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Forum Cinema em Cena

Gran Torino (novo do Clint Eastwood)


Giordanno
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Vi o filme e gostei muito. Bem interessante ver como uma boa dose de humor foi inserido nessa narrativa eastwoodiana, que em determinados momentos se transforma em um verdadeiro fell-good movie. Mas, claro, o enaltecimento à ética e valores aparentemente perdidos se fazem presentes mais uma vez, e tudo é conduzido com a simplicidade característica do ator/diretor.

Clint entrega uma ótima atuação e não poderia ser diferente, esse papel sintetiza toda a carreira do velhinho, não tinha como ser mais icônico. 4,5/5

 
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Vi o filme e gostei muito. Bem interessante ver como uma boa dose de humor foi inserido nessa narrativa eastwoodiana' date=' que em determinados momentos se transforma em um verdadeiro fell-good movie. Mas, claro, o enaltecimento à ética e valores aparentemente perdidos se fazem presentes mais uma vez, e tudo é conduzido com a simplicidade característica do ator/diretor.

Clint entrega uma ótima atuação e não poderia ser diferente, esse papel sintetiza toda a carreira do velhinho, não tinha como ser mais icônico. 4,5/5

 
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Ainda temos que lembrar que esse é, segundo Eastwood, o último trabalho dele como ator...

 

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Sim, provavelmente ele vai se aposentar como ator. Em grande estilo, pois é a melhor interpretação dele. E só depois de refletir sobre o filme que eu percebi, mas o final do filme  pode até ser interpretado como uma brilhante metáfora sobre a brusca mudança na carreira do Clint. É bem bonito.

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  • 3 weeks later...
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OSCAR 2009: Clint Eastwood, a injustiça deste ano
(23/01/2009 - 12h37)

Por Heitor Augusto

 

img_news_23012009MATERIA-poster-a.jpg

Clint Eastwood como Walter Kowalski
em Gran Torino
Como qualquer premiação, o Oscar comete equívocos, injustiças e, por muitas vezes, premia filmes por fatores extracinematográficos. Como explicar, por exemplo, a cegueira da Academia com a sátira política de Tempos Modernos (1936) ou a negação à crítica ferrenha de Cidadão Kane (1941)? Na edição de 2009, a cegueira atingiu Clint Eastwood, que merecia indicações em, pelo menos, quatro categorias, todas por Gran Torino.

Comecemos pela categoria Melhor Filme. Eastwood concebeu um personagem que é certamente um dos melhores já escritos. Walter Kowalski carrega em si uma ironia ao que é ser um americano conservador que discrimina estrangeiros. Kowalski, ao longo do filme, tem a possibilidade de redenção, o que não é nenhum segredo. Porém, os caminhos para chegar até lá, a intensidade da mudança e, especialmente, a maneira de fazê-la são simplesmente impressionantes, mesmo que irreais. Eastwood constrói um personagem de cinema e o encerra com um final que merece ser chamado de "cinematográfico".

Porém, a Academia não deixa de, sempre que tem oportunidade, indicar algum filme que use o nazismo como pano de fundo, um dos filões mais explorados do cinema. Assim, O Leitor, com um elenco estrelar (Kate Winslet e Ralph Fiennes) e a direção do já indicado Stephen Daldry (As Horas e Billy Elliot), entrou. E as indicações deste ano também reiteram que a Academia também gosta de cinebiografias tradicionais: ao fazer um filme mais sóbrio, Gus Van Sant e seu Milk - A Voz da Igualdade, um retrato do primeiro político gay assumido nos EUA, receberam indicações; quando mergulhou em uma viagem alucinante em Últimos Dias, retrato pouco convencional de Kurt Cobain, a Academia fingiu que não viu.

