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Blu-ray - Aquisições


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Putz, dancei então. Eu comprei baseado no review do Blu-ray.com que deu nota altíssima para o vídeo e no histórico da Paramount, que só tem feito lançamentos excelentes.

 

 

 

Se o EE estiver mesmo como nesse cap aí vai ficar impossível de se assistir. Maldição. Joguei dinheiro no lixo...Freak2009-01-17 13:59:59

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Dook, não é porque uma distribuidora caga um lançamento que você vai jogar o formato no lixo. Afinal problemas como esse sempre aconteceram com o DVD e você não deixou de comprar DVDs por casa disso.

 

 

 

E se existem alguns lançamentos cagados, também existem os fantasticamente bem autorados.

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Mas WIZZ... se o bluray está com esse problema de imagem esticada' date=' será que no DVD também? Eu não percebi nada.[/quote']

 

Sim, o DVD edição especial está. Somente o primeiro lançamento em DVD não anamórfico é que está correto (aspecto 1.66:1).

 

O problema é que desde que começou a autorar seus DVDs em wide anamórfico, a Paramount modifica todos seus títulos 1.85:1 pra 1.78:1, de forma a preencher completamente as telas 16:9. 

 

Em geral isso é feito abrindo os mattes, mas existem casos em que dão uma ligeira esticada vertical pra preencher toda tela. No caso do Truman, que era 1.66, foi necessário a esticada horizontal e em uma escala ainda maior que usualmente aplicada de 1.85:1 pra 1.78:1.

 

 

Puta q los pariu' date=' porque é tão difícil colocar na porra do disco, seja ele BD ou DVD somente o q se viu no cinema, sem tirar nem pôr?? [/quote']

 

??? Vai saber, né???

 

Se o EE estiver mesmo como nesse cap aí vai ficar impossível de se assistir. Maldição. Joguei dinheiro no lixo...

 

Se esse fosse todo o problema já tava achando pouco. 06

 

Vc não viu o que fizeram com o AR' date=' sem falar no DNR desastroso?

 

 

Eu comprei baseado no review do Blu-ray.com que deu nota altíssima para o vídeo e no histórico da Paramount, que só tem feito lançamentos excelentes.

 

Pode parecer presunçoso, mas eu atualmente não conheço um único site de review que preste. HDD, IGN e Blu-ray.com são disparados os piores, piada de mal gosto.

 

Isso pra novos filmes. Em termos de catálogo é pura loteria.

 

Basicamente, o encode tem sido sempre muito competente ficando acima os 30mbps (pra tirar qq dúvida). Entretanto, os masters é que muitas vezes deixam a desejar (antigamente se aplicava DNR e EE automaticamente no telecine).

 

Quando eles refazem ou o master é bom, o resultado é fantástico como no Godfather triloby, Election (supreendentemente bom) e Event Horizon (mas esse está ligeiramente esticado na vertical, conforme explicado acima).

 

Já Top Gun, Coach Carter, Truman Show, Patriot Games e Sum Of All Fears estão absolutamente terríveis apesar do encode de alto bitrate.

 

Clear And Present Danger e Days Of Thunder tb estão fracos com DNR, EE apesar do encode generoso, mas estão melhores que os anteriores.

 

Hunt For The Red October está muito bom, mas não excelente. Curiosamente, apesar de ser o mais antigo da série Jack Ryan, é o único que se safa.

 

Nisso acho que fecho o catálogo recente da Paramount, se tiver esquecido algum foi por lapso.

 

 

Na boa' date=' mas o cara do Blu-ray.com devia se matar. Vejam o que ele diz:

"I didn’t detect a trace of edge enhancement, compression issues, banding or noise." [/quote']

 

Como eu disse, review no blu-ray.com é piada de mal gosto. O próprio membro que apontou os problemas foi banido para sempre, rssss.
Wizz2009-01-17 16:02:49
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Hehehehehehe... Depois dessa' date=' vou esperar mais um pouco para comprar um BD player... [/quote']

 

Dook' date=' não é porque uma distribuidora caga um lançamento que você vai jogar o formato no lixo. Afinal problemas como esse sempre aconteceram com o DVD e você não deixou de comprar DVDs por casa disso.

E se existem alguns lançamentos cagados, também existem os fantasticamente bem autorados.[/quote']

 

Exatamente.

 

Me considero um crítico ferrenho da qualidade dos discos, mas isso não me faz pensar menos do formato como um todo.

