Jump to content
Forum Cinema em Cena

Dario Argento


Investigador L
 Share

Recommended Posts

  • 5 months later...

01. Prelúdio Para Matar (1975) - 4/4
02. Tenebre (1982) - 4/4
03. Mansão do Inferno (1980) - 4/4
04. Suspiria (1976) - 4/4
05. O Gato Preto (1990) - 4/4
06. Pelts (2006) - 4/4
07. O Pássaro das Plumas de Cristal (1970) - 3/4
08. Trauma (1993) - 3/4
09. Jenifer (2005) - 3/4
10. Sleepless (2001) - 3/4
11. Ti Piace Hitchcock? (2005) - 3/4
12. Phenomena (1985) - 2/4
13. O Gato de Nove Caudas (1971) - 2/4
14. Terror na Ópera (1987) - 1/4
15. Síndrome de Stendhal (1996) - 1/4
16. Mãe das Lágrimas (2007) - 1/4
17. Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971) - 0/4

Sleepless tem provavelmente o melhor roteiro com que Argento já trabalhou, o que naturalmente não quer dizer BOSTA nenhuma (especialmente quando o cara perde 10 minutos explicando e atando pontas). Mas enfim, uma colagem de grandes momentos da carreira do cara, embora Sleepless não se compare a nada de Pelts pra cima. Fez mais ou menos aquilo que eu achei que Giallo faria (ou fará): Argento consciente de sua própria história. Temos os grandes elementos. Goblin na veia, "eu acho que vi uma coisa importante", trumas de infância, assassino que muda de identidade 15 vezes nos últimos minutos, e aquela câmera que está tranqüila como se fosse um plano geral comum e de repente encarna a subjetiva. Muito de O Pássaro das Plumas de Cristal, Profondo Rosso, Tenebre e O Gato de Nove Caudas. E a morte no teatro é GENIAL, das coisas mais lindas que ele já filmou.

Link to comment
Share on other sites

Normalmente não troco idéia contigo por pura falta de oportunidade, Troy.

 

Achei que Stendhal seria um dos meus filmes favoritos no início. Asia + um plot foda + uma sugestão de metalinguagem + um serial killer à solta + mil possibilidades pro Argento surtar visualmente. Daí que a classe, o estilo e a inventividade ficaram a milhas de distância do usual. É óbvio, é banal, e é chato pra caralho na maior parte do tempo. Na verdade eu nem sei como o filme consegue ter duas horas. Mas acho a cena final uma beleza.
Link to comment
Share on other sites

1- Prelúdio para Matar - 5/5

2- Tenebre - 4,5/5

3- Suspiria - 4/5

4- O Pássaro das Plumas de Cristal - 4/5

5- Phenomena - 3/5

 

Phenomena é bem o que o Foras já escreveu. Um começo bem legal e um final muito foda. Pena que o meio não mantenha a qualidade Argento. Sem contar a trilha metal que não combina mesmo. Mesmo assim tem cenas ótimas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Veja imagens de Giallo, novo filme de Dario Argento

Por Érika Grijó

12/02/2009

 

Veja abaixo uma galeria de imagens de Giallo, novo filme de Dario Argento. Na trama,  Adrien Brody é um investigador italiano que precisa descobrir o paradeiro da irmã de uma aeromoça. A moça, uma modelo, fora seqüestrada por um serial killer conhecido como "Giallo".

giallo1.jpg

giallo2.jpg

 

giallo3.jpg

 

giallo4.jpg

 

giallo5.jpg

 

giallo7.jpg

 

giallo8.jpg

 

giallo10.jpg

 

giallo9.jpg

 

giallo12.jpg

giallo11.jpg

giallo13.jpg

 

Emmanuelle Seigner (O Escafandro e a Borboleta) e a espanhola Elsa Pataky (Serpentes a Bordo) também estão no elenco. O roteiro é assinado por Jim Agnew e Sean Keller.

 

Além de ser o termo usado para designar a cor amarela, a palavra Giallo também serve para nomear ficções literárias baratas, que combinam terror e erotismo.