Melhor Ator

Se Walter Kowalski é o que é, parte de sua vida depende da interpretação de Eastwood, que transita com tremenda folga na pele do personagem. O ator absorveu o que Harry Callahan de Dirty Harry tinha de melhor para nos presentear com um anti-herói. Seu personagem não é linear e, por muitas vezes, o silêncio é mais importante que o texto. Mas a Academia resolveu surpreender e dar a primeira indicação da carreira de Richard Jenkins, de The Visitor. Será que foi um gesto de aplauso para o primeiro protagonista que o ator interpretou em 35 anos?

Um parênteses: Sally Hawkins de Simplesmente Feliz não repetiu a premiação no Globo de Ouro e sequer foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante. Seria porquê a Academia não é muito chegada em comédias?

Melhor Direção

Clint Eastwood, que em 2005 foi ganhou as estatuetas de Direção e Filme por Menina de Ouro, também passou em branco nas indicações da Academia para diretor. Neste ano, todos as produções indicadas a Melhor Filme tiveram seus respectivos diretores também indicados.

Isso, porém, não é uma regra, ao menos na última década. Nas últimas oito edições do Oscar, em apenas uma, a de 2006, todos os filmes tiveram seus diretores indicados. No meio do caminho, David Lynch foi indicado em 2002, mas Cidade dos Sonhos não; Fernando Meirelles, em 2004, foi indicado, mas Cidade de Deus ficou de fora; ou Julian Schnabel, ano passado, que foi indicado, mas O Escafandro e a Borboleta foi preterido pelo "quadrado" Desejo e Reparação.

Portanto, haveria espaço, sim, para uma merecida indicação de Eastwood como diretor, mesmo que Gran Torino ficasse de fora de Melhor Filme.

Melhor Canção

Para encerrar, falemos da categoria que no ano passado premiou a simpática Falling Slownly, do canadense Apenas Uma Vez. Neste ano, Quem Quer Ser um Milionário? ganhou duas indicações e Walle-E, uma.

O Saya, do filme anglo-indiano, é extremamente hábil em captar a atmosfera dos favelados de Mumbai a que se refere o título original do filme. Só que a Academia se empolgou demais com o clima West Side Story dos créditos finais do longa e resolveu colocar também Jai Ho.

Se O Saya é o símbolo da atmosfera de Quem Quer Ser Um Milionário?, a canção Gran Torino carrega todo o significado do longa de Clint Eastwood. Uma tremenda injustiça deixá-la de fora.
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Pode conter um spoiler ou outro.

 

É um

conto de altruísmo muito simples e direto, sem desvios, bem objetivo

mesmo. Construir tudo ao redor da grande atuação do Clintão é uma

grande sacada, mas somente a cereja do bolo. Há muito mais o que

observar, como por exemplo o mapeamento de um país diagnosticado como

possuidor de ilhas suburbanas que mais parecem saladas cultutrais

perdidas em suas próprias barreiras e intransigências.

 

A inversão na expectativa escondida lá no final é um tapa na cara saboroso em sua sutileza, gerando um efeito contrário ao de Dogville,

embora igualmente bom. A sede pelo sangue e pela vingança, tão

arraigados no incosciente coletivo, é uma engrenagem do mal

contemporâneo. Shame on you and shame on me.

 

E o que mais torna Gran torino

tão especial? O fechamento do arco pessoal de um autor moldado pela

idade, talhado pelo tempo, que só poderia resultar num filme tão

particular quanto bonito, não coincidentemente ao mesmo tempo.

 

 

 

Gago2009-03-20 22:12:54

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  • 1 month later...
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Depois de longo período afastado dos cinemas finalmente voltei à tela

grande(como não ia viajar nas férias,tinha planejado passar as férias

todas indo ao cinema diariamente, mas tive um AVC, passei metade das

férias no hospital e qdo fui liberado um problema no olho esquerdo q

ficou como sequela me impediu de ir ao cinema ainda por uns 40 dias,

sendo q nos 10 primeiros não podia nem ler ou usar o computador...

coisas da vida...). Sexta, finalmente liberado pelos médicos, corri pro

cinema; minha reestréia. Infelizmente não matou bem a vontade, pq a

frustração foi grande. O atraso em quase 20 minutos no início da sessão

em função de um tilt no projetor parecia um aviso do q estava por vir.