 

Muito pelo contrário, são os releases fantásticos que me permitiram ter esse nível de exigência hj: transfers/encodes altamente transparentes aos elementos originais.
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Sim' date=' o DVD edição especial está. Somente o primeiro lançamento em DVD não anamórfico é que está correto (aspecto 1.66:1).

 

 

 

O problema é que desde que começou a autorar seus DVDs em wide anamórfico, a Paramount modifica todos seus títulos 1.85:1 pra 1.78:1, de forma a preencher completamente as telas 16:9. 

 

 

 

Em geral isso é feito abrindo os mattes, mas existem casos em que dão uma ligeira esticada vertical pra preencher toda tela. No caso do Truman, que era 1.66, foi necessário a esticada horizontal e em uma escala ainda maior que usualmente aplicada de 1.85:1 pra 1.78:1.

 

[/quote']

 

 

 

Putz, eu nem sabia que o AR original era 1.66:1. O IMDB diz que 1.85:1 é o intended ratio.

 

 

 

Por que não fazer como a Fox fez com o Dr. No, que é 1.66:1 e fica com barrinhas laterais na tela da TV? Muito melhor assim, sem deformar a imagem...

 

 

 

Os executivos dessas empresas não estão batendo bem. Vai ver algum funcionário da "Imagem Mutilada Filmes" foi fazer um estágio lá.

 

 

 

 

 

 

Se esse fosse todo o problema já tava achando pouco.

 

 

 

Vc não viu o que fizeram com o AR' date=' sem falar no DNR desastroso?

 

[/quote']

 

 

 

De fato, esse é o preço que eu paguei por confiar nesses reviews. Nunca mais.

 

 

 

 

Como eu disse' date=' review no blu-ray.com é piada de mal gosto. O próprio membro que apontou os problemas foi banido para sempre, rssss.[/quote']

 

 

 

Ridículo, eu li agora o tópico do AVS e ainda não esotu acreditando nisso. Baniram o cara só porque ele apontou as falhas no review. Isso é que é ditadura.

 

 

 

Blu-ray.com agora pra mim só servirá para conhecer capas e consultar datas.

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 [quote=Mime]O BD do Dark Knight está mesmo cheio daquela "aura" de EE em torno das coisas?

Sim, EE + DNR.

Mas EE existe em praticamente tudo que vc assiste: DVD, Laserdisc, Cable, etc. Praticamente não existe nem DVD sem EE.

O detalhe é que enquanto vc não sabe o que é, poucas pessoas percebem. Mas depois não tem volta, uma vez conhecendo, vc passa a ver em tudo lugar.

Felizmente, os BDs de filmes novos e os catálogos com novos transfers tem sido majoritariamente livres do problema ou pelo menos com uso não intrusivo.

TDK não é um desses.

Tenho tb o disco UK e o encode é exatamente o mesmo.

[Os caps estão dando problema aqui no forum, favor abrir no link abaixo]

 

 
My take:
 
Sobre o AR, conforme discussão prévia, não tem nenhum grande mistério nesse caso do TDK. O diretor resolveu experimentar (lei-se tb motivos comerciais) filmando algumas cenas em IMAX (AR próximo de 1.44) e o restante em 35mm normal. Esse tipo de experiência não é de tudo inovadora. São raros mas existem outros casos de AR variável (se não me engano até o Enchanted começa em um AR e depois muda).

Mas em todos os cinemas convencionais, devido à impossibilidade de se obter a experiência similar ao IMAX, onde o AR abria na vertical, o filme foi reproduzido em 2.40:1. Aqui no Brasil, portanto, foi só 2.40:1.

Dessa forma, o filme tem na verdade dois AR originais. Um que em princípio foi o idealizado e preferido por Nolan e outro que foi a formatação que a quase totalidade dos espectadores assitiram nos EUA e mundo a fora.

Infelizmente, o BD não é exatamente nem um nem outro, é uma tentativa de recriação da experiência IMAX idealizada por Nolan, onde o visual abria na vertical nas cenas de maior impacto. Portanto o BD é uma aproximação, já que as cenas IMAX tiveram que ser reformatadas(cortadas) de 1.44 para preencher o 1.78:1, 'recriandor' o efeito dessa abertura.