 

Giallo aindanão tem data de estréia definida.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

 

 

1- Prelúdio para Matar - 5/5

2- Tenebre - 4,5/5

3- Suspiria - 4/5

4- O Pássaro das Plumas de Cristal - 4/5

5- Phenomena - 3/5

6- Terror na Ópera - 3/5

 

Esse parece que não se desenvolve tão bem, mas (SPOILER) a cena do olho mágico e a parte da vítima sozinha com o assassino no apartamento estão entra as melhores do Argento. E assim como em Phenomena achei  a trilha meio deslocada.fapreve2009-03-09 23:23:58

Link to comment
Share on other sites

 

Veja imagens de Giallo' date=' novo filme de Dario Argento

 

Por Érika Grijó

12/02/2009

 

Veja abaixo uma galeria de imagens de Giallo, novo filme de Dario Argento. Na trama,  Adrien Brody é um investigador italiano que precisa descobrir o paradeiro da irmã de uma aeromoça. A moça, uma modelo, fora seqüestrada por um serial killer conhecido como "Giallo".

giallo1.jpg

giallo2.jpg

 

giallo3.jpg

 

giallo4.jpg

 

giallo5.jpg

 

giallo7.jpg

 

giallo8.jpg

 

giallo10.jpg

 

giallo9.jpg

 

giallo12.jpg

giallo11.jpg

giallo13.jpg

 

Emmanuelle Seigner (O Escafandro e a Borboleta) e a espanhola Elsa Pataky (Serpentes a Bordo) também estão no elenco. O roteiro é assinado por Jim Agnew e Sean Keller.

 

Além de ser o termo usado para designar a cor amarela, a palavra Giallo também serve para nomear ficções literárias baratas, que combinam terror e erotismo.

 

Giallo aindanão tem data de estréia definida.

 

 

 
[/quote']

 

Sinceramente ? Curti essas imagens não...

Salvo a do careca esfaqueando a mocinha, todas parecem de algum filmeco hollywoodiano. E ainda tem essa mala chamada Adrien Brody, sei não...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

 Ví TENEBRE

tenebre-1980-movie-poster1-719813.jpg

 

 Esse é o 1º filme de Dario Argento q assisto, mas não me impressionei muito não. A trama é bem simples: Peter Neal(Anthony Franciosa) é um escritor de historias de suspense, que vai a Roma divulgar seu novo livro, intitulado Tenebre. Mas uma serie de assassinatos começa a acontecer na cidade, e paginas do livro são deixadas na boca das vitimas.

 

 Ao mesmo tempo, Neal começa a receber cartas e telefonemas do misterioso assasino, oque o leva a juntar esforços com o Capitão Germani(Giuliano Gemma) para descobrir a real identidade do Serial Killer.

 

 Confesso que não estou muito acostumado ao Giallo, genero a que pertence este filme, e  que parece misturar Slasher(embora o Giallo tenha surgido primeiro) e Thriller policial. Apesar d simples, a premissa é muito interessante, mas acho q mal desenvolvida.

 

 A trilha sonora do filme é bem fraquinha, lembrando muito a trilha utilizada nos filmes de George Romero, mas longe de funcionar como aquelas. A fotografia é otima, e a uma cena que parece ser um plano sequencia(embora eu tenha minhas duvidas) que é realmente de cair o queixo.

 

 As atuações não são grande coisa. Do elenco principal, quem mais se destaca é Gemma, já que o personagem do detetive vai crescendo de maneira espetacular ao longo do filme. Quanto as vitimas femininas, é aquilo q é totalmente compressivel, o publico masculino não esta interessado em sua atuação, e sim nas cenas q antecedem seu assassinato, em q normalmente as personagens aparecem com pouca roupa.06

 

 A figura do assassino até q é bem construida. Sempre que ele esta em ação, vemos apenas luvas pretas. Quando ele fala, é com uma voz aguda e fria. 

 

 A forma como o filme foi decupado, faz d tudo para confundir o expectador,e aqui Argento ganha um ponto por unir narrativa e tecnica para conduzir o expectador a pistas falsas, apenas para mostrar q oque pensavamos estava errado.

 

 O uso da camera subjetiva tambem é muito bem empregado pelo diretor, que em alguns momentos consegue gerar o classico suspense Hitchcockiano, mas que parece não saber dar o desfecho para esses momentos de suspense, oque acaba deixando um certo ar de frustração.

 

Há momentos tambem em que a historia apela. Uma garota tem o azar de ser perseguida por um cachorro, e numa cidade do tamanho de Roma, acaba indo parar justamente no refugio do assassino? Apelou na coincidencia absurda. 

 

 AO desfecho do filme é bem angustiante, embora comece com uma cena q era pra ser uma das mais chocantes, mas acaba ficando mal feita. Mas a revelação da identidade do assassino, e os desdobramentos posteriores, regados a muito sangue, compensam. Enfim, apesar d forçarem a barra aqui e alí, Tenebre acaba valendo a pena.