Frustração é uma coisa q em geral é proporcional à expectativa. E vamos

convir que quando se trata do mesmo cara que dirigiu "Sobre Meninos e

Lobos"(detesto esse título absolutamente ridículo, mas o filme é

ótimo), "Menina de Ouro" e "Cartas de Iwo Jima" , voce já vai ao cinema

com uma expectativa grande. Grand Torino, último filme de Clint

Eastwood atuando, segundo palavras

do próprio(de agora em diante vai se dedicar somente á direção)é

decepcionante para se dizer o mínimo.

 

 

Eastwood é Walt

Kowalski,um veterano da guerra da Coréia que com a morte da esposa se

vê sozinho já que não tem um relacionamento próximo com os filhos e

netos e seu antigo bairro agora està tomado de asiáticos que ele odeia.

Depois que intervém num incidente salvando a pele do vizinho

asiático(que antes havia tentado roubar seu carro q dá nome ao filme),

Walt vira uma espécie de herói do bairro e passa a ser admirado e

respeitado pela vizinhança asiática que tanto odeia. Aos poucos o velho

ranzinza vai amolecendo e acaba fazendo amizade com uma garota asiática

e se aproximando dos vizinhos que antes detestava.

Lendo assim nem parece tão ruim. Mas é!

(daqui pra frente pode conter spoilers)

 

 Eastwood,

talvez por querer evitar uma eventual polêmica, força tanto o

preconceito contra os asiáticos que ele se torna meio caricato e

"engraçadinho"(e tb, na minha opinião, inverossímil). As atuações dos

coadjuvantes são de chorar de ruins. O garoto asiático que mora ao lado

de Walt; Thao, é  tão mal interpretado q mais parece um debilóide do

que apenas um garoto mais tímido e inocente(q me pareceu ser a

intenção).

A transição do ódio para amizade com os "chinas"(como o

próprio Walt se refere)é rapidíssima, pouquíssimo desenvolvida e quase

sem sentido. Há momentos em que é(ou deveria ser) mais engraçado e

momentos com uma carga dramática mais intensa, mas as piadas não tem

muita graça e a parte dramática não convence. As cenas "Dirty Harry

mode on" tb não convencem nem um pouco com o vovô Eastwood dando uma de

durão pra cima dos garotos maus que se borram de medo. O filme todo é

meio artificial, inverossímil mesmo, duro de engolir. Uma pena, até pq

sou fã do cara, mas a despedida de Eastwood das telas foi fraca demais.

Um cineasta com o gabarito dele tinha que nos apresentar uma coisa

melhor e sair de cena em alto estilo.

 

Obs. Pra não dizer q é

tudo muito ruim, vale a pena prestar atenção no carro, o tal Grand

Torino. pra quem curte carros antigos, é um daqueles american muscle

cars simplesmente maravilhoso.

 

Estou surpreso de ver quanto gente adorou e acha q foi injustiçado no Oscar... Grand Torino como melhor filme?? Não vi os outros(pelos motivos q expliquei acima, não vi nada relacionado ao Oscar), mas tem q ter sido uma safra ruim demais pra esse fraquíssimo filme pleitear um lugar entre os melhores...

 

 

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Bem, assisti ao filme, de madrugada, la pelas 3 da manhã, e estava com muito sono pro final do filme, o que interferil em meu julgamento, certamente... Porém, o filme me pareceu fraco em seu argumento, de um principio forte.

 

O filme é bom, uma excelente atuação do Eastwood, mas as relações se formando muito rapidas, deixaram-nas superficiais, e momentos de ficção onde um velho rabugento consegue fazer gangues fugir pela simples rabugentisse do idoso, faz o que seria um tom leve e simples do filme se perder em um aspecto fantasioso pueril, um conto de fadas sem efeito, sem encanto, de tão pueril, se tornou apenas uma ideia dissolvida no ar...