Quanto ao video:

O trecho apresentado no BD do BB foi montado antes da edição final do filme por isso difere um pouco em termos de color timing e com AR um pouco mais próximo do original. Particularmente gostei mais do color timing apresentados no BB, mas se o outro for de fato o correto, não me incomodo. Entretanto, surgiu a discussão se o contraste teria sido exacerbado no BD por alguma falha de masterização, já que temos tantas outras
 
A parte IMAX está substancialmente melhor que o resto do filme, mas não de toda livre dos problemas. O que me mais preocupa é que no geral a qualidade no BB está melhor do que no DK propriamente dito.
 
Numa olhada rápida o cap do DK pode parecer mais tridimensional devido ao reforço do contraste. Mas isso fez o EE muito mais pronunciado como se pode ver no segundo cap e a imagem ficou bem mais 'harsh' com aspecto meio 'videoish'. Além dos relatos de usuários que dizem ter boa experiência com a projeção digital do filme, na comparação direta dá para se perceber claramente o aspecto de um sharpening artificial no BD do DK (como se tivesse subindo o controle de nitidez na TV). Já o trecho no BB, além de apresentar um aspecto muito mais natural, a compressão tb me parecer ser melhor. Vejam por exemplo o aquele prédio mais escuro que está lateral à direita do terreço focado. No cap do DK dá para ver claramente um blocking ali, enquanto na versão do BB está perfeito.
 
Nos demais caps dos trechos normais, vejo claramente sinais de artifacting de pronunciado DNR, resultando em uma granulação não muito homogênea e com aspecto meio smeared.
 
Os caps de close-up como o do Christian Bale estão terríveis, puro artifacting no background e até mesmo sobre o rosto dele. O cap do chinês então não dá nem para falar, DNR agravado com EE.
 
Lógico que tem aquela história: em movimento e sentando-se a uma distância maior que 2 screen widths (1,5 é o ideal) as coisas melhoram bastante e a maioria vai clamar que o disco está perfeito. Mas perante uma evidência tão drástica assim, dá para dizer que o discos está longe do ideal.
 
Para colocar em perspectiva, vejamos alguns caps referência para produções do mesmo período:
 
http://img171.imageshack.us/img171/183/indy2vz1.png
http://www.phloyd.org/png/Indiana%20Jones%20Crystal%20Skull_894_2.png
 
http://www.phloyd.org/png/Hellboy%20II_961_2.png
http://www.phloyd.org/png/Hellboy%20II_961_5.png
 
Simplesmente outra coisa!


Para agravar as coisas, depois posto a comparação com o trailer HD da Apple. É coisa pra deixar de cabelo em pé.

Wizz2009-01-17 17:28:51
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Mas WIZZ... se o bluray está com esse problema de imagem esticada' date=' será que no DVD também? Eu não percebi nada.[/quote']

 

Sim, o DVD edição especial está. Somente o primeiro lançamento em DVD não anamórfico é que está correto (aspecto 1.66:1).

 

O problema é que desde que começou a autorar seus DVDs em wide anamórfico, a Paramount modifica todos seus títulos 1.85:1 pra 1.78:1, de forma a preencher completamente as telas 16:9. 

 

Em geral isso é feito abrindo os mattes, mas existem casos em que dão uma ligeira esticada vertical pra preencher toda tela. No caso do Truman, que era 1.66, foi necessário a esticada horizontal e em uma escala ainda maior que usualmente aplicada de 1.85:1 pra 1.78:1.

 

Realmente frustrante. Deixei de comprar o lançamento anterior a esta "Edição Especial", justamente por considerar "pelado" e sem dublagem. Pensei que estava com uma edição caprichada, mas pelo visto, mais uma ilusão. Fico pensando no que o colega anterior perguntou: Por quê será que é tão difícil manter a imagem intacta? Que dureza... Lançamentos assim é que deixam a gente desanimado para comprar dvds.
eraj2009-01-17 23:48:42
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Olha' date=' fiquei muito preocupado agora, pois junto com Truman Show também comprei o Ghost que também é catálogo da Paramount. Será que fizeram a mesma cagada com esse também? [/quote']

 

Ghost tá mais ou menos, contextualizando na mensagem anterior sobre os catálgoos da Paramount, fica entre a linha do Hunt For The Red October e Days Of Thunder.

 

Um que está excelente é o Friday The 13th. Esse pode comprar sem medo.

 

Até mesmo pq a versão internacional é da Warner, aí não deve chegar nem perto.