 

 

 

 
Questão2009-06-14 01:21:42
Link to comment
Share on other sites

Sério, se você for se preocupar com atuações e com forçação de barra enquanto algumas das seqüências mais sofisticadas do cinema estão se desenrolando na tela, esqueça do giallo. Só não dá pra falar nada com relação à narrativa, sentido sob o qual Tenebre é sem dúvida um dos maiores filmes de sempre. É, o maravilhoso insight de Adaptação nunca foi de Charlie Kaufman anyway. Forasteiro2009-06-14 14:44:54

Link to comment
Share on other sites

 FORASTEIRO, sinceramente, eu não estou preocupado com atuações nesse caso. Só comentei quis fazer um paralelo q o modo como se escolhe atrizes no Giallo é o mesmo dos Slashers, já q os dois generos são primos bem proximos.

 

 SCHNONFELDER, há apelações e apelações. A que eu citei por exemplo me incomodou, pois não senti q ela tenha contribuido para o filme de forma alguma. O filme não ganhou narrativamente ou esteticamente com a apelação em questão. Pelo menos na minha opinião.

 
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Pessoal

acabei de ver "4 moscas no veludo cinza" um filme pouco conhecido do Argento. Faz parte da famosa trilogia dos bichos

o filme é espetacular!!! Não esperava tanto, ele é do mesmo nível de "Tenebre", até um pouco melhor. Vale muito a pena. Agora apenas falta ver "O gato de nove caldas"

abraços

Link to comment
Share on other sites

 Vi aquele q é considerado por muitos a obra prima de Argento, SUSPIRIA

suspiria.jpg

 Esse é realmente muito bom. Tudo funciona perfeitamente bem, desde a bizarra fotografia onde predomina o vermelho, passando pela direção d arte, q consegue transformar a academia de dançã onde se passa a maior parte da historia em um lugar oprimente, e principalmente a trilha sonora, q esta entre as melhores para um filme de horror q eu já ouvi.

 

 A historia é bem simples. Suzy Bannion(Jessica Harper) é uma estudante de balé que vai para a já citada escola de dança, localizada na Alemanha. Mas ela vai descobrir q o lugar esconde terriveis segredos.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

01. Suspiria

02. Profondo rosso

03. Tenebre

04. Opera

05. Phenomena

06. Sleepless

07. O gato de nove caudas

08. Quatro moscas no veludo cinza

09. O pássaro com plumas de cristal

10. Mãe das lágrimas

11. Síndrome mortal

12. Trauma

13. Inferno

 

Sobre a trilogia dos bichos, ela é bem legal, TODOS mais ou menos no mesmo nível, O gato ficando aí na frente por pouco. Mesmo sendo os primeiros filmes do cara - produzidos pelo papai - Argento já demonstra um esmero artístico impressionantes, que seriam irrefutáveis de verdade com suas duas ops da década de 70.

 

Enxergar esse lado nos filmes dele não significa nem um pouco ignorar possíveis defeitos em narrativa, roteiro, atuações (apesar de que eu sempre relevo alguma coisa, independentemente de ser giallo ou não). O roteiro de pássaros, por exemplo, é bem ruim, finalzinho ordinário e tudo mais, porém, tem as imagens e a inventividade do Dario, o que acaba equilibrando um pouco as coisas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

 Assisti hoje a SLEEPLESS

 

 

 

 A trama começa quando uma prostituta descobre recortes de jornal de seu cliente, que comprovam que ele é "O Anão", um serial Killer que teria matado 3 mulheres em Turin, 17 anos atrás. Ela foge, mas não vai longe, sendo eliminada pelo assassino. Este novo crime, aparentemente desperta a sede de sangue do misterioso sujeito, que volta a matar.

 

 Enquanto a policia investiga essa nova onda de assassinatos, um policial aposentado que liderou as investigações dos primeiros crimes(Max Von Sydow) e o filho de uma das vitimas dos crimes cometidos 17 anos antes(Stefano Dionisi) se unem para realizar uma investigação por conta propria.

 

 Curti bastante o filme. Um Giallo bem honesto, que cumpre muito bem o que se propõe. A sequencia de abertura, com a prostituta sendo perseguida dentro de um trêm, é de uma tenção que poucos realizadores conseguem criar. A cena do tapete é de um virtuosismo impressionante tambem, ode Argento retarda ao maximo o momento em que o assassino enfim ira agir,deixando o espectador vidrado, e isso em um longo plano sequencia que simplesmente não tira a camera do chão.