 

era para ser um filme leve, que tirasse o peso das problemáticas urbanas ali inserido, focando no afrontamento de barreiras sociais e intimizando-as, mas com a falta de uma redenção do homem crivado em suas jaulas racionais, com a relação destituida de um prolongamento mais intimo, fez do foco, algo tenue demais, fraco demais.
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Bem, vi ontem e é um ótimo exemplar do cinema de Clint Eastwood...é um filme pós Obama, não tem como negar (yes we can)....retrata bem o que os EUA passam hoje...um cara ranzinza, chato e metido a durão, alem de ser velho, descobre que ele tem mais a ver com seus vizinhos asiáticos do que seus próprios filhos....é uma metáfora, a mudança no comportamento do ator durante o filme é marcante, ou seja, se um cara como ele pode mudar, por que um país não pode? É Clint se autodirigindo, e nisso ele entende bem, ele está disposto a se olhar, a se autocriticar, a se autoanalisar e ele emociona o público, não tem como ficar indiferente, e é uma experiência nova para ele e creio que se sai bem...e com um tema difícil, choque de gerações, etnias e culturas....ele se saiu bem...crazy2009-03-25 21:26:53

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  • 4 weeks later...
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Nossa, juro que eu esperava mais sucesso desse filme aqui no fórum.. Chocada!!!

 

Gran Torino - 10/10

Fui ao cinema meio que por acaso com 2 amigas e escolhemos o filme apenas por qeustão de horário de exibição... Não prestei muita atenção, estava resolvendo uns assuntos por sms... Mas o final me impressionou e sai dalí certa de que teria de rever o filme .

Que coisa linda, que filme esplendoroso!!!

Ele te prende sem precisar usar de sexo, pessoas peladas, violência exagerada ou aquelas cenas fantásticas de ação...

Ele te prende apenas com as atuações maravilhosas que mostram claramente as nuances de cada personagem, suas mudanças no decorrer do filme e como somos pegos de surpresa por sentimentos inesperados e que não podemos controlar...

E adorei o final, achei lindo e muito emocionante, chorei muito!!!
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Pois é, esse filme é otimo. De certa forma, é ate surpreendente levando-se em consideração que e uma historia mais intimista e um filme aparentemente menor do Eastwood. Ainda por cima teve um povo que detonou.

 

Mas esse lado mais pessoal e sem pirotecnias (como foi citado) e que torna ele maravilhoso, e me pegou de jeito devo adimitir. Junto com Na Natureza Selvagem, esse foi o filme que mais me apeguei ao personagem principal e sofri com o seu destino, nesses ultimos anos (e que vi no cinema).

 

Grande atuação de Eastwood, tirando o diabo dos rosnados (06). E uma otima historia tambem (apesar de simples), que por mais que aborde a sociedade americana, vale tambem para outros lugares. É no fim das contas uma historia universal.

 
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Verdade... Incrível como a história de um velho rabugento e preconceituoso que se sensibiliza com a vida das pessoas que mais despreza, e percebe que justamente essas pessoas tem mais em comum com ele do que seus próprios filhos, e que essas pessoas cuidam umas das outras até o fim de suas vidas, e com amor, te prende e emociona de tal maneira que parece que você viveu aquilo, que conhece aquelas pessoas!!! Maravilhoso!!

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  • 2 weeks later...
  • Members
No mundo mágico de Grand Torino gangues de jovens armados com metralhadoras fogem de um velhote com espingarda e pistolinha...

Achei entediante. Apenas mais um filme de idoso metido a durão lutando contra os jovens criminosos em seu bairro.

 

grande comentario...06

 

o clint simplismente é um grande ator... mas nao se encaixa nesse tipo de filme ruim...apesar de ter sido escrito por ele...

mas falar que esse filme é bom?ou do tipo que prende?

acho que nao obrigado.

 

 

 

 
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