vendo quem postou aqui, mesmo que tenham assistido o curta com uma certa "inclinação" para um determinado lado "acho que vou adorar - acho que vou odiar", duvido que isso tenha feito com que a visão da pessoa quanto ao curta tenha sido prejudicada.

 

Eu fui assistir esperando que não ia gostar, mas não pensei que fosse tão ruim. Eu achei muito muito ruim mesmo. Horrível. E eu até to surpreendido por encontrar pessoas aqui que achem absurdo isso.
Tensor2008-10-05 15:24:24
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que procede, Tensor, por já ter visto pessoas se cadastrarem no fórum falando mal de críticas do Pablo de uma forma um tanto desmedida, inclusive partindo para ofensas pessoais, muitas vezes eu fico abobado com tamanha animosidade, parecem que nutrem um ódio extremo por ele (embora não consiga entender de jeito nenhum os motivos 09).

Acho que ele angaria tanto fãs quanto detratores inflamados...espero que esteja errado, que bom seria se todos tivessem o bom senso que você cita acima.

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Cadê o emoticon de ironia' date=' meu Deus...

[/quote']

Nope, sua ironia só funciona para dizer que o Pablo não é humilde na realidade, portanto o comentário do Sunder procede, afinal tendo ou não humildade não há justificativa para tais posturas do mesmo jeito.

Mr. Scofield2008-10-06 07:06:11

Link to comment
Share on other sites

 

Eu sabia que você estava doido para falar uma besteira como essa, que previsibilidade... enfim, viva no mundo de sua imaginação, Sapo. Só cuidado pra não viajar demais e tropeçar nos próprios sapatos. 06

Você não tem a menor base pra falar isso e isto está PROVADO aqui mesmo (tanto eu quanto o Beckin criticamos o filme ou você não aprendeu a ler?). Try again, essa foi fraca. 06

Mr. Scofield2008-10-06 09:37:20

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...