 

 Quanto aos assassinatos, é aquele caso classico dos Giallos. O assassino sempre ataca suas vitimas usando luvas pretas, e vez ou outra ouvimos sua voz, que soa aguda e fria. Com excessão dos assassinatos de abertura, até que as mortes estão bem assepticas, se comparados a outros filmes do diretor, como TENEBRE e o classicaço SUSPIRIA. O roteiro é simplissimo, mas bem construido, não apelando para coincidencias absurdas inuteis. Resumindo, uma historia bem contada, com sequencias muito bem feitas. filme altamente recomendado!

 

TOP ARGENTO

 

Ouro: SUSPIRIA

 

Prata: SLEEPLESS

 

Bronze: TENEBRE

 

Valeu16
Questão2009-12-20 20:06:34
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 Assisti o filme de estreia do Argento, O PASSARO DAS PLUMA DE CRISTAL.

 

300px-Birdcrystal.jpg

 

 Na trama, Sam Dalmas(Tony Musante) é um escritor americano, que esta vivendo em Roma na tentativa de superar uma crise criativa, mas não esta obtendo sucesso, e por isso se prepara para voltar a seu país de origem.

 

 Certa noite, ao voltar para casa, Sam passa em frente a uma galeria de artes, onde presencia a luta entre uma mulher e uma misteriosa figura. A mulher é deixada ferida no chão, e seu agressor desaparece. Sam descobre que este ataque pode estar relacionado a uma serie de assassinatos que vem ocorrendo pela cidade, e por isso, tem seu passaporte confiscado, pois o Inspetor Morosini(Enrico Maria Salerno) lider das investigações, acredita que Sam pode ter visto algo importante. E não é o unico, já que o escritor passa a ser perseguido pelo misterioso serial Killer, oq o faz iniciar uma investigação por conta propria.

 

 Um bom filme do Argento, realmente uma otima estreia. Uma trama classica de Giallo, onde um civil investiga por conta propria as ações de um maniaco homicida. O assassino sempre nas sombras, oculto por um chapéu e um sobretudo preto, as vezes vemos suas mãos enluvadas, e ouvimos sua voz, aguda e fria.

 

  Uma cena em especial me fez tirar o chapeu para o diretor. A que uma personagem é encurralada em um quarto pelo assassino, que tenta abrir seu caminho a facadas. A cena é d uma tensão espetacular, funcionou pra caramba comigo, mas se tú pensar, vai perceber q daquele jeito, o assassino nunca vai entrar lá06, mas a cena é tão bem construida, q isso pode ser ignorado sem sombra de duvida.

 

 A trilha composta pelo mestre Ennio Morricone é muito eficiente, e tem papel fundamental na criação do suspense.Estão presentes os acordes operisticos, e outras melodias q lembram canções infantis, tão comum no cinema de Argento. O PASSARO.. temos um Argento mais contido por ser seu primeiro filme, mas não menos competente. Recomendo muito.

 

Top Argento

 

1º) SUSPIRIA

2º) SLEPLESS

3º) O PASSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL

4º) TENEBRE
Questão2010-01-24 01:20:37
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 Assisti hj a O GATO DE NOVE CAUDAS

 

il-gatto-a-nove-code.jpg

 

 Na trama, após o arrombamento de um instituto de pesquisas biologicas, seguido de um misterioso assassinato, um jovem reporter(Ames Franciscus) e um jornalista aposentado cego(Karl Malden) se unem para tentar solucionar o misterio. Conforme a investigação avança, uma serie de novos crimes ocorre, e a dupla passa a ser ameaçada pelo criminoso.

 

 O GATO DE NOVE CAUDAS segue a estrutura classica do Giallo... ou seja, um civil(ou dupla de civis) investigam paralelamente com a policia, as ações de um cruel criminoso, e acabam desenvolvendo uma relação giratoria de caça/caçador com este. Neste filme, Argento inclui a figura d uma Femme Fatale, representada na figuura da bela filha d um dos cientistas do instituto(Catherine Spaak), q desenvolvera um romance com o jovem jornalista.

 

 Mas este 2º filme da trilogia dos animais, apesar d ser um bom entretenimento, acaba sendo o Argento mais fraco q ví até aqui. O filme é bom, mas muito comum em se tratando d Argento. A construção do suspense não é tão cuidadosa como em OS PASSAROS DAS PLUMAS DE CRISTAL.

 

 Não há o virtuosismo tecnico de SLEEPLESS, embora Argento tente , com algumas elipses vai e vem, ou o longo e cansativo plano sequencia q ilustra a invasão do criminoso ao instituto. Porêm, nada disso parece funcionar. A propria maneira d retratar o criminoso muda. Saem o vulto escuro e as luvas pretas, e entra a camera subjetiva(q as vezes funciona) e varios planos detalhe no olho do assassino cada vez q ele esta por perto( oq quebra totalmente a tensão q o diretor tenta construir).