 

Os caras acabaram de estragar Domino, Batman (4 antigos), Wedding Crashers e mais um tanto de coisa. (nenhum desses é terrível, mas todos tem smeared grain, artefatos de compressão notáveis principalmente nos backgrounds).
Wizz2009-01-19 20:44:45
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Chegaram hoje, o primeiro pela DVDCRAVE, site indicado pelo Sapo, a quem agradeço; os demais pela Amazon UK, mais rápida, pelo que pude julgar nesta primeira experiência, que a americana. Os 3 primeiros BDs têm legendas em português. Ainda não testei os filmes. A capa do 300 é diferente desta que peguei no site.

 

 

 

 

 

sweeneyvj4.jpg

 

 

 

 

 

300ms4.jpg

 

w240.png

 

 

 

 

 

gooniesbv6.jpg

 

w240.png

 

 

 

 

 

islandmk1.jpg

 

w240.png

 

 

 

 

 

zuluol2.jpg

 

w240.png

 

 

 

 

 

 

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Ghost tá mais ou menos' date=' contextualizando na mensagem anterior sobre os catálgoos da Paramount, fica entre a linha do Hunt For The Red October e Days Of Thunder.

 

[/quote']

 

 

 

Menos mal. Se está regular já é um grande avanço em relação ao DVD.

 

 

 

 

Um que está excelente é o Friday The 13th. Esse pode comprar sem medo.

 

 

 

Até mesmo pq a versão internacional é da Warner' date=' aí não deve chegar nem perto.

 

[/quote']

 

 

 

Bom saber. Vai pra wishlist.

 

 

 

Não consigo entender a Warner. Nem sei como Poltergeist se salvou...

 

 

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Está em pré-venda aqui:

 

 

 

 

 

 

 

http://www.hidefdvd.com/i/blu-ray/PRT140604BR.htm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2577_front.jpg

 

 

 

 

 

Mas sem legendas PT, antes que alguém pergunte, já que a Paramount só distribui esse nos Estados Unidos.

 

 

 

Curiosamente, pra esse que segundo o Wiz está excelente o Blu-ray.com deu nota 3,5, enquanto que pro Truman Show que está uma droga deram nota 4,5. Vai entender. Freak2009-01-19 22:31:21

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Wizz como está a imagem desse Silêncio dos Inocentes aí? Vale à pena?

 

 
[/quote']

 

Nacka,

 

o disco ainda não saiu.

 

a FOX/MGM tem sido simplesmente 'arrebatadora', destruidora, incrível na qualidade de apresentação dos seus lançamentos: The Happening, Mirrors, Babylon A.D., Deception, Street Kings, Shutter, What Happens In Vegas, etc.

 

Mãsss, entretanto, contudo, no entanto, quando se trata de catálogo, o que vale para a Paramount vale aqui tb: o gargalo fica por conta do master.

 

Quando eles voltam aos elementos originais e re-transferem o filme, ou por sorte o master não é tão novo mas é bom, o resultado é de fantástico/excelente (The Sand Pebbles, The French Connection 1 e 2, Planet Of The Apes (Saga), Die Hard (trilogy)) a muuuuito bom (Romancing The Stone, Jewel Of The Nile, Point Break).

 

Entretanto, quando o master tem DNR e/ou EE na fonte, não tem encode que salve: Unfaithfull, Jingle All The Way, Supertroopers, Mrs. Doubtfire, Home Alone. No caso desse último, inclusive falei com o próprio cara que fez o encode; ele garantiu que o encode está realmente transparente e o problema era no master, tanto que o bitrate tá lá no talo (e isso ele adiantou antes do disco sair).

 

Portanto, nesse casos, tudo depende se o estúdio estiver disposto a gastar la plata ($$$).

 

Para o Silence Of The Lambs, tem ainda um agravante, até onde sei esse disco está pronto faz quase 2 anos (acho que já até saiu em algum lugar na Europa ou no Japão), em BD-25 com encode baixo bitrate MPEG-2.

 

Vejam que o problema não é exatamente BD-25 e MPEG-2 (conforme fiz questão de dismistificar anteriormente), mas muito provavelmente a implementação conjunta em um encode de baixo bitrate lá dos primórdios do formato, vindo de um master provavelmente não muito bom pra começar.

 

Mas, se por acaso eles tiverem voltado atrás e quietinhos retransferido o filme, daí fica bem promissor. 
Wizz2009-01-19 23:27:07
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