 

  A violencia estetica ainda é timida nesse jovem Argento. O homicidio cometido na estação d trêm, feito pra ser chocante, já soa datado hj em dia. A cena do estrangulamento d uma mulher é interessante, pois o inicio do ataque é extremamente mal coreografado, oq soa cômico, mas o estrangulamento em sí é extremamente realista, com direito a lingua de fora, e saliva grossa escorrendo da boca da vitima. Isso gera uma cena bem irregular pra dizer a verdade.

 

 O mestre Ennio Morricone trabalha pela 2ª vez com Argento. Aqui, a trilha não tem um papel tão importante como no projeto anterior da dupla, mas lembra mais o estilo d Morricone.

 

 Enfim, O GATO DE NOVE CAUDAS é um trabalho menor d Argento. Um bom divertimento, mas bem longe do potencial do diretor.

 

Valeu16
Questão2010-02-24 16:13:09
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Diretor italiano Dario Argento levará para as telas vampiro em três dimensões - 17/05/2010 13:36

Vampiros estão na moda. A tecnologia 3D está na moda. O diretor italiano, Dario Argento (O Retorno da Maldição - A Mãe das Lágrimas), somou 2 + 2 e vai levar para as telas uma nova adaptação de Drácula, escrito por Bram Stoker, segundo informou a Variety.

O longa está sendo produzido por Roberto Di Girolamo e Gianni Paolucci, da Multimedia Film Prods. Segundo Girolamo, "Dario está realmente animado em fazer um filme em 3D e colocar nele o selo de qualidade ´Argento´".

O filme será filmado na Hungria em língua inglesa.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

 

 Visto PRELUDIO PARA MATAR

 

ProfondoRosso_Italian.jpg

 

 Na trama, Marcus Daly(David Hemmings) é um pianista inglês que leva uma vida normal morando na italia, até o dia em que testemunha o assassinato de sua vizinha paranormal(Macha Meril), morta no proprio apartamento, para proteger um segredo do misterioso assassino. Por curiosidade,o pianista começa a investigar o  caso, mesmo contra o conselho de seu amigo alcoolatra(Gabriele Lavia). Enquanto investiga o crime, Marcus se envolve com a jornalista que esta cobrindo o caso(Daria Nicolodi) ao mesmo tempo em que o maniaco homicida provoca novas mortes.

 

 Creio que não é nenhum engano dizer que PRELUDIO PARA MATAR continua sendo o Giallo mais popular realizado por Argento, tão popular que ele foi aconselhado pela esposa a partir para outros subgêneros, pois dificilmente conseguiria fazer algo melhor dentro do Giallo. Apesar de pessoalmente não achar o filme o melhor Giallo do Argento, devo dizer que se trata sim de uma obra com imensas qualidades e que sintetiza as principais caracteristicas do cinema de Dario Argento.

 

 PRELUDIO PARA MATAR é um filme que contem praticamente todas as assinatura do cineasta. Estão lá a importante função da memória para solucionar o misterio que move a trama, o prottagonista extrangeiro que se vê envolvido em uma trama sangrenta, a musica como um anuncio de morte, enfim, um tipico filme do Argento.

 

 O diretor consegue criar cenas de tensão magnifica cada vez que o assassino espreita suas vitimas, , ao mesmo tempo em que presenteia o público com violentissimas cenas gore. Destaque especial para a cena envolvendo um boneco sobre rodas. As locações são outro ponto a favor do filme, já que os locais onde o casal protagonista procura pistas, como o sinistro casarão abandonado,e a escola em arquitetura gótica, sempre surgem ameaçadores e misteriosos, mas ainda sim muito bonitos.

 

 O filme marca tambem o inicio da parceria do cineasta com o grupo Goblin. Não há muito o que dizer, já que é a tipica trilha dos filmes de Argento, uma mistura de rock progressivo com musica de ninar. Mas achei a trilha mais fraca da aliança Argento/Goblin, pelo menos dos filmes que assisti.

 

 Enfim, não achei PRELUDIO PARA MATAR  o melhor Giallo do Argento, como muitos dizem. Tem um pecadinho aqui e alí que o faz ficar atrás de SLEEPLESS e O PASSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL na minha preferencia. Mas nem por isso deixa de ser um grande Giallo e um grande filme. Tem a minha recomendação.

 

 Valeu16

 

 
Questão2011-09-07 03:20:25
